Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

É falado apenas o idioma alemão na Alemanha?

De Fernando, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Alemão > Quais são as diferentes línguas germânicas?

País com 82 milhões de habitantes, a Alemanha tem tantas línguas quanto regiões! Durante uma viagem de estudo de idioma ou um estágio na Alemanha, os estrangeiros podem notar rapidamente que os habitantes dos diferentes Länder (como são chamadas as divisões dentro do país) nem sempre falam a mesma forma de língua alemã.

Destaques, vocabulário e fonética: são muitas diferenças linguísticas entre as regiões alemãs. Os futuros falantes de alemão podem ter dificuldades na hora de entender, mas é assim que vamos enriquecendo nosso conhecimento do mundo germânico!

Superprof explica tudo o que há para saber sobre os dialetos dos alemães, mais uma curiosidade interessante sobre esse idioma!

Qual a variante mais falada na Alemanha? Fique atento ao seu destino no país para saber como falar o alemão correto

Que variante alemã é ensinada na escola?

Em alemão, existem muitas variações dialetais entre as diferentes línguas nacionais (ou, neste caso, as línguas regionais), embora o alemão “puro” continue a ser a língua oficial. Mas que tipo de alemão é ensinado na escola?

De fato, é muito mais complexo designar uma única língua padrão no país: levou décadas para o governo codificar oficialmente a língua germânica oficial.

Os falantes de alemão usam o termo  Hochdeutsch para evocar o alemão clássico, mas também o termo Schriftdeutsch para nomear o alemão escrito.

Em nossa língua nativa, o menor questionamento sobre vocabulário ou ortografia pode ser conferido diretamente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Este tipo de instituição, como a Academia Brasileira de Letras, não existe na Alemanha, os procedimentos administrativos foram muito mais longos, e os debates muito mais acalorados, para determinar o Hochdeutsch final de acordo com a política sociolinguística e linguística do país.

No ensino de línguas no exterior o alemão padrão é o ensinado, sendo esta língua a única usada no contexto formal nos países que usam esse idioma.

Se você quer aprender o dialeto suíço-alemão, flamengo ou da Alsácia na faculdade vai exigir um pouco mais de pesquisa: dificilmente existem cursos de alemão a evocar estas formas linguísticas, a menos que você escolha uma opção especial.

Aprender uma língua padrão continua a ser a melhor maneira de realizar o treinamento da língua alemã e se tornar um falante de alemão certificado. Somente depois de ter assimilado o Hochdeutsch, você será capaz de continuar ensinando e estudando outras línguas oficiais dos países germânicos!

Dialeto alemão: em que áreas é falado o alto-alemão?

Se você aprendeu a pronunciar o Hochdeutsch como se fosse sua língua materna, então não terá problemas em estudar o alto alemão!

O advento das grandes cidades alemãs faz do alto-alemão uma língua cada vez mais praticada!

Falantes nativos na Alemanha frequentemente falam alto-alemão como uma extensão do padrão alemão, com os dois idiomas próximos em todos os níveis, da fonética ao sotaque ao vocabulário.

O alto-alemão se destaca em duas grandes categorias, o Oberdeutsch e o alemão-médio , chamado Mitteldeutsch.

A pronúncia dos dialetos pode variar de uma região para outra, embora seja muito fácil para um linguista detectar o que está acontecendo depois de alguns exercícios alemães. E sim, a intercompreensão é frequentemente possível nos mesmos grupos de língua alemã!

Os grupos alemães altos, divididos em vários dialetos, são:

  • Westmitteldeutsch, o meio alemão do Ocidente,
  • O Ostmitteldeutsch, do centro oeste da Alemanha,
  • Oberfränkisch, ou da alto Francônia,
  • O Bairisch, ou bávaro,
  • O Alemannisch, ou germânico.

No total, existem 21 dialetos que compõem o grupo de alto-alemão!

Estudar alto alemão é particularmente útil para organizar um estágio na Alemanha ou ir trabalhar na Alemanha, já que as maiores cidades alemãs(como Berlim ou Frankfurt) usam esse idioma. É natural, portanto, que encontremos muitas palavras alemãs no idioma padrão.

O estudante de alemão terá uma boa chance de conhecer o alto-alemão na universidade ou em textos oficiais durante seus estudos em línguas estrangeiras. No entanto, o alto alemão ainda permanece pouco praticado oralmente no cotidiano dos habitantes.

Nesta selva de variedades lingüísticas, pode ser difícil encontrar um caminho: vá além do oficial e escolha também um dialeto adaptado aos Länder que lhe interessa, para que você não se perca ao aprender as línguas faladas na Alemanha!

Descubra também as melhores citações sobre a língua alemã!

Fale como as pessoas de Munique Um dos conhecidos dialetos é o bávaro

Dialetos alemães: onde é falado o baixo-alemão?

Mais complexo do que o alto alemão, o alemão baixo costuma desafiar muito os estrangeiros: pode considerar que serão necessários vários anos para dominar alguns dos principais dialetos!

E se você quiser aprender algumas palavras do dialeto do baixo alemão?

O baixo alemão é marcado pela ausência da segunda mutação consonantal, uma modificação fonética que afetou o alto alemão durante o século VIII. Pelo menos 12 milhões de pessoas no mundo teriam uma boa compreensão do baixo alemão, mas apenas 2 milhões o usam diariamente.

O baixo alemão será, portanto, um trunfo para desenvolver sua cultura alemã, mais do que uma linguagem real útil para se comunicar com os nativos!

Como o alto-alemão, o baixo-alemão consiste em duas categorias amplas: o baixo alemão no oeste e o baixo alemão no leste. Renânia do Norte-Vestfália, Flandres e mesmo no francês Nord-Pas-de-Calais: todas as regiões da Alemanha e do mundo que praticam a famosa língua do baixo alemão.

Dentro dessas categorias existem diferentes grupos linguísticos que não devem ser confundidos:

  • O Westniederdeutsch, o Baixo Alemão do oeste,
  • Niedersächsisch, ou baixo saxão,
  • O Ostniederdeutsch, o baixo alemão do Oriente,
  • Märkisch-Brandenbürgisch, falado na região de Brandemburgo,
  • O Mecklembürgisch, ou Mecklenburgian.

Estudar um dialeto alemão é particularmente interessante para entender a história da Alemanha. No entanto, como em muitos países, a Alemanha tende a se urbanizar e as pessoas se mudam para as grandes cidades, resultando em uma perda significativa de identidades linguísticas.

Você entendeu: se você quer aprender o idioma e fazer uma carreira na paisagem germânica, é melhor estudar primeiro o Hochdeutsch!

Procure livros em diferentes dialetos quando se tornar bilingue As pessoas costumam estudar uma língua padrão, mas outras também são comuns

Quais são os dialetos alemães conhecidos internacionalmente?

“Eu vendi mais de 30 milhões de livros em alemão. Não é incrível? – Ken Follett, romancista

Se você pensou que a língua alemã estava limitada à Alemanha, pense novamente: as línguas germânicas estão de fato presentes em todo o planeta.

Portanto, é lógico que, ao longo dos anos, os dialetos alemães se tornaram democratizados ou surgiram em outros países além da Alemanha. Hoje existem dezenas e dezenas de diferentes sotaques e variações, dependendo dos países de língua alemã.

O alemão até inspirou muitas outras línguas germânicas ou escandinavas, como inglês, sueco ou dinamarquês. Em suma, não podemos duvidar da influência da língua alemã no mundo!

Descubra onde as duas principais formas de dialetos alemães no mundo são praticadas:

  • Alto alemão: é praticado na Suíça, Áustria, Itália, Luxemburgo, Liechtenstein, França e Bélgica,
  • Baixo alemão: é praticado na Holanda, nas Antilhas Holandesas, na África do Sul, na Bélgica e na França.

Na França, você poderá conhecer esses dois diferentes dialetos alemães de acordo com as regiões francesas. Lembre-se de que os dialetos franco-alemães, como o falado Alsácia, estão desaparecendo: por que não escolher essa opção se você tem intenção de morar no leste da França para preservar a herança cultural?

Tenha cuidado, no entanto: não espere que um falante de baixo alemão entenda seu vocabulário do alto, e vice-versa. Algumas semelhanças estão presentes, mas o léxico, tanto quanto o sotaque, pode dificultar a comunicação entre essas duas regiões.

O que você está esperando para começar a aprender e descobrir os muitos dialetos da língua de Goethe agora?

Encontre também aqui a nossa seleção de palavras alemãs compostas!

Algumas canções antigas podem trazer palavras de um alemão diferente Festas tradicionais também revivem idiomas pouco comuns na Alemanha

Como aprender um dialeto alemão?

Você quer começar no multilinguismo graças aos dialetos alemães? Superprof explica como proceder!

Em primeiro lugar, esteja ciente de que é quase obrigatório ter um nível avançado em alemão antes de fazer cursos de alemão em algum dialeto germânico. Embora as palavras nem sempre sejam semelhantes, as construções gramaticais, consoantes e vogais permanecem as mesmas.

Nosso conselho: passe por uma certificação em alemão com antecedência, com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR), para provar o seu nível de linguagem – isso pode ser muito importante para o seu currículo.

Uma vez que suas habilidades linguísticas estejam consolidadas, você será capaz de aprender dialetos germânicos!

Para aprender algum dialeto de alemão, existem várias soluções:

  • Faça um curso de alemão on-line em um site educacional,
  • Instale aplicativos de idioma alemão,
  • Navegue pelos classificados on-line de professores particulares,
  • Passe por aulas de idiomas particulares,
  • Organize a realização de um curso de idiomas na Alemanha,
  • Faça cursos intensivos de alemão em uma escola de idiomas,
  • Pratique exercícios interativos de dialetos alemães.

A melhor maneira de aprender o alemão é, naturalmente, a conversa direta com um nativo. Para fazer isso, não é necessariamente obrigatório ir morar na Alemanha: uma troca de idioma com uma pessoa de língua alemã é sempre possível através das plataformas de ensino por todo o mundo. A oportunidade de fazer um curso de alemão ao mesmo tempo.

Outra solução: faça uma aula de dialeto alemão com um professor nativo da Alemanha!

No Superprof, dezenas de professores particulares se oferecem para ensinar alemão , por um preço médio de R$ 65 por hora de aula online. O que pode ser a sua chave para progredir rapidamente em idiomas germânicos com um curso didático de idiomas!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...

Deixe um comentário

avatar