"Dançar é questionar-se, ir ao fundo de si mesmo." - Marie-Claude Pietragalla
O coreógrafo ensina suas coreografias, mas também pode ensinar os alunos a criarem suas próprias coreografias. Você é coreógrafo ou quer se tornar um?
Antes de mais nada, saiba que: a concorrência no mercado é grande, principalmente na dança clássica, dança contemporânea e dança jazz. E nas outras danças, muitas vezes os salários não são tão atraentes...
Poucos coreógrafos conseguem se destacar e ganhar a vida com sua profissão. Vão ser precisos muitos anos de dança, de networking e provavelmente você vai precisar dar aulas como professora de dança. Nem todo mundo é Ana Botafogo, Débora Colker ou Ismael Ivo.
Dito isso, se você é apaixonado pela arte do movimento e quiser tentar sua sorte, aqui estão os diferentes lugares onde você pode ensinar sua coreografia pra dançarinos experientes.
Curso de dança: ser coreógrafo de balé

Se você é dançarino de ballet , seu objetivo como coreógrafo é provavelmente integrar uma companhia de ballet e direcionar os dançarinos para coreografias de O Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes ou Giselle.
Você estará à frente de uma companhia de balé com o dançarino principal e resto do corpo de balé. Seu papel será retrabalhar os clássicos, modernizá-los, ensinar aos bailarinos a coreografia, seus posicionamentos, planejar os movimentos no palco, a encenação... A fim de preparar as apresentações diante do público.
Não basta querer se tornar coreógrafo de ballet. Você vai ter de provar seu valor como dançarino primeiro em um Teatro, depois se aproximar do coreógrafo do lugar e se tornar seu assistente, por exemplo.
Deborah Colker é uma bailarina carioca e coreógrafa brasileira, conhecida por seus balés aclamados pela crítica, nacional e internacional, ela mescla movimentos de dança com malabarismos audaciosos. Em 2018 venceu outro importantíssimo prêmio internacional de balé, o Prix Benois De La Danse de coreografia, a premiação ocorreu no Teatro Bolshoi, em Moscou, na Rússia, por seu trabalho coreográfico no espetáculo de balé "Cão Sem Plumas", espetáculo este produzido pela Deborah Colker Company.
Conheça alguns dos clássicos do ballet mundial:
- O Lago dos Cisnes.
- O Quebra Nozes.
- Dom Quixote.
- A Bela Adormecida.
- Romeu e Julieta.
- Coppélia.
- Cinderella.
- Le Corsaire.
Você pode encontrar a lista completa de balés do mundo na Wikipedia. Alguns balés também oferecem dança contemporânea.
Faça aula de dança jundiai! Ou experimente uma aula de zumba.
Seja o coreógrafo de uma companhia de dança
Depois de ganhar experiência como professor de dança ou dançarino, você também pode decidir abrir sua própria companhia de dança.
Esse é frequentemente o caso de danças de estilos diferentes que não são amplamente representadas ou estão lutando para encontrar um lugar na cena nacional e internacional ao lado da dança clássica, dança contemporânea ou dança jazz.
Você pode se tornar o coreógrafo de sua companhia e recrutar seus ex-alunos ou dançarinos experientes de sua disciplina em dança oriental, dança hip hop, dança africana, samba, cabaré, mas também danças de salão, danças de rua...
Para continuar com o exemplo de Débora Colker: ela criou sua própria companhia de dança e hoje já realizou mais de 1.600 apresentações, em cerca de 65 cidades e em 32 países, atingindo um público de mais de 3.000.000 de pessoas.

Você terá então de criar as coreografias de grupo e os solos, mas também encontrar palcos para apresentar as suas criações. Você pode praticar em uma escola de dança ou alugar um local para se reunir com seus dançarinos.
Dependendo de sua rede de contatos e de sua experiência, você também pode ser chamado pra se tornar o coreógrafo de uma companhia já formada: um grupo contemporâneo brasileiro, um music hall nos Estados Unidos, um coreógrafo que está se aposentando...
Por que não começar prática das aulas de dança com professores qualificados?
Crie a coreografia de um musical ou concerto
Outra possibilidade de trabalhar como coreógrafo é atuar como um criador de comédia musical ou da indústria da música.
Quantas vezes não dançamos juntos de cantores famosos brasileiros como Anitta, Ivete Sangalo e Pabllo Vittar, e nem desconfiamos que existe um profissional da dança por trás de passos contagiantes?
Esse é o exemplo de Flávio Verne:
Flavio é bailarino, coreógrafo, influenciador, diretor criativo, além de ser um sucesso dentro e fora dos palcos. Trabalhou com grandes nomes da música do cenário nacional, participou de desfiles e turnês internacionais. A trajetória de Flávio Verne começou nas ruas de Taguatinga, região do Distrito Federal, onde morava. Foi por lá que aprendeu a dançar aos onze anos. Hoje, faz parte da equipe de coreografia de Pabllo Vittar e Luísa Sonza.

A profissão de coreógrafo é muito importante na montagem de musicais e concertos.
Aprender coreografia para cinema ou televisão
Muitas vezes coreografias são criadas para o cinema. Conheça alguns exemplos:
- Bollywood no filme Quem quer ser um milionário?
- Hip hop para Street Dancer
- Dança clássica em O cisne negro
- Mambo em Dirty Dancing - Ritmo Quente
- Rock in Footloose
- Discoteca Os embalos de sábado à noite
- Cabaret em Burlesque
- Tango no Moulin Rouge
- Sapateado em La La Land...
Existem muitos exemplos. Mesmo para filmes em que a dança não está no centro do cenário, às vezes há cenas que requerem a participação de um coreógrafo. Para todas as cenas de dança no cinema, você pode ter certeza que um coreógrafo está por trás.
Às vezes o trabalho do coreógrafo vai além da mera criação: ele tem que ser um verdadeiro professor para ensinar atores que não dominam as técnicas de danças (como Ryan Gosling e Emma Stone em La La Land), embora na maioria das vezes, existem dublês para as cenas de dança mais complexas.
Além disso, os coreógrafos atuam na televisão, particularmente para shows e programas. Os exemplos mais famosos são as coreografias em programas de como The Voice Brasil, Ídolos, Astros, entre outros.
Outro bom exemplo é o programa Dança dos Famosos. Originalmente quadro do Domingão do Faustão e exibido pela TV Globo desde 2005, é a versão brasileira do britânico Strictly Come Dancing. Além de contar com coreógrafos profissionais que auxiliam os famosos a dançarem, conta com um júri técnico. Na maioria dos episódios, conta com a participação de profissionais da dança, tem presença constante da bailarina e atriz Ana Botafogo, do dançarino Carlinhos de Jesus, da bailarina Fernanda Chamma e dos coreógrafos Maria Pia Finocchio, J.C. Violla e Jaime Arôxa.
Como encontrar aulas de dança em sua cidade?
Aulas dança: seja um coreógrafo de videoclipes
Frequentemente, os videoclipes também exigem o uso de coreógrafos para liderar os dançarinos.
Você provavelmente ficou impressionado com os passos de Thriller, de Michael Jackson e Single Ladies (Put A Ring On It), de Beyoncé. Danças que se tornaram mundialmente virais.
O coreógrafo do videoclipe geralmente direciona os dançarinos profissionais no local onde o videoclipe é filmado. Ele cria uma coreografia, ensina aos dançarinos e escolhe as colocações para o clipe em questão.
Dê uma olhada no clipe Chandelier de Sia. A jovem dançarina contemporânea Maddie Ziegler é dirigida pelo coreógrafo Ryan Heffington.
Laurieann Gibson, por sua vez, foi coreógrafa de Lady Gaga até 2011. Ela notavelmente assina as coreografias dos clipes Just Dance, Poker Face, Bad Romance, Paparazzi e Born This Way. Ela foi então substituída por seu assistente Richard Jackson.
Claro, é melhor já ter um reconhecimento como dançarino no mundo da música para ter esperança de se tornar um coreógrafo de um cantor em particular ou simplesmente de um clipe.
Que tal fazer matricula em uma aula de zumba?
Ser professor de coreografia

Você também pode transmitir seus conhecimentos e ajudar outros dançarinos a desenvolver suas próprias coreografias. Neste caso, você será um professor de coreografia. Este trabalho pode ser feito em paralelo ao seu trabalho como bailarino e coreógrafo, simplesmente para garantir seu sustento, encontrar um coreógrafo assistente ou simplesmente porque prefere dar aulas!
Várias opções estão disponíveis para você:
- Trabalho em uma escola de dança: você terá alunos de todas as idades e poderá ensinar dança clássica, contemporânea, jazz ou a arte da improvisação. Você também pode oferecer workshops coreográficos para ajudá-los a montar sua própria criação.
- Seja coreógrafo numa associação: se praticar outra dança, também pode oferecer uma oficina coreográfica recorrente ou na forma de estágio numa escola pública ou numa associação cultural. Você ensinará seus alunos a criar suas próprias coreografias. Você vai ter os recursos necessários para acompanhá-los neste caminho.
- Dê estágios em eventos: você é um coreógrafo reconhecido? Você pode ser convidado a transmitir seus conhecimentos em um festival ou outro evento de grande porte relacionado à sua disciplina, independentemente do tipo de dança que você domina. Você poderá transmitir seus conhecimentos a um grande público de estudantes amadores ou profissionais.
Ser coreógrafo em tempo integral é bastante raro. Você vai precisar trabalhar em sua rede desde o início de sua carreira de dançarino e aproveitar as oportunidades que estão disponíveis para você. Não perca a oportunidade de brilhar e democratizar todas as formas de dança no cenário nacional e internacional!
Deseja se tornar um aluno e curtiu nossas dicas? Entre em contato para descobrir qual é o ensino ideal para você no Superprof! Existem muitas modalidades de ensino. Há inclusive a opção de uma aula experimental para crianças. Encontre todas as informações sobre turmas, cursos e horários. Faça sua matrícula e dance por prazer!