Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como ter uma voz poderosa?

De Fernando, publicado dia 27/11/2017 Blog > Música > Canto > Tudo que um cantor lírico precisa saber

Muitos de nós amam esse ou aquele cantor (como se tornar um de ópera profissional?) por sua voz que casa perfeitamente a uma melodia.

E no mundo da música, do canto lírico e da grandiosa ópera, nada se compara ao poder monumental desses cantores que, como parte de uma longa sucessão de séculos, escalam seus melhores dotes para encantar o público ao serem acompanhados por uma bela orquestra sinfônica.

Este vigor incrível com a voz, se fosse apenas uma façanha física ou esportiva, já seria suficiente para surpreender-nos. Mas é mais do que isso: é resultado de uma arte muito extenuante, em que melodias impossíveis para o leigo ou aprendiz vêm para encantar os ouvidos dos amantes da música.

Jovens, gostamos de tratar a ópera como um tipo de música pouco interessante, tratando-a como um tipo que não é compatível com a idade. Mas essa arte é muito bela e popular, devendo ser apreciada por todos!

Além disso, em geral, elas são criadas e apresentadas em outros idiomas, seja o francês que não compreendemos muito bem das partes cantadas de Carmen, mas isso é normal, já que muitos dos italianos não conseguem acompanhar com tanta facilidade às obras de Giuseppe Verdi e Puccini compostos na sua língua.

Devemos admitir que é uma arte totalmente fascinante. Quem sonharia em ter um instrumento vocal tão formidável e elegante como o timbre de Luciano Pavarotti ou Monserrat Cabalet?

Cantar bem exige conhecimento musical A ópera italiana não existiriam sem o apoio de uma orquestra sinfônica.

Os principais passos para entrar no canto lírica

Já podemos resumir em dez pontos os diferentes elementos que devem ocupar sua mente se quiser entrar na música barroca ou na ópera clássica:

  1. Exercite bem o seu ouvido (conhecer as obras de Haydn, Mendelssohn, Rachmaninoff, Schumann, Bellini, Mahler, Britten, Brahms, Offenbach, Beethoven, Rameau, Franz Schubert, Handel, Gluck, Debussy, Gounod, Strauss, Vivaldi, Massenet e tantos outros é praticamente obrigatório).
  2. Aprenda a cantar (entre altos e baixos) com um professor particular (em paralelo, entender melhor como funciona o solfeggio e aprender a tocar instrumento musical será um reforço significativo).
  3. Familiarize-se com o italiano, mas também com alemão, inglês e espanhol para que você possa ler qualquer livreto de ópera. É bom saber o que se está cantando para passar a emoção correta!
  4. À medida em que a idade for chegando, determine seu alcance foco e trabalhe através de treinamento de voz, gravando-a regularmente .
  5. Junte-se a uma escola, conservatório ou coral.
  6. Nunca pare de se exercitar , mas não vá ao ponto de exaustão de sua faringe ou glote (E se você fuma, pare agora mesmo! O cigarro é um grande inimigo da voz).
  7. Amplie seu conhecimento com as sutilezas da música lírica (vibrato, trinado, vocalizações, legato…) e aprenda a cantar junto com uma filarmônica ou dois músicos.
  8. Não negligencie a importância da postura e da boa respiração.
  9. Faça parte de apresentações em público.
  10. Seja perseverante, mas saiba bem quais devem ser suas prioridades .

Tenha cuidado com a técnica Mesmo com a voz mais suave, é importante saber como colocá-la para fora

Conquiste uma voz poderosa

O que diferencia o vocalista de uma diva ou grande cantor é o poder da voz.

A primeira característica desse poder é a qualidade da respiração e ele depende da força dos tons emitidos pelas cordas vocais. A respiração deve ser trabalhada ao cantar , assim como para a boa prática esportiva, como para corredores, nadadores ou ciclistas.

Um equilíbrio de pressão deve ser mantido acima e abaixo da laringe, para aprender a cantar alto sem muito esforço. O fluxo de ar deve ser regular: é fácil de praticar, tomando um único som,  depois passando para exercícios mais complexos.

Tenha cuidado para não exagerar , caso contrário você poderia acabar sem o seu maior instrumento de trabalho! Esta é uma das grandes complexidades e medos das profissões da voz: perdê-la…

De fato, pense sempre em não tentar cantar demasiadamente alto, mas diga a si mesmo que você precisa ser ouvido por pessoas que estarão muito longe.

Os diferentes tipos de voz lírica

Um teclado de piano é dividido em várias oitavas, do mais profundo para o agudo. O mesmo se pode dizer das vozes das mulheres e dos homens, classificadas na música vocal de acordo com a amplitude das notas que são capazes de cantar .

Nas mulheres , elas são, de grave a aguda:

  • contralto;
  • mezzo-soprano ;
  • soprano.

Do lado masculino , encontraremos, na mesma ordenação:

  • baixo;
  • barítono;
  • tenor.

Cada uma dessas categorias principais é, na maioria das vezes, subdividida em subclasses.

Para complementar o conjunto, alguns compositores também se esforçaram para escrever pontuações particularmente difíceis usando tenor e barítono, por exemplo, apenas para esquentar os candidatos e deixá-los mais preparados para os desafios vocais (e bem interessantes para nossos ouvidos!).

Tenha certeza: se os tenores e os sopranos parecem ter uma aura especial, existem títulos para todos os tipos de vozes! E a beleza de quando elas se encontram é incrível!

Assim como no coral, um grupo traz bons aprendizados Pratique em conjunto a harmonia musical

 

A carreira do cantor lírico profissional

O canto lírico é sobretudo uma paixão: nós amamos a música, graças a um ouvido musical bem desenvolvido, então descobrimos com alegria as obras de Wolfgang Amadeus Mozart (A Flauta Mágica, por exemplo, com a maravilhosa rainha da noite), Bizet, Donizetti, Richard Wagner, Rossini… Dê uma olhada no Youtube e se surpreenda!

O be-a-bá é aprender a cantar direito, o que é adquirido desde uma idade precoce e ajuda a criar uma noção de ritmo e musicalidade, evitando ter muitas deficiências a serem corrigidas por exercícios, muitas vezes difíceis e aborrecidos para quem começa na música muito tarde – aviso aos pais: podem matricular seus filhos em teoria da música, piano e aulas de canto desde cedo. Eles aproveitarão muito e ainda estarão em contato com obras muito diferenciadas para a criação de uma boa referência musical. Conhecendo os grandes clássicos e autores, eles poderão apreciar melhor os sons de músicas mais populares, além de terem concentração e disciplina bem trabalhados.

No entanto, não somos todos iguais em frente ao desafio que temos ao cantar: nem todos têm uma voz bonita, nem o vibrato natural que permite assumir um papel título de uma obra logo no primeiro dia de estudos. É melhor se dedicar a melhor diariamente e encontrar bem o seu papel, sempre com a humildade e tranquilidade necessária para qualquer arte. Por mais que você pareça muito talentoso, respeite quem já está no mercado há muitos anos e tem muito para ensinar. E traga sempre o melhor da sua bagagem e aprendizado para ensinar para essas pessoas também coisas que podem não fazer parte da rotina deles e que você sempre pode contribuir para o crescimento do grupo.

Da mesma forma, mesmo tendo um tom de voz digno de tenores famosos, será inútil tentar se esforçar se não tivermos o gosto de cantar bem, por exemplo, aproveitando a participação em um coro ou dos recitais de fim de ano de sua escola de música. Cantar deve ser, antes de tudo, um prazer.

Para treinar o seu conhecimento, pesquise e frequente grandes casas de ópera ou escolas de música de sua região, além de procurar acompanhar apresentações especiais de orquestras sempre que puder. A formação musical depende de muito esforço e dedicação, mas se você gostar disso, tudo poderá ser mais simples.

O conhecimento do músico será sempre valorizado, pois você sempre pode sem um conhecedor de instrumentos complementares, como trombone, flauta, trompete, oboé, saxofone, harpa, acordeão, cravo, violão, clarinete, contrabaixo, bateria, entre outros. Esse tipo de conhecimento traz uma noção de ritmo e das notas musicais muito mais apurado, o que facilita o seu aprendizado nas aula de canto online e presenciais.

A noção de ritmo de quem já é músico A voz humana passa emoção assim como os instrumentos musicais

O ideal é poder, desde sua infância ou sua adolescência, contar com um professor de música especializado em canto e um bom trabalho no campo da voz humana com o apoio de fonoaudiólogos e treinadores de voz.

A mudança de voz da puberdade pode ser uma prova difícil , porque é terrivelmente desestabilizadora: você precisa reaprender a forma de colocar a sua voz, mas essa voz não será tão inexplorada assim, já que você terá os conhecimentos básicos para trabalhá-la.

E a ajuda desses profissionais serão de grande ajuda. É no fim da adolescência que a tessitura final está posicionada e poderá ser trabalhada com mais direcionamento na sua voz final.

A aprendizagem é extremamente longa e, como o próprio trabalho, requer autoconfiança, seriedade, perseverança e resistência física. Fisiologicamente, os cantores são de alguma forma atletas de alta performance, com suas horas de exercício, preparo, aquecimentos e relaxamentos, além de exigirem muito da respiração e da postura.

Com um trabalho árduo, se a qualidade estiver no pacote, logo chegará a hora de passar uma ou mais seleções de canto para se juntar a uma escola de prestígio, seja no Brasil ou no exterior.

As primeiras produções mais modestas irão gradualmente colocá-lo no caminho do profissionalismo e na prática de ótimas óperas. Logo então os contratos vão aparecer, turnês internacionais, gravação de músicas… Quem sabe você não será uma grande estrela internacional?

Sua dedicação para a música é a chave para a conquista dos seus sonhos!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Elaine Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Elaine
Convidado
Elaine

Eu tenho 21 anos
Será que ainda da tempo?