Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É difícil saber o idioma de Dante?

De Carolina, publicado dia 22/06/2019 Blog > Idiomas > Italiano > O italiano é uma língua fácil de aprender?

Itália e Brasil têm uma história comum forte. Dois países que se adoram (como não gostar da Itália com cultura, a comida e os vinhos maravilhosos que eles trazem no sangue?)!  Além disso, os brasileiros vão todos os anos maciçamente ao país de Dante Alighieri para admirar as maravilhas do Renascimento, Roma, Veneza ou a costa do Mediterrâneo. Roma é, indiscutivemente, um dos destinos mais amados por nós brasileiros!

Muitos italianos também tomaram o caminho oposto. E não só para visitar o Brasil de férias.

Muitos emigraram nos últimos dois séculos. Hoje, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros têm origem italiana! Não podemos ignorar tanta gente…

É assim que se pode ver facilmente muitas palavras emprestadas da língua italiana em nosso vocabulário cotidiano. Você sabia, por exemplo, que nosso “tchau” vem de ciao, do italiano?

Como você vai aprender italiano sozinho e facilmente?

Talvez o italiano para iniciantes seja mais difícil, principalmente sem ajuda de alguém.

Sabores podem ser uma grande motivação para saber o idioma de Dante A língua italiana pode ser tão fácil quanto degustar um bom prato da Itália.

Mas aprender um idioma, seja lá qual for, nunca é tão fácil. Você precisará encontrar muitas (e boas) motivações para melhorar rapidamente seu nível em italiano.

Para os curiosos, não se desmotive! Há sempre algumas dicas para aprender a língua italiana de forma eficaz e rápido!

As perguntas dos alunos sobre a aprendizagem fácil do italiano mais recorrente são as seguintes:

  • Como são os diferentes acentos em italiano?
  • Como aprender italiano de forma fácil e rápida?
  • Como aprender o italiano em alguns meses?
  • Como aprender fácil italiano?
  • Como aprender italiano de forma rápida e sustentável?
  • Como aprender a tradução da língua italiana?
  • Como comprar em um site italiano?
  • Como aprender a falar italiano de graça?
  • Quais são os melhores curso de italiano gratuitos.

Encontre aulas de conversação em italiano aqui na nossa comunidade Superprof! Seja bem-vindo para pesquisar e descobrir todas as opções que temos para você!

Aprender a falar italiano de forma fácil e rápida?

Coach de aprendizado, escolas de idioma, professores particulares de italiano, curso de italiano, curso online do idioma…

Todos continuam a enfatizar a importância de falar inglês, espanhol ou chinês no futuro. Claro, há uma razão de conjuntura internacional para isso.

Mas se o inglês parece globalmente acessível a todos, provavelmente, pode ser que será mais difícil encontrar uma geração que domina mandarim e russo…

O relatório talvez seja cruel para o Brasil, mas é realista. Na verdade, bem menos de 5% da população brasileira domina o inglês e, desdes, apenas 1% domina o idioma fluentemente, ou seja, consegue se comunicar com fluência, sem passar aperto. Esses indicadores não são nada bons, não é?!

Pensando nisso, por que não voltar para mais perto de nós novamente? Para a Europa e, mais especificamente, para a queridíssima Itália?

Ok, eu sei que estamos do outro lado do oceano Atlântico, e, na realidade, isso pouco importa nos dias de hoje! No entanto, observe, a cultura italiana é muito próxima à nossa. Primeiro por causa da grande imigração de italianos que houve no Brasil nos séculos XIX e XX.

E segundo porque a língua italiana é muito próxima da língua portuguesa, ambas são do mesmo braço das neo-latinas românicas. Só para dar um exemplo, como a gente diz casa em italiano? “Casa”.

Há uma lista enorme de palavras idênticas ou parecidas em ambas as línguas! Isso se deve à origem latina e também graças à grande influência do italiano na cultura brasileira! Mas cuidado pq existem sempre os falsos cognatos, aquelas palavrinhas que parecem significar algo próximo da palavra em português, mas que não tem nada a ver.

Por isso, tudo isso considerado, mesmo do outro lado do oceano, podemos dizer que o Brasil é próximo da Itália sim!

Esse fato também possibilita que o italiano possa ser uma boa língua para a vida profissional e pessoal! Com tanta proximidade, os negócios entre Itália e Brasil também são bem movimentados!

Escolher aprender italiano facilmente pode ser uma escolha de futuro real! Uma opção para você que está na faculdade e quer aprender italiano, ou no ensino médio ou até mais cedo (quanto mais jovem, melhor, para aprender uma língua rápido), além da possibilidade de optar por curso de italiano online, onde você optimiza o seu tempo de aprendizado já que não tem de se preocupar com o tempo perdido no deslocamento.

Você não acredita nisso? Pare um pouco para pensar melhor e considere as vantagens e desvantagens de se saber mais uma língua, nesse caso, a italiana.

Lembre, também, que a Itália passou por uma difícil crise econômica nos anos recentes. Como o Brasil  e muitos outros países no mundo, a taxa de desemprego continua alta. Mas além disso, você sabia que o país de Guiseppe Conte (primeiro-ministro italiano) é um grande parceiro econômico do Brasil?

Aprenda o idioma de Dante rápido Uma das motivações para aprender a língua italiana pode ser assistir ao carnaval de Veneza.

A mídia evoca dia a dia as ligações que unem os brasileiros e China, por exemplo (na alegria e na tristeza…). Mas muitas vezes esquecemos de falar sobre os países da Europa! Para ser bastante preciso, os dois países trocam comercialmente sobretudo nessas áreas:

  • Serviços bancários,
  • Moda,
  • Luxo,
  • Turismo,
  • Comida,
  • Telefonia
  • Decoração e design…

Em vista desses diferentes fatos tangíveis e concretos, você já percebeu o grande interesse em aprender a falar facilmente e sem mais demora o italiano? Aprender de forma autodidata e online? Pode ser uma opção não tão fácil, mas não impossível!

Especialmente porque os dois países mencionados acima, e até os demais, muitas vezes precisam de profissionais capazes de falar facilmente em italiano e português. Pessoas que, infelizmente ou felizmente (para você que quer aprender italiano), nem sempre é fácil de achar.

Italiano fácil: onde aprender a língua no Brasil?

Onde podemos aprender italiano facilmente no Brasil?

Essa é uma questão legítima, se quiser dominar o idioma de Dante em poucos meses.

Você provavelmente ficará surpreso ao descobrir que mais uma vez, que há algumas escolas internacionais (bilíngue) de italiano no Brasil. Em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, podemos encontrar escolas que os alunos aprendem todas as matérias na língua de Dante (exceto português e outras línguas, claro!).

Mas há também muitas escolas de idiomas e professores particulares que ensinam a língua italiana muito bem!

É, portanto, mais fácil progredir em italiano de forma fácil e rápida. Especialmente porque você encontrará uma boa parte dos quase 30 milhões de brasileiros de origem italiana!

E então, para os latinos, a língua italiana é de fácil acesso. A cultura italiana e brasileira estão muito próximas umas das outras – como já mencionamos acima.

E quanto ao resto do Brasil? Você pode estar ciente que muitas universidades com o curso de Letras oferecem habilitação em italiano.

Porém, para aqueles que gostariam de aprender italiano facilmente, a faculdade pode ser uma ótima opção, mas principalmente para aprender profundamente o idioma, a literatura e outros fatores que compõem o idioma de Dante!

Então, se seu caso é somente aprender a língua italiana para se expressar, a universidade talvez seja uma opção muito longa e que requer muita dedicação! Para isso, um curso de italiano e ou algumas aulas particulares bastam!

O amor ensina a língua italiana, pode acreditar! Quem sabe até arrumar um casamento com um nativo da Itália? Essa pode ser uma excelente razão!

Um pouco em todos os lugares, e especialmente nas cidades estudantis, você terá a chance de encontrar um professor ou uma escola para aprender italiano. Por exemplo, você pode ir em institutos de idiomas.

O ensino, muitas vezes, é de boa qualidade, feitos por nativos italianos e com objetivos reais para aprender a falar italiano rapidamente e sem dificuldades.

A outra solução é que todos façam aulas particulares de italiano online ou presencial! Graças a plataformas como Superprof, é cada vez mais fácil encontrar um professor de italiano perto de você. Seja um professor de italiano graduado ou um nativo que deseje transmitir a beleza da linguagem de Dante, tudo é possível!

Felizmente, existem soluções acessíveis para que todos possam aprender italiano facilmente em todo o Brasil.

Italiano fácil para os lusófonos?

Você é apressado? Impaciente? Ou, infelizmente, tem pouco tempo livre? Sua ambição é simples: aprender italiano rápido e, principalmente, de forma fácil. Tenha cuidado para não colocar o carro antes dos bois, certo?

A língua do poeta Dante permanece um idioma com suas próprias complexidades e idiossincrasias. Pensamos, em particular, em sua conjugação. Pelo menos tão complicada como a conjugação portuguesa, francesa ou espanhola…

Mas para o resto, é bem possível aprender italiano facilmente com seriedade e dinamismo! A língua italiana, por exemplo, é de fato mais fácil de se assimilar para um falante do português que para outro orador de uma língua com a origem diferente do latim.

Você já deve ter notado isso quando escutou alguém falar italiano. A gente entende muitas palavras mesmo sem nunca ter estudado o idioma do cineasta Bertolucci.

É bastante comum poder entender o idioma com um nível de italiano próximo do zero (aprenda)!

Deve-se dizer que o português e o italiano são ambos idiomas romanos, ou seja, provenientes do latim. Encontramos assim, nessas duas línguas, raízes comuns fortes.

Além disso, a fonética dificilmente difere. Pensamos em particular em c (“tch”) e g (“dj”) para as principais diferenças. Mas, para o resto, é verdade que os dois idiomas são muito semelhantes.

Poderíamos também falar sobre as muitas palavras italianas utilizadas pelos brasileiros todos os dias:

  • paparazzi,
  • a cappella,
  • ciao,
  • agio,
  • graffiti,
  • ghetto,
  • al dente,
  • mafioso,
  • bravo,
  • fiasco e muito mais!

Em suma, você já conhece um pequeno volume de palavras italianas sem saber disso. E mesmo algumas fórmulas básicas: “Buongiorno” (olá), “Buona sera” (Boa noite), “Grazie Mille” (Muito obrigado), “Prego” (de nada), “Per favore” (Por favor), “Tutto va bene” (Tudo está bem), “Basta”! (Basta!), “Arrivederci” (Adeus)…

Se você ainda acha que talvez seja meio complicado aprender italiano, aqui vai um pequeno glossário para que veja como várias palavras soam semelhentes às do nosso português:

  • libro = livro
  • quaderno = caderno
  • gomma = borracha
  • matita = lápis
  • macchina = carro, automóvel
  • albero = árvore
  • bambino = menino
  • uccelli = pássaro
  • amore = amor
  • studiare = estudar
  • cucinare = cozinhar
  • parlare = falar
  • sognare = sonhar
  • guidare = dirigir
  • giocare = jogar,
  • vincere = vender
  • entrare = entrar
  • orologio = relógio
  • lavorare = trabalhar
  • cenare = jantar

É possível aprender o idioma de Dante cozinhando! Já pensou em aprender a língua italiana comendo?

Todos os sinais estão, portanto, verdes para aprender italiano facilmente, você que já possui alguns princípios básicos!

Mas não se esqueça de algo bem importante! É claro que a gente deve ter um bom professor particular de italiano, estar em uma boa escola de línguas e ter um bom material didático para aprender o italiano fácil e rápido.

Mas, o que vai definir o sucesso de sua missão, é simplesmente a sua motivação e dedicação! Não adianta querer aprender a língua se não estudar diariamente, pelo menos alguns minutos do dia, certo?

Nem estudar virando as páginas, sendo forçado a continuar o aprendizado, ok? Por isso, a motivação é um dos fatores chaves para se aprender italiano rápido e fácil!

Origem da língua italiana

A sonora e aliterante língua italiana provém quase que inteiramente do latim vulgar, a forma da língua falada mais pelos soldados do Império Romano. Diferentemente do latim clássico, a forma praticada na corte e por pessoas mais cultas do império, como filósofos, escritores, historiadores, acadêmicos, etc.

Como era os soldados que espalhavam o latim vulgar pelas diferentes partes da Europa, eles obrigavam aos povos colonizados a praticarem o mesmo tipo de latim.

Você sabia que o idioma italiano origina-se na região da Toscana e desenvolve-se a partir de interações com outros dialetos italianos e demais línguas germânicas que englobam a grande família indo-europeia?

Atualmente mais de 100 milhões de pessoas falam a língua italiana ao redor do mundo. Destes, cerca de 70 milhões a praticam como primeira língua.

Acredita-se que, quando o Império Romano caiu, o latim vulgar firmou-se em muitas áreas colonizadas e conseguiu ser  preservado durante a Idade Média.

À época da unificação das cidades-estados italianas, por volta do século XIX, o idioma italiano firmou-se ainda mais e esse foi o fato que a fez ser promulgada como língua oficial daquela mesma região.

Não muito dissoantes das outras línguas, os diferentes dialetos italianos já foram falados entre seus nativos por muitos séculos. Contudo, atualmente, esses dialetos têm declinado muito e sendo cada vez menos praticados.

Veja os países e as regiões onde a língua italiana é falada e praticada: Itália, San Marino, Suiça, Ístria (região entre Itália, Croácia e Eslovênia), Eslovênia, Croácia, Vaticano, Malta, Etiópia, Líbia, Tunísia e Eritreia.

Nesse sentido, o italiano padronizado – o que é hoje usado na Itália – descende dos dialetos da Toscana, sobretudo aquele faladoem Florença, um dos mais importantes hubs culturais da História italiana.

Além disso, esse dialeto ganhou destaque por ter sido o utilizado por Dante Alighieri, o maior escritor dessa nação. Dessa forma, o dialeto padrão era somente falado na região da Toscana. Após a unificação italiana, o dialeto de Florença foi o escolhido como língua oficial do país.

A cidade de Veneza é uma das principais rotas turísticas de todo o mundo. Situada na região de Veneto, é composta por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático.

Curiosidades sobre o italiano

  • Apesar de o idioma italiano apresentar muitos dialetos, aqui no Brasil apenas um dialeto conseguiu sobreviver, o de Veneto.
  • Assim como no português, no italiano as substantivos também são declinados a partir do número e gênero.
  • Você sabia que a língua italiana possui apenas três formas de conjugação verbal?
  • Como sabemos, a maior concentração de imigrantes italianos no Brasil encontra-se na região sul do país. E em várias cidades dessa região, a língua italiana foi preservada como valor cultural. E, além disso, nas áreas brasileiras onde houve maior ocorrência de imigração italiana, o idioma foi incluído nos currículos escolares.
  • Outra semelhança com o Brasil, na Itália é possível encontrar grandes marcas de regionalismo na língua falada. E os conhecidos dialetos italianos (o sardo, o napolitano, o toscano e outros), em ambos os países, são mais comumente falados entre os mais idosos.
  • Curiosamente, apenas nos últimos cinquenta anos é que o idioma italiano tem se tornado mais conhecido e dominante, devido a um grande trabalho de alfabetização em massa.
  • A língua italiana está intimamente ligada à sua música e essa é uma nação com rica tradição musical. Considerada um dos principais berços da Ópera, destaca compositores como Rossini, Puccini e Verdi. Atualmente, a música pop e o estilo romântico italianos fazem muito sucesso dentro e fora do país.
  • Além disso, o futebol, chamado de cálcio na Itália, é o principal esporte dessa nação. Os italianos são considerados torcedores fervorosos e apaixonadas e os jogos costumam encher os estádios.
  • O cinema é muito valorizado nesse país e já arrematou várias premiações internacionais importantes. Nesse sentido, o principal gênero do cinema italiano é a comédia. Você se lembra de a La vita è bella/A vida é Bela? (1997), de Roberto Benigni, ganhador do Oscar?
  • Ainda em relação à língua e o cinema italianos, os anos dourados do cinema italiano foram entre as décadas de 1950 e 1980. Durante esse período, importantes cineastas como Vittorio De Sica, Frederico Fellini, Sergio Leone, Michelangelo Antonioni e Dario Argento se destacaram e encantaram públicos ao redor do mundo.

Fatos importantes sobre a Imigração italiana no Brasil

Até cerca de 1920, o estado de São Paulo sozinho já havia recebido aproximadamente 70% dos imigrantes italianos que vieram ao Brasil, já que as fazendas cafeeiras concentravam-se nesse estado. Divulgação: Wikipedia.

Período de imigração italiana

Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil pot volta de 1870. No entanto, foi entre as décadas de 1880 e 1910 que ocorreu o maior fluxo de italianos para a nossa nação, sobretudo para as regiões sul e sudeste do país.

Porque os italianos vieram ao Brasil

A grande maioria dos imigrantes italianos era de origem humilde, principalmente de regiões rurais da Itália. O Brasil era visto por eles como uma terra nova, repleta de oportunidades.

É bom observar que a nação italiana passava por uma grande crise de emprego na segunda metade do século XIX. Essa crise foi gerada sobretudo pelo processo de industrialização ocorrido no país.

O alto crescimento populacional, portanto, não foi acompanhado pelo crescimento econômico e nem pela geração de novos empregos. Esse contexto fez com que milhares de italianos optassem por uma nova vida em outros países, como França, Estados Unidos, Argentina, Suiça, Brasil, dentre outros.

Se por um lado a Itália possuia muitos trabalhadores procurando por emprego, por outro, o Brasil necessitada de mão de obra capacitada. Após a Abolição da Escravatura (1888), os agricultores optaram pela mão de obra de origem europeia em vez de integrarem os ex-escravos ao mercado de trabalho. Até mesmo o próprio governo brasileiro promoveu campanhas na Itália para atrair esses imigrantes para o trabalho na lavoura cafeeira brasileira.

As colônias italianas no Brasil

Entre os séculos XIX e XX, estima-se que cerca de 1,5 milhão de imigrantes italianos vieram residir no Brasil. E o dia 21 de fevereiro é considerado o Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Grande parte das colônias italianas concentrou-se no sul e sudeste do país, devido às lavouras cafeeiras. São Paulo foi o estado que recebeu o maior número de imigrantes, que trabalharam na lavoura e também nas indústrias da capital do estado.

Já na região sul do país, esses imigrantes concentraram-se sobretudo na região serrana gaúcha. Muitas colônias italianas foram criadas em cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi. Hoje é muito fácil identificar a cultura do vinho a essas regiões, já que o cultivo e a produção de vinho foi a principal atividade econômica realizada por esses imigrantes nestas regiões.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a língua italiana e suas relações com a grande leva de imigrantes que chegou ao Brasil na virada do século passado?

Esperamos que agora tenha ficado mais claro como se trata de um país tão fascinante, com um legado cultural e histórico riquíssimos! E as oportunidades de troca e de interação, tanto a nível pessoal como profissional, que podem bater na sua porta caso você se dedique a aprender esse idioma tão sonoro e cheio de vigor e gã pelo bem viver!

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,50 sob 5 de 4 votos)
Loading...
avatar