Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aprenda japonês lendo mangás

De Marcia, publicado dia 08/08/2019 Blog > Idiomas > Japonês > Como aprender a língua japonesa a partir dos mangás?

Aprender uma língua nunca é uma tarefa fácil, especialmente quando ela não é a nossa língua materna e não tivemos aulas para iniciantes. Aprender a língua japonesa não é a coisa mais fácil do mundo: ao contrário do inglês ou do espanhol, o japonês é uma daquelas línguas estrangeiras mais difíceis de dominar.

Se a pronúncia desta língua pode não ser tão difícil para nós, brasileiros, lembre-se do alfabeto. Conhecer as letras e entender a gramática japonesa são as tarefas mais complexas. De fato, os japoneses usam vários alfabetos: Kanji (caracteres chineses), Hiragana (sílabas de japonês) e Katakana (sílabas para transcrever palavras estrangeiras). Há também o Romaji, com o uso do alfabeto latino.

No entanto, existem métodos que facilitam o aprendizado do japonês. Um deles é através do mangá, esses quadrinhos japoneses malucos que podem servir como intermediários para os estrangeiros entenderem a língua japonesa!

Se você tem interesse no assunto, o Superprof oferece técnicas para facilitar o aprendizado japonês usando mangás, como forma de se familiarizar com a língua do país do sol nascente enquanto se diverte!

Aulas completas de japonês com mangás

Não vamos mentir para você: aprender japonês sem ter aulas ou ajuda especial como base para a aprendizagem não é fácil. A primeira coisa a fazer é começar a aprender os alfabetos kanji, hiragana e katakana. Ressaltamos que a  questão de aprendê-los de cor é, de certa forma, a fase mais desagradável, porém necessária.

Para isso, há vários meios :

  • Faça aulas de japonês opcionais se você estiver no Ensino Médio ou na faculdade, se houver essa opção;
  • Faça aulas noturnas de japonês;
  • Faça aulas de língua japonesa com um professor particular;
  • Use aplicativos para começar a aprender;
  • Revise sozinho os kanas pelos seus próprios meios (use um notebook, por exemplo).

Existem vários meios de aprimorar o seu japonês. Um deles são os mangás online.

Depois de adquirir algumas noções básicas, conhecendo vários sinais, você pode praticar lendo seu primeiro livro em japonês. Claro, não estamos falando sobre romances, pois a tarefa se tornaria ainda mais difícil: mangá é uma maneira divertida e mais fácil de aprender japonês!

De fato, tomando os diálogos do mangá como base para explicar, aprender e reconhecer os textos e interpretá-los aprender fica mais fácil. E não tem nada a ver com o caminho tradicional de uma escola de idiomas.

Comece por obter cópias de mangás famosos no idioma japonês. Para isso, não há necessidade de ir ao Japão: você pode encomendá-los on-line, encontrar uma loja especializada no Brasil ou obter as versões digitalizadas na internet, o que é melhor se você tiver uma cópia do mangá (mesmo em português, questão de legalidade!).

Depois de obter esse verdadeiro material de estudos, comece analisando as pistas que podem ajudá-lo a estabelecer a conexão entre um sinal e um contexto. Observe atentamente as palavras e frases, comece a visualizar suas construções e, é claro, memorize-as na medida do possível.

Seria equivocado dizer que será necessário usar um meio de tradução para ajudá-lo nessa missão!

Começando com mangás, você poderá mergulhar diretamente em diálogos, conhecer expressões e começar a vislumbrar as formas gramaticais japonesas. Experimente!

Aprenda japonês com mangás online ou livros

Como dito anteriormente, a maneira mais fácil de obter páginas de mangá em japonês para estudar é a internet, afinal, por lá se encontra de tudo. Tomar uma aula de japonês lendo um mangá é, portanto, mais fácil dessa maneira.

Existem vários sites para acessar esses quadrinhos gratuitamente. Um deles é o mangaz.com, um site japonês no qual os escritores permitem o livre acesso às suas obras na língua original. Ideal para melhorar suas habilidades linguísticas sem sair do seu sofá!

Há também outros sites como raw.senmanga.com para leitura gratuita ou honto.jp para comprá-los.

Além das páginas de mangá que você pode encontrar on-line para aprender os ideogramas, o sistema de escrita e algumas palavras em japonês, existem vários suportes na internet que permitem que você visualize o mangá online e trabalhe nele.

O mais famoso é o site anime-manga.jp, uma boa iniciativa para aprender o vocabulário, expressões e alguns dos Kanjis, tudo em uma atmosfera colorida que faz você querer aprender através de pequenos testes. Observe que o site também oferece ferramentas para aprender inglês, espanhol e coreano.

Outra maneira simples de aprender a falar japonês usando o mangá é obter um manual dedicado. Existem vários em português e todos começam com o mesmo método de aprendizagem.

Finalmente, você também pode obter manuais de aprendizagem de japonês em japonês. Não entre em pânico: estas são as obras que são dadas a crianças japonesas e são produzidas por grandes editores de mangá como Shonen Jump. Assim, você encontrará livros de matemática, geografia, história e idiomas.

Se você gosta de comida japonesa, pode começar a aprender pelos nomes.

Obviamente, você precisa ter algumas noções prévias, portanto, o nível iniciante para enfrentá-los. A principal dificuldade reside nos nomes e vocabulários muito específicos. No entanto, o método é bom e dá um claro desejo de aprender o japonês ou a história japonesa ilustrada em estilo japonês.

Para progredir na língua, você pode ainda fazer aulas de japonês online .

Mangás fáceis de ler para iniciantes

Aprender a ler e escrever em japonês enquanto faz um tour pela cultura japonesa é possível usando o mangá, apesar que se você não for um autodidata, não ter aulas de japonês não é mesmo a melhor ideia.

Alguns mangás podem servir como complementos úteis às suas aulas devido à simplicidade de seus textos, permitindo que você aprenda vocabulário de uma forma divertida. A primeira coisa a notar é que é melhor selecionar um mangá que você já conhece. Isso é óbvio: se você conhece o contexto básico, terá menos dificuldade para compreender.

Nós imaginamos que você vai se apressar em um Dragon Ball ou Naruto, mas isso não é necessariamente a melhor idéia: o ideal é se concentrar em um tipo de mangá Kodomo, em outras palavras, para crianças. O ego fica abalado, eu sei, mas se você parar para pensar, uma criança japonesa fala mil vezes melhor do que você em japonês. Então ainda assim não será fácil!

Podemos recomendar alguns mangás que podem ajudá-lo a aprender japonês.

Entre eles, o Doraemon parece ser um bom ponto de partida: um mangá para crianças, diálogos muito simples e situações mais fáceis de entender. Você encontrará facilmente as edições japonesas desse mangá.

Se você cresceu nos anos 90 e 2000, então você certamente conhece Pokémon. O mangá Pokémon é ideal para começar a aprender japonês. De fato, o cenário é compreensível a todos, especialmente se o Pikachu fez parte da sua infância.

O ideal é que você procure por mangás infantis, mas leve em conta seu gosto também. Caso contrário, a leitura se tornará cansativa e você tende a desistir a qualquer momento.

Até mesmo o Pokemón pode ajudá-lo a estudar japonês.

A lista é longa, mas você pode ler, por exemplo, Astroboy, Chi, Yotsuba, Mirumo ou Kilari.

Para aprender japonês, você também pode usar o Shojo ou mangás investigativos como Detective Conan ou Kindaichi Investigations.

Anime japonês: uma boa maneira de lembrar a língua

Ouvir uma língua é uma forma de promover a sua aprendizagem: seja palavras de vocabulário, pronúncias, a forma de uma conversa ou frases educadas, é sempre útil ouvir falantes nativos. Isso serve para todos os idiomas, do inglês ao japonês.

Assim, em paralelo com os mangás e as aulas, você pode – e com certeza quererá – assistir anime japonês para acostumar seus ouvidos e seu cérebro com a linguagem de Tóquio. Esses suportes são práticos, divertidos e podem fazer você aprender muitas expressões.

No entanto, devemos escolher bem o anime a assistir para promover a aprendizagem. Para um nível simples de dificuldade, aconselhamos que você procure o Kodomo (mais uma vez) ou Kaichou Wa Maid Sama, K-ON, Nisekoi ou Nichijou. Os temas são simples de entender e o vocabulário não é muito técnico.

Para passar para o nível intermediário, você pode se concentrar nos animes mais populares (Shonen) como One Piece, Hikaru no Go, Hunter X Hunter, GTO, Prince of Tennis ou Shingeki no Kyojin.

Finalmente, se você alcançou um nível razoavelmente alto em japonês, vá para o Seinen ou anime temático mais específico. Steins Gate, Death Note, Monster, Ghost in the Shell, entre outros, lhe oferecerão uma experiência mais difícil do idioma japonês.

Se você tiver problemas e precisar de muito tempo para entender expressões ou palavras, não perca a esperança. Lembre-se disso:

“Aprendemos pouco pela vitória, mas muito pela derrota” – provérbio japonês

Para se animar, você pode ainda conversar com um brasileiro que tenha alcançado a fluência em japonês. Certamente o caminho dele não foi fácil mas, com persistência, ele conseguiu “chegar lá”. Sendo assim, o que te faria pensar que com você seria diferente?

Estudar japonês pode se tornar um sonho realizado para você também.

Anime, assim como mangá, é um meio ideal para entender a língua japonesa, desde o nível mais simples até o nível mais alto!

Agora você conhece métodos simples para se familiarizar com a escrita japonesa e aprender a falar essa nova linguagem usando mangás e animes. O Superprof também pode ajudá-lo a aprofundar seus conhecimentos, tendo aulas de japonês com um professor particular! Acesse a nossa plataforma e encontre o melhor profissional para ajudá-lo nessa jornada de aprender japonês.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar