Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Faça aulas da língua italiana em POA

De Carolina, publicado dia 09/10/2017 Blog > Idiomas > Italiano > Onde aprender italiano em Porto Alegre?

Parla italiano? Com tantos descendentes de italiano no Rio Grande do Sul, essa pergunta pode ser entendida por muitos!

Para quem não é gaúcho, acho que o Rio Grande do Sul ficou mais conhecido por causa da imigração alemã. Talvez, isso se deve a cidades como Joinville, a festa da cerveja, a Orktoberfest feita em algumas cidades do estado.

Mas você sabia que a colônia é tão representativa e importante quanto a alemã no estado? Sim! Os primeiros italianos que pisaram em solo brasileiro graças à imigração chegaram no Rio Grande do Sul no final do século XIX.

Eles chegaram no sul para complementar a mão de obra alemã. Isso porque a imigração vinda da Alemanha diminuiu bastante naqueles tempos.

Então, os italianos chegaram para atender a essa demanda. Eles cultivavam terras próximas a Serra Gaúcha. Implantando, notadamente, os vinhedos tão conhecidos hoje na região em cidades como Caxias do Sul e outras.

Aprenda a língua italiana em POA Muito foi a influência dos italianos na capital do Rio Grande do Sul

Eles também se instalaram no Paraná e você também pode aprender italiano em Curitiba, por exemplo!

Então, a cultura italiana também é muito presente no estado tanto quanto a alemã. Então, por que não estudar a língua dos ascendentes de muitos gaúchos na capital do estado, Porto Alegre?

A cidade oferece muitos cursos da língua de Dante! As maneiras de fazê-los variam muito: aulas em escolas de idiomas, aulas em escolas especializadas na língua italiana, aulas particulares de italiano, centros culturais italianos, etc…

Não perca mais tempo! Conheça os melhores lugares para aprender italiano na capital do Rio Grande do Sul.

Escolas de italiano em Porto Alegre

Agora você já sabe que o Rio Grande do Sul tem uma profunda ligação com a Itália devido aos italianos que se instalaram na região no final do século XIX e início do século XX.

Com eles, sua cultura, língua e descendentes vieram e enriqueceram ainda mais o estado. Italianos e alemãs contribuíram muito com o crescimento e  história gaúcha.

Por isso,  há várias escolas de línguas para aprender italiano, escolas especializadas no idioma de Dante e centros culturais italianos. É possível fazer aulas de italiano no Rio de Janeiro também, sabia?

Vamos à lista?

ACIRS – Língua e Cultura Italianas

A Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS) disponibiliza aulas de italiano para todos os interessados.

Há vários tipos de aula:

  • Cursos de Italiano – Extensivo
    “Duração: o curso é realizado em períodos semestrais, sendo o 1º semestre de março a julho e o 2º semestre de agosto a dezembro.
    Programação dos Cursos: um encontro por semana, com duração de 3h20min.”
  • Cursos de Italiano – Intensivo
    “Duração: 56 h/a, divididas em 14 encontros, para cumprimento do 1º nível ou 2º nível do Curso Extensivo.
    Realização: janeiro e julho.”
  • Cursos de Italiano – Semi-Intensivo
    “A duração do semi-intensivo é de 64 horas-aula.
    Cada hora-aula corresponde a 50 minutos de uma hora-relógio.
    Os cursos terão duração de 3h e 20min por dia, que correspondem a 04 horas-aula.”
  • Cursos de Italiano – Conversação
    “O Curso de Conversação A (Básico) tem por objetivo o desenvolvimento da fala em situações comunicativas de primeiro contato, quais sejam, situações comunicativas para resolver questões de sobrevivência, em situações de contato com o falante nativo: comunicações em um bar, restaurante, hotel, nos meios públicos, pedidos de orientação pelas ruas, etc.. Ou seja, nas situações de viagem e comunicação imediata com desconhecidos. O Curso de Conversação A (Básico) está estruturado em 2 horas-aula semanais, em um encontro.

    Faça aulas de italiano em Porto Alegre Quanta coisa para aprender da língua, história e cultura italiana?

    O Curso de Conversação B (Avançado) tem por objetivo o desenvolvimento da fala em situações comunicativas reais, mais complexas, tais como: descrever experiências e acontecimentos, ambições, expor razões, opiniões, projetos e etc.. O aluno que pretende frequentá-lo deve ser capaz de comunicar EXCLUSIVAMENTE em língua italiana, participar de diálogos e produzir monólogos com certa espontaneidade.

  • Cursos de Italiano – Minicursos
    “Ciência sem Fronteira – italiano para intercâmbio, Italiano para viagem, Grammaticale, Literatura Italiana, Italyoga: yoga em italiano, Gastronomia italiana, Arquitetura italiana, Arte italiana, Teatro italiano, Aprenda italiano cantando, Produção textual, Ciclo di letture guidate”.
  • Curso de Cultura Italiana

Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul

A Sociedade Italiana foi fundada a mais de 100 anos! Ela serviu como ponto de apoio para os italianos que chegavam na região sem muitos recursos. Ela também promove a cultura da Itália como algumas escolas de italiano em Belo Horizonte.

Eles também disponibilizam cursos de italiano. Conheça aqui como ele funciona de acordo com dados do site da instituição:

O curso de italiano é dividido da seguinte forma:
  • “Curso Básico: A1 – A2 (livro 1)
  • Curso Intermediário: B1 – B2 (livro 2)
  • Curso Avançado:  B2 – C1(livro 3) (concluída esta etapa, o aluno já está oficialmente apto a concorrer a situações de trabalho e/ou estudo na Itália)
    Conversação : poderão se matricular no curso aqueles alunos que completaram o B2- (Intermediário), do curso tradicional de italiano, ou aqueles que já concluíram todo o curso.
    Duração: o curso é realizado em períodos semestrais, sendo o 1º semestre de março a julho e o 2º semestre de agosto a dezembro. Aulas uma vez por semana, com duração de 03h , sendo 19 encontros, totalizando 57h o semestre.”

Massolin de Fiori

Mais uma associação de descendentes de italiano em Porto Alegre que oferece aulas do idioma de Dante Alighieri.

Aprenda italiano em Porto Alegre A arte e história italiana são tão ricas quanto o seu idioma

  • Arrivederci: “Curso dividido em módulos (níveis). Aulas 1 X por semana com 3 meses de duração cada nível (44 horas-aula).
    Níveis 7 e 8 com 60 horas/aula cada um. Serão oferecidos 8 módulos, alguns em períodos de férias. Seu ritmo é mais dinâmico e você poderá concluir o curso em 3 anos ou menos (total 480 horas-aula).
    Conversação: a partir do 4º nível.
    Mini cursos: Gastronomia, Música, Italiano per Bambini e Monitoria”.

Centros Culturais Italianos em Porto Alegre

Há muitos centros culturais italianos na capital do Rio Grande do Sul! Graças a esses estabelecimentos, você poderá aprender o italiano não somente com as aulas, mas com palestras, exibições, exposições, encontros com nativos, etc.

ACIRS

Além das aulas de italiano, a Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS) também promove a cultura italiana através de sua biblioteca e de eventos sobre o cinema, cozinha e hábitos italianos.

  • Biblioteca
    “O acervo inclui livros didáticos da língua italiana, gramática da língua italiana, literatura infanto-juvenil em italiano, literatura italiana, obras sobre a imigração italiana, turismo na Itália, dicionários, enciclopédias e Atlas italianos. Além disto, o acervo inclui revistas e jornais, fitas de vídeo, CD-ROM e DVDs.”
  • Cinema Italiano
    Várias exibições de filmes são feitas na ACIRS e outras instituições de Porto Alegre e região. Dê uma olhada na programação no site da associação.
  • Cozinha italiana
    Você pode encontrar uma série de receitas italianas no site da ACIRS.
  • Venerdi Culturale
    “Na segunda e na quarta sextas-feiras de cada mês, a ACIRS oferece uma boa opção para terminar bem a semana!”

Aulas Particulares de Italiano em Porto Alegre

Você também pode optar por um dos métodos mais tradicionais, eficazes e flexíveis para aprender italiano: as aulas particulares!

Afinal, muitas pessoas já aprenderam idiomas e outras disciplinas como matemática, química, física, história através delas!

Elas costumam ser mais eficientes porque as aulas particulares são moldadas de acordo com o aluno. Já nas aulas em grupo, fica mais difícil de fazer isso por causa da presença de outros alunos que podem ter ritmos diferentes de aprendizado.

Outra grande vantagem é que o aluno também pode adaptá-la de acordo com seus objetivos: viagem, melhorar a gramática, conversação, intercâmbio, negócios, trabalho, razões afetivas, etc.

Você acha que acabou por aqui? Nada disso! Os alunos também podem escolher os horários mais adequados para eles: antes ou depois da escola, faculdade, trabalho… Além de poderem optar por ter aulas de italiano online ou presenciais, demais não?

Nas escolas de idiomas e aulas em grupo, definir o horário que quer pode ser mais difícil. Normalmente, o horário das aulas já é predeterminado.

Aprenda o idioma de Dante na capital gaúcha Faça aulas de italiano em POA e passeie pela Itália

E o local onde se passam as aulas? Também é bem flexível! Na maioria dos casos, os professores se deslocam para dar aulas na casa do aluno, perto de seu trabalho, em uma lanchonete tranquila, etc. Tudo é possível! Há também professores que possuem um lugar específico para ministrar suas aulas particulares.

Você pode aprender italiano em Recife! Sempre haverá um professor particular de italiano te esperando em muitas cidades brasileiras!

Ok, vamos supor que você decidiu por esse método para aprender italiano. E agora? Como encontrar o professor ideal para te dar aulas particulares?

Isso ficou ainda mais fácil com o Superprof! No nosso site, você só precisa definir a disciplina que quer aprender, no caso, italiano, e o local onde mora (bairro e cidade).

Com esses dados, você pode dar largada a pesquisa geolocalizada exclusiva no site do Superprof. Os perfis vão aparecer de acordo com seus critérios de pesquisa. Assim, você terá várias opções de professores perto de sua casa, trabalho, faculdade, academia…

Você terá somente o trabalho de ler os perfis dos professores e escolher o que se adapta melhor com suas expectativas.

Outra vantagem do Superprof é que você sabe o preço das aulas particulares imediatamente. Esse também pode ser um fator determinante para a escolha de seu professor ideal, não é?

Mas caso não tiver certeza de sua escolha, não se preocupe! A maioria dos nossos superprofessores oferecem a primeira aula de graça! Assim,você poderá conhecer seus métodos e seu professor melhor e sem compromisso!

Então, o que você está esperando para encontrar o seu professor particular de italiano em Porto Alegre? Saiba que você também pode aprender italiano em São Paulo!

Se preferir pode também fazer um bom curso italiano online, caso prefira a comodidade do seu sofá!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Marcia Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Marcia
Convidado
Marcia

Tenho muito interesse em fazer o curso