Entender o sistema educacional brasileiro e os tópicos de matemática abordados desde os primeiros anos até o último do ensino médio pode parecer desafiador à primeira vista. No entanto, estamos aqui para simplificar essa jornada educacional e fornecer respostas claras às suas perguntas.
O processo de seleção dos conteúdos de matemática, assim como a maneira como eles são ensinados, pode variar entre escolas, estados, cidades e até mesmo entre professores. Mas há um conjunto de diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que deve ser seguido em todo o país. Isso significa que, embora existam diferenças regionais, há um núcleo comum de conhecimento que todos os alunos devem adquirir.
Nesta exploração do conteúdo de matemática para o ensino fundamental e médio, vamos mergulhar nas diferentes áreas temáticas e nos principais tópicos abordados em cada fase da educação matemática. Desde os blocos de construção iniciais até as habilidades mais complexas necessárias para o sucesso acadêmico e profissional, examinaremos como o currículo de matemática é estruturado para preparar os alunos para os desafios do mundo moderno.
O ensino de matemática do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
Nos anos iniciais do ensino fundamental, a ênfase está na alfabetização matemática. Assim como uma língua, a matemática tem seu próprio vocabulário e símbolos. O objetivo é que as crianças se familiarizem com esses símbolos e aprendam a fazer cálculos simples de cabeça.
O conteúdo que apresentaremos aqui é baseado nas Diretrizes Curriculares da Secretaria de Educação e no site Brasil Escola do UOL. É importante destacar que o currículo pode variar entre instituições.
1º ano do ensino fundamental
No primeiro ano do ensino fundamental, os alunos dão os primeiros passos na matemática. Eles aprendem a contar objetos, exploram os conceitos de adição e subtração e começam a reconhecer formas geométricas básicas. É dividido mais ou menos assim:
- As crianças aprendem os símbolos e o vocabulário matemático
- Elas começam a contar objetos mentalmente.
- Resolvem problemas de matemática simples por conta própria.
- Introdução a noções de mapas e calendários.
- Identificação de formas geométricas básicas, a criança identifica algumas das principais formas geométricas.
O aluno encontra algumas respostas para simples problemas de matemática sem a intervenção do professor, se quiser conhecer um pouco melhor sobre o mercado de trabalho da matematica, clique no link!
2º ano do ensino fundamental
É a continuação do primeiro ano. O exercício mental é muito importante, ou seja, a criança deve contar e realizar cálculos de cabeça. No segundo ano, os alunos continuam a desenvolver suas habilidades matemáticas. Eles exploram o sistema numérico, trabalham com medidas simples e aprimoram a noção de espaço. Os temas abordados na matemática do segundo ano do ensino fundamental são:
- Continuação do primeiro ano, com foco em exercícios mentais.
- Aprendizado dos sistemas numéricos.
- Ênfase na noção de espaço.
- Trabalho com medidas e grandezas, como temperatura, massa e comprimento.
Além disso, ela aprende a escrever os sistemas numéricos. A noção de espaço também é muito importante nesse ano. As medidas e grandezas continuam a ser trabalhadas tais como temperatura, massa, comprimento etc.
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3º ano do ensino fundamental
A intenção é ainda aprofundar as bases dos anos anteriores. Nessa altura, a criança deve conhecer bem a linguagem do sistema numérico e saber resolver alguns problemas de adição e a subtração.
A nomenclatura de formas e figuras também começa a ser cobrada. Ela deve ser capaz de utilizar o sistema métrico e ver as horas. Logo, a estruturação do ensino de matemática do terceiro ano do fundamental é assim:
- Aprofundamento dos conceitos dos anos anteriores.
- Domínio da linguagem do sistema numérico.
- Resolução de problemas de adição e subtração.
- Introdução à nomenclatura de formas e figuras geométricas.
- Uso do sistema métrico e leitura de horas.
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4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada. Os números naturais já podem ser organizados em ordem crescente e decrescente. O aluno descobre o mundo das vírgulas e das frações.
Além de saber identificar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas, a área e o perímetro começam a ser explorados.

O dinheiro e o sistema monetário brasileiro também são aprendidos nesse ano. Aqui a lista de temas abordados na matemática do quarto ano:
- Introdução à multiplicação e aprendizado da tabuada.
- Organização de números naturais.
- Exploração de vírgulas e frações.
- Identificação de semelhanças e diferenças em figuras geométricas.
- Aprendizado sobre dinheiro e sistema monetário brasileiro.
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5º ano do ensino fundamental
Os números decimais devem estar na ponta da língua. O aluno faz alguns cálculos de frações e vírgulas. Eles aprendem também a porcentagem.
Além da área e perímetro, eles devem identificar os vértices, face e aresta nas figuras geométricas. Os gráficos também são explorados aqui.
A criança já sabe o básico da matemática aplicado na vida cotidiana. A partir do 6º ano, ou seja, os anos finais do ensino fundamental, o conteúdo matemático fica mais complexo. Uma lista completa dos demas de matemática do quinto ano:
- Domínio de números decimais.
- Trabalho com frações e porcentagens.
- Exploração de áreas e perímetros em figuras geométricas.
- Identificação de vértices, faces e arestas.
- Uso de gráficos para representar dados.
Veja aqui quais os empregos na área de matemática no mercado atual!
O ensino de matemática do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Eles já não são mais crianças mas também não são adultos! Longe disso, eles são pré-adolescentes ou adolescentes. Os alunos chegam ao 6º ano com 11 anos e começam o 9º ano com 14 anos.
Eles já aprenderam a base dos números decimais, sabem contar na ordem crescente e decrescente, fazer frações, porcentagens, cálculos de subtração, adição, multiplicação e divisão.
Além disso, conhecem as principais figuras geométricas.
A partir do 6º ano, as bases da matemática começam a ficar mais complexas. Veja aqui o resumo dos conteúdos do 6º até do 9º ano de acordo com o site matematicazup.
6º ano do ensino fundamental
Além de intensificarem o que aprenderam nos anos iniciais do ensino fundamental, os alunos aprendem as potências dos números naturais, os MMC (mínimo múltiplos comuns) e os MDC (máximo divisor comum), números primos e compostos.
Já para a geometria, eles vêem os polígonos, quadriláteros, circunferências, círculos, cones, esferas.
O sistema cartesiano também entra no programa desse ano letivo e também no curso de matematica.
7º ano do ensino fundamental
A base do aluno já é boa. Porém, ainda falta bastante coisa! Como em todos os anos, ele reforça aquilo que aprendeu nos anos anteriores.
As novidades nesse ano são a adição, subtração, multiplicação e divisão dos números racionais, raiz quadrada, raiz cúbica.
A matemática financeira ganha peso: regra de três simples e composta, juros simples e compostos.

A famosa equação surge em 1º grau com uma variável e inequações do 1º grau. Já na geometria, a bissetriz é explorada.
Eles estudam os conceitos de reflexão, rotação e translação na simetria. O aluno aprende novos elementos da geometria espacial como poliedros, cálculo de volumes e relação entre volume e capacidade. Eles começam a ver a probabilidade.
8º ano do ensino fundamental
Ano cheio de novidades para os alunos. A potencialização, radiciação, raízes exatas e aproximadas, números irracionais são temas da matéria global dos números reais.
Já na álgebra, os assuntos tratados são: polinômios, produtos notáveis, frações algébricas, equação de 1º grau com 2 variáveis, sistema de equações e inequações.
Os ângulos são mais explorados com o aprendizado dos ângulos opostos pelo vértice, formados por paralelas e transversais. Eles aprendem a soma dos ângulos, a congruência, semelhança, mediana, bissetriz e altura dos triângulos.
Os quadriláteros e circunferências também são aprofundados. As áreas e volumes dos sólidos geométricos, a planificação de prismas não ficam para trás. As estatísticas e probabilidade ainda são temas importantes nesse ano.
9º ano do ensino fundamental
Última etapa do ensino fundamental. A tão esperada equação do 2º grau dá o ar da graça! E, claro, ela vem acompanhada da fórmula de Bhaskara, equações binárias e sistemas de equações do 2º grau.
Outro famoso da matemática também chega ao currículo escolar: o teorema de Pitágoras. Além dele, a razão, proporção e teorema de Tales, relações métricas do triângulo retângulo e circunferência.

Já ouviu falar em relação entre seno, cosseno e tangente? A gente aprende isso e todas as razões trigonométricas. Os ângulos de 30º, 45º e 60º também chegam para ficar no 9º ano.
As estatísticas não são mais novidades, mas são analisadas pelas amostragens, gráficos e distribuição de frequência.
Outro "bicho papão" para muitos ganha bastante peso, a probabilidade: princípio multiplicativo, probabilidade condicional, distribuição probabilística e tomadas de decisões.
O ensino de matemática do 1º ao 3º ano do ensino médio
Acabou-se o ensino fundamental e o agora adolescente deve se confrontar com decisões muito importantes para sua vida adulta.
Para qual curso prestar vestibular em exatas, Enem? Qual é minha área preferida? Ciências exatas, humanas, biológicas? Quais matérias são importantes para mim nesse percurso final?
Como se não bastasse todas essas perguntas, os alunos estão na flor da puberdade, descobrindo tudo e mais um pouco! Quantos desafios!
E, francamente, a escola não pega leve. A vida é dura, não é mesmo?
E eles têm que começar a se acostumar...
Então, vamos para o conteúdo do 1º, 2º e 3º grau do ensino médio e em como passar em matemática nessa etapa muito mais desafiadora. Quem nos dá as informações é o site matematicazup.
1º ano do ensino médio
Podemos dizer que as funções são o centro das atenções nesse ano letivo: domínio, contradomínio e imagem; gráficos de funções; definição, análise e gráfico da função afim; função quadrática; suas raízes ou seus zeros, estudo da parábola; função, equações e inequações das funções modulares, exponenciais, logarítmicas.
Eles aprofundam os temas do 9º ano em geometria plana como os teoremas de Tales, triângulos, circunferências e cálculo de áreas.
As sequências, progressões aritméticas e progressões geométricas também estão no programa.
A matemática financeira ganha reforços com os juros simples, compostos, descontos, taxas e financiamentos.
2º ano do ensino médio
A análise combinatória começa com suas permutações, arranjos, combinações, números binomiais, binômio de Newton, triângulo de Pascal.
A probabilidade volta com tudo! As leis dos senos, cossenos, circunferência trigonométrica, as equações e inequações trigonométricas, as funções seno e cosseno.
A geometria espacial ganha reforço com os poliedros e a relação de Euler; os prismas e o princípio de Cavalieri, as pirâmides, cilindros, cones e esferas.
Outro bicho papão de muitos surge, as matrizes: adição, subtração, multiplicação de um número real por uma matriz, matriz transposta, inversa, determinante de uma matriz, aplicações de matrizes. Quem disse que acabou?
Os sistemas lineares com suas equações, regra de Cramer, sistemas lineares equivalentes, 2 x 2, 3 x 3, homogêneos...
3º ano do ensino médio
Um dos anos mais estressantes da nossa vida: fim do ensino médio, vestibular e ENEM chegando, começo da vida adulta!
Os polinômios chegam com suas funções, valor numérico, igualdade, raízes, equações, decomposição de fatores de 1º grau, relações de Girard...
Os números complexos estão também no programa com seus conjuntos, operações, representações geométricas, módulo, forma trigonométrica, equações binômias e trinômias.
A geometria analítica ganha força com o estudo do ponto, distância entre dois pontos, ponto médio de um segmento de reta; estudo da reta, da circunferência com suas parábolas, elipses e hipérboles.
As estatísticas voltam de novo com suas medidas de tendência central, média, mediana, moda, medidas de dispersão com variância e desvio-padrão.
Ufa! Parece muita coisa, mas calma! Isso tudo é ensinado durante 12 anos. E olhe que este é somente o conteúdo de aula de matematica ensino fundamental e médio.

Ainda tem as outras matérias como língua portuguesa, física, química, biologia, ciências, ciências sociais, geografia, história (claro, a existência e o conteúdo delas dependem do nível e da escola do aluno) etc...
E lembrando mais uma vez que todo esse conteúdo da aula de matematica pode variar de acordo com cada escola, necessidades regionais e culturais de cada cidade do país.
Pronto para encarar ou acompanhar (seu filho, sobrinho, amigo, aluno etc) nesta viagem de 12 anos nos conteúdos da matemática?
Conheça os principais eixos temáticos de matemática
Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o currículo de matemática, do ensino fundamental I ao ensino fundamental II, contempla uma série de conteúdos que abordam diferentes eixos temáticos.
Nos primeiros anos de ensino, a proposta é trazer o conhecimento mais básico das unidades temáticas, são esses eixos: grandezas e medidas, números, álgebra, geometria, probabilidade e estatística.
A medida que o tempo passa, a instituição de ensino prevê que os conteúdos apresentados ao estudante deve ser levado para os anos seguintes, e serão aperfeiçoados conforme o aluno avança na disciplina.
é a carga horária média de aula semanal no Brasil.
Dessa forma, a matemática é ensinada para que o aluno seja produtor de conhecimento, cabendo ao professor ficar em sala mediando esse conhecimento. O que é ótimo!
A reformulação na maneira de se ensinar a disciplina de matemática oferece aos alunos a esperança de que todos possam fazer parte desse processo chamado de construção do saber.
Assim, espera-se que o estudante seja capaz de utilizar os conceitos matemáticos mediados pelo professor dentro e fora de sala de aula, o que faz da matemática uma disciplina mais útil e próxima da sua realidade no dia a dia.
Essa forma de ensino tem o objetivo de ampliar o conhecimento do estudante.
O objetivo de tais mudanças é ressaltar a importância da matemática para a vida em sociedade.
Resumo de matemática: organização temática das disciplinas
De acordo com a BNCC - Banco Nacional Comum Curricular - , os diferentes campos da matemática estão organizados por unidades temáticas.

O BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica, palavras do MEC.
Entenda o que é cobrado em cada um desses eixos temáticos:
Números 🔢
Essa unidade temática tem como objetivo principal desenvolver no estudante o pensamento numérico, conhecimento este relacionado à capacidade de quantificar, julgar, contar e interpretar argumentos baseados em quantidade.

O currículo de matemática no Ensino Fundamental e Médio no Brasil é projetado para fornecer uma base sólida em conceitos matemáticos essenciais e preparar os alunos para desafios acadêmicos posteriores.
Nesse eixo é apresentado ao aluno noções de proporcionalidade, aproximação, ordem e equivalência.
Álgebra 🧮
Essa unidade temática tem como foco a ênfase no pensamento algébrico, o que possibilita ao estudante representar e compreender as relações de grandezas, variação, equivalências, proporcionalidade e interdependência.
Sobre conteúdos, essa unidade tem a finalidade de preparar o estudante para perceber as regularidades e padrões de sequências numéricas e não numéricas e assim interpretar as representações simbólicas e gráficas para resolver problemas por meio de equações e inequações.
Vale ressaltar aqui a relevância de fazer com que o aluno compreenda o passo a passo utilizados para se chegar a resolução de um problema, sem que ele tenha que memorizá-los. Lembre-se compreender os processos é diferente de decorar, veja um curso de matematica online se precisar de uma mãozinha no seu aprendizado!
Geometria 📐
Esse eixo temático tem por finalidade estudar a posição e deslocamento no espaço, assim como formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais, mas esses são só alguns dos objetos de conhecimento dessa unidade temática.
O que se espera ao ensinar essa temática, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, é desenvolver muito bem o raciocínio necessário para investigar propriedades, conjecturar, e produzir argumentos sólidos, considerando as noções de geometria do curso de matematica basica que já foi feito.
De acordo com as diretrizes, a finalidade desse estudar esse eixo é poder contemplar o trabalho com as transformações geométricas, levando em conta o trabalho com a habilidade de construção, representação e interdependência.
Grandezas e medidas 📏
Chegamos ao eixo temático que não se prende apenas a matemática, podendo englobar outras disciplinas, como o desenvolvimento de coordenadas geográficas, escalas de mapas, etc visto na geografia.
O principal objetivo de se ensinar esse eixo temático é possibilitar aos alunos que eles tenham clareza de que medir é comparar uma grandeza com outra unidade, sendo assim ele pode expressar o resultado dessa comparação por meio de um número.
Logo para se chegar a determinado resultado é preciso ter conhecimento das relações métricas, conceito de número, desenvolvimento do pensamento algébrico e a aplicação de noções geométricas. Essa unidade, como já foi dito acima favorece ao aluno o diálogo com outras áreas do saber, como a ciências, a geografia, etc.
Probabilidade e estatística 🎯
Entendemos por probabilidade o estudo matemático na quantificação da aleatoriedade e das incertezas de eventos na natureza. Por estatística, a ciência da coleta, análise de dado e descrição. Mas engana-se quem pensa que não há um elo entre os dois conteúdos, probabilidade e estatística estão ligadas como "o feijão como arroz ou o queijo com goiabada".
As duas ciências lidam com o eixo temático ao qual o foco será aprender a organizar, representar, coletar, interpretar, analisar dados nos mais variados contextos para se encontrar a solução a partir dessas observações.
Qualquer conteúdo a cerca dessa unidade de eixo temático deve ter como finalidade capacitar o estudante para utilizar os conceitos estatísticos para a compreensão e comunicação de fenômenos reais do dia a dia.
Conteúdo de matemática para explicar e compreender o mundo
A matemática tem o poder de levá-lo a identificar os conteúdos numéricos como forma de compreender e transformar o mundo à sua volta. Por essa razão, a disciplina é umas das pautas centrais na definição dos objetos de conhecimento e habilidades a serem desenvolvidos pelos alunos em sala de aula matematica.

O conhecimento matemático vai além dos cálculos e equações e se aplica ao entendimento que temos do mundo!
Nesse sentido, o ensino fundamental tem se preocupado com o letramento matemático do alunos do ensino fundamental I ao ensino fundamental II.
Pode-se dizer que o conhecimento matemático vai muito além de fazer continhas, aplicação de fórmulas mirabolantes e dos incansáveis cálculos, os profissionais propõem um novo conceito para se ensinar a tão temida matemática, ao qual o foco ficará centrado no letramento matemático dos alunos.
O que é letramento matemático?
Tem-se por letramento matemático o desenvolvimento de habilidades de raciocínio, comunicação, argumentação e representação, com a finalidade de que o aluno tenha a possibilidade de assumir um postura mais participativa nos diferentes contextos do aprendizado, que pode ser:
Se posicionando sobre uma determinada questão
Buscando meios de investigar soluções para ela
Em outras palavras, o objetivo do letramento matemático é tornar o aluno mais ativo, um produtor de conhecimento. Pesando dessa forma, o conceito de letramento matemático será contextualizado para que o estudante concilie teoria e prática, assim sendo capaz de solucionar problemas dentro e fora da sala de aula matematica.
As bases curriculares defendem que o ensino de matemática no ensino fundamental, os processos matemáticos devem ser vistos como estratégia para aprendizagem de uma maneira ativa, sempre pensando no desenvolvimento de competências específicas.
Como os assuntos de matemática podem ampliar o desenvolvimento intelectual do aluno?
Os assuntos de matemática desempenham um papel fundamental no desenvolvimento intelectual dos alunos de várias maneiras:
- Raciocínio lógico e crítico: Resolver problemas matemáticos requer pensamento lógico e crítico. Os alunos aprendem a analisar situações, identificar padrões e aplicar estratégias de resolução de problemas, habilidades que são transferíveis para outras áreas da vida.
- Abstração e generalização: A matemática envolve a manipulação de conceitos abstratos e a capacidade de generalizar padrões. Isso ajuda os alunos a desenvolver habilidades para representar problemas de forma simbólica e encontrar soluções gerais para uma variedade de contextos.
- Precisão e rigor: A matemática exige precisão e rigor na comunicação e na aplicação de conceitos. Os alunos aprendem a expressar suas ideias de forma clara e concisa, e a justificar seus raciocínios de maneira lógica, desenvolvendo assim habilidades de comunicação e argumentação.
- Resiliência e perseverança: Resolver problemas matemáticos nem sempre é fácil e muitas vezes requer tentativa e erro. Os alunos aprendem a perseverar diante de desafios, a persistir na busca por soluções e a lidar com a frustração de forma construtiva, desenvolvendo assim habilidades de resiliência e perseverança.
- Criatividade e inovação: Embora a matemática seja frequentemente vista como uma disciplina de regras rígidas, ela também envolve criatividade e inovação. Os alunos são encorajados a explorar diferentes abordagens para resolver problemas, a pensar fora da caixa e a encontrar soluções únicas e originais.
Essa lista explica muito o quão importante é o aluno abordar tantos conteúdos de matemática ao longo da sua vida escolar, pois é algo que será utilizado ao longo da sua vida, seja acadêmica ou pessoal.
O letramento matemático permite ao aluno desmistificar a matemática como a matéria mais "difícil" ou o "bicho de sete cabeças"
Também, isso dará base para que o estudante possa se comunicar matematicamente com outras pessoas, representando, descrevendo apresentando seus resultados com precisão.
Os assuntos de matemática ampliam o desenvolvimento intelectual do aluno ao promover o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e habilidades socioemocionais importantes como resiliência e criatividade!










gostei, foi muito esclarecedor e objetivos. Apresenta de forma sucinta os conteúdos abordados em cada um dos anos. Exatamente o que procurava.
Não achei nada sobre equação binaria.
Esta lá no 9 ano
Gente quanta coisas apredi ou tirei minhas dúvidas como e bom era tifo qui eu precisa vá pra tirar duvidas si tiver aulguma coisa escrita errado no pedoi uso ídolos agora e 7 hrs
Oi gostaria de tirar uma duvida muita gente me falo que eu nao coseguiria fazer a materia de matematica do ensino medio sem ter o fundamental eis a questao , fiz o encejaa para comclusao do ensino medio , eliminei todos os eixos menos de matematica , vamos la liguei na secretaria de educacao do parana e eles me falaram que consigo sim quanto no cebeja quanto no eja esta correto posso fazer a ultima materia d matematica sem ter o fundamental para mim pegar de vez meu certificado. So falta essa materia me ajuda por favor.
Ola Mariza em que voce precisa de ajuda na matrematica
Boa noite gostaria saber a ordem dos conteúdos de matemática da EJA 1 ano . Obrigada .
Eu quero aprender matemática do primeiro ano do ensino médio
Que saudade de tudo isso! Vou revisar tudooo.
Grato pelo resumo! Muito bom
Resumo simples e esclarecedor, muito bom! Obrigado!.
Poderia colocar links de outros matérias no material se caso tiver!
Gostei desse artigo
Obrigada por passar todo o conteúdo de Matemática. Tem também a Teoria dos Conjuntos. Vou começar a estudar todas essas matérias de Matemática!
Boa noite! Gostaria de fazer um curso de matemática, porém presciso começar do 0 como faço?
Obrigada me ajudou muito, estava em dúvida pois com muitas precariedades não aprendi todos os conteúdos na escola. Me ajudou muito. Não sei como agradecer ♡
Ficamos muito feliz com seu comentário Grasi, que bom que te ajudamos a compreender um pouquinho da matemática. <3
Obrigado pelo post, aprendi bastante e encontrei coisas que eu procurava.
Olá Kevin,
obrigada pelo comentário, ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo e que tenha encontrado o que precisava. (:
Até breve no We Love Prof!
Parabens gostei do conteudo. Didatico, sucinto e bem objetivo. Obrigado.
Que maravilha de artigo! Simples e esclarecedor. Achei importante conhecer esse conteúdo, onde ficou posicionado cada etapa do fundamental ao medio. É um desenrolar de emaranhado de assunto em nossa mente. Agora consigo visualizar melhor para estudar. Obrigado!
Ótimo artigo
Muito esclarecedor tirei todas as minhas dúvidas.!!!!!!!!!!.
Estou grato por essas informações, do zero ao avançado.
Foi muito enrolado, mas também foi muito proveitoso.
agora sei como posso ajudar minha filha nessa pandemia
que bom que gostou, Andrelina !
Temos vários artigos com muito conteúdo 100% online para ajudar os alunos a estudarem enquanto estão confinados… Dicas de jogos, matérias, etc… Esperamos que aprecie também !
Bons estudos pra sua filha !
Gostei do artigo , sou professor iniciante.
achei muito bom aprendi muitas coisas sobre a matematica
Gostei mais precisa de mais melhorias
Olá Gisele,
obrigada pelo comentário. O que você gostaria que tivéssemos colocado mais? Será um prazer trazer mais conteúdo de qualidade pra vocês. ✨
Excelente abordagem, belíssimo material se apoio aos professores.
BOA TARDE!!! EU PRECISO DE LIVROS PROFESSOR DA DISCIPLINA DE MATEÁTICA 1º, 2º E 3º ANOS, QUEM TIVER ME AJUDAR NESSA PARTE.- ATENÇÃO!!! LIVROS DIGITAIS.