Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Estude a língua italiana na capital do país

De Carolina, publicado dia 21/09/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Aprenda italiano em Roma!

O italiano é provavelmente uma das línguas mais próxima do português. De fato, a língua italiana tem muitos pontos em comum com a língua portuguesa. Muitos entendem algumas conversas graças às palavras que se aparecem nas duas línguas e o contexto.

Mas isso, obviamente, não é suficiente.

Para falar um bom italiano, por que não experimentar a aventura da imersão? Ou seja, aprender italiano na Itália e em Roma?

Entre maravilhas arquitetônicas e históricas, alojamento para estudantes e escolas de idiomas, a capital italiana é o lugar perfeito para isso!

Aprender italiano e se maravilhar com Roma

No Superprof, muitas vezes experimentamos os méritos da imersão para aprender uma língua estrangeira. Obviamente, nós acreditamos particularmente nos benefícios das aulas de italiano. Mas, e se pudermos enriquecer intelectualmente e culturalmente…

Com certeza, isso será mais fácil in loco. Porque você não terá escolha! Ou você fala italiano e visita todas as maravilhas desse país incrível, ou você fica isolada ou falando somente com brasileiros e portugueses no local. Se falar inglês, pode ser que você encontre mais gente para conversar. Mas qual é o sentido de falar inglês na Itália?

Então, se você decidiu aprender italiano no país, pode ter certeza que o mergulho será completo! Mas para onde ir?

Então, por que você não vai diretamente para o centro nervoso do país? Aquele que o mundo inteiro invejou por séculos e séculos na Itália? Pronto, a decisão está tomada: sua aprendizagem do italiano será feita na capital, em Roma.

Visite a capital da Itália e seus pontos turísticos Este monumento é um dos mais antigas ainda preservados na história da humanidade

A partir daí, é como aprender inglês em Londres ou francês em Paris: você vai ter todas as chances para progredir na língua. O objetivo da imersão é, claro, absorver todo o ambiente linguístico estrangeiro.

Ouvir, dia após dia, e em qualquer compartimento de sua vida diária, um idioma diferente do português.

Um contexto altamente estimulante, reforçado por um “instinto de sobrevivência” que o levará a se adaptar. Essa nova condição vai fazer com que você se integre o mais rápido possível.

Mas quando tudo isso é acompanhado de maravilhas arquitetônicas, culturais, históricas e culinárias (somente para dar aquela salivada)… O desafio é ainda mais tentador e realizável!

Apaixonar-se por um idioma é mais fácil quando se apaixona por uma cidade, um país, um povo e sua cultura. Por isso, apostamos que se você tentar a sua sorte em Roma, o seu aprendizado italiano será mais fácil e rápido.

Porque Roma é tudo isso e muito mais! Um deslumbramento do dia a dia que literalmente o impulsionará a fazer progressos rápidos em italiano.

Roma é uma das nossas 4 melhores cidades estudantis na Itália!

Consiga o visto e more em Roma para melhorar o seu italiano

Aprender inglês nos EUA? Complicado, conseguir o visto é uma questão sensível…

Felizmente para você, existe a Europa! Muitos dizem que é mais fácil conseguir um visto de estudante de línguas na Europa que nos Estados Unidos.

Mas saiba que, se quiser ficar menos de 3 meses, você não precisa de visto na Europa! Porém, esse período não é o ideal para aprender bem a língua. Talvez, depois de 12 semanas in loco, você consiga falar o básico de italiano. Descubra as 5 boas razões para aprender a língua.

Ou, se já tiver uma boa base, talvez esses três meses de pura imersão sejam suficientes para engessar seus conhecimentos já adquiridos a mais tempo.

A cidade romana é muito linda Conheça as maravilhas da capital da Itália

Não estamos falando que é moleza… Tome cuidado! Para ter os papeis corretos para morar na Europa, você tem que corresponder a vários critérios e principalmente ter uma inscrição em uma escola séria de idiomas.

Normalmente, eles têm uma lista de escolas certificadas pelo governo local. Através das aulas nesses locais, você já tem grandes chances de conseguir o visto de estudante.

Já para trabalhar no local… Isso é outra história! Normalmente, o visto de estudante dá direito a trabalhar o total de 20 horas por semana.

Mas em muitos casos, o estudante ganha o visto de estudante sem o direito de trabalhar nem as 20 horas semanais…

Por isso, é melhor contar com uma poupança bem gorda para financiar seus estudos na Itália…

Mas, calma, nem tudo está perdido se você não tiver um tostão no bolso.

Sabe aquela sua vovô que falava italiano por todos os cantos? Pois é, graças a ela, você pode ter a nacionalidade italiana.

Esse processo é muito mais longo e, na maioria dos casos, precisa da ajuda de um advogado especializado. Mas a vantagem é que você pode se tornar um cidadão europeu! Através da nacionalidade europeia, você poderá morar em qualquer país da Europa.

Conheça os prédios da principal cidade da Itália Quer visitar a capital da Igreja Católica?

Se sua avó ou outro descendente for português, francês, espanhol (qualquer país dentro da União Europeia) também vale! Os passaportes europeus que permitem que você permaneça o tempo que desejar em um dos países da UE.

Quer tirar um ano sabático em Roma para aprender um novo idioma? Ou mudar para a Itália por um período determinado? Então, é melhor olhar todas essas questões burocráticas com bastante antecedência. Afinal, a União Europeia não é o Mercosul nem permite que a gente (latino-americanos) fique por tempo indeterminado no seu território sem visto.

Trabalhar é a maneira mais eficaz de aprender o italiano!

Como dizemos acima, o Brasil faz parte do Mercosul mas não da União Europeia… Por isso, nem sempre é possível para nós, latino-americanos, trabalhar legalmente em solo europeu.

Mas se você tiver também a nacionalidade europeia ou um visto que permita o trabalho, essa é a melhor maneira de aprender a língua!

Dessa forma, você vai aprender o italiano profissional in loco! Saiba algumas questões importantes antes de entrar nessa aventura de trabalho na Itália:

  • O salário mínimo não é fixado por lei. As receitas são, portanto, baseadas em acordos coletivos. Antes de solicitar um emprego, você terá que descobrir as opções salariais disponíveis para você.
  • A duração legal do trabalho semanal é fixada em 40 horas. Ela não pode exceder a 48 horas. Adicione 4 semanas de férias mínimas e 11 feriados.
  • Como no Brasil, o imposto de renda é deduzido na fonte.
  • Finalmente, você vai precisar se cadastrar na ASL (Azienda Sanitaria Locale) ou na agência local de saúde para seu seguro de saúde e desemprego.

Esses são os conceitos básicos que você deve aprender sobre o mundo de trabalho italiano.

Porque, em nossa opinião, a melhor maneira de aprender o italiano rápido é não fugir da labuta…

A menos que você estude (além das aulas de italiano) bastante durante a sua estadia. Você pode fazer uma especialização, mestrado, parte do doutorado ou até o doutorado integral na Itália, não é demais?

Essa também é uma excelente maneira de assimilar o idioma o mais rápido possível. Ser obrigado a escrever uma dissertação, tese ou uma parte dela, fazer apresentações e participar de colóquios, seminários em italiano é uma chance de ouro para aprender a língua de Dante e ter um diploma internacional!

Claro, no início, com um nível baixo, você não poderá se inscrever em todos os lugares. Mas com o passar do tempo, Roma abrirá suas portas para você e o trabalho será um fantástico vetor de aprendizagem.

Viver e conversar todos os dias com colegas italianos vai melhorar seu domínio da língua de Dante em alta velocidade!

Mesmo com seus gerentes, que lhe dará ordens e com quem você terá que usar uma linguagem mais formal. Assim, você vai se aprender a falar o italiano certo com os diferentes tipos de públicos.

Você ganhará pouco a pouco o vocabulário, mas também a gramática e a conjugação necessária para ficar fluente na língua!

Vale ressaltar que, embora essa imagem seja obviamente idílica, você certamente deve saber que a Itália está sofrendo com altos índices de desemprego.

Pode ser difícil encontrar um pequeno emprego em Roma para melhorar o seu italiano. Mas não é impossível…

Pense também que há muitos turistas brasileiros que visitam a Itália. Talvez, o fato de falar português e ser do Brasil possa ser uma vantagem para conseguir uma vaga em um local bem turístico. Pode ser em restaurante, loja de souvenir, etc.

O importante é tentar e não desistir na primeira entrevista de emprego! O trabalho é um excelente vetor para o seu progresso em italiano!

A cidade romana vai te surpreender Aprenda a língua italiana na capital do país

Sem contar que ele vai permitir que você pague suas despesas ou parte delas!

More com italianos em Roma para aprender a língua

Já falamos de como é importante ter as bases culturais, históricas, linguísticas e profissionais. Por isso, uma imersão italiana em Roma seria maravilhoso!

Vamos falar agora sobre sua vida social no local!

Isso, obviamente, será pontuado pelo seu trabalho ou seus estudos, mas sobretudo pela sua habitação e amigos. Precisamente, por que não morar com italianos para vivenciar a imersão total?

Você que pode vir a Roma sozinho, a melhor maneira de fazer amigos, italianos, se possível, ainda é convivendo com eles.

Associações para estudantes estrangeiros também ajudam você a encontrar um lar:

  • www.esn-roma.it/satellite/
  •  www.erasmusroma.org,
  • www.studentplus.it

Além da experiência de viver com italianos e outras pessoas do mundo inteiro, você vai fazer boas economias com seu aluguel!

E claro, o mais importante, vai aprender italiano na Itália e todos os dias!

Imagine: depois de um dia inteiro de trabalho no qual você falou italiano o tempo todo e aprendeu novas palavras, você vai para casa para encontrar seus colegas italianos. A imersão é total!

Melhor, em casa, você descobrirá outros aspectos do idioma: gírias e um italiano de todos os dias. Ele vai contrastar com o italiano profissional que você ouve e pratica no trabalho e na universidade, por exemplo!

Saiba como encontrar um bom curso italiano online no Superprof!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar