Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Os materiais para aprender a costura

De Carolina, publicado dia 20/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Costura > Quais são as ferramentas para costurar?

“A agulha da costureira bica como uma galinha minuciosa.”

Jules Renard

A industrialização obriga. Faz mais de um século que as máquinas substituíram as mãos humanas, a robotização progredindo constantemente.

Se a jovem Joana D’Arc fiava a sua lã enquanto não cuidava de suas ovelhas, se as mães e filhas de antigamente teciam em casa, as roupas hoje são fabricadas quase todas na China, Índia, Paquistão, Indonésia, Bangladesh e, por incrível que pareça, Brasil!

Anteriormente, e ainda em meados do século passado, os alfaiates e costureiras eram super importantes, alguns eram verdadeiras vedetes.

Seja nas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e nas cidades do interior, eles costuravam para toda a população. E claro, as pessoas não tinham tantas peças de roupas como hoje e elas duravam décadas!

Hoje, neste contexto, a costura é uma profissão ligada ao luxo ou um hobby para se divertir ao criar coisas belas.

Pode-se dizer o mesmo de – quase – todos os hobbies criativos e outras atividades de Do It Yourself (DIY): encadernação, bordados, tricô, crochê, etc. Essas não são mais necessidades vitais, mas hobbies!

As principais razões para aprender a costurar são, portanto, duas: 1) prazer pessoal; 2) o desejo de exercer uma profissão manual agradável e altamente qualificada.

Mas é necessário se dedicar para aprendê-la, começando com o beabá! É o propósito deste post: apresentar as principais ferramentas informáticas e físicas para ajudar você a começar. Quem sabe, conhecer os nomes dos mais famosos da alta costura?

Os melhores tutoriais de costura

Há sortudos que podem se beneficiar da ajuda de uma mãe, avó ou tia para aprender os fundamentos da costura ou do bordado.

Os mais afortunados têm de ter um interesse em transformar a costura em trabalho como professores particulares. Existem muitas opções para dar aula de costura como oferecendo oficinas / curso de molde e costura para fazer por alguns meses, semanas ou independente com exercício em casa.

Mas, se você está aqui, é sem dúvida porque você está pronta / o para começar sozinho /a a costurar em casa (talvez no interior, nas capitais ou em periferias urbanas?). Aproveitando ao máximo todas as soluções oferecidas pelas novas tecnologias, das quais a Internet é o caminho mais seguro.

Nessa perspectiva, a web tem bons planos para encontrar tutoriais de costura para medir e de acordo com seu nível.

Novato, iniciante, intermediário, experiente… Existe algo para todos, uma boa pesquisa provando ser simples e rápido o aprendizado da costura!

É através da prática que a agilidade e destreza vêm: dominar o ponto em ziguezague, depois se colocar em pontos mais difíceis.

Grandes designers, do amador ao grande profissional, a paixão é a mesma, mas não a mão!

As interfaces variam, redobrando seus esforços para ganhar qualidade didática. Alguns preferem tais gráficos, outros a clareza das explicações.

Faça aulas de corte e aprenda a costurar Agulhas, linhas, alfinete, tudo está pronto para fazer aquele vestido?

Recomendamos que você faça sua própria pesquisa navegando nos principais tutoriais dedicados a costura: Garota Prendada, Alfinetadas da Moda, Algodão Cru para não citar os mais populares. Assim, você tem certeza que vai encontrar um bom conteúdo democraticamente aclamado pelos usuários da internet.

Se você gosta das imagens e prefere ter um único portal para descobrir uma infinidade de tutoriais, vá para o YouTube e equivalentes: vários professoras / es costureiras têm um site para falar, mas oferecem tutoriais gratuitos online criando um canal.

Você só tem que dar uma olhada nos vídeos de costura do básico e do melhor do DIY. Os canais normalmente tem um fluxo regular de vídeos. Muitos postam uma nova dica a cada semana. Assim, você terá tempo para praticar o que aprendeu até o outro vídeo ser postado!

Os melhores blogs para aprender a costurar

Depois de se referir aos tutoriais, que nos ensinam dados técnicos através de vídeos completos ou resumos didáticos, vamos falar de sites, plataformas de e-learning e, principalmente, blogs de costura executados por entusiastas da agulha…

1. Patrícia Cardoso

Esse site promete ser um blog de costura para jovens e idosos: aulas de costura, tutoriais de costura, ideias de bricolagem: uma riqueza de informações.

Costure e crie sua independência!

Mas esses são bem organizados em suas guias…

Você pode aprender, por exemplo, a costurar uma toalha de cozinha, fazer uma bainha invisível, costurar uma bolsa, aprender a customização de suas roupas, etc.

Saiba mais um pouco mais sobre Patrícia Cardoso, de acordo com informações de seu site:

Deixe a imaginação falar na hora de costurar Não deixe de praticar com linhas, agulhas, máquinas…

“Olá, sou Patricia e vivo entre Sp e Amsterdam. Trabalho com costura há 11 anos e nos últimos 7 me dedico a dar aulas de costura e modelagem.

Eu não sei dizer ao certo quando rolou minha primeira “paixão” com a costura, mas lembro ser muito pequena quando frequentava a oficina de ajustes do antigo Mappin. Essa talvez seja minha lembrança mais antiga no enredo dos tecidos e foi lá onde vi alfaiates, costureiras (minha mãe!) e manequins fazendo a valsa acontecer. Cresci entre duas costureiras caprichosas (minha mãe e minha madrinha) e desde sempre me interessei pelo ofício. É por essas e outras que, pra mim, é impossível não se apaixonar mais uma vez por esse trabalho: A cada nova descoberta, uma sensação de agradecimento e alegria toma conta do meu coração. (…)”

2. Minha Singer

Uma pequena pergunta: o que colocar na minha caixa de costura?

Esse blog detalha exatamente todas as ferramentas e acessórios do material de costura: linha de costura – é claro -, agulhas, uma costura rápida, pares de tesouras, alfinetes, uma fita métrica, uma régua e um bom tecido. E, claro, as dicas para utilizar a marca mais conhecida de máquinas no mundo, a Singer.

Os tutoriais desse blog são para todos os níveis: iniciante, intermediário e avançado.

Assim, as coisas a serem feitas seguem em uma gradação progressiva e podemos realmente testar o nível de cada um, voluntariamente lidar com criações complexas para progredir.

A máquina de costura não será mais um mistério para você

Os tutorias de costura são variados e versáteis:

  • Escolha sua máquina de costura,
  • Para colocar um viés,
  • Guia de costura para várias técnicas,
  • Personalizar, reciclar, etc.

3. Clube de Costura

Você acabou de voltar da loja de tecidos. Já fez o corte de acordo com o molde, mas tropeçou nos passos de fabricação?

Esse blog do Clube da Costureira nos explica como reproduzir suas criações:

  • Costure uma necessaire,
  • Tutoriais de costura,
  • Dicas de costureira,
  • Técnicas de costura,
  • Coloque botões de pressão,
  • Faça uma bolsa, etc.

4. Costure Bem

No momento, esse blog dá dicas para costureiras e costureiros de nível avançado, profissional.

Você pode seguir tutoriais e cursos de costura para chegar nesse nível e arrasar na costura. Por exemplo, para oferecer um vestido bonito para sua filhinha, uma saia de flor feita de tecido de algodão, etc.

Em um post do blog, por exemplo, eles explicam como funciona uma máquina de costura:

Quais cursos de costura fazer?

Há muitas opções de cursos de costura no Brasil inteiro para os interessados em se profissionalizar.

Sesc – cursos de costura em todo o Brasil

O Serviço Social do Comércio – ou melhor dizendo – Sesc oferece vários cursos profissionalizantes nas principais capitais do país. A grande vantagem de seus cursos é que eles são de graça ou muito baratos!

Confira aqui quais cursos de costura o Sesc propõe em suas principais unidades:

Sesc São Paulo Pompéia

A capital paulista e maior cidade do Brasil oferece cursos do Sesc para corte e costura. Veja suas características de acordo com informações do site:

  • COSTURA INTRODUÇÃO: UTILITÁRIOS
  • COSTURA CRIATIVA: UTILITÁRIOS [INTERMEDIÁRIO]
  • MEMÓRIAS EM PATCHWORK: COSTURANDO SONHOS E LEMBRANÇAS
  • TÉCNICAS DE PATCHWORK: VITRAL, MOLA PANAMENHA E MESHWORK
  • BORDADO EXPERIMENTAL [INTRODUÇÃO]

Sesc de Santa Catarina

O Sesc do estado de Santa Catarina oferece cursos de costura nas unidades das cidades de Criciúma, Florianópolis, São Joaquim e Urubici.

Senac, cursos de Corte e Costura

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac, também é subordinado aos comércios e oferece muitos cursos de de Corte e Costura em todo o Brasil.

Ache moldes para costureira gratuitos!

Concentre-se em suas primeiras costuras escolhendo um molde simples. Não escolha um modelo difícil para costurar uma peça de roupa, senão vai perder a vontade de costurar rapidinho…

Aqui estão alguns sites de referência para baixar gratuitamente os moldes de costura.

Pinterest

O site é ótimo para todos que trabalham no meio criativo! Inclusive com a costura! Aqui, você pode encontrar os mais variados moldes para os mais diversos modelos do mundo inteiro!

Basta digitar nas pesquisas “molde” ou em outras línguas, por que não em francês? “patron de couture”?

O site, então, é o paraíso para quem quer se aperfeiçoar e saber as últimas tendências da moda mundial!

Quer aprender a costurar?

Onde fazer aulas para ser costureiro? Como aprender corte e costura?

Corra para buscar o molde perfeito para a sua próxima roupa!

Escola de costurar

O blog apresenta alguns modelos com os moldes para costurar você mesmo. A vantagem é que ele é acompanhado de um vídeo e o link do molde para os tamanhos 36, 38, 40, 42, 44, 46, 48, 50, 52, 54! Então, tem para todas as medidas e gostos!

Burdastyle

Burda Style é uma revista de costura que fornece aos usuários trinta padrões livres para costurar todos os tipos de roupas.

Existem padrões de bolsas, pulseiras, roupas para crianças, cachicol (para o inverno), ponchos e até um vestido de verão!

Makerist

Do It Yourself – faça você mesmo – no Makerist é ótimo! Você pode encontrar dezenas de modelos e moldes para costurar roupas para todos os tamanhos.

T-shirt, tops, bolsas, lenços de bebé laváveis, saias e túnicas, etc.

Você poderá, por exemplo, treinar entre duas aulas particulares com nossos professores de costura e apresentar suas criações. Os professores vão te dar a  orientação necessária. Você vai receber as melhores dicas e truques de costura.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar