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Entenda o que é o ensino do Português para Estrangeiros

De Fernanda, publicado dia 10/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > O que é PLE?

Aprender português faz todo sentido quando você quer se integrar no Brasil, encontrar um emprego e poder adquirir documentos nacionais, por exemplo.

Neste artigo, o Superprof explica o que é o PLE e qual a situação do seu ensino no Brasil.

Definição e ensino do PLE no Brasil

Você sabe o que significa PLE?

Onde aprender PLE? O ensino da língua portuguesa permite uma real inclusão dos refugiados.

PLE significa português como língua estrangeira. Os cursos de PLE são, portanto, aulas de português dadas a estudantes que não falam a língua no Brasil ou no exterior. É, portanto, uma disciplina própria e para a qual existem certos métodos.

Não deve ser confundida com o PLM – Português Língua Materna – ou a alfabetização. O PLM é diferente do PLE. É a língua materna portuguesa, falada por falantes nativos e geralmente aprendida desde a infância no ambiente familiar.

Um estudante brasileiro de PLE está, portanto, se preparando para ensinar português a pessoas que não falam o idioma.

Descubra também as frases úteis em português para sua vida diária!

Sabe-se que os primeiros registros do ensino do PLE data de 1901 com o Manual de Língua Portuguesa do professor Rudolf Damm. No início do século XX, o ensino do PLE era um dos principais objetivos no contexto de formação e educação dos filhos de imigrantes à época.

Mas o ensino de PLE já passou por várias fases no Brasil. A atual abordagem comunicativa foi inicialmente anunciada por Almeida Filho, em 1978, em seminário realizado em Florianópolis. Desde então, muitos estudos têm sido feitos sobre o tema, que ainda faz parte da agenda dos pesquisadores.

Por fim, podemos afirmar que o objetivo do ensino do PLE é abrir novos horizontes culturais ao aprendiz, e assim possibilitar uma inclusão com menos estranhamento e mais sentimento de integração.

As últimas configurações mundiais de globalização e os acordos internacionais vêm cada vez mais contribuindo para a expansão dos falantes de língua portuguesa. Desde a criação do Mercosul, houve um considerável crescimento do ensino da língua portuguesa.

No Brasil, a demanda também aumenta graças ao número de estrangeiros que vêm para o país a trabalho ou como estudantes intercambistas. Mesmo em contexto de imersão, muitos desses estrangeiros buscam aprendizado formal da língua.

Atualmente, o ensino do PLE ocorre sobretudo nas instituições de ensino superior, com cursos livres, de extensão, de idiomas ou de graduação.

Quais são os objetivos dos cursos de PLE?

Os objetivos podem ser diversos. Os estudantes não lusófonos que desejam aprender português como língua estrangeira podem estar querendo vir morar no Brasil, trabalhar com os brasileiros, ou fazê-lo para fins puramente culturais ou turísticos, etc.

As diferentes experiências dos professores do PLE mostram que os objetivos dos alunos são diversos e variados. Em todos os casos, os cursos de PLE sempre visam a melhor integração dos indivíduos em uma sociedade estrangeira.

Assim, é diferente das aulas de alfabetização, onde o objetivo primeiro é ensinar brasileiros (em sua maioria) a ler e escrever, mas não tendo recebido essas habilidades linguísticas básicas em sua educação escolar.

O que significa o acrônimo PLE? A formação de professores é importante para a integração dos alunos de PLE.

No decorrer das aulas de PLE, os objetivos são claramente definidos pelos professores:

  • Seleção de noções e vocabulário voltados para as demandas específicas dos alunos,
  • Prioridade total ao oral e ao estudo da fonética,
  • Simulação de situações de comunicação do dia a dia
  • Atenção aos fenômenos de interferência entre o português e a língua de partida (língua de origem do estudante),
  • Respeito pelas especificidades culturais locais,
  • Ensino do comportamento dos falantes do idioma de destino,
  • Ensino em perspectiva plurilíngue e multicultural.

Os cursos de português como língua estrangeira usam como base o método comunicativo, que entende que o aprendizado de uma língua se desenvolve de maneira bem sucedida quanto o aluno é levado a usar a língua para se comunicar em uma situação de real significado. Além disso, levam em consideração o fato de que o aluno está em imersão no Brasil, exposto às situações reais de uso da língua.

Os cursos têm como objetivo oferecer aos alunos as habilidades adequadas para o enfrentamento de situações de comunicação cotidiana, além de oferecer muitas vezes ao aluno o aprendizado e a prática das habilidades orais e escritas exigidas no Celpe-Bras.

Aulas de PLE: para quem?

O público-alvo do ensino do português como língua estrangeira é diverso. Os professores devem se adaptar a cada grupo de alunos:

  • Refugiados étnicos, religiosos, políticos,
  • Imigrantes em geral
  • Estudantes
  • Público precoce,
  • Crianças,
  • Adolescentes,
  • Adultos …

Saiba que a criança e o adolescente são públicos com mais facilidade para aprender uma língua estrangeira: características psicolinguísticas, necessidade de comunicação, ausência de bloqueio cognitivo fazem parte de suas habilidades.

Pelo contrário, os adultos, dependendo da sua situação e sua idade, podem ter dificuldades bem mais importantes. No entanto, ainda possuem outras faculdades essenciais para um aprendizado: motivação, capacidade de trabalho e espírito teórico. A dificuldade de aprendizado no público adulto acontece sobretudo quando a situação vivenciada é involuntária. Assim, a motivação pode ser inexistente.

Como aprender a ler? O ensino do português muda em função do público-alvo.

Enquanto as crianças e os adolescentes confiam totalmente no professor, o público adulto terá um distanciamento maior em relação aos seus métodos de trabalho e sua metodologia, o que pode levar a uma total recusa em se comunicar e integrar ao grupo.

Exames de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

É estrangeiro e quer trabalhar no Brasil? Veja quais são os requisitos!

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira.

O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos Aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Concepção teórica

O Celpe-Bras fundamenta-se na ideia de proficiência enquanto uso adequado da língua para desempenhas ações no mundo. Para isso, leva em consideração não apenas aspectos textuais, mas, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

O Celpe-Bras é um exame para certificar diferentes níveis de proficiência. Isso se baseia na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em Língua Portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência.

Por ser de natureza comunicativa, o Celpe-Bras tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escrita. O Exame, portanto, não afere conhecimentos de Língua Portuguesa por meio de questões sobre gramática e vocabulário; mas sim, avaliando a capacidade de uso dessa língua, independentemente das circunstâncias em que o participante aprendeu.

A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras contam com a colaboração de uma Comissão Técnico Científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de português para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública.

Estrutura do exame

O exame tem uma Parte Escrita, que avalia a compreensão oral e escrita, e a produção escrita em língua portuguesa; e uma Parte Oral, que avalia o desempenho na compreensão e produções orais em língua portuguesa.

A proficiência na língua é avaliada a partir do desempenho do participante em tarefas (Parte Escrita) e em uma interação face a face (Parte Oral) que exigem compreensão escrita e/ou oral, além de produção escrita e/ou oral. Isso inclui práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português.

Níveis de Proficiência

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado é preciso alcançar, tanto na Parte Escrita quanto na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência das Partes do exame for diferente, prevalecerá o nível mais baixo.

Histórico

O Celpe-Bras foi aplicado pela primeira vez em 1998. Desde o segundo semestre de 2009, a aplicação do exame é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número de examinandos vem crescendo progressivamente.

De acordo com o Inep, nos últimos oito anos o exame teve mais de 68 mil participantes

Outros exames de proficiência

O CILP é reconhecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Caxias do Sul, pela União Latina e é declarado de Interesse Educativo pelo Ministério de Cultura e Educação da Argentina. Ele pode ser concedido a estrangeiros de qualquer nacionalidade, idade ou grau de escolaridade. Os exames do CILP são aplicados no Brasil e no exterior e apresentam duas modalidades: CILP e CILP Escolar.

Há também os exames de proficiência portugueses. A certificação da proficiência linguística em Português Língua Estrangeira é realizada pelo Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira – CAPLE, uma Unidade orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Os exames de PLE do CAPLE, unicamente destinados a cidadãos estrangeiros, são aceites para efeitos de estudos, carreira académica, emprego, obtenção de nacionalidade portuguesa, etc., por diferentes entidades e instituições nacionais e estrangeiras. Os seis exames oferecidos avaliam a competência em português como língua estrangeira  correspondente aos seis níveis (A1 a C2) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), independentemente do seu percurso de aprendizagem desta língua e do local onde a desenvolveram. A sua aplicação é feita na rede dos mais de 100 LAPE existentes no mundo, sob a responsabilidade dos respetivos coordenadores.

  • CIPLE – Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira
  • DEPLE – Diploma Elementar de Português Língua Estrangeira
  • DIPLE – Diploma Intermédio de Português Língua Estrangeira
  • DAPLE – Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira
  • DUPLE – Diploma Universitário de Português Língua Estrangeira
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