Se você é professor e quer começar a ensinar o piano, saiba que às vezes é difícil conseguir seus primeiros alunos. Especialmente se já houver muitos professores de piano em sua cidade.
Você tem de se destacar no meio da concorrência: negociando o seu preço, refinando seu método de ensinar piano, valorizando sua experiência pessoal, sua didática, o programa de suas aulas (aprender solfejo, ler as claves de sol e fá, etc.).
Por outro lado, oferecer suas aulas em um lugar onde há pouca ou nenhuma demanda não facilita em nada a sua vida.
Para achar o seu mercado, você vai ter de se tornar conhecido: ter visibilidade, ser referenciado, saber vender bem seus serviços. Em suma: fazer um belo marketing das suas aulas de piano.
Por acaso você é músico experiente, sabe tocar piano como o Chopin ou o Schubert e ainda pretende transmitir seus conhecimentos musicais?
Aqui estão algumas dicas para atrair ainda mais alunos e fazer bombar a sua agenda como professor particular de piano!
















O boca a boca: técnica infalível para divulgar suas aulas de piano
Se você está começando agora como professor de piano, precisa divulgar seus serviços em massa: comece por toda a sua rede de amigos e conhecidos, além daqueles contatos quentes. Todos precisam saber que agora você é professor de piano e está procurando estudantes para suas aulas de música.

Que tal começar sua aula de piano?
Teoricamente, seus contatos mais próximos já devem saber que você é músico.
Divulgue essas informações para todas as pessoas que estejam potencialmente interessadas. No trabalho, no clube, na escola, no bar, para seus amigos, amigos de amigos, etc...
No começo, encontrar alunos pode ser um grande obstáculo para a atividade do professor particular.
O boca a boca pode ajudar a limitar o impacto das primeiras dificuldades e a torná-lo conhecido sem precisar fazer muito esforço.
Como qualquer outra coisa, você deve saber como usar todas as ferramentas para otimizar sua divulgação. Mas às vezes só esse método já basta para colocá-lo em contato com vários alunos interessados.
Seus vizinhos, amigos e familiares saberão que você está disponível para ensinar o piano para os outros: que você é um bom professor e que se desloca para dar suas aulas.
Portanto, valorizar a sua experiência com o piano - quantos anos de prática, o estilo de música que ensina, sua didática, sua formação - irá ajudá-lo a despertar o interesse de um filho de um amigo, do primo de um colega, do irmão do vizinho, etc.
Use os diferentes canais da Internet e das redes sociais: publique que você é professor de piano nos fóruns de música de sua cidade, atualize seu perfil no Facebook com sua nova atividade, mencione em grupos e páginas dedicadas à música.
Assim que você começar suas primeiras aulas, os pais dos seus primeiros alunos também divulgarão seus serviços em suas redes de contato: daí a importância da sua eficiência, da sua capacidade de ensinar o piano rapidamente e de maneira divertida para seus filhos.
Essa é uma boa maneira de chegar em pessoas que você nunca teria cruzado em qualquer outro lugar.
Divulgar suas aulas na Internet
Hoje em dia, fazer uma consulta nos motores de busca da Internet é a maneira mais difundida de achar algum serviço ou profissional.
Para além das perspectivas de divulgação com o tal do boca a boca, os diferentes canais da internet podem lhe ajudar muito a preencher sua agenda.
Crie um site ou blog
Compre um domínio e apresente sua oferta de serviços: suas aulas de piano em casa, seu método de aprendizagem, seu perfil, suas informações de contato e suas tarifas.
Que tal começar a fazer uma aula de teclado?

Dar destaque para suas habilidades no piano é um verdadeiro diferencial para o seu negócio.
Descreva em detalhes sua metodologia de ensino e como acontecem suas aulas:
- Como aprender solfejo,
- Os acordes de piano,
- Teoria musical, e
- Diferentes estilos musicais (jazz clássico, improvisação, música popular brasileira),
- Leitura de uma partitura de piano.
Se o aluno acabou de começar o piano, aqui estão exemplos de obras para iniciantes: Para Elisa, a Marcha Turca ou o Prelúdio de Bach.
Indique que você se adapta às necessidades e ao nível de seus potenciais alunos: ensinar música para crianças não exige a mesma metodologia que dar aulas para adultos, mas se você é um bom professor, pode ensinar piano para estudantes de todos os níveis.
Use redes sociais para encontrar estudantes de piano
Outra dica: jamais ignore o forte impacto das redes sociais. Hoje em dia, elas são utilizadas por um número crescente de pessoas e funcionam como uma formidável ferramenta de comunicação.
Seja na sua conta do Twitter, do Instagram, ou em sua página profissional do Facebook: tudo precisa ser dedicado ao piano.
Seus alunos ou seus ex-alunos podem ler as notícias e também publicar suas respectivas opiniões sobre as aulas de piano para todas as idades.
Isso permite que outros usuários digam o quão bem eles progrediram ao longo de suas aulas, estudando solfejo, lendo partituras de piano, tocando músicas improváveis no instrumento. É uma espécie de vitrine de seus serviços, com recomendações e indicações.
Por fim, certifique-se de que seus contatos compartilhem o conteúdo adequado em relação às suas aulas. Acompanhe as postagens e publicações de perto, reaja positivamente, agradeça e resposta sempre que puder.
Para dar mais visibilidade, escreva sempre que encontrar um novo aluno, marque seus estudantes em suas publicações (se eles autorizarem, claro), compartilhe uma opinião positiva sobre suas aulas em casa. Mantenha seu perfil atualizado com suas atividades enquanto professor de piano.
Também é possível criar sua própria metodologia de piano, o que mais tarde você poderá divulgar em suas aulas de piano online.
Anúncios gratuitos na internet
Procurando por aula de teclado para iniciantes?
Por fim, considere publicar anúncios gratuitos na web.
Muitas plataformas de anúncios, como a do Superprof, reúnem um grande número de pessoas que vendem seus produtos e serviços.
Escreva um parágrafo convincente que valorize seu perfil de professor. Assim como fez em seu site, apresente sua experiência, seu nível de prática, os gêneros musicais ensinados no piano e sua metodologia de ensino.
Você provavelmente cobrará mais barato do que uma escola de piano. Se o anúncio estiver bem escrito, você aumentará ainda mais suas chances de encontrar alunos.
Outra dica de busca muito útil: deixe o computador um pouco de lado e vá encontrar seus estudantes em potencial fisicamente.
Encontre seus alunos por meio dos classificados
Crie um perfil em uma plataforma online de aulas particulares. O Superprof pode ajudá-lo a encontrar alunos para suas aulas de piano.
Especifique o valor da sua hora aula e seu público-alvo: se você dá musicalização infantil a partir dos 3 anos de idade, ou aulas para adolescentes, aulas intensivas de piano, aulas para adultos, inicialização para a terceira idade, aulas particulares para músicos profissionais, etc ...
Distribuir anúncios gratuitos em locais públicos também pode funcionar.

Seus futuros alunos ainda podem estar em idade escolar. Portanto, visite escolas, colégios e universidades e distribua seu anúncio em murais internos ou nos pátios.
Peça à equipe pedagógica que publique sua mensagem no jornal escolar ou nos canais reservados para este fim.
Algumas instituições ainda oferecem aulas de piano ou de música em contraturno, mas os professores de música não têm necessariamente tempo para acompanhar seus alunos individualmente em sua aprendizagem.
Assim, você pode ser professor de reforço escolar de piano! Que tal?
Procure pelos grupos ou coletivos de música nas universidades: o meio estudantil é sempre muito receptivo para todas as formações musicais. É um ambiente favorável para encontrar alunos e dar aulas particulares, especialmente de piano.
Prefeituras, associações de bairro, padarias, agências de correio, lojas locais, postes, postos de gasolina, pontos de ônibus, mercados... Há muitos lugares onde você pode colocar seu anúncio - não se esqueça de mencionar seu número de telefone.
Não desanime! Você vai ser como um pescador lançando sua vara e esperando um peixe para morder a isca... Mas a gente garante que funciona!
Encontrando seus alunos em associações musicais e escolas
As prefeituras, secretarias de educação ou de cultura geralmente possuem pelo menos uma estrutura para formação musical ou artística, como uma associação ou escola de música para todos os níveis - iniciantes, intermediários ou músicos experientes.
Em algumas grandes cidades, existem vários organismos abertos ao público.

Deixe um pequeno cartão de visita na recepção de uma associação.
Esta é a maneira de conseguir estudantes que inicialmente não vieram para começar o piano, mas para uma atividade relacionada (aulas de canto, aulas de violino, aulas de acordeão, aulas de guitarra, aulas de bateria).
Apresente-se como professor de piano multitarefa: diga que é capaz de dar aulas preparatórias de piano para exames de admissão nas principais escolas - em conservatórios e universidades, por exemplo.
Se você é professor de piano independente, pode ter a oportunidade de estabelecer uma parceria com as associações que visitou. Nunca se sabe: algumas estruturas talvez estejam procurando por um professor de piano para interagir com seu público!
Além disso, integrar uma escola de música pode lhe dar o privilégio de tocar piano vertical com seu aluno!
Lembre-se dessa dica: você nunca está no lugar errado para encontrar futuros alunos!
Gostou desse artigo? Deixe uma nota!

Fernanda
Socióloga e mestre em Letras Modernas pela Sorbonne. Entre França e Brasil, trabalho com jornalismo e projetos socioeducativos há 20 anos. Apaixonada por música, cinema e yoga. Acredito na cultura e na educação como pilares de transformação da sociedade.
