Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Formalidades para se inscrever em uma universidade italiana

De Joseane, publicado dia 20/05/2019 Blog > Idiomas > Italiano > Como ir estudar na Itália?

Qual estudante nunca idealizou fazer uma parte dos seus estudos no exterior? Viajar, conhecer gente nova, aprender outros idiomas, viver uma nova cultura e ainda trazer para casa um diploma de uma renomada universidade estrangeira…esse é o desejo d uma boa parcela do corpo estudantil.

Embora muita gente acredite que a falta de recurso financeiro é a principal razão que retém os estudantes de realizarem o sonho de fazer um intercâmbio no exterior, nós não concordamos com esse pensamento. Na verdade, nós acreditamos que a falta de informação é a vilã que impede boa parte dos estudantes de fazer um intercâmbio em país estrangeiro. Felizmente, cada vez mais estudantes tem conseguido romper essa barreira e alcançado o objetivo de estudar fora do Brasil.

Uma pesquisa publicada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) e que contou com a participação de mais de 6.100 aponta que o número de brasileiros estudando no exterior bateu record em 2017!

Depois de uma década de crescimento praticamente estável, o número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017 – um recorde de 302.000 pessoas, representando um aumento de 23% em relação a 2016 e de incríveis 40 % em relação a 2015. (Fonte:brasilescola-Uol)

Esses resultados provam que a possibilidade de estudar no exterior existe e que tudo é questão de obter a informação necessária para que o sonho de estudar no exterior se torne realidade.

Como qualquer projeto, a mobilidade internacional requer uma certa organização, e algumas formalidades devem ser seguidas e respeitadas para que a sua experiência no exterior seja o mais enriquecedora e feliz possível. 

No artigo de hoje, o Superprof explica algumas das formalidades a seguir por aqueles que desejam fazer um intercâmbio na Itália.

A importância de ter um bom conhecimento em italiano

Se você está cogitando sobre a possibilidade de ir estudar na Itália tenha em mente que é imprescindível saber falar italiano.

Organização de um intercâmbio para a Itália Saber falar italiano é parte dos requisitos para conseguir estudar na Itália

Ao planejar o seu intercâmbio para a Itália, tenha em mente que compreender o idioma italiano faz partes dos requisitos para estudar em uma universidade italiana. Muitas vezes, por motivo de ansiedade, não necessariamente pensamos em certas formalidades necessárias para estudar no estrangeiro.

Se você ainda não sabe falar italiano, essa é uma boa hora para resolver essa pendência! Faça aulas de italiano com um professor particular. Não precisa puxar os cabelos, aqui mesmo no Superprof você encontrará um excelente professor de italiano que irá certamente te ajudar na realização do seu projeto de fazer um intercâmbio na Itália.

Estudar na Itália requer o domínio ou pelo menos o conhecimento intermediário de italiano, por isso da importância em fazer um teste para descobrir o seu nível de linguagem.

Ainda que seja possível fazer um curso ministrado em outra língua que a língua local do país, ainda assim é importante conhecer o idioma local para que você possa se integrar mais facilmente a sua nossa vida e a cultura do novo país. Para facilitar a vida cotidiana, para fazer amigos, e para se adaptar mais facilmente no novo contexto, dominar a língua local, nesse caso o italiano, é muito importante.

Antes de partir para a Itália, os estudantes estrangeiros devem conhecer suas habilidades em italiano. Para tanto, muitas universidades italianas organizam testes de idiomas para estudantes internacionais.

No Brasil, algumas instituições educativas e culturais também estão autorizados a ministrar o teste assim como fornecer curso de preparação para que os candidatos realizem as provas com mais facilidade. Diferentes métodos que farão com que os seus estudos no exterior sejam mais simples.

Conheça alguns dos testes de proficiência em italiano que devem constar no seu dossiê de candidatura para estudar na Itália:

Outros testes de italiano reconhecidos

  • CILS – Certificazione di Italiano come Lingua Straniera, da Universidade de Siena, o CILS pretende avaliar a capacidade de uma pessoa não nativa falar e escrever italiano
  • CELI – Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana, o CELI é muito reconhecido no mundo profissional. Emitido pela Universidade de Perugia, é um trunfo considerável para entrar nas principais escolas e universidades italianas. 
  • PLIDA – Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri, pela Sociedade Dante Alighieri, fruto de convênio com o Ministério das Relações Exteriores da Itália
  • CIC – Certificato dell’italiano comercial, pela Università per Stranieri di Perugia.
  • IT – Certificato di italiano come Lingua Straniera, pela Universidade dos Estudos Roma Ter

Seja um estudante Erasmus na Itália!

A papelada de um estudante que quer fazer intercâmbio na Itália

Saiba como se preparar para estudar na Itália Para estudar na Itália você vai precisar de um bom dossiê!

Quando alguém decide estudar no exterior, e mais especificamente na Itália, algumas formalidades devem ser levadas em consideração para estar em ordem, mas também para aproveitar ao máximo a sua vida como estudante no sistema de ensino italiano. Para começar, se você é um estudante brasileiro que deseja estudar na Itália a primeira coisa que você deve conseguir é ser aceito por uma universidade italiana.

Saiba que para estudar na Itália e frequentar um curso universitário são necessários 12 anos de escolaridade. Se o aluno termina o ensino médio totalizando 11 anos, ou seja, oito de ensino fundamental e três de ensino médio, é requerido um ano integrativo adicional numa universidade. Porém, desde 2006/2007, com a aplicação da nova lei brasileira, que estendeu para nove anos o ensino fundamental, a partir de 2019, os alunos que terminam o ensino médio já podem se inscrever em uma universidade italiana porque terão atingido os 12 anos de escolaridade!

Uma vez aceito por uma universidade italiana, será necessário que você solicite um visto de estudante para a Itália!  O Ministério da Instrução da Itália publicou os procedimentos para a emissão de visto de estudo para o ano acadêmico 2018/2019 e, entre os requisitos, o aluno deve demonstrar ter meios econômicos de subsistência para a estadia planejada não inferior a 453,00 euros por mês, equivalente a 5.889 euros anuais.

Quanto custa estudar na Itália? Financie os seus estudos na Itália!

Se o estudante tiver a dupla cidadania ítalo-brasileira, não precisa de visto, porém, precisa apresentar ao órgão consular italiano uma declaração de valor, ou seja, uma descrição do título de estudo para que possa se inscrever em um curso na Itália compatível com a sua qualificação no Brasil.

Com carta de aceitação da universidade e visto em mãos, o estudante pode começar a se organizar para a sua mudança para a Itália enquanto aluno intercambista.

O que você deve preparar com antecedência antes de partir para a Itália como estudante?

  • moradia
  • seguro saúde
  • passaporte válido
  • informações sobre a comunidade onde você vai se instalar
  • passagens aéreas
  • roupas adequadas ao clima na Itália
  • desenvolver um gosto particular e aguçado por massas!

Sobre moradias, veja aqui algumas opções mais requisitadas por estudantes estrangeiros na Itália:

  • Cidades universitárias (case dello studente), reservadas para estudantes bolsitas,vagas limitadas.
  • Alojamento públicos (collegi universitari), oferecem pensão completa, além de muitos serviços adicionais, como biblioteca, atividades esportivas, etc. No entanto, você deve ter um excelente dossiê para poder aplicar.
  • República- dividir apartamento com um ou alguns colegas de classe é uma ótima maneira de se integrar. O valor do aluguel se torna acessível e você ainda faz vários amigos!

Leia aqui outras dicas que te ajudarão a organizar seu ano de estudo na Itália.

Bolsa de estudo em universidade italiana

Embora não seja nada de outro mundo, ainda assim estudar na Itália requer um bom investimento financeiro. Como nem todo tudo pode pagar o preço, a solução seria conseguir uma bolsa de estudo!

Como conseguir uma bolsa de estudo na Itália A tranquilidade de um estudante bolsista na Itália!

É fato que tudo se torna mais simples quando não precisamos pagar para estudar. Se é bom ser estudante em universidade pública brasileira, melhor ainda é ser estudante bolsista em uma universidade italiana.

Mas como conseguir uma bolsa de estudos para estudar na Itália?

Muitas universidades italianas oferecem bolsas de estudo de acordo com o mérito dos alunos, como por exemplo a Universidade de Pádova e a Universidade de Bolonha. Os editais normalmente são abertos todos os anos e o valor da bolsa varia entre 900 e 1000€ por mês além de isenção de todas as taxas universitárias.

Alguns requisitos são necessários para poder concorrer a bolsa de estudo:

  • Não possuir nacionalidade italiana;
  • Não ter estudado em uma instituição italiana;
  • Ter sido aceito em um curso da universidade, ministrado em inglês;
  • Não ser beneficiário de outro tipo de bolsa;
  • Poder tirar um visto de estudos para a Itália.

Lembrando que o edital muda de ano para ano e que cada universidade possui seu próprio processo. Para encontrar os editais e se candidatar, é necessário entrar na página de cada universidade e fazer a pesquisa. Normalmente essa informação estará em destaque na página principal do site, ou na página principal para alunos estrangeiros.

Uma outra forma de conseguir uma bolsa de estudo na Itália é através do Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI) que abre anualmente um edital de bolsa de estudo na Itália para estrangeiros e cidadãos italianos que não residam na Itália. A bolsa pode incluir a isenção do pagamento da taxa de matrícula, e um auxílio financeiro mensal no valor de 900€. Dependendo do curso escolhido, a bolsa poderá ser renovada para até 9 meses. Mais informações podem ser consultadas no site da MAECI.

Saiba como escolher o seu curso na Itália.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar