"A música é uma excelente maneira de combinar ideias."
David Lynch
Aprender francês e, consequentemente, a conjugar seus verbos é comparável ao aprendizado musical: aprender os tempos verbais seria o equivalente a repassar o solfejo para conseguir acompanhar um determinado ritmo.
Embora o inglês ainda seja a língua universal mais falada e demandada ao redor do mundo, o francês está ganhando cada vez mais espaço. Isso pode ser visto no crescente número de estabelecimentos educacionais no Brasil que oferecem o idioma da França como opção de língua estrangeira em seus currículos.
A língua considerada a mais romântica do mundo não é falada apenas na França. Países como Bélgica, Canadá, Andorra, Suíça e Liechtenstein também possuem o francês como idioma oficial.
Se você faz aula de frances online ou presencial e possui um nível básico, intermediário ou avançado, então já deve ter passado pela fase de estudar verbos regulares e irregulares. Se ainda não for o caso, então logo, logo essa hora chegará!
Sendo assim, recomendamos que você continue lendo esta matéria para descobrir como aperfeiçoar e dominar a conjugação verbal da língua francesa!
Confira também nosso guia com tudo sobre conjugação do francês!
Conjugação em francês: quais as principais dificuldades?
Saber lidar com verbos irregulares, não se confundir com tempos verbais similares ou mesmo dominar o uso do subjuntivo são considerados aspectos árduos quando se trata de aprender a língua francesa.
Conjugar um verbo no idioma da França não significa apenas guardar o radical (ou raiz) de um verbo e adicionar a ele um -a ou -o enquanto terminação.
É verdade que o português e o francês são línguas irmãs que vêm do latim. No entanto, elas podem acabar sendo bem diferentes no quesito gramatical, principalmente em se tratando de conjugar vebos. Não é à toa que o livro de conjugação Bescherelle se tornou tão popular dentre os aprendizes que frequentam aula particular frances ou vão a uma escola para fazer um curso em grupo.

Mas então por que a conjugação francesa tem fama de ser tão complicada?
A resposta é mais simples do que se imagina:
Porque a gramática do francês contém muitas irregularidades e alguns falsos congnatos que fazem muitos brasileiros ficarem completamente perdidos na hora de aprender o idioma.
Nos exercícios de francês para iniciantes, os alunos devem começar aprendendo a diferenciar os verbos, de acordo com o grupo em que se encontram:
- O primeiro grupo (verbos terminados em -er):
parler (falar),
cuisiner (cozinhar),
rester (ficar),
conseiller (aconselhar),
ever (levantar),
améliorer (melhorar),
commencer (iniciar),
déjeuner (almoçar),
etc. - O segundo grupo (terminações em -ir):
finir (terminar),
réfléchir (refletir),
grossir (engordar),
etc. - O terceiro grupo (terminações em -oir, -ir, -re):
venir (vir),
ouvrir (abrir),
craindre (temer),
connaître (saber, conhecer),
vivre (viver),
etc.
Multiplicidades de tempos verbais na gramática francesa
A primeira grande dificuldade em aprender a gramática está na assimilação das formas e tempos de conjugação, pois muitas opções são possíveis para indicar momentos diferentes em quais as ações se passam:
- Presente
- Passado simples
- Passado composto (passé composé)
- Imperfeito
- Pretérito mais-que-perfeito
- etc.
Curioso para descobrir também como conjugar verbos no indicativo na língua francesa!
O verbo ÊTRE
Outra diferença em relação ao português é que em francês os verbo SER e ESTAR correspondem ao mesmo verbo: ÊTRE. Sendo assim, não existem dois verbos distintos para cada um deles. Se você já fala inglês, então perceberá uma forte semelhança com o inglês e o seu verbo To Be.
Verbo être significando "ser"
O verbo être com o significado de ser é usado para:
- fornecer informações sobre uma pessoa,
- fornecer informações sobre si mesmo
- fornecer informações sobre um objeto,
- indicar onde estamos,
- descrever alguém fisicamente,
- descrever nós mesmos,
- descrever um objeto.
Verbo être significando "estar"
O verbo être com o significado de estar é usado para:
- descrever uma ação "em desenvolvimento" quando colocado antes de um gerundio,
- para dizer onde estamos,
- para descrever o estado de espírito de alguém,
- entre outros usos.

E que tal fazer um curso de frances online?
Verbos irregulares comuns
É preciso ainda aprender uma lista de verbos irregulares muito comuns para conseguir dominar a língua da França. Alguns desses verbos são:
- aller,
- attendre,
- courir,
- croire,
- devoir,
- dire,
- dormir,
- entendre,
- faire,
- falloir,
- lire,
- mettre,
- ouvrir,
- perdre,
- pouvoir,
- rendre,
- répondre,
- rire,
- savoir,
- sentir,
- tenir,
- vivre,
- voir,
- vouloir,
- dentre outros.
Uma boa dica de atividade para se fazer entre as aulas de francês é ler livros de literatura no idioma de Molière, mesmo que você precise da "companhia" de um dicionário Francês-Português. Com esta prática, você irá alcançar vários benefícios, tais como:
- Enriquecer o vocabulário em francês
- Conhecer os verbos mais usados.
- Expandir a cultura geral sobre o mundo francófono.
Superprof te mostra também os verbos mais comuns do francês.
Praticar os tempos verbais em francês para progredir
Existem muitas opções de aprendizado para quem deseja aprender a falar francês. Uma das referências mundiais no ensino do idioma da França é a Aliança Francesa. Presente ao redor do mundo, achar uma escola desse grupo é tarefa quase certa em grandes capitais aos quatro cantos o globo.
Aulas incentivam a prática: onde fazê-las?
Mas, se você mora em uma cidade onde a Aliança Francesa não está presente, então aonde ir?
Uma opção é se dirigir a universidades com faculdade de Letras, pois elas normalmente oferecem cursos de idiomas mesmo para quem não é aluno de um curso superior. Outra opção é procurar por uma escola de idiomas particular que possua o francês dentro da sua oferta de aulas de línguas. Para aqueles que desejam atenção exclusiva do professor, então aula particular de frances pode ser a melhor alternativa, mesmo não sendo a mais em conta.
Prática dos tempos verbais dentro e fora das aulas
Na aula, o seu professor de francês, nativo ou não, irá certamente propor-lhe exercícios que demandem completar tabelas de conjugação. Nosso conselho é que você aprenda dez novos verbos a cada dois dias e revise-os no dia seguinte.
Fazer aulas de francês o ajudará a praticar e revisar os tempos verbais, assim como a entender melhor as regras gramaticais. Nada melhor do que realmente entender o que se aprende ao invés de memorizar tudo como um robô.
A prática do subjuntivo
Com a prática, por exemplo, você deduzirá rapidamente qual o presente subjuntivo de um verbo que lhe é aprendentado no presente do indicativo.
Regra de conjugação do subjuntivo
A conjugação dos verbos regulares no subjuntivo é feita da seguinte maneira:
- Para as pessoas no singular (je, tu, il, elle, on), a raiz da 3ª pessoa do plural do presente indicativo é mantida. Para fazer isso, remova a finalização -ent e adicione -e, -es, ou -e.
Exemplo:
Que + Je parle - Em relação à 1ª e 2ª pessoa do plural (nous, vous) devemos manter a raiz do indicativo imperfeito do verbo.
Exemplo:
Que + Nous parlions
- Para a terceira pessoa do plural (ils, elles), o presente indicativo é a base para a extração da raiz a ser mantida.
Exemplo:
Que + Ils parlent
Alguns verbos como avoir, être, aller, faire, pouvoir, vouloir, savoir, valoir, pleuvoir e falloir são irregulares, então você não pode aplicar as regras acima. Sendo assim, suas conjugações devem ser memorizadas.
Com vontade de aprender o frances basico?

Saiba onde encontrar um curso de frances de qualidade.
Utilização do subjuntivo
O subjuntivo é usado na língua francesa para:
- Expressar finalidade :
"para que" -> pour que + subjuntivo;
"por medo de que" -> de peur que + subjuntivo. - Expressar necessidade:
"tem que"-> Il faut que + subjuntivo. - Depois de certas conjunções como:
- À condition que (desde que).
- Pourvu que (já que).
- Bien que (embora).
- Quoique (embora).
- Afin que (para que).
- En supposant que (supondo que).
- Sans que (sem isso). - Expressar dúvida ou possibilidade:
com verbos como douter, n'être pas sur.
(Atenção: O subjuntivo com um desses verbos é usado na forma negativa e não na forma afirmativa). - Expressar vontade ou desejo por alguma coisa:
vouloir que (querer),
désirer que (desejar),
souhaiter que (desejar) + subjuntivo. - Expressar medo ou temor:
Je crains que (eu temo que) + subjuntivo.
Você gostaria de se beneficiar de um verdadeiro acompanhamento regular para conhecer como a palma da sua mão todos os tempos verbais em francês (imperativo, futuro, condicional, etc.)?
Entre em contato com um dos nossos professores Superprof!
Veja ainda dicas sobre a conjugação de verbos regulares e irregulares do francês.
Aulas particulares para memorizar um maior número de verbos
Dentre os profissionais registrados na plataforma do Superprof Brasil, temos certeza que você encontrará o professor de francês perfeito para seus objetivos!
Com um professor particular, cada aluno pode progredir em seu próprio ritmo e nível.
O ideal é começar fazendo um teste de nivelamento para localizar onde seu conhecimento do idioma se encontra dentro da escala do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CECR): A1, A2, B1, B2, C1, C2.
Onde fazê-los? O site da Altissia é uma opção. Através dele você pode fazer testes online gratuitos. O resultado de um teste como esse ajuda o professor a preparar as aulas adaptando-as ao nível real do aluno.
Além disso, aulas particulares oferecem a oportunidade perfeita para estudar com profundidade os verbos no infinitivo. Nada melhor do que aprender a a conjugação de todos os tempos verbais!
O verbo avoir (ter, haver), por exemplo, atua tanto como verbo auxiliar quanto como verbo principal. Ao utilizá-lo, é possível construir várias frases.

Confira abaixo como ele é conjugado:
- Presente (como o verbo principal): ai, as, a, avons, avez, ont.
- Pretérito perfeito (como auxiliar): ai, as, a, avons, avez, ont.
- Pretérito imperfeito (como o verbo principal): avais, avais, avait, avions, aviez, avaient.
- Futuro simples (como o verbo principal): aurai, aurais, aura, aurons, aurez, auront.
Agora que você já tem informação suficiente para começar a praticar a conjugação dos verbos em francês, mãos à obra!