O Natal está chegando e o que não pode faltar? Aquela bela reunião familiar, a pergunta da tia sobre os namoradinhos, as piadas do tio do pavê, a criançada correndo pela sala, a Simone perguntando "o que você fez?" e é claro, os deliciosos pratos natalinos. Muita comida, fartura e amor.
Nada como aquela mesa farta, típica desta época do ano, não é mesmo. Nessa data esquecemos a dieta e comemos sem culpa.
Se você não é nenhum Chef de Cozinha, mas decidiu se aventurar para levar um dos pratos para a ceia deste ano, você veio ao lugar certo. Vamos te dar algumas dicas e receitas de pratos natalinos que até mesmo quem nunca fez um curso de culinária pode se arriscar.
Prontos para colocar a mão na massa? Ou melhor, nos pratos típicos do Natal? Você pode fazer um curso de culinaria online para arrasar nas festas.
Cozinhando um peru natalino
Um dos pratos mais tradicionais na Ceia de Natal da família brasileira (e em algumas outras partes do mundo) é o peru. Seja recheado com uma bela farofa, sem recheio, com molho, sem molho, com abacaxi ou sem abacaxi, ele está sempre lá, presente e no centro da mesa, reinando como uma bela ave.
E esse é um dos pratos mais simples de se preparar, sem muito mistério. Então, separe os temperos, prepare seu "mise en place" e comece já a fazer um peru delicioso e com bastante memória afetiva.
Se você comprou um peru já temperado, cuidado na hora de dar o seu toque para não passar o sal. Mas, sempre aconselho colocar mais algumas ervas e especiarias para dar ainda mais sabor. Outra coisa que gosto de fazer é colocar algumas cebolas picadas dentro do peru (dica preciosa da minha mãe). A cebola ajuda a trazer humidade ao prato e não deixa a carne do peru ficar seca.

Para preparar o prato, comece no dia anterior, descongelando o peru e fazendo aquela salmoura bem gostosa, que vai conferir bastante sabor a sua carne. Originalmente a salmoura é uma mistura de água e sal, mas gosto de sempre inovar, então vai ai uma receita autoral.
Você pode usar os seguintes ingredientes para a salmoura:
1 xícara de chá de vinho branco
suco de duas laranjas
suco de um limão
1 cebola média ralada
3 a 4 dentes de alhos triturados
2 colheres de sopa de manteiga derretida
sal, pimenta, páprica, ervas finas e demais temperos à gosto
Coloque a sua peça de peru em um saco, junto com esse líquido, e deixe marinando na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte, algumas horas antes da ceia, retire o peru da geladeira, coloque em uma assadeira, coloque duas cebolas médias picadas dentro do peru, cubra com papel alumínio e leve ao forno à 200º por aproximadamente 2 horas. Caso o seu peru tenha aquele termômetro, deixe até ele saltar.
Depois deste tempo, retire o papel alumínio, aumente a temperatura para 220º ou 240º (conforme a potência do seu forno) e deixe por mais 20 minutos ou até dourar.
Prontinho, agora é só colocar em uma travessa bem bonita, decorar com frutas, ou uma bela farofa e servir.
Você pode conferir mais algumas dicas de outros temperos neste vídeo. Aulas particulares de gastronomia também podem te auxiliar na cozinha.
Como cozinhar um pernil com molho?
Outra carne muito típica no Natal de todas as famílias do Brasil é o pernil. Se não tem pernil no Natal, certamente terá na passagem do ano, já que a tradição proíbe as aves no Réveillon. Nada que cisque para trás, só o que fuce para frente.

A técnica do preparo antecipado também é super válida para este caso. Faça furos com uma faca no pernil e recheie com bastante cebola ralada. Isso vai deixar a carne suculenta ao final do preparo.
Deixe o pernil em uma vasilha com o tempero de um dia para o outro. Vá virando a carne de 2 em 2 horas. Uma dica é usar uma colher de sobremesa de sal para cada quilo de carne.
Para o pernil, sugiro os seguintes temperos:
Sal (conforme o tamanho/peso da sua peça de carne)
3 colheres de sopa de açúcar cristal (para dar uma cor dourada à sua carne ao final).
Folhas de louro, pimenta preta, tomilho
3 cebolas médias raladas
4 dentes de alho
Algum líquido como vinho branco ou suco de laranja para misturar.
Deixe aproximadamente 12 horas marinando na geladeira, coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e depois forno. O pernil deve ser assado em fogo baixo, máximo 180º e pode demorar 4 horas ou mais de forno, dependendo do tamanho da peça. Vá abrindo o alumínio e verificando de tempos em tempos. Quando notar que a carne está completamente assada, retire o alumínio e deixe dourar.
Você também pode buscar por um curso culinaria saudavel sp ou em outros estados!
Para acompanhar, que tal um molho barbecue? É um molho de preparo fácil e combina muito com carne de porco. Então segue uma receita que já testei e aprovei:
1 xícara de açúcar mascavo
1/3 xícara de vinagre
1/3 xícara de molho shoyu
1 xícara da ketchup
1 colher de sopa de vinagre
Leve ao fogo até atingir a textura desejada e pronto, só servir junto com seu delicioso pernil.
É de comer rezando, enquanto já pensa nos doces que vêm depois.
Não sabe cozinhar? Prepare um salpicão!
Achou o preparo das carnes muito complexo mas você prometeu levar um prato para a ceia de Natal da sua família ou até mesmo com seus amigos. Você nunca fez nenhum curso de cozinha e nem aprendeu a cozinhar nada com sua mãe ou sua avó. Então que tal começar preparando um salpicão?
Um prato mais simples, sem muito mistério, sem necessidade do preparo de véspera, pode ser uma boa saída para fazer bonito sem muito trabalho.
Vamos aos ingredientes e modo de preparo:
1 peito de frango grande
1 cebola média
sal e pimenta a gosto
Pique o peito de frango em cubos, comece dourando bem a cebola, acrescente a carne e deixe dourar. Vá pingando água aos poucos até que ele fique bem cozido. Ao final, desfie o frango e reserve.

Feito essa parte, que é a mais complexa da receita, vamos para a segunda etapa. Misture o frango com os seguintes ingredientes:
1 cenoura grande ralada
1 lata de milho
1 lata de ervilha (ou se preferir use ervilha fresca)
1 ou 2 latas de creme de leite (coloque uma e se achar que ficou com pouca humidade, acrescente mais)
2 colheres de sopa de maionese
Uva-passa (à gosto)
1 pacote de batata palha
Após terminar o frango, misture os demais ingredientes, por último, coloque a batata palha, faça uma decoração e pronto, só colocar na mesa e se deliciar. Pode servir frio ou quente. Há quem goste de colocar no forno alguns minutinhos antes de servir, eu prefiro ele frio mesmo.
Culinária Natalina: farofa de Natal
A farofa, com ou sem uva-passas, outra polêmica que não pode faltar nas festas de final de ano. Eu sou "team uva-passa", mas, se você não é, faça as suas receitas sem ela, não tem problema algum. Prefira receitas que não fiquem muito "secas", afinal você não quer que ninguém tenha que sair correndo para pegar uma bebida, não é mesmo?
Uva-passas à parte, o que não pode faltar na ceia é a farofa, não é mesmo? Brasileiro ama uma farofinha, seja com farinha de mandioca, com farinha de milho ou até mesmo com cereal. O que não faltam são inovações para este prato tão tradicional.
Pois bem, escolhida a sua farinha de preferência, vou dar aqui uma dica de farofa para os amantes da carne e outra dica de uma farofa vegetariana. Mas farofa é um dos pratos mais democráticos que eu conheço. Se não gosta de algum desses ingredientes, faça a sua adaptação. Não tenha medo de ousar.
Farofa com carne:
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
200g de bacon picado em cubos
100g de linguiça defumada picada
Sal e pimenta a gosto.
Cheiro verde (opcional)
2 xícaras de chá de farinha (aquela que você mais goste)
Frite o bacon e a linguiça com uma colher de azeite, acrescente o alho e a cebola e deixe dourar. Por fim, adicione a farinha e pronto! Se quiser adicionar banana, maça ou a polêmica uva passa, fica a seu critério :-) Se optar por uma farinha temperada ou farofa pronta, cuidado com o sal.
Farofa vegetariana:
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 cenoura média ralada
meia lata de milho verde em conserva
50g de azeitonas picadas
Cheiro verde (opcional)
2 xícaras de chá de farinha (a sua escolha)
Doure a cebola e o alho, acrescente a cenoura, o milho, a azeitona e por último a farinha. Assim como na outra receita, se quiser adicionar banana, maça ou uva passa para dar aquele toque adocicado, fique à vontade!

Prepare um tender de Natal recheado
Uma das carnes com o preparo mais fácil é o tender. Por ser uma carne defumada, ele já está praticamente pronto, então é só aquecer.
Mas como nós queremos impressionar a família, vamos dar aquele toque pessoal no tender?
Para começar, fatie a peça de tender com fatias de aproximadamente 1 centímetro de espessura. Fatie sem chegar até o final da peça, para que ele não desmonte.
Entre as fatias de tender, coloque uma fatia de presunto e uma de queijo, ou ainda bacon em fatias e queijo.
Faça um molho de mostarda e mel e lambuze bem antes de colocar para assar.
Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que fique douradinho à temperatura de 200º. Como o preparo deste prato é bem rápido, para comer quentinho, só coloque ele no forno bem perto do horário de servir, ok?
Agora é só escolher qual a receita que mais te agrada, comprar os ingredientes e se deliciar com uma Ceia de Natal repleta de gostosuras.
Se ainda assim você acha que não consegue, temos excelentes professores de culinária aqui no Superprof. Que tal umas aulas de culinária para ganhar confiança na cozinha?