"O necessário e mais difícil e mais importante na música é o ritmo."
Wolfgang Amadeus Mozart
Todo mundo sabe que se lançar na descoberta de um instrumento musical é uma excelente atividade para as crianças. A música e a prática de um instrumento musical ajuda a melhorar a capacidade da criança em se concentrar.
Seu filho é disperso? tem dificuldade em prestar atenção, é muito ansioso ou muito levado? Colocá-lo para praticar um instrumento musical vai certamente ajudá-lo a se desenvolver mais e a ser mais focado.
Aprender a tocar bateria pode ser a atividade que vai ajudar a melhorar o comportamento, além, é claro de torná-lo uma criança mais feliz. Esta é, sem dúvida, uma boa opção para as crianças.
Existe uma grande quantidade de locais para estudar este instrumento. Embora seja possível aprender de forma autodidata, essa não é a opção mais adequada para as crianças. O ideal mesmo é matriculá-las em um curso de bateria.
Muitas escolas ou professores particulares de música propõem aula de bateria para iniciantes!
Se tornar um baterista pode ser o sonho do seu filho! Mas, mesmo que não o seja, toda criança vai se divertir tocando-a, então vale a pena incentivá-lo.
Ainda mais que durante as aulas, a criança terá liberdade para fazer bastante barulho, com sorte ele não o fará ao chegar em casa!
É muito fácil para uma criança aprender a tocar bateria, veja quais são as opções...
Você sabe como escolher uma bateria para crianças?
Baterias: os benefícios do aprendizado na infância
Antes de analisar mais detalhadamente os tipos de aulas de bateria para crianças, que tal entender as razões pelas quais elas devem começar este aprendizado ainda como iniciante infantil?
Obviamente, nunca é tarde para se lançar na descoberta de um instrumento, e os benefícios da experiência de se fazer aula de bateria também podem ser vistos nos adultos que se dedicam à prática. No entanto, esta pode ser uma atividade extremamente lúdica para os pequenos, além de ter o poder de contribuir para o desenvolvimento deles durante a infância.
Para uma família com um orçamento apertado, mesmo um curso iniciante pode parecer ter um preço fora do esperado. Verdade seja dita, muitas vezes o esforço vale a pena, pois os frutos do investimento serão visíveis após alguns minutos ou horas de prática.

As principais razões para aprender bateria ainda na infância são:
- Redução do estresse;
- Aumento da capacidade cerebral e do desempenho acadêmico;
- Desenvolvimento da confiança em si mesmo;
- Desenvolvimento de habilidades motoras;
- Utilização de uma ferramenta terapêutica;
- Descoberta em maneiras de se expressar;
- Prática de um exercícios físico;
- Possibilidade de fazer novos amigos;
- Ter uma formação contínua;
- Aproveitar o momento presente.
A seguir falamos um pouco mais sobre cada um desses benefícios.
Redução do estresse
Tocar bateria pode aliviar a frustração, a decepção e o estresse. Tocar por apenas alguns minutos pode melhorar consideravelmente o humor.
Semelhante a um impulso de endorfina causado por esportes, o cérebro dos bateristas também libera endorfinas de bem-estar imediatamente após tocar. A estimulação física dos tambores e as vibrações sonoras que ressoam por todas as células do corpo estimulam o combate de emoções negativas.
Aumento da capacidade cerebral e do desempenho acadêmico
Quando se toca bateria, acontece uma coordenação de todos os quatro membros para que eles trabalhem em sincronia ao mesmo tempo, exigindo que o baterista use os dois lados do cérebro simultaneamente. Este tipo de atividade cerebral pode melhorar o nível de QI de um indivíduo.
Aprender bateria pode impulsionar o desempenho acadêmico, especialmente em matemática; afinal, bateristas têm que contar! A percussão também pode ajudar os alunos a compreender melhor frações, frequências e intervalos.
Desenvolvimento da confiança em si mesmo
A bateria é poderosa. Para ter sucesso, os bateristas devem compreender como tocar dinamicamente: alto e baixo. O ato de tocar uma batida forte exige coragem e confiança.
No ato de aprender o instrumento, os bateristas desenvolvem uma mentalidade construtiva. Ou seja, é preciso acreditar que se pode conquistar objetivos desafiadores começando devagar e, gradualmente, ir ultrapassando seus limites.

A habilidade de dividir tarefas complexas em partes gerenciáveis é aplicada em muitas áreas da vida. Acreditar que somos capazes de assimilar exercícios aparentemente difíceis é crucial para superarmos obstáculos, tanto na música quanto na vida
Desenvolvimento de habilidades motoras
Tocar bateria requer uma sincronicidade entre a codificação visual do cérebro e a coordenação muscular do corpo. Pesquisas mostram que os bateristas são mais capazes de controlar suas funções motoras, possuem um maior grau de destreza, são melhores em atividades que exigem mãos firmes e têm a capacidade de reagir rapidamente.
Esta prática exige, portanto, o emprego de coordenação de habilidades motoras finas e grossas, velocidade mental, habilidade de ouvir e a habilidade de automatizar movimentos.
Utilização de uma ferramenta terapêutica
A natureza sensorial física deste instrumento fornece uma experiência estética única. Pesquisas recentes indicam que a batucada acelera a cura física, estimula o sistema imunológico e auxilia na cura de traumas emocionais. Tocar bateria tem um efeito positivo sobre a ansiedade, tristeza, fadiga, depressão e problemas comportamentais.
Enquanto tocam as baquetas nos pratos e tambores, as crianças fortalecem sua capacidade de se concentrar e trabalhar no controle de impulsos, assim como nas habilidades de tomada de decisão.

Descoberta de novas maneiras de se expressar
Tocar bateria pode ajudar as pessoas a se expressarem e a entrarem em contato com seu estado emocional. Ela ajuda os bateristas a se conectar com núcleo interno corporal, aumentando senso de empoderamento e estimulando a expressão criativa.
Prática de um exercícios físico
Nada faz a adrenalina fluir mais do que tocar bateria! Uma sessão de prática do instrumento é uma ótima maneira de suar enquanto se divertindo.
Os alunos queimam uma média de 270,4 calorias em 30 minutos tocando e movendo-se com a batida.
Possibilidade de fazer novos amigos
Quando se aprende a tocar bateria, as oportunidades de conhecer pessoas novas e interessantes aumentam. As crianças podem acabar formando uma banda ou ingressando em um conjunto de percussão com os colegas músicos mirins.
Ter uma formação contínua
É possível ser baterista a qualquer idade. Depois de começar, é preciso continuar tocando para não perder o jeito, mas isso pode ser feito até os 100 anos de idade!
Aprender bateria melhora a vida muito além das primeiras aulas durante a infância e, desde que nunca se pare de praticar, ela trará oportunidades infinitas de desenvolvimento para que os interessados se tornem os melhores músicos possíveis.
Aproveitar o momento presente
Quando uma pessoa toca bateria, ela se foca diretamente no aqui e no agora. Um dos paradoxos do ritmo é que ele tem a capacidade de mover nossa consciência para fora do corpo, para domínios além do tempo e do espaço, além de nos ancorar firmemente no momento presente.
Isso sem contar que fazer uma aula de bateria pode ser uma experiência em família simples e divertida, ou seja, sensacional! Olha só esse vídeo de uma aula desenvolvida desta maneira:
Tocar bateria com professor particular
"A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende."
Arthur Schopenhauer
Em todas a idades a música faz bem. Uma criança, independentemente da sua idade, pode facilmente progredir fazendo aulas particulares com um bom tutor de bateria que proponha um ensino personalizado para crianças.
Comece já seu curso de bateria para iniciantes!

Faça um curso de bateria!
Através da aula particular podemos ter contato com uma grande variedade de instrumentos musicais, como o violino, o saxofone e também a bateria.
Certamente, a bateria parece um instrumento muito complicado para uma criança. É na verdade uma junção de diversos componentes (tambores, surdo, pratos, baquetas). Um conjunto básico pode ser composto de até 10 elementos, o que parece muito para uma criança dominar.
Mas a verdade é que, com a ajuda de um tutor ou de um baterista qualificado, uma criança pode aprender a tocar sim!
Muitas crianças são fascinadas pela bateria. Os diferentes sons emitidos pelos seus componentes costumam fazer a cabeça da criançada. Você vai notar desde a primeira aula que ele pensará e falará sobre baquetas e tambores e pratos e bumbo todo o tempo. É verdade que no começo ele vai querer utilizar toda e qualquer superfície para tocar, mas o que isso significa comparado a alegria de uma criança?
Não coloque mais barreiras e procure hoje mesmo um tutor particular para o seu filho! Você pode optar por aulas de bateria online, aulas em casa, com tutor ou professora e até mesmo com profissionais reconhecidos !
A vantagem da prestação particular é ter um tutor dedicado ao aprendizado personalizado. O tutor fica a total disposição da criança. As aulas se passam cara a cara, então o aprendiz mirim não tem outra escolha senão tocar.
Esta é ainda uma ótima maneira de progredir rapidamente e motivar o aluno. Muitas vezes ainda existe a possiblidade de prestações em domicílio. Assim, não há necessidade de se deslocar pra lá e pra cá para levar o pequeno para a atividade dele.
Veja aqui qual a melhor idade para começar a ter aulas de bateria!
Como funciona aula de bateria com professor particular?
Essa é a pergunta de muitos pais que desejam contratar aula particular do instrumento para os filhos.
Saiba que na aula particular de bateria, não há um programa específico a seguir. Na verdade o tutor particular adapta a aula aos diferentes tipos de aluno. A aprendizagem será orientada de acordo com os seus gostos e desejos musicais.

O prazer de tocar será certamente maior, aumentado por consequência a motivação do aluno em aprender. Durante o tempo da aula, o tutor particular se tornará o amigo preferido do pupilo, e isso ajudará a criar uma relação de confiança entre o aluno e o tutor.
Tocar um instrumento musical traz benefícios para a criança. A boa relação entre o pequeno baterista e o educador será essencial para que o aluno possa progredir. Para isso, vale a pena se dedicar na escolha do tutor ideal.
Aqui no Superprof, a maioria de nossos professores particulares oferece a primeira sessão gratuitamente, permitindo que você julgue a qualidade do seu trabalho. Verifique se a pedagogia do professor está de acordo com a forma de aprender do pupilo. Esteja presente na primeira aula e observe as reações da criança com relação aos comandos do tutor.
No final da sessão, não hesite em perguntar o que a criança achou da aula e do tutor, e se ela quer continuar com as aulas. Se não, tente outro profissional até encontrar aquele que ajudará o pequeno a se tornar um star da batera!
Atenção ao seguinte detalhe: ao escolher um tutor particular saiba que é preciso ter uma bateria em seu domicilia! Obviamente não se transporta facilmente uma bateria como se faz com uma guitarra, teclado ou violino. Então, será preciso adquirir um instrumento se o seu desejo for que o seu pequeno tenha aulas sem precisar se deslocar.
Ter aulas de bateria no conservatório de música
Aula de bateria em conservatório? Parece estranho, certo?
Mas saiba que é possível sim aprender a tocar bateria no conservatório. Não é somente o violino, piano ou saxofone que tem o seu lugar nos conservatórios. A bateria também tem!

Os conservatórios continuam sendo referências no ensino de música. Aprender a tocar um instrumento em um conservatório significa muito. A qualidade do ensino garante ao aluno uma certa maestria que será obviamente muito apreciada.
Não são todas as cidades do Brasil que possuem um Conservatório, mas as grandes cidades geralmente possuem. Também, não são todos os conservatórios que oferecem aulas de bateria, é preciso pesquisar e se informar.
Na maior parte dos conservatórios, o aluno pode entrar a partir dos 6 anos de idade. A mesma idade onde começa-se a aprender a ler e a escrever, indispensável para compreender as notas e as partituras.
No primeiro ano de Conservatório, a criança segue um treinamento musical e descobre os diferentes instrumentos (percussão, mas também trompete, contrabaixo ou flauta).
Geralmente é no segundo ano que o aluno escolhe seu instrumento de acordo com suas afinidades, mas também de acordo com a disponibilidade. A bateria não está entre os instrumentos mais escolhidos, mas deveria já que se trata de algo genial!
O aprendizado geralmente ocorre em três ciclos de aproximadamente quatro anos cada. Uma avaliação contínua torna possível observar o progresso do aluno e a passagem na classe superior é decidida por um júri perante o qual a criança terá que se apresentar.
Várias audiências públicas são planejadas ao longo do ano para treinar o aluno a se apresentar ao público e administrar o estresse que isso gera, mas também treiná-lo a alegria e o orgulho que se segue.
Descubra os benefícios de tocar bateria!
Aprender a tocar bateria em escola de música
Para aprender o ritmo da bateria, trabalhar com ritmos da atualidade e progredir dentro de um grupo de alunos, as escolas de música são uma boa opção.
Existem boas escolas especializadas que oferecem aula de bateria.

E cada vez mais, escolas especializadas têm sido criadas, e por uma boa razão: a prática da música é uma atividade relaxante, criativa e divertida, adequada tanto para crianças quanto para adultos.
As crianças quando começam a aprender bateria, antes de mais nada, precisam se divertir e gastar energia. É melhor encontrar uma escola de bateria que ofereça um programa que atenda a essas necessidades.
Aprender sim, mas de uma forma divertida, através de jogos que lhes permitam desenvolver a sensação de ritmo, memória e audição. Para uma criança, este é um instrumento fácil para começar, ao contrário de aulas de baixo, aulas de piano ou aulas de violino.
De fato, bater para fazer barulho é a ação mais natural em crianças desde quando são bebês. A bateria é um excelente instrumento para o desenvolvimento da criança. Ele permite que a criança desenvolva a autoconsciência e auto-estima, controle sua respiração e movimentos, aprenda a se concentrar e a transformar energia agressiva em energia criativa e positiva.
Realmente vale muito a pena a aula de bateria para crianças. Algumas aulas de bateria para iniciantes e a criança já poderá compor alguns ritmos legais.
Tá esperando o quê para encontrar a aula de bateria ideal para o seu pequeno?









