Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Que instituições oferecem apoio escolar para adultos?

De Marcia, publicado dia 05/07/2019 Blog > Aulas particulares > Reforço escolar > Onde buscar aulas na idade adulta?

Tudo é possível para quem sonha, ousa, trabalha e nunca desiste.” Xavier Dolan

Às vezes, um impulso é necessário, mas podemos dizer que tudo se torna possível a partir do momento que temos motivação.

A vida escolar não acaba na juventude. Muitas vezes, nosso futuro profissional depende do quanto estamos dispostos a estudar e nos preparar para ele. Por essa razão, podemos dizer que os estudos continuam a ser importantíssimos na idade adulta.

Existem algumas organizações de reforço escolar que oferecem aulas para todas as idades, inclusive para adultos. E não há motivos para sentir-se constrangido em recorrer a elas.

Se você quer entender melhor as organizações de apoio escolar para adultos, acompanhe abaixo nosso artigo especial sobre o assunto.

Por que ter uma aula de reforço para adultos?

Há muitas razões para precisar de aulas para adultos. Pode ser que você esteja no Ensino Superior e não esteja acompanhando o conteúdo de alguma matéria ou mesmo que queira reaprender algo que estudou na juventude.

Você, que quer retomar seus estudos depois de um intervalo mais curto ou mais longo e precisa de apoio para entrar novamente no ritmo dos estudos?

Você precisa aprender um novo idioma no seu contexto profissional ou porque está se mudando para o exterior para o seu trabalho?

Você quer finalmente passar em um concurso público porque não teve a oportunidade de fazê-lo quando era mais jovem?

Você gostaria de se recolocar profissionalmente e precisa obter uma certificação em administração, comunicação ou marketing?

Você só quer adquirir novos conhecimentos em informática, idiomas ou qualquer outro campo?

Há tantos motivos pelos quais os adultos precisam estudar. Se você está em uma dessas situações, não se sinta constrangido. Vista-se de motivação e siga em busca de uma organização que possa oferecer-lhe as aulas que você precisa.

Superprof – professores para todas as idades

Se você quiser escolher um professor particular, seja para aulas presenciais ou online, pode recorrer aos nossos professores na plataforma Superprof.

Aulas em casa Professores particulares para todos os assuntos e idades podem ser encontrados no Superprof.

Francês, matemática, inglês,  música, história, geografia … Muitos tópicos são oferecidos em nossa plataforma.

Há também sessões de treinamento profissional e cursos disponíveis para todas as idades:

  • Para as crianças: aulas de matemática, ciências físicas, português, idiomas, sessões de tutoria ou apoio educacional (pensamos sobre disléxicos), ajudar com a lição de casa para melhorar os resultados acadêmicos ou vencer as dificuldades escolares;
  • Para adultos: cursos de treinamento profissional para restaurar a autoconfiança, ajuda personalizada para pessoas com dificuldades de aprendizagem, assistência na preparação para concursos públicos ou vestibulares, preparação para entrevistas de emprego.

Superprof é uma vitrine completa de professores para todas as idades, perfis e necessidades.

Os anúncios de nossos professores são todos verificados para atender aos nossos critérios de habilidades e pedagogia. Do aluno ao professor da faculdade, você pode escolher o professor que mais se adéqua à sua disponibilidade de horário e modelo de aulas desejado.

Os cursos são totalmente personalizados para você e a primeira aula é gratuita, como uma forma de garantia da escolha certa.

O Superprof possui hoje uma comunidade de 6.547.535 em todo o mundo. No Brasil, é possível encontrá-los em todos os Estados e regiões.

É claro que o valor das aulas depende da disciplina, da experiência do professor, do nível ensinado, dos seus objetivos e da sua localização.

Sinta-se à vontade para solicitar cursos via webcam: o aprendizado a distância via videoconferência é geralmente muito mais acessível do que as aulas presenciais.

Se você começar a pesquisar as opções de aulas para adultos, entenderá que nunca é tarde para voltar à escola.

Naturalmente, existem também outras escolas no mercado com aulas voltadas para todas as idades ou apenas para adultos. Isso porque a metodologia de ensino para um adulto não é a mesma usada para crianças.

E.K. Aulas particulares

Localizada em São Paulo, no bairro do Brooklin, trata-se de uma empresa especializada em tutoria e educação para estudantes de todos os níveis, desde a escola primária até o ensino superior.

Sua ampla gama de cursos permite que alunos obtenham suporte escolar para o Ensino Fundamental e Médio, além de alfabetizar adultos, preparar para concursos e oferecer aulas de idiomas e informática.

Há ainda os professores disponíveis para aulas individuais, que podem ser avulsas, como uma espécie de tira dúvidas e revisão de matéria.

Há 25 anos no mercado, a instituição visa o desenvolvimento intelectual de pessoas de todas as idades. Segundo a filosofia local, não há limite de idade para traçar uma carreira de sucesso.

E tudo começa pelos estudos.

A confiança depositada pelos alunos que escolhem essa escola é a força motriz que a motiva a ajudá-los na superação dos obstáculos de cada um, sejam eles internos ou externos.

Escola Vesper

Sob a premissa de estudo orientado, a Escola Vesper conta hoje com uma estrutura física de 23 salas de aulas, e uma equipe qualificada de professores, que visam atender a públicos de todas as idades.

Não se trata de um mero reforço das matérias abordadas na escola ou em cursos. Aqui, o aluno aprende a estudar.

O estudo orientado consiste em auxiliar o aluno na forma de organizar seu tempo e sua agenda para dedicar-se aos estudos e conquistar bons resultados. Isso porque, muitas vezes, chegamos à idade adulta e não sabemos exatamente como estudar. Levar seus filhos para receber essa orientação desde cedo também é uma atitude que fará toda a diferença na vida acadêmica deles.

As aulas de redação oferecidas também atendem a todas as idades: vestibulandos, mestrandos e doutorandos (que precisam encontrar métodos eficientes para escrever suas teses), empresários e artistas (que precisam de técnicas para colocar a sua inspiração poética no papel).

Além disso, você pode tomar aulas para fins bem específicos, seja a alfabetização, o aprendizado de idiomas ou a preparação para algum tipo de prova.

Outro grande diferencial da escola é o serviço de coaching educacional, onde o aluno descobre por que tem dificuldades em aprender determinada matéria e se enche de motivação para vencer essa barreira.

Center Supletivo – Ensino a distância

Muitas pessoas chegam à idade adulta sem ter concluído o ensino fundamental ou médio. Tal situação pode ocorrer por falta de oportunidade (há quem precise largar a escola para trabalhar) ou por não compreender a importância do saber.

Estudos pelo celular O mundo moderno traz a oportunidade de estudar a distância.

O Center Supletivo oferece esse tipo de curso para adulto na modalidade EaD (Ensino a distância). Trata-se de uma oportunidade conciliar os estudos com os compromissos e a agenda cheia da vida adulta.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e, por não contarem com uma carga horária específica, podem ser complementados com trabalhos e lições diferenciadas.

A instituição reconhece ainda a urgência que o adulto pode ter para concluir os estudos. Muitas vezes uma promoção na empresa (ou mesmo a oportunidade de permanecer empregado) dependem da conclusão do supletivo.

Sendo assim, não é necessário estudar por anos: você pode concluir seu curso de forma rápida, sem que isso signifique um prejuízo aos conteúdos.

Organizações de apoio escolar para pessoas de baixa renda

O que são as aulas para adultos se não uma forma de inclusão social? É a partir delas que se criam oportunidades de trabalho e se reintegra pessoas que já estavam há algum tempo fora do mercado.

A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma necessidade, especialmente quando você não teve a chance de acesso ao ensino superior aos 18 anos.

Além disso, a idade adulta traz uma maturidade que crianças e adolescentes não têm ainda. Oferecer oportunidade de estudo a essas pessoas é uma forma também de aumentar a sua autoestima e fazê-las sentir-se úteis na sociedade.

Aprender e socializar A educação também é uma forma de inclusão social.

Como nem sempre as pessoas têm recursos para investir em si mesmas, listamos abaixo duas instituições de ensino para adultos com foco em pessoas de baixa renda.

Liga Solidária

A Liga Solidária parte do princípio de que a educação deve ser um direito garantido a todos, sem exceção. Fundado em 1923 como uma associação católica, a instituição atende hoje pessoas de todas as idades, inclusive adultos e idosos.

O trabalho se pauta na vertente socioeducativa, e busca dar autonomia às pessoas a partir do conhecimento. Seu foco de trabalho se fundamenta em comunidades carentes, onde as pessoas têm pouca instrução e, muitas vezes, nenhum acesso à educação e empregabilidade.

Por essa razão, ela representa uma espécie de rede de proteção social para crianças e jovens, que estão em uma idade de transição e vulnerabilidade e uma forma de dar dignidade ao adulto, que muitas vezes não recebeu a assistência necessária nas primeiras etapas da vida.

Sem fins lucrativos, a associação sobrevive a partir do apoio de algumas instituições educacionais e do trabalho voluntário de pessoas e empresas.

Cidadão Pró-mundo

Hoje em dia, o inglês se tornou quase uma obrigatoriedade para o mercado de trabalho. E o que fazer quando se chega à idade adulta, e não se tem recursos para investir em um curso?

Considerada a mais bem estruturada ONG (Organização não governamental) de ensino de inglês do Brasil, a Cidadão Pró-mundo promove o ensino do idioma para pessoas carentes de todas as idades, inclusive adultos.

As aulas são ministradas por “volunteachers”, que seguem um revezamento onde cada um dá uma aula mensal de 3 horas de duração.

Aprendendo no improviso Pessoas de baixa renda podem buscar reforço escolar gratuito.

O ensino oferecido tem qualidade similar ao de uma escola, já que é utilizada uma metodologia própria, e o material didático de Cambridge.

Viu só como é possível encontrar associações de aulas para adultos, independentemente de poder ou não pagar por elas? Então, vamos lá… exercite a sua motivação e comece agora mesmo a perseguir seus sonhos.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar