Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Descubra as 10 principais razões para tomar aulas de reforço na idade adulta

De Marcia, publicado dia 02/07/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Dez motivos para estudar na idade adulta

“Só existe uma maneira certa de falhar: desistir antes de chegar ao sucesso.” Georges Clemenceau

Você nunca passou em um concurso público, fala inglês como uma vaca espanhola ou sente que não tem as habilidades necessárias para dar uma reviravolta em sua carreira e finalmente poder viver do que gosta?

E vai fazer o que agora? Não vai nem tentar por medo de não conseguir?

Fazer aulas de reforço quando você já é adulto pode parecer estranho. Mas pare para pensar: talvez seja esse o momento mais propício. E quando você mais precisa, uma vez que já sabe exatamente o que quer e pode focar em seus objetivos.

Ainda tem dúvidas? Então aqui estão 10 boas razões para ter aulas particulares quando já se está fora da escola há muito tempo.

1. Você pode passar em um exame concorrido

Concursos públicos, exames de admissão para uma escola de engenharia, vestibulares, provas para vagas de emprego… mesmo quando começamos nossa vida profissional, ainda é necessário estudar. 

Sabe aquela ilusão da criança, que não vê a hora de ser adulta para não ter mais que estudar? Pois bem… a gente cresce e percebe que os estudos nos acompanharão por toda a vida profissional também.

Para quem almeja um cargo público, os cursos preparatórios nem sempre são viáveis: além de caros, muitas vezes são do outro lado da cidade.

Passe nos concursos Estudar sozinho para concursos pode fazer com que você não passe e fique desanimado.

É por isso que as aulas particulares costumam ser mais acessíveis e permitem que você se prepare, recebendo o suporte personalizado de acordo com suas metas e necessidades.

2. Aprender uma língua estrangeira será mais rápido

Classes de espanhol, cursos de italiano, aulas particulares de inglês… não importa qual idioma você quer aprender, você encontrará um professor para lhe ensinar.

Na atual configuração do mercado, saber uma língua estrangeira é importantíssimo e não tê-la aprendido desde criança não é motivo para se desesperar.

Todos estamos sujeitos a uma necessidade de mudança de emprego, uma oportunidade de subir de cargo na empresa ou mesmo precisar mudar-se a trabalho para outra cidade ou país. Isso pode envolver o aprendizado de uma nova língua estrangeira.

Você já parou para pensar em quantas oportunidades já perdeu por não falar inglês? E então? Vai continuar perdendo ou deseja fazer algo para mudar essa situação?

Aulas particulares de idiomas permitem a você aprender de maneira regular e consistente. Ao mesmo tempo que a sua memória pode não ser a mesma de quando era mais jovem, agora você tem mais maturidade para saber o que quer e qual a forma de aprendizado que mais lhe traz resultados.

Isso certamente ajudará na hora de encontrar um bom professor particular.

3. Você pode retomar assuntos da faculdade

Pode ser que você tenha entrado no mercado de trabalho logo após o ensino médio (ou nos primeiros anos da faculdade, em uma área diferente da sua) por necessidade ou escolha. Saiba que nunca é tarde, entretanto para retomar assuntos que você já viu em algum outro momento de vida, durante os estudos.

Há histórias de pessoas que se formam e não vão para a área. Até que perdem o emprego ou percebem que sua vida profissional anda meio estagnada. É aí que uma guinada se faz necessária. Pode ser que você seja formado em psicologia, por exemplo, e agora queira se especializar em crianças.

Retomar algumas matérias da faculdade antes de partir para uma pós-graduação é uma atitude válida.

Você é recém formado e gostaria de continuar a educar, cuidar e se sentir integrado à sociedade? Por que não um bacharel de letras modernas ou história e geografia? Essa seria uma oportunidade para saciar sua sede de conhecimento .

Aulas de reforço são uma maneira efetiva de retomar assuntos dos tempos de escola e voltar a desenvolver bons hábitos, no que diz respeito aos estudos.

As lições individuais permitem que você faça qualquer pergunta sobre o conteúdo do curso, algo que nem sempre é possível em uma palestra com centenas de outros alunos.

4. Você tem salário para investir em si mesmo

Na infância ou adolescência, você depende dos seus responsáveis para aprender o que quer que seja. Não basta querer fazer um curso de russo ou história da economia africana: seus pais precisam aprovar essa vontade e pagar pelo curso.

Quando adultos, e já no mercado de trabalho, somos responsáveis por nós mesmos e podemos investir nosso dinheiro em qualificação.

Pague pela sua educação A vantagem de estudar depois de adulto é que agora você tem dinheiro para investir em si mesmo.

As aulas de reforço podem se tornar importantíssimas nessa fase: você tem recursos financeiros para investir e maturidade para saber o que quer.

Não parece a combinação perfeita para finalmente aprender algo que poderá se tornar uma profissão prazerosa e gratificante?

5. Suas aulas são focadas em teoria e prática profissional

Na idade adulta, as aulas de apoio ou particulares são focadas em preparar você para o mercado de trabalho. Afinal, agora, mais do que nunca, é para isso que você estuda.

E assim você pode escolher um professor bem qualificado em sua área de interesse, com um perfil que vá ao encontro do que você está buscando.

Bastante literário, científico ou puramente operacional, muitos assuntos permitem que você mude profissionalmente por convicção, necessidade ou aborrecimento com seu antigo emprego.

Além disso, você pode obter um certificado oficial de língua estrangeira, que certamente abrirá muitas portas no mercado profissional.

O professor estará lá para apoiá-lo individualmente e de acordo com seus pontos fortes e fracos.

6. É possível restaurar a autoconfiança através de aulas particulares

Mudar de emprego, arriscar-se em uma nova área ou estudar para uma prova importante pode ser muito estressante, especialmente quando você já não pisa em uma escola há algum tempo.

A sensação é de que não temos mais ideia de por onde começar, sentimos que não sabemos mais como pensar, escrever ou simplesmente ouvir um professor.

Ter um professor particular ao seu lado pode ser confortante. Ele estará lá para motivá-lo e encorajá-lo em caso de falha ou perda de confiança, seja em uma instituição ou em aulas particulares.

Autoconfianca e oportunidade Um professor particular pode ajudá-lo a recuperar a confiança em si mesmo.

Além de permitir que você melhore neste ou naquele assunto, ele vai desenvolver um treinamento escolar de acordo com suas necessidades. Ele vai valorizar seus sucessos e mostrar aos poucos que é possível e que você é capaz de alcançar o que quer que seja… basta querer e batalhar.

Quer saber onde encontrá-lo? Há muitos anúncios na internet, inclusive em plataformas específicas do tema, como o Superprof.

7. As aulas de reforço fazem os adultos progredirem rapidamente

Ser acompanhado individualmente por um professor permite que você progrida mais rapidamente. Ele estará lá apenas por você e, portanto, criará um programa de aulas sob medida.

Ele responde às suas perguntas e você recebe feedback em tempo real. Isso permite que vocês se ajustem um ao outro, seja em termos de horário ou ritmo das aulas. Um professor particular visa exclusivamente o seu sucesso no aprendizado.

Aulas de matemática, aulas de alemão ou aulas de química… não importa a matéria: as aulas particulares farão com que você evolua em uma velocidade surpreendente.

Mas é claro que você também precisa fazer a sua parte. O professor de reforço não é um mágico. Mas se você trabalhar e levar em conta suas observações, verá sua margem de progressão crescer mais rápido do que imagina.

8. Você pode aprender no seu tempo

Nem todo mundo, após se tornar adulto tem muito tempo para estudar. Entre o trabalho, a família, as crianças, o casamento e o lazer, não sobra muito tempo para dedicar-se aos estudos.

A vantagem dos cursos de apoio em domicílio é justamente a flexibilidade das horas. À noite, no intervalo do almoço ou até mesmo pela webcam, você pode acompanhar as aulas. O professor adapta o conteúdo à sua disponibilidade e assim você estuda no momento em que se sentir mais confortável.

Você progride no seu próprio ritmo e nas condições mais propícias ao seu sucesso.

9. As aulas de reforço são sob medida

Aulas particulares de reforço significam que você terá um conteúdo adaptado especificamente às suas necessidades. Você não gostou da escola, provavelmente porque havia coisas que não lhe interessavam.

No apoio escolar, nem sempre fazemos o que amamos, mas somos nós que definimos nosso objetivo. Nos tempos da escola, talvez você nem sabia ainda quais eram seus objetivos.

Aprendendo na idade adulta Por mais entediado que você tenha ficado na escola durante a infância, estudar depois de adulto pode trazer uma nova perspectiva.

Na idade adulta, a maturidade torna as pessoas mais capazes conseguirem o que querem, especialmente se for algo concreto e puder ser conquistado em pequenos passos.

Empreenda, seja promovido a gerente ou consiga uma proposta de trabalho em Londres… basta contar o seu objetivo ao professor e ele fará todo o possível para ajudá-lo a chegar lá.

A partir do seu objetivo, o professor particular criará um programa personalizado, feito especialmente para você. Você é o mestre a bordo e decide tudo!

10. Não há prazo limite para aprender algo novo

Para permanecer na rotina do escritório e continuar produtivo durante toda a sua carreira, é importante manter-se atualizado com as últimas inovações em seu setor. E isso é totalmente possível a partir de aulas de reforço.

Entenda que o fato de ter passado dos 30 não significa que você estará fadado a permanecer vendedor, se o seu sonho é tornar-se psicólogo. Nunca é tarde para aprender algo novo ou retomar os estudos naquele tema que se perdeu em meio à necessidade de “trabalhar para pagar as contas”.

E agora, na idade adulta, será mais fácil conciliar esse trabalho às aulas particulares.

Se pararmos para pensar, concluiremos que passamos a vida toda aprendendo. Já dizia Charlie Chaplin: “Eis o que somos: amadores. Não vivemos o suficiente para ser qualquer outra coisa.”

Então, não se envergonhe de tomar aulas de reforço na idade adulta. Estar disposto a continuar aprendendo é uma atitude inspiradora.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar