"Não se trata de pintar a vida, mas de tornar a pintura viva."
Paul Cézanne

Muitas pessoas dizem que não sabem desenhar. No entanto, desenhar trata-se muito mais de criatividade do que de técnica. A criatividade é geralmente definida como a capacidade de apresentar ideias novas e úteis. Como a inteligência, ela pode ser considerada uma característica que todo mundo possui, mesmo que apenas um pouco - e não apenas “gênios” criativos como Picasso e Steve Jobs.

Segundo Roger Beaty, pós-doutorando em Neurociência Cognitiva na Universidade de Harvard, pesquisadores de psicologia e neurociência começaram a identificar processos de pensamento e regiões do cérebro envolvidas com a criatividade. Evidências recentes sugerem que a criatividade envolve uma interação complexa entre o pensamento espontâneo e controlado, ou seja, da capacidade de debater ideias espontaneamente e de as avaliar deliberadamente para determinar se elas realmente funcionarão.

Você pensa em fazer um curso de desenho tecnico, curso de pintura em tela, mas não se considera uma pessoa criativa? Então não se preocupe, pois pessoas não criativas também podem aprender a desenhar!

Que tal começar descobrindo como fazer o desenho de uma casa? Ponto de fuga, desenho em perspectiva, uso das cores... Descubra todas as técnicas de desenho para se tornar um ilustrador excepcional!

Uma dica extra: consulte também nosso guia com tudo sobre como desenhar paisagens!

Por que projetar uma casa?

Desenhar uma casa é uma atividade que todas as crianças, uma hora ou outra, colocam em ação, seja durante um momento de lazer em casa ou em uma atividade na escola. À medida em que crescem, as crianças projetam suas casas em proporções mais ou menos realistas. Alguns acreditam que desenhar sua própria casa é reconfortante. Cada desenhista encontra uma razão para desenhar sua residência.

A maioria dos desenhistas aprende a traçar uma casa na infância, desenhando um quadrado coroado com um triângulo para simbolizar o telhado e pronto! Esta é ainda uma boa maneira das crianças aprenderem a desenhar formas simples enquanto trabalham a criatividade.

O lápis grafite é essencial na hora de fazer o esboço do seu desenho.

À medida que envelhecem, alguns desenhistas continuam a desfrutar dos prazeres da arte de projetar casas. No contexto de uma paisagem urbana ou rural, as casas também podem ser encontradas em obras de arte. Às vezes, pintar casas pode se tornar o tema favorito de alguns artistas.

Projetar uma casa também é muito comum entre arquitetos e decoradores. Para eles é necessário, então, desenhar as cômodos, suas disposições, etc. Esse tipo de desenho pode ser extremamente útil para redecorar sua casa ou para idealizar a casa dos seus sonhos. Mas, para ter sucesso nesse tipo de desenho, é impossível trabalhar sem fazer uso da perspectiva! Portanto, boas bases de desenho devem ser necessárias.

Seja para a vista exterior da casa ou para os cômodos no interior dela, a perspectiva é uma das principais responsáveis pela ilusão de volume e proporção do seu desenho.

Obviamente, essa perspectiva também será muito útil para pintar uma casa de maneira artística, pois ela ajudará a dar realismo à pintura, se necessário.

Descubra ainda tudo o que você precisa para desenhar um jardim facilmente!

Cursos de desenho: por onde começar a ilustrar uma casa?

Seja para desenhar uma casa de maneira artística ou por causa da necessidade de representá-la de maneira mais realística, o desenho começa com a escolha do modelo.

Você pode decidir projetar sua própria casa ou uma casa que você gosta na rua. A vantagem de desenhar a partir de um modelo que você pode ver com seus próprios olhos é que você pode se aproximar para observar todos os detalhes da casa, seja de fachada frontal ou dando voltas para conferir os outros lados da construção. Esses são dados essenciais para quem for ver o desenho finalizado.

Também é possível desenhar uma casa a partir de um modelo. Para fazer isso, basta tirar uma foto ou encontrar uma imagem online. Seja no banco de imagens ou nas redes sociais, muitas fotos ou ilustrações estão disponíveis para inspirar você no design da sua casa.

O desenho também pode representar uma casa imaginária. Nesse caso, não há necessidade de procurar um modelo. A inspiração e sua cultura artística farão o trabalho.

Designers de interiores e arquitetos desenham interiores e exteriores de casas o tempo todo!

Para começar, primeiro escolha o suporte no qual deseja desenhar. Se for uma tela, verifique se você também tem um cavalete para poder pintar em qualquer circunstância e no local que desejar.

Caso deseje desenhar em uma folha bastante flexível, pense também no suporte, se quiser se instalar na casa.

É preciso começar a traçar o desenho fazendo um esboço.

Qualquer desenho começa com algum tipo de esboço, ou seja, desenhar o contorno do desenho.

Para iniciantes: não tenham medo de cometer um erro. Este trabalho preparatório é feito em lápis exatamente para que você possa apagar facilmente.

Um conselho: não apague imediatamente as linhas que você acha que estejam erradas. É melhor deixar todas as linhas visíveis até que você termine o esboço. As linhas principais do esboço permitem, em particular, definir a perspectiva da casa.

Retire seus lápis e pincéis e aprenda a desenhar montanhas seguindo nossos conselhos!

Aula de desenho: perspectiva, a chave para ilustrar uma casa com sucesso

Como explicado anteriormente, você não pode tornar sua casa realística sem perspectiva.

O que é perspectiva?

Segundo o dicionário Dicio, a perspectiva é o "processo de representação de objetos tridimensionais sobre uma superfície plana, feito a partir das linhas que convergem para uma marca central".

É a perspectiva que dará a ilusão de profundidade do desenho da sua casa.

Para obter uma perspectiva da sua casa, você pode usar um ou mais pontos de fuga. Esses pontos de fuga são pequenas cruzes a partir das quais várias linhas se encontram. Elas tornam possível delimitar a casa no espaço ou qualquer outro elemento útil para o bom entendimento do desenho.

Por exemplo, se você deseja representar o ângulo de uma casa, precisará usar dois pontos de fuga, um em cada lado da casa.

Portanto, deve-se saber que, conforme o desenho, os pontos de fuga nem sempre estão localizados no mesmo local.

História da perspectiva

Perspectiva é uma técnica que surgiu no Renascimento, notadamente com a técnica de Sfumato, de Leonardo da Vinci (visível na obra de Mona Lisa). Hoje, a representação da perspectiva é amplamente utilizada pelos artistas, mesmo que alguns designers tomem voluntariamente a decisão de não dar profundidade ao desenho.

Aprender a perceber uma perspectiva é, portanto, o primeiro passo para desenhar sua casa com sucesso.

Depois de configurar seus pontos de fuga e suas linhas, tudo parecerá possível na representação dos cômodos ou da fachada exterior da sua casa.

Curso de pintura: como colorir o desenho da sua casa?

Depois do contorno da sua casa delimitado, o próximo passo é o de acrescentar cores. Esta etapa permite que você volte às linhas que deseja manter depois de fazer o seu esboço, reforçando-as com o material e a técnica de sua escolha, tais como:

  • caneta,
  • tinta nanquim,
  • caneta de feltro,
  • lápis de cor,
  • etc.

Aguarde um momento até os traços secarem completamente. Em seguida, apague as linhas feitas com lápis grafite utilizando uma borracha macia.

Agora o que resta no seu suporte é um desenho limpo e bem-sucedido!

Cada desenhista escolhe se quer colorir ou não o seu desenho. Isso porque tanto o desenho colorido quanto o desenho apenas com linhas funcionam muito bem. Tudo depende do seu objetivo artístico.

Pode parecer básico, mas o lápis de cor pode ser um grande aliado na hora de colorir o desenho da sua casa.

Para colorir seu desenho, é possível fazê-lo utilizando vários tipos de materiais. Alguns dos exemplos mais tradicionais são:

  • aquarela,
  • guache,
  • acrílico,
  • lápis de cor,
  • lápis aquarelado,
  • tinta à óleo (no caso de telas),
  • tinta spray,
  • etc.

Também é possível colorir seu desenho por meio de novas tecnologias, digitalizando seu trabalho e depois usando um software especial. Isso permite que você use diferentes mídias, como carvão, feltros de álcool, pincéis específicos etc. Através deles, você ainda pode se beneficiar de uma paleta de cores extremamente rica.

Por outro lado, isso requer um pouco de conhecimentos de informática.

Seja qual for a técnica usada, aprender a desenhar e colorir é feito pouco a pouco e você deve, acima de tudo, se divertir.

Colorir é uma maneira muito pessoal de expressar seu estilo, por isso não hesite em testar as técnicas e materiais com confiança. Mesmo que o resultado não seja o esperado, tenha em mente que isso também faz parte do aprendizado.

Confira ainda nossas dicas sobre como desenhar uma praia.

Como aprender a desenhar a sua casa?

Para aprender a desenhar, também é possível trabalhar como autodidata. Desenhar um rosto, desenhar animais ou desenhar uma casa: todos os temas podem ser encontrados em de tutoriais na internet ou em um curso de desenho online.

Aprender sozinho é uma excelente maneira de trabalhar sua criatividade de maneira livre, sem se preocupar em agradar um professor ou ficar ansioso por pensar não traçar um exercício corretamente.

Consultar tutoriais e cursos de desenho online por conta própria pode ajudá-lo a desenvolver um programa personalizado de aprendizado, além de te permitir trabalhar com as técnicas que mais te agradam. Uma boa maneira de aprender a desenhar facilmente em pastel, aquarela ou caneta esferográfica.

Então, pronto para começar seu curso de desenho online ou sua aula de pintura?

Precisando de um professor de Desenho ?

Você curtiu esse artigo?

4,33/5 - 3 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.