Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a melhor época para visitar o Marrocos?

De Marcia, publicado dia 23/08/2019 Blog > Idiomas > Árabe > Quando viajar para o solo marroquino?

“O Marrocos é uma árvore cujas raízes mergulham na África, e que respira através de suas folhas na Europa” – Hassan II

Localizado a menos de duas horas de vôo de alguns países europeus, o Marrocos atrai muitos turistas, seja por causa de seus resorts à beira-mar ou para a incrível descoberta de um deserto. Além disso, você pode querer ir a Rabat ou Marrakech para uma viagem de férias, lua de mel, com um grupo de amigos…  Saiba que, em 2018, o país recebeu milhões de visitantes de todo o mundo (há europeus que programam uma viagem simples, de um único fim de semana para lá).

Se o Marrocos é o destino ideal para descansar por alguns dias, especialmente durante as férias escolares, isso não significa que a data escolhida é indiferente para o aproveitamento da sua viagem. Mas afinal, quando ir ao Marrocos para uma viagem ideal? Quais são os períodos mais recomendados de acordo com sua cidade de destino? Encontre todas essas respostas neste artigo especial que preparamos.

Para onde ir no Marrocos de acordo com as suas datas?

Pensando em fazer curso de árabe online?

Se você deseja viajar para relaxar à beira-mar, o Marrocos tem muito a oferecer. Dentre suas belas praias, altas montanhas e o seu Saara Ocidental, você certamente não ficará desapontado com a estadia!

O deserto é uma das principais atrações para quem vai para o Marrocos.

Mas antes de falar sobre a melhor época para ir ao Marrocos, ainda é necessário falar sobre as opções de destino do país: você quer descobrir a costa do Atlântico, em uma renomada estância balneária? Sonha em viajar para o Sul do Marrocos em busca do sol e de um dromedário, no deserto marroquino? Ou deseja conhecer as cidades imperiais marroquinas, entre medinas e muralhas?

Isso é suficiente para alimentar seus pensamentos sobre o conteúdo de suas férias no Marrocos!

Se o descanso é o principal objetivo da sua estadia, é melhor visitar cidades onde o windsurf e as palmeiras são reais, especialmente ao Norte do Marrocos, no qual as estações são mais amenas: Casablanca, Fez ou Rabat são destinos para uma primeira escolha. Aqui você pode fazer as seguintes atividades:

  • Andar na medina local;
  • Fazer um passeio, incluindo o deserto, a cidade de Meknes ou Chefchaouen;
  • Andar a camelo no Berbers.

No Sul do Marrocos, as estâncias balneárias são bem presentes e permitem desfrutar de um clima ideal para o verão. Por exemplo, Agadir é um dos destinos mais populares no Marrocos, com 300 dias de sol por ano e pouca chuva! Isso significa que você pode ir para lá a qualquer época sem nenhum problema. O mesmo vale para Essaouira, onde você pode:

  • Surfar de julho a setembro;
  • Aproveitar as praias e relaxar;
  • Conhecer o Sul do Marrocos.

A boa notícia é que não há mês que torne inviável a sua ida ao Marrocos: mesmo em fevereiro ou dezembro, sempre haverá uma cidade marroquina ao seu alcance!

Agora que você tem uma pequena ideia de para onde ir, vamos dar uma olhada no tempo e no clima.

E que tal fazer um curso de árabe para se comunicar no país?

Quer fazer um curso de arabe?

Climas marroquinos para levar em conta para uma viagem

O Marrocos faz fronteira com o Oceano Atlântico, mas também com o Mediterrâneo, de modo que os climas e temperaturas são muito diferentes de uma região para outra. Vamos distinguir sete grandes espaços do Marrocos:

  • As planícies do Atlântico Norte, em Tânger ou Tetuão;
  • As planícies de Doukkala até Souss, em Agadir;
  • Os platôs interiores, com Marrakech;
  • A costa do Mediterrâneo e o Rif, em Oujda;
  • O Médio e Alto Atlas, em Ifrane;
  • O Anti Atlas e os vales pré-saarianos, em Ouarzazate;
  • O domínio sahariano, em Dakhla.

O Marrocos experimenta vários tipos de influências, o que explica as diferenças nos climas: oceânico, mediterrâneo, montanhoso, continental e desértico.

O clima marroquino também ajuda a planejar a sua viagem.

Aqui estão algumas indicações de temperaturas médias e precipitação para as principais cidades marroquinas:

Marrakech, sendo um dos destinos mais importantes do Marrocos para os turistas estrangeiros, goza de um clima muito variado, de tipo continental:

  • De dezembro a março, a máxima é de 15 °, o que torna as saídas pouco agradáveis;
  • De junho a setembro, o clima é quente e seco (mais de 25 °), o que torna as visitas meio incômodas;
  • Em abril, maio, outubro e novembro, as temperaturas e o clima são mais amenos e, portanto, favoráveis ​​a uma estadia.

A melhor data de partida para uma estadia marroquina

Mais uma vez, o objetivo da sua estadia determinará mais facilmente suas datas de viagem, e também o próprio destino. Por exemplo, se você quer uma viagem curta, enfatizando o final de semana, então a maioria das grandes cidades (Casablanca, Fez, Rabat, Marrakech) abrem suas portas. Por outro lado, se você só quer mergulhar ou praticar esportes náuticos em Essaouira, é melhor não ir de novembro a fevereiro, mesmo que só por alguns dias.

Viajar para um destino à beira-mar como Essaouira é recomendado de março a novembro, ao contrário de uma cidade como Ouarzazate ou outras áreas mais desérticas, onde fica melhor visitar entre novembro e março.

Algumas informações práticas para preparar sua viagem para o Marrocos: troque algum dinheiro na moeda local, esteja atento aos fusos horários e tome outras precauções habituais, relacionadas à documentação e segurança. Em relação à moeda local, são os dirhams que você vai gastar para comprar suas lembrancinhas, pagar pela estadia e comer em restaurantes.

Para informação: 1 dirham = R$0,42 (aproximadamente).

Para viver a sua própria experiência no deserto, não se esqueça de levar uma identificação complementar, e isso pode incluir uma licença para dirigir, que possibilitará o aluguel de automóveis: é permitido a partir dos 21 anos. Quanto ao fuso horário, há quatro horas de diferença entre o Brasil e o Marrocos: quando são duas da manhã em Brasília, já são seis na capital marroquina.

Finalmente, é muito fácil encontrar voos para o Marrocos, desde que você esteja fora de temporada e compre as passagens com antecedência. Você também pode comparar os preços graças a sites como o Skyscanner, se consultar um determinado destino, mas sem data específica. Pesquisando bem, é possível encontrar uma opção que caiba no seu bolso.

Você pode pesquisar os preços de voos para então definir a sua data.

Para fazer um tour pelo Marrocos ou reservar várias semanas de viagem, não hesite em entrar em contato com uma agência especializada, que poderá ajudá-lo em suas reservas. Isso evitará perder as atrações mais importantes nos quatro cantos do país!

E se vc fizesse um curso de lingua arabe em sp?

Conheça os feriados marroquinos antes de planejar a viagem

As estadias no Marrocos são muitas vezes pontuadas por costumes locais, sejam eles religiosas ou não. Assim, conhecer a agenda cultural pode ajudá-lo a determinar quando ir ao Marrocos, para descobrir melhor a cultura do país.

Se você simpatiza com a ideia de mergulhar na cultura marroquina, saiba que será possível assistir a grandes momentos de celebração, especialmente na época do Ramadã (de maio a junho de cada ano). Outros eventos importantes incluem:

  • A Feira Internacional do Livro em Casablanca, em fevereiro;
  • O 4L Trophy Raid no Marrocos, de fevereiro a março;
  • O Festival de Cinema do Mediterrâneo em Tetouan, em março;
  • A maratona de areias em Ouarzazate, em março;
  • O festival internacional de nômades M’hamid El Ghizlane, em abril;
  • A primavera musical de Alizées em Essaouira, em abril;
  • O Dia Mundial do Norte da África em maio;
  • O festival de jazz em Tânger em setembro;
  • A procissão de velas em Salé, em novembro;
  • O festival de açafrão em Tallaouine, em novembro.

Entre esporte, relaxamento, cultura e música , há algo para satisfazer a todos durante as férias em família ou uma estadia com os amigos no Marrocos. Todos os meses do ano são ricos em eventos, que são oportunidades para conhecer os costumes e tradições locais. Deve-se notar que muitos marroquinos são francófonos e, ainda que você não entenda nada de árabe, se falar francês (ou até mesmo inglês), conseguirá se comunicar bem.

Você pode pesquisar os eventos culturais que acontecem durante o ano para planejar a sua viagem.

Não se esqueça de que, para considerar uma estadia típica marroquina, você deve viver a experiência do banho turco e tomar chá de menta! Que tal uma esfoliação ou massagem com óleo de mamona, tão autenticamente marroquinas?

A cozinha marroquina também deve fazer parte do cenário durante a sua estadia: saborear um cuscuz típico em um riad pode lhe proporcionar uma experiência única, tanto em relação ao paladar quanto do ponto de vista do turismo. E você não precisa se preocupar com essa questão ao planejar a data da sua viagem: a vantagem é que não há alta (e nem baixa) temporada para a gastronomia!

Como nem sempre é fácil acompanhar as previsões mês a mês no Marrocos, saiba que os melhores períodos são aqueles em que você pode aproveitar ao máximo sua estadia. E então… preparado para adquirir suas passagens de avião para suas próximas férias?

O Marrocos é um dos países mais ricos do Magreb. Que tal conferir de perto?

Entenda que escolher um destino que foge ao lugar-comum é uma forma de ampliar seus horizontes culturais e abrir-se ao novo, ainda que isso signifique enfrentar alguns desafios.

Para ajudá-lo a se sentir mais seguro, por que não começar agora mesmo a estudar árabe? Após algumas aulas, você terá aprendido elementos básicos para abordagem e comunicação para o seu dia a dia no Marrocos.

E então? O que está esperando para acessar a plataforma Superprof e começar a procurar pelo seu professor?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar