Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais os principais veículos da mídia impressa alemã?

De Fernando, publicado dia 15/06/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Jornais da Alemanha para quem quer aprender o idioma

Jornais e revistas sempre têm lugar em frente ao café da manhã de nossos vizinhos, mas também ao longo do dia e da vida.

Jornais nacionais, imprensa de revistas, diário econômico, há algo para todos, se você quiser ler em alemão. Quais são as especificidades de um jornal alemão? Quais são os principais títulos da imprensa germânica? A cultura alemã vem do estudo de sua imprensa nacional?

Para aprender alemão no dia a dia, ler jornais pode ser uma boa solução. Aqui estão as principais fontes de manchetes das notícias alemãs .

o cotidiano traz facilidades do idioma Você aprendeu bem o idioma quando consegue ler as notícias com facilidade

Como está a imprensa alemã?

Toda a imprensa alemã teve que se adaptar à chegada de novas tecnologias. O número de impressos diários na Alemanha é de 329 contra 80 na França. Uma diferença incrível para países que parecem ser tão similares.

E a organização da imprensa alemã reflete a estrutura federal do estado: a maioria dos jornais é nacional, mas produzida em diferentes grandes cidades editoriais (como Berlim, Hamburgo, Munique).

Algumas grandes editoras dominam, claro, o mercado em termos de difusão:

  • Burda
  • Gruner + Jahr,
  • Bauer,
  • Funke,
  • Springer.

A participação de mercado dos cinco maiores grupos de jornais foi de 63,2% no ano passado. A Funke conquistou mais participação de mercado em 2014, quando comprou várias ações do Grupo Springer, que continua sendo um grupo muito grande.

Para as revistas, elas atingem 91,5% da população acima de 14 anos, com 8,5 títulos lidos em média por pessoa. Encontramos especificidades culturais relacionadas à Alemanha através dos títulos de revistas. Os alemães estão muito interessados ​​em seu carro ou moto, bem como no layout de sua casa e seu jardim, especificidades que serão abordadas durante um curso de alemão.

Claro, as impressões caíram significativamente desde a década de 2000 e a maioria dos jornais tem sua versão digital para se adaptar aos hábitos de consumo em ampla mudança dos alemães.

A Alemanha continua sendo o maior mercado de títulos de imprensa da Europa e ocupa o 5º lugar mundial . Há também 313 jornais regionais ao lado de 8 títulos nacionais.

Os alemães dão mais prioridade à informação da proximidade. Não hesite em ler estes jornais para descobrir as novas palavras alemãs !

o idioma será enriquecido com leituras diárias Se você ler um pouco por dia, aprenderá muito alemão!

Os diferentes tipos de jornais alemães

Nossa lista de jornais na Alemanha está longe de ser exaustiva, dado o número de jornais diários!

Você vai aprender no curso de alemão que três tipos de jornais são transmitidos na Alemanha:

  • Jornais locais: transmitidos na maioria das cidades, eles dão informações locais de uma pequena área geográfica,
  • Jornais regionais: eles têm uma área de disseminação mais ampla,
  • Os jornais nacionais (chamados “überregional”, “supra regional”) podem ser encontrados em toda a Alemanha.

Há uma divisão Leste / Oeste na Alemanha nos hábitos de leitura. As revistas das principais editoras (todas no Ocidente) têm uma difusão e audiência mais fraca no Oriente. No Oriente, as preferências vão para uma imprensa barata e prática como o semanário Super Illu . A mídia alemã ainda é mais forte no lado ocidental e alguns oferecem edições especiais com páginas dedicadas ao Oriente para tentar estreitar os laços entre as regiões .

Em qualquer caso, os jornais diários locais e regionais são os mais lidos. Mais uma vez, os alemães dão prioridade ao seu território local e não ao seu país como um todo.

Os títulos são independentes de qualquer partido político ou do governo alemão. A liberdade de imprensa é um princípio fundamental consagrado na Lei Básica da República Federal da Alemanha nestes termos: “A liberdade de imprensa e a liberdade de informação por rádio, televisão e cinema são garantidas. Não há censura” – Extraído do Artigo 5.1 da Lei Básica.

Muitas publicações falaram recentemente sobre a reforma da linguagem da Volkswagen !

conheça o melhor jornal para seu nível Todo dia, uma nova oportunidade de aprender a lingua alemã

Os jornais diários diários (Tageszeitung)

A imprensa diária nacional continua a ser a mais difundida e mais lida. Na imprensa geral está o Süddeutsche Zeitung  (SZ-München, tendência esquerdista liberal) e o  Frankfurter Allgemeine Zeitung  (FAZ – Frankfurt am Main). Esses dois jornais supra regionais são os mais lidos.

O  Frankfurter Allgemeine Zeitung é o jornal alemão mais difundido no mundo, um diário indispensável para aprender alemão iniciante .

Depois vêm Die Welt (sede em Berlim, tendência conservadora), Frankfurter Rundschau e Die  Tageszeitung (também de Berlim).

Estes cinco jornais têm uma excelente reputação. Eles fornecem informações de qualidade e geralmente influenciam a opinião pública alemã.

Na imprensa especializada, encontra-se o Handelsblatt, que propõe um jornalismo econômico. O título é amplamente lido na Alemanha: são 118.000 cópias vendidas por dia.

O jornal alternativo Tageszeitung, ou Taz, nasceu em 1979 em Berlim Ocidental em resposta ao terrorismo da RAF ( Rote Armee Fraktion  – Fração do Exército Vermelho, também conhecida como Baader-Meinhof-Gruppe, organização guerrilheira de extrema esquerda).

Além disso, a Alemanha não está imune à imprensa livre menos séria, mas também aos jornais de escândalo vendidos na rua (enquanto a imprensa séria é frequentemente distribuída porta-a-porta), daí o seu nome ” Boulevardzeitungen ” .

Como resultado, o jornal diário mais lido (de todos os tipos) continua sendo o tablóide Bild. Jornal altamente criticado, especialmente nos círculos intelectuais, é, não obstante, o líder no mercado de imprensa com mais de 2 milhões de cópias vendidas por dia.

Outros jornais diários alemães:

  • Berliner Zeitung,
  • Der Tagesspiegel,
  • Die Tageszeitung,
  • Expressa,
  • Financial Times Deutschland,
  • Junge Welt,
  • Neues Deutschland
  • Pforzheimer Zeitung,
  • Rheinzeitung.

Os jornais alemães semanais (Wochenzeitung)

Todos os jornais semanais têm a mesma classificação que os jornais diários (imprensa local, imprensa regional, imprensa supra regional). Os tópicos abordados são geralmente os mesmos dos jornais diários, mas a informação é mais detalhada e mais desenvolvida. Jornalistas têm 7 dias para refinar suas pesquisas e escrever seus artigos

Às vezes, as pautas podem ser tratadas (relatórios, press kits …), já que os jornalistas não enfrentam a mesma urgência e podem se preparar para tópicos mais avançados .

As opiniões políticas são frequentemente mais assertivas do que nos jornais diários.

O semanário mais lido é o Die Zeit , um jornal liberal publicado em Hamburgo. É um intelectual semanal de alto nível, que lida com questões sociais através de artigos longos. Seus leitores são mais masculinos, graduados e sessenta anos de idade. Os artigos de imprensa do Die Zeit são considerados altamente intelectuais.

Mas o Die Zeit é também uma revista  Zeit Magazin que tem como público- alvo um público jovem, um website, edições específicas voltadas para a ex-RDA e uma edição para Hamburgo para competir com a imprensa local. O Zeit publica desde 2013 o Berlin State of Mind , um compilado em inglês de artigos na Zeit Magazin e está disponível em todas as grandes cidades internacionais.

Ao contrário da tendência geral (o Zeit oferece a imprensa intelectual), suas vendas aumentaram nos últimos anos. O ano de 2013 foi o melhor ano do semanário desde sua criação em 1946.

Outros semanários alemães:

  • Der Spiegel:  o maior semanário investigativo criado por Rudolf Augstein em 1946-1947,
  • Der Stern,
  • Focus.

Jornais alemães de domingo (Sonntagszeitung)

Os jornais dominicais geralmente dependem de um jornal diário da semana. Na Renânia e em toda a Alemanha, esta edição permite retornar aos tópicos da semana e desenvolvê-los para fornecer informações adicionais.

Além disso, mais espaço é dedicado à cultura: resenhas de livros, filmes, músicas … Mas claro, a seção mais importante do domingo é o esporte! Com um resumo dos jogos do dia anterior.

Aqui estão os maiores jornais do domingo:

  • Bild am Sonntag,
  • Welt am Sonntag,
  • Sonntag Aktuell,
  • Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung.

Os tablóides também desencadeiam paixões na Vestfália e em toda a Alemanha.

Conheça melhor a realidade do país com notícias As novidades impressas podem ser uma ótima fonte de aprendizado

Uma palavra sobre revistas alemãs (Zeitschrift)

A imprensa online está se tornando legião como em toda a Europa, mas os alemães ainda estão ligados ao papel. Assim como os jornais, as revistas são muito numerosas e variadas. Alguns são muito especializados e outros são mais gerais e são destinados a um público amplo (“Publikumszeischrift”).

Estes podem ser programas de TV (já conhece os melhores espaços de mídia na Alemanha?), anúncios em jornais, mas também revistas femininas ou notícias. A revista feminina mais vendida é Brigitte . Trata de temas como moda, cultura, psicologia, meio ambiente, política … Os editores femininos tentam diversificar sua meta e expandir a idade de seus leitores. Então Brigitte lançou Brigitte Woman para as mulheres na casa dos trinta e Freudin lançou Donna .

As revistas de bem-estar, defendendo a desaceleração, apareceram:  Happinez, Flow ou Psychologies importados da França.

As revistas também são especializadas para crianças e adolescentes, embora as vendas estejam baixas. O grupo Bauer acompanhou gerações de adolescentes, mas agora está passando por um redesenho para se tornar uma “magazine social”. Para cativar os jovens leitores, o Die Zeit lançou o Zeit Leo e o Spiegel , bimensais, o Dein Spiegelmensal .

Os idosos não têm a sua própria revista como na França ( Full Life e Our Time ), eles devem se contentar com a imprensa livre, especialmente distribuídos em farmácias e entre os médicos ( Senioren Ratgeber ).

Em síntese:

  • Os jornais precisam se adaptar e propor novas fórmulas para conter a perda de seus leitores.
  • Os jornais alemães são locais, regionais ou supra regionais (nacionais). Os alemães geralmente favorecem informações locais e sérias .
  • O Süddeutsche Zeitung  e o  Frankfurter Allgemeine Zeitung  são os diários mais lidos, enquanto o Die Zeit tem a maior fatia de mercado em termos de jornais semanais.
  • A revista ainda ocupam um lugar de destaque em feiras alemãs, incluindo a imprensa especializada (gastronomia, melhoramento da casa, automóvel …).
Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar