“Desenhar é como fazer um gesto expressivo mas com a vantagem da permanência.”
Henri-Emile Matisse

A natureza é um assunto que inspira a maioria dos artistas. Montanha, mar, floresta: tudo vira motivo para fazer desenhos bonitos. Se você ama desenhar ou pintar e tem costume de visitar locais com paisagens exuberantes, então por que não pegar lápis, papel e tinta e levá-los para uma caminhada ao ar livre? Um bom momento de observação pode ser um alimento maravilhoso para a sua criatividade.

Para te ajudar nessa aventura, preparamos um guia especial com vários conselhos sobre como desenhar paisagens!

Como aprender a desenhar uma casa?

"Não se trata de pintar a vida, mas de tornar a pintura viva."
Paul Cézanne

Que tal começar descobrindo como fazer o desenho de uma casa? Ponto de fuga, desenho em perspectiva, uso das cores... Descubra todas as técnicas de desenho para se tornar um ilustrador excepcional!

Por que projetar uma casa?

A maioria dos desenhistas aprende a traçar uma casa na infância, desenhando um quadrado coroado com um triângulo para simbolizar o telhado e pronto! Esta é ainda uma boa maneira das crianças aprenderem a desenhar formas simples enquanto trabalham a criatividade.

No contexto de uma paisagem urbana ou rural, as casas também podem ser encontradas em obras de arte. Às vezes, pintar casas pode se tornar o tema favorito de alguns artistas.

Projetar uma casa também é muito comum entre arquitetos e decoradores. Para eles é necessário, então, desenhar as cômodos, suas disposições, etc. Esse tipo de desenho pode ser extremamente útil para redecorar sua casa ou para idealizar a casa dos seus sonhos.

Cursos de desenho: por onde começar a ilustrar uma casa?

Seja para desenhar uma casa de maneira artística ou por causa da necessidade de representá-la de maneira mais realística, o desenho começa com a escolha do modelo.

Você pode decidir projetar sua própria casa ou uma casa que você gosta na rua. Também é possível desenhar uma casa a partir de um modelo. Para fazer isso, basta tirar uma foto ou encontrar uma imagem online.

Que tal aprender um pouco mais sobre perspectiva?

Qualquer desenho começa com algum tipo de esboço, ou seja, desenhar o contorno do desenho.

Para iniciantes: não tenham medo de cometer um erro. Este trabalho preparatório é feito em lápis exatamente para que você possa apagar facilmente.

Aula de desenho: perspectiva, a chave para ilustrar uma casa com sucesso

Você não pode tornar sua casa realística sem perspectiva.

O que é perspectiva?

Segundo o dicionário Dicio, a perspectiva é o "processo de representação de objetos tridimensionais sobre uma superfície plana, feito a partir das linhas que convergem para uma marca central".

História da perspectiva

Perspectiva é uma técnica que surgiu no Renascimento, notadamente com a técnica de Sfumato, de Leonardo da Vinci (visível na obra de Mona Lisa). Hoje, a representação da perspectiva é amplamente utilizada pelos artistas, mesmo que alguns designers tomem voluntariamente a decisão de não dar profundidade ao desenho.

Curso de pintura: como colorir o desenho da sua casa?

Depois do contorno da sua casa delimitado, o próximo passo é o de acrescentar cores. Esta etapa permite que você volte às linhas que deseja manter depois de fazer o seu esboço, reforçando-as com o material e a técnica de sua escolha, tais como:

  • caneta,
  • tinta nanquim,
  • caneta de feltro,
  • lápis de cor,
  • etc.

Para colorir seu desenho, é possível fazê-lo utilizando vários tipos de materiais. Alguns dos exemplos mais tradicionais são:

  • aquarela,
  • guache,
  • acrílico,
  • lápis de cor,
  • lápis aquarelado,
  • tinta à óleo (no caso de telas),
  • tinta spray,
  • etc.

Como aprender a desenhar a sua casa?

Para aprender a desenhar, também é possível trabalhar como autodidata. Desenhar um rosto, desenhar animais ou desenhar uma casa: todos os temas podem ser encontrados em de tutoriais na internet ou em um curso de desenho online.

Aprendendo a desenhar um jardim

"A pintura é muito fácil quando você não sabe como fazê-la. Quando você sabe, é muito difícil."
Edgar Degas

Arbustos, plantas, passagens verdes... Desenhar seu jardim pode ser um exercício gratificante. Caneta de feltro, lápis, aquarela, desenho em perspectiva: descubra tudo o que você precisa saber para desenhar um jardim facilmente!

Por que projetar um jardim?

Por uma questão de arte ou por necessidade, desenhar o seu jardim pode ser um exercício divertido e gratificante para um designer. O design do jardim pode ser muito técnico, pois pode demandar o emprego de várias técnicas, tais como:

  • Perspectiva,
  • Luz e sombra,
  • Proporções,
  • Emprego de cores,
  • etc.

Seja para a arquitetura do seu jardim ou para a arte, o importante é se divertir enquanto desenha!

Aulas de desenho: por onde começar a projetar um jardim?

Para começar a projetar um jardim, você precisa encontrar o modelo certo para, em seguida, fazer um primeiro esboço.

Como e onde encontrar um modelo de jardim para desenhar?

Você tem várias opções:

  • Usar seu próprio jardim como modelo,
  • Desenhar um jardim público existente,
  • Usar o jardim do seu vizinho como modelo,
  • Encontrar uma imagem de um jardim que você goste na internet,
  • Copiar um jardim de um livro de paisagismo.

Revistas de arquitetura e decoração sobre casas e jardins costumam ser excelentes fontes de inspiração!

Fazendo o esboço do seu desenho

Quando você estiver instalado no local desejado, o desenho deve começar com a realização do esboço. Isso permite que você posicione os elementos mais importantes no desenho e desenhe o contorno com lápis de grafite. Esta etapa é essencial para iniciar um desenho bem, embora alguns profissionais às vezes consigam pulá-la.

Perspectiva: a chave para um projeto de jardinagem de sucesso

É através da perspectiva que você deixará claro que uma flor está desenhada em primeiro plano e em frente a uma árvore, por exemplo.

Já pensou em virar um desenhista profissional de jardins?

Entenda mais sobre perspectiva

São as técnicas de perspectiva que possibilitam entender com os olhos as diferentes escalas da representação bidimensional de um espaço tridimensional.

Por que usar perspectiva no desenho de jardins?

Criar uma perspectiva no desenho do seu jardim permite colocar elementos em primeiro plano e em segundo plano.

Para fazer uma perspectiva, você precisa de um observador (o desenhista) e, portanto, de um ponto de vista preciso. A partir daí, se você é iniciante em desenho, comece desenhando um ponto no horizonte. Saindo deste ponto, desenhe várias linhas à direita e à esquerda da folha de suporte.

Passos para desenhar um campo florido

As linhas de perspectiva são feitas no momento do esboço. Isso porque elas não precisam ficar à mostra durante o resultado final do desenho. É por isso que é importante fazê-las com um lápis grafite.

Passo 1: esboço

esboço é a base do desenho, como um esqueleto. Para o  desenhista, o esboço é uma verdadeira libertação, pois permite que os traços sejam feitos sem o medo de se cometer um erro.

Passo 2: finalização

Depois que o esboço estiver concluído, você deve contorná-lo. Finalização é um termo usado no campo da ilustração ou quadrinhos para designar o uso de tinta, a fim de percorrer as linhas que o designer deseja manter aparentes.

Passo 3: colorir

Você pode, então, decidir colorir seu desenho.

  • Guache,
  • Tinta a óleo,
  • Lápis de cor,
  • Aquarela,
  • Grafite colorido,
  • Tinta acrílica,
  • Canetas coloridas...

Qual técnica escolher para projetar um quintal com flores?

Nenhuma técnica precisa ser absolutamente a sua preferida para um projeto de jardim: todas as técnicas de arte podem ser escolhidas.

Tudo depende da sua afinidade com o material e o seu estilo.

Como aprender a fazer desenho de áreas verdes e floridas?

Aprender a desenhar pode ser feito tanto de maneira autodidata ou através de um curso de desenho online. Muito além de aprender a desenhar um jardim, as aulas de desenho podem ajudar designers amadores a aprender o básico sobre as técnicas. Saber desenhar a anatomia do corpo humano, formas simples, desenhar personagens, desenhar um rosto ou desenhar animais pode ajudá-lo a progredir rapidamente.

Aula de desenho: como traçar montanhas?

"A arte é um esforço para criar, ao lado do mundo real, um mundo mais humano."
André Maurois

Retire seus lápis e pincéis e aprenda a desenhar montanhas seguindo nossos conselhos!

Curso de desenho realista: observe bem a montanha

Ao contrário do desenho imaginativo ou criativo, representar uma montanha requer atenção aos detalhes, pois são eles que tornarão seu desenho bem-sucedido e realista.

Olhar para uma paisagem real

É claro que o melhor é se posicionar em frente a uma montanha real. Nesse caso, os desenhos de observação tem maiores chances de ficarem realistas. Ao escolher esse método, reserve um tempo para contemplar a paisagem.

Copiar imagens impressas ou na internet: uma boa alternativa

Se você não tiver sorte o suficiente para poder desenhar imerso em um ambiente montanhoso, escolha uma foto online ou em uma revista. Também é possível copiar algum outro desenho que você goste.

Que técnica usar para desenhar um monte?

As técnicas que podem ser utilizadas para fazer a sua tão sonhada cadeia montanhosa são infinitas:

  • Grafite,
  • Aquarela,
  • Guache,
  • Tinta a óleo,
  • Nanquim,
  • Tinta acrílica,
  • Pastel à óleo,
  • Pastel seco,
  • Carvão...

O céu é o limite quando se trata de técnicas de desenho e pintura!

Nada como praticar bastante para conseguir desenhar montanhas como essa!

Desenhar uma montanha passo a passo

Quando você estiver bem posicionado em frente à sua montanha ou, na falta dela, em frente à sua foto, é hora de começar a desenhar.

1/ Faça o esboço desenhando os contornos

Seja para iniciantes ou desenhistas experientes, o desenho geralmente começa através de um esboço. Alguns profissionais pular essa etapa. No entanto, ela ainda assim é reconfortante, principalmente para quem está começando, já que permite que erros sejam apagados facilmente.

2/ Desenhe os relevos

Depois que o contorno é desenhado, é hora de dar um pouco de relevo ao seu desenho. Este passo também pode ser realizado com grafite. Sua borracha ainda não está longe, se for necessário apagar algo.

3/ Colora seu desenho

Você pode optar por manter o desenho em preto e branco ou pode colori-lo.

Como explicado anteriormente, em termos de técnicas para acrescentar cor, um grande leque de opções está ao seu alcance:

  • Tinta acrílica,
  • Giz pastéis,
  • Canetas hidrográfica,
  • Lápis de cor...

Você pode até mesmo colorir seu desenho no computador se tiver um scanner!

Resumindo...

É muito complicado dar indicações muito precisas nas linhas para conseguir desenhar uma montanha. Alguns querem um desenho muito realista, enquanto outros preferem um desenho um pouco mais criativo. O estilo de cada artista é diferente.

Encontrando modelos de colinas

Quando você não mora nas montanhas, é necessário encontrar alguns modelos de montanhas, colinas, montes e cordilheiras para poder representá-las. Para encontrar uma paisagem naturalista para aprender desenho e pintura, nada melhor do que usar a internet!

Aulas de desenho: praticar para aprender

A melhor maneira de fazer bonitos desenhos de montanhas é praticar repetidamente. Qualquer ilustrador, artista ou designer lhe dirá que esse é o segredo para desenhar bem. Enquanto você treina, seu pulso e sua mão recebem reflexos essenciais para desenhar.

Se você não quiser aprender por conta própria, ainda há a possibilidade de chamar um professor de desenho ou se inscrever em uma oficina coletiva de pintura.

Curso de desenho online: aprendendo a fazer praias

"O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar."
Fernando Pessoa

Se você deseja começar desde já, com ou sem um professor desenho, então confira nossas dicas sobre como desenhar uma praia.

Aprender a desenhar praia observando uma

O mais importante a aprender na hora de desenhar uma praia ou outra paisagem é dedicar um tempo para observar. Talvez seja a parte mais agradável do processo. Esteja você em uma praia real ou apenas admirando uma foto de suas férias, reserve um tempo para detalhar a imagem através do olhar.

Quanto mais você conseguir identificar os detalhes, mais realista será o seu desenho, seja em termos de traços ou de coloração.

Que técnica devo usar para desenhar uma praia?

Existem inúmeras técnicas de desenho que podem ser empregadas na hora de desenhar aquela praia maravilhosa que não sai da sua cabeça (ou então a praia na qual você se encontra):

  • Pastéis secos,
  • Carvão,
  • Tinta nanquim,
  • Canetas de feltro,
  • Lápis de cor,
  • Grafite,
  • Pastel oleoso...

Para quem gosta de experimentar novos materiais, por que não experimentar todos esses? Se preferir utilizar apenas uma única técnica, então cabe a você escolher qual lhe convém melhor, pois todas elas te permitirão fazer um ótimo desenho da praia desejada. A escolha trata-se, sobretudo, da sua afinidade com o meio.

Como começar a desenhar um litoral?

Um desenho de paisagem começa com o traçado dos elementos mais importantes, distribuindo-os na na folha ou na tela que você utiliza como suporte. No caso do desenho da praia, comece por delimitar as separações entre o mar e a areia e o horizonte. Considere também incorporar elementos grandes, se houver algum. Eles podem ser:

  • Pedras,
  • Barco na água,
  • Pássaros voando no céu,
  • Sombrinhas na areia...

Esboço

Todas essas primeiras linhas formam o que é chamado de esboço. O esboço é o desenho preparatório que fornece o contorno do desenho.

Para fazer um bom esboço, não hesite em fazer linhas, mesmo se estiver errado. O esboço é feito para isso.

Ir fazer um desenho de observação em uma praia pode ser uma ótima opção para deixar fluir sua imaginação.

Reforçar as linhas

Depois que seu esboço, ou rascunho, estiver concluído, será necessário passar a limpo os traços mais importantes.

Luz e sombra

Para ter sucesso em um desenho, você também deve organizar as sombras e as luzes da sua paisagem. O artista pode conseguir esses contrastes com hachuras ou preenchendo as áreas com tons mais escuros de cor, principalmente quando estiver colorindo.

Acrescentar cores

Colorir um desenho não é uma etapa obrigatória. É perfeitamente possível deixar seu desenho em linhas, com luz e sombra preto e branco, ou com delimitações em tinta.

Tutoriais para desenhar praias

alguns desenhistas têm um senso muito mais prático e precisam seguir etapas bem específicas para conseguirem representar uma praia. Isso pode ser o caso de iniciantes em desenho que ainda não se atrevem a deixar seus traços e seus instintos fluírem.

É por isso que os tutoriais de desenho podem ajudá-lo a seguir um padrão, o que pode ser bem apaziguador para os nervos de quem ainda não domina muito bem as técnicas.

Hoje, muitos tutoriais estão disponíveis na internet, em particular através da plataforma do Youtube. Com eles, você pode assistir ao vídeo enquanto desenha.

Instagram e Pinterest também são duas redes sociais que permitem aos desenhistas e pintores encontrar tanto técnicas quanto inspiração para desenhar uma praia.

Aprenda a desenhar o mar como autodidata

Aprender a desenhar sozinho é bastante comum entre os artistas. O desenho geralmente é uma atividade solitária que requer poucos acessórios e muita imaginação. Portanto, é bastante simples improvisar oficinas de desenho de forma independente.

Para isso, é necessário ser rigoroso se você quiser progredir com rapidez e eficiência. Os ilustradores profissionais estão acostumados a desenhar, por exemplo, pelo menos 10 a 15 minutos por dia para treinar as mãos.

Fazer aula de desenho para desenhar a orla marítima

Aulas particulares, curso de desenho, cursos de artes visuais... Existem diferentes maneiras para aprender o básico do desenho, como desenho em perspectiva, luz e sombra, proporções, natureza morta ou até mesmo modelo vivo. Como parte das aulas de desenho, você pode optar por representar a praia e, assim, se beneficiar dos conselhos criativos de um professor.

Agora que você já tem todas as dicas para desenhar bem uma paisagem, hora de começar a praticar!

Precisando de um professor de Desenho ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 2 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.