Tópicos
O capital de São Paulo é um excelente local para se aprender inglês!
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, São Paulo é uma cidade muito cosmopolita, a mais internacional do Brasil.
Por isso, a maior cidade do nosso país atraí pessoas de todos os cantos do mundo. E quem fala em internacional, fala em inglês! Isso porque a língua se tornou o idioma oficial do mundo globalizado onde vivemos.
Por isso, é tão importante aprender inglês no Brasil e as chances aumentam nessas cidades onde o ar é multicultural.

Você pode aprender inglês da maneira tradicional através de aulas particulares, escolas de idiomas. Mas também pode frequentar encontros especialmente marcados para praticar o inglês.
A quantidade de opções é proporcional ao tamanho da cidade! Então, se mora em São Paulo, com certeza encontrará aquilo que vai te servir perfeitamente!
Seja para a preparação para o TOEIC, TOEFL ou simplesmente para aprender inglês!
Então não perca mais tempo e veja algumas alternativas para aprender inglês na terra da garoa!
Então, onde aprender inglês em São Paulo?
Aprender inglês em uma escola de idiomas
Grandes redes de escolas de idioma
No Brasil, há várias redes de escolas específicas em idiomas que funcionam através de franquias.
Ou seja, se você quer abrir uma escola em uma cidade, bairro, você compra o direito de uso da marca, o material didático, o método e toda a identidade visual da empresa.
Normalmente, a língua inglesa é o carro chefe desses estabelecimentos, mas eles também dão aula de espanhol, italiano, francês, alemão, mandarim, etc.
A vantagem dessas redes é que elas desenvolveram uma metodologia própria e elas são padronizadas. Ou seja, se um dia você mudar de São Paulo, você provavelmente vai conseguir entrar em uma filial e dar continuidade à metodologia que começou em Sampa.
Além disso, a maioria é reconhecida em todo o país e tem um ensino de qualidade.
Basta escolher qual tem mais vantagens para você: mais perto da sua casa, trabalho, mensalidade, tipo de metodologia, inglês britânico, americano ou internacional, etc.
Cultura Inglesa
Uma das redes mais tradicionais do Brasil, a Cultura Inglesa é conhecida por seu diferencial: ensinar inglês britânico. Então, os professores vão falar na maioria das vezes com o sotaque britânico.
Outro aspecto muito forte na Cultura Inglesa é a divulgação e o fomento à cultura da Inglaterra. Então, eles organizam festas temáticas de acordo com os hábitos de lá, encontros, tea time!
Há um interesse cultural muito forte. Com isso, os alunos vão aprender muitas coisas sobre a Inglaterra e os modos de lá.
Você pode optar por dois tipos de cursos com cargas horárias diferentes. No "Cultura Inglesa", você tem duas aulas de ingles semanais que duram 100 horas cada. Já o "Cultura Inglesa Entry", você tem duas aulas semanais de 75 horas.
Unidades em São Paulo: Mais de 10 escolas
Grande São Paulo: Mais de 10 escolas
Inglês: Britânico
Mensalidade: Para o "Cultura Inglesa": 4 x R$597,00. Já o "Cultura Inglesa Entry" é 4 x de R$ 445,50

CCAA
O CCAA é conhecido em todo o Brasil e tem mais de 50 anos de história. Como não poderia deixar de ser, ele também está presente na capital paulista com mais de 20 unidades na região metropolitana.
A escola dá destaque para o inglês profissional e do dia a dia. Eles têm um eixo que valoriza mais o inglês profissional, princpalmente em São Paulo onde há uma grande procura por inglês voltado para essa área.
Unidades em São Paulo: Mais de 10 escolas
Grande São Paulo: Mais de 10 escolas
Inglês: internacional
Mensalidade: Informação não disponível no site. Entrar em contato com a unidade de seu interesse
Berlitz
O Berlitz é um curso de ingles e outros idiomas com uma metodologia conhecida mundialmente. Ele se caracteriza por ter muitas opções de curso.
Você pode fazer aulas presenciais, online, particulares, em dupla, pequenos grupos, grupos, etc. Tudo vai depender do seu objetivo e de quanto está disposto a pagar pelas aulas.
Unidades em São Paulo: 6 unidades: Berrini - SP, Haddock Lobo - SP, Higienópolis - SP, Itaim Bibi - SP, Moema - SP, Morumbi - SP
Grande São Paulo: 4 unidades: Alphaville - SP, Campinas - SP, Santo André - SP, Sorocaba - SP
Inglês: internacional
Mensalidade: Informação não disponível no site. Entrar em contato com a unidade de seu interesse
Fisk
A escola tem uma história interessante: Richard H. Fisk veio visitar seu irmão no Brasil nos anos 50. Ele gostou tanto que resolveu ficar e lançou sua escola de inglês.
A rede cresceu tanto que hoje tem escolas no Brasil inteiro e, além do inglês, oferece aulas de espanhol.
Unidades em São Paulo: Mais de 10 escolas
Grande São Paulo: Mais de 10 escolas
Inglês: internacional
Mensalidade: Informação não disponível no site. Entrar em contato com a unidade de seu interesse
Wizard
A escola foi lançada no final da década de 80 no Brasil. Ela se espalhou pelo país e em alguns países como Paraguai, Costa Rica, Japão e Estados Unidos.

Ela foi a primeira em terras brasileiras a criar um curso de inglês em Braile para os deficientes visuais.
Grande São Paulo: Mais de 10 escolas
Inglês: internacional
Mensalidade: Informação não disponível no site. Entrar em contato com a unidade de seu interesse
Encontros para troca de língua
Você já ouviu falar em encontros especialmente criados para conversar em inglês?
Normalmente, eles acontecem em um barzinho ou centro cultural da cidade.
Aplicativo Meet Up
Através dessa ferramenta, você pode encontrar vários grupos de pessoas de acordo com seus centros de interesse. E como há muitas pessoas que querem aprender e praticar inglês, há muitos grupos com esse intuito no aplicativo.
Basta saber qual tem mais a ver com seus objetivos, mais próximo da sua casa, etc.
O melhor desses encontros é que na maioria das vezes é de graça! Ou seja, você pode praticar e aprender o inglês sem gastar muito.
Porém, como a grande parte acontece em bares, você tem que guardar um dinheiro para consumir ou pagar a consumação pré estabelecida.
São Paulo Free Walking Tour
Os São Paulo Free Walking Tour acontecem todos os dias e são inteiramente em inglês.
Eles não são completamente gratuitos... São baseados no sistema de gorjeta. Se gostou e puder, deixe um dinheiro! Se não tiver condições de contribuir, faça o tour do mesmo jeito e divirta-se!
A vantagem é que, além de aprender inglês, você vai conhecer os mais variados tipos de arquitetura e a história da cidade.
Há passeios para o centro histórico de São Paulo, Vila Madalena, Paulista Ave.
Nas terças, quintas e domingos há dois tours por dia, um sai de manhã e o outro à tarde.
O passeio pelo centro histórico de São Paulo passa pelos principais prédios e construções do início da história da cidade. Veja aqui alguns pontos onde o tour passa (em inglês, claro!): República Square, Martinelli Building, Chá Bridge, Anhangabaú Valley, Municipal Theatre, Law School, Monastery of São Bento, Pátio do Colégio e muito mais!
O passeio pela Vila Madalena passa por esse bairro jovem e dinâmico da capital paulista. Ele passa pelos pontos (em inglês também!): Graffiti and Urban Arts, Pinheiros neighborhood, Batman Alley, Tomie Otake Institute, Patápio staircase, Fnac Pinheiros, Aprendiz Alley, Aspicuelta Street, Faria Lima Ave, Batata's Square.
Já o tour pela Paulista passa por esse centro econômico e moderno da metrópole. Os principais pontos são (english!): Conjunto Nacional Building, Consolação Street, MASP Museum, TV Gazeta Building, Trianon Park. FIESP Building, Oswaldo Cruz Square, Matarazzo's Hospital, Itaú Cultural Building, Casa das Rosas Museum, Santa Catarina Hospital, Jardins Neighborhood, Augusta Street e outros.

English Conversation Group
Encontros organizados pela comunidade do CouchSurfing. Para participar, você também deve fazer parte da comunidade do Couch. Assim, terá a agenda dos encontros e os locais onde vão acontecer. Normalmente, eles acontecem:
- Às quintas-feiras no mezanino do Fran’s Café na Rua Haddock Lobo, 586
- Sábados na comedoria do SESC Pinheiros - Rua Paes Lemes, 193
- Último sábado do mês: meeting especial em diferentes locais
Porém, vale a pena verificar se ele ainda está acontecendo...
Aprenda inglês em um pub em São Paulo
Há um albergue em Vila Madalena onde a língua oficial é o inglês, o Casa Club Hostel Bar. O local possui um bar público onde todos podem entrar.
A maioria da clientela é gringa, então, tudo acontece em inglês: as festas, as conversas descomprometidas entre um café, um chá, uma cerveja.
A dica vale também para outros albergues e hostels da cidade:
- Hostel Alice
Rua Harmonia, 1275, São Paulo - Uvaia Hostel
Rua Morgado de Mateus, 273, Vila Mariana, São Paulo, CEP 04015-050, Brasil
Há também um bar em Santo André onde as pessoas falam somente em inglês, o Little Igloo. Ele foi lançado pelo canadense Rusty Russell.
Mas se você prefere um curso de ingles tradicional, esta lista poderá ajudá-lo.
A plataforma que conecta profes particulares e alunos