Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Treine seus ouvidos escutando o idioma!

De Carolina, publicado dia 01/04/2019 Blog > Idiomas > Inglês > Top 10 dos melhores podcasts para aprender inglês

Hoje, o inglês é considerado a língua dos negócios por excelência! Ela é a língua oficial de 53 países e é a 3ª língua mais falada no mundo (em números de pessoas) depois do chinês e o espanhol.

Com tudo, o inglês é a língua materna de mais de 400 milhões de pessoas no mundo. A gente estima que mais de 750 milhões de pessoas sabem falar inglês!

Você não tem o nível necessário depois de muitos anos de estudos? Ou você quer redescobrir essa língua depois de um tempo parado? Como voltar a praticar e aprender mais sobre a língua de Shakespeare?

Para aqueles que adoram escutar programas, uma solução inevitável para aprender o inglês online é o podcast!

Ele é um complemento e pode perfeitamente encontrar seu lugar no meio das aulas de inglês para aqueles que não tem tempo ou dinheiro para investir em materiais.

Você verá que aprender inglês na internet não é tarefa impossível!

Dentro de um podcast…

A aprendizagem do inglês é inevitável hoje! Seja para você conquistar sucesso na vida profissional (comércio, tecnologia, ciências, informática etc), para comunicar de maneira internacional, descobrir novas culturas, ficar à vontade em suas viagens, estadias em países anglófonos ou outros!

Se essa língua não é a mais falada no mundo em termo de número de pessoas (os chineses superam todas as estatísticas), é a língua mais utilizada e mais aprendida no mundo inteiro.

O podcast é um excelente meio de escutar e aprender a língua! Além disso, você pode aprender os diferentes sotaques do idioma e complementar suas aulas de ingles.

Para melhorar sua compreensão e sua pronúncia, nada melhor que treinar sua orelha com os diferentes sotaques: britânico, americano, australiano, escocês, irlandês… A pronúncia de uma mesma palavra pode variar completamente se ela é dita por um britânico, um americano, um irlandês…

Até eles treinaram o sotaque nas canções! Beatles também tiveram desafios com o inglês!

Por exemplo, a palavra “love” vai ser pronunciada

  • [lɐv] por um britânico,
  • [lʌv] por um americano,
  • E [lʊv] por um irlandês.

Mesmo dentro da Inglaterra, Estados Unidos, a pronúncia pode variar. Há um caso interessante de Paul McCartney e The Beatles. No grupo, eles tinham muita dificuldade de pronunciar a palavra “love” na música All You Need Is Love. Vindo de Liverpool, a pronúncia se aproximava mais do [lʊv] irlandês. Eles tiveram que ensaiar muito para falar com o “o” mais aberto.

Você nunca mais escutará essa música do mesmo jeito!

Prestar atenção na pronúncia das músicas que a gente escuta é também uma maneira de avançar no inglês.

Um podcast é um programa, um registro de áudio ou vídeo que você pode escutar em seu smartphone, leitor mp3 ou no seu computador. Você pode aprender inglês em seu iPad!

O que é podcast?

O mercado de podcast não para de crescer no Brasil e no mundo. Para quem não sabe, o podcast é um conteúdo de mídia sonora, transmitido via RSS.

Ele pode ser usado com agregadores como iTunes ou Ziepod para computadores, BeyondPod ou PodStore para android e Podcast param iOS, mas existe outras infinidades de aplicativos para outros aparelhos.

Em uma explicação mais simples, o podcast é um mídia de transmissão de informações que assim como no rádio serve para comunicar algo.

O que o podcast tem de especial?

O grande diferencial entre o rádio e o podcast está na vantagem dele possuir conteúdo sob demanda.

O que é isso?

Isso significa que você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender, quantas vezes desejar. Basta acessar os conteúdos e clicar no play. Existe também a opção de fazer download dos conteúdos para o seu aparelho.

Quais os temas mais visitados do podcast?

Aqui no Brasil, é possível perceber a enorme quantidade de pessoas que almejam abraçar essa mídia incrível. Existe uma grande número de ouvintes assíduos buscando diferentes conteúdos e de qualidade.

Sobre os conteúdos…

Os temas mais visitados são os mais abrangentes, vai de cinema, idiomas, televisão, ciências, literatura, games, política, religião, cultura, educação, esporte, humor, musicais, maquiagem, empoderamento feminino, e muito mais.

É possível criar seu próprio podcast de inglês?

Sim, quem é apaixonado por línguas e gosta de expor suas opiniões sobre o tema, não pode deixar essa oportunidade passar. Existem alguns programas que permitem criar podcast como, por exemplo, o PodOmaic.

Com esse plugin para Winamp, é possível criar e publicar quantos podcasts a pessoa quiser, e, sobretudo, sobre línguas ou assuntos variados.

Quais os benefícios do podcast?

Criado em 2014, quando o Adam Curry pensou em um jeito mais fácil de acessar os conteúdos dos grandes fornecedores, deste então essa mídia não para de crescer.

encontre bons podcasts para aprender inglês A vantagem do podcast é que você pode escutar onde quiser!

Os últimos anos fizeram muita diferença na evolução dessa mídia sonora, hoje ela conta com diversos formatos de programas, que tem por finalidade fidelizar os consumidores mais assíduos. Essas pessoas podem ouvir o podcast no seu celular, tablet, notebook e tantos outro aparelhos.

Mas o grande destaque dessa mídia sonora para internet consiste na sua mobilidade e essa não é a única vantagem, confira:

Acessibilidade

Bem longe de ser parecido com os vídeos do YouTube que demoram para carregar, por serem pesados, o podcast tem um formato mais leve e pode ser baixado para o aplicativo ou ouvido por streaming em qualquer momento do dia.

No podcast quem decide é o usuário!

Por ser um programa de áudio, para baixar o arquivo fica muito mais fácil, pois o formato do arquivo é significativamente mais leve que um vídeo. Isso faz com que o programa seja fácil e rápido de ser distribuído.

Qualidade

A flexibilidade e a mobilidade são as características que mais se destacam para garantir que o programa tenha qualidade.

Os produtores de conteúdo podem fazer programas em quantos minutos desejar, essa facilidade com que o conteúdo pode ser produzido possibilita rapidez e qualidade. O podcast pode ser gravado do próprio gravador do celular do produtor de conteúdo.

Linguagem

A linguagem do podcast visa contribuir com a humanização do serviço de mídias, isto é, ele é um mídia sonora que pode ser consumida em qualquer hora e lugar, e por qualquer pessoa.

A linguagem é quase sempre como um bate-papo, isso que facilita a comunicação e cria um vínculo entre os produtores de conteúdo e seus ouvintes. Tudo de maneira gratuita e com um conteúdo de qualidade.

Frequência

A frequência de ouvintes define o sucesso do podcast. Ele é fácil de ser produzido, consumido e distribuído, talvez isso, seja a consequência de ser uma mídia mais leve e fácil de armazenamento no aparelho do consumidor ouvinte.

A frequência pode ser bastante flexível e os podcast podem ser produzido mensalmente, quinzenalmente e diariamente.

Preço

Entraremos em um assunto bastante relevante, o preço. Podemos dizer que mesmo com a evolução desse serviço, até mesmo com a grande divulgação de diferentes temas. Hoje, os podcasts são mídias que podem ser distribuídas gratuitamente na internet.

Sendo assim, umas das funções do podcast é agregar valor a marca ou produtores de conteúdos envolvidos no programa.

Essa mídia cumpre a função de atrair publicidade, é muito comum encontrar podcasts que trazem um bom retorno financeiro para seus produtores, ao criar um público fidelizado.

Esse tipo de relação é muito bom para os anunciantes.

Como garantir uma boa fluência na língua inglesa?

Não faltam caminhos para garantir um boa fluência na língua inglesa, pode ser assistindo séries anglófonas, interagir com nativos no idioma, etc.

aprender inglês com podcast Graças à internet e às novas tecnologias, aprender inglês ficou muito mais fácil.

Outra solução bastante eficaz é ouvir músicas, essa técnica de ensinar idiomas através da música é muito difundida pelos professores de cursinhos de inglês.

Serve para treinar o seu ouvido, ampliar o vocabulário, que é parte fundamental no aprendizado de qualquer idioma.

Ouvir podcast inglês exige prática!

Aprender ouvindo podcast inglês significa está inserido em um universo de possibilidades, você pode ouvir uma infinidade de estilos músicas e ainda melhorar a pronúncia.

Há quem ouve  música para acalmar, recordar bons momentos e os que usam da música para aprender. Isso acontece porque a música atinge uma área do cérebro que é responsável pela sensação de prazer, por isso, quem ouve música se sente tão bem disposto a aprender.

Aprender inglês dessa forma é uma técnica que pode melhorar o listening de forma prazerosa. Sem falar que isso pode auxiliar na apreensão de novas estruturas gramaticais.

Sendo assim, abuse das músicas anglófonas, mas tenha cuidado, pois nem toda música  em inglês são fáceis de assimilação. O melhor é escolher uma boa música para iniciar seus estudos na língua.

Comece com músicas mais fáceis como as românticas e vá para as mais complexas, como as do cantores de rap. Como ser organizar para treinar os ouvidos:

  • Retire um momento do seu dia para ouvir;
  • Escolha uma boa música;
  • Não tenha pressa, volte a música quantas vezes achar necessário;
  • Tenha um dicionário por perto para tirar as dúvidas que surgirem;
  • Se possível cante, tentando articular bem palavras:

Quem está aprendendo outro idioma está sempre buscando meios para ter uma fluência perfeita, mas isso requer muito trabalho e paciência. A fluência no idioma chegará com o tempo!

Por que usar o podcast para aprender inglês?

Adquirir fluência em um novo idioma não é tarefa fácil, como já foi mencionado. Inicialmente pode parecer um grande desafio, mas com tempo e treinamento a pessoa consegue atingir seus objetivos.

estudar inglês através de podcast Aproveite a pausa no trabalho ou nos estudos para ouvir seus podcasts em inglês.

Isto porque, as habilidades necessárias para conquistar uma boa fluência são inúmeras, desde conseguir se expressar adequadamente até se fazer compreender, chegando o mais próximo possível da pronúncia nativa.

Algumas atitudes são cruciais para se chegar a fluência perfeita na língua inglesa, como ler muitos textos em inglês, procurar pronunciar em voz alta as palavras, de maneira mais clara possível, assim como tentar escrever as frases sem desvios gramaticais

Uma das saídas e recorrer ao tão famosos podcast inglês para dar conta disso tudo. O podcast possui uma forma bastante acessível, os programas de rádio estão disponíveis na plataforma sob demanda. De acordo com o interesse do ouvinte, ele pode ir ouvindo as mídias.

Esses programas oferecem uma lista de episódios, como um ficheiro, que estão sempre a disposição para quando o ouvinte tiver interesse.

As pessoas acompanham o lançamento dos episódios no podcast no seu smartphone androide, IOS ou no seu computador, esses conteúdos podem ser ouvidos direto ou fazendo download para ouvir mais tarde.

Outra vantagem de estudar através do podcast é o fato dele ter baixa transferência de largura de banda.

O que isso significa?

Isso significa que o podcast não consome tantos dados como os vídeos do YouTube, o que resulta em uma economia no uso dos dados da operadora de telefonia móvel. Podemos dizer que é uma economia e tanto!

Mas por que usar o podcast para aprender inglês?

Atualmente, existe uma infinidade de podcast incríveis, muitos deles destinados a pessoas que desejam aprender outro idioma. Essas mídias, por serem leves, podem ser ouvidas em qualquer lugar e momento do seu dia.

Quem almeja aprender inglês deve se beneficiar nessa mobilidade do podcast para aperfeiçoar o seu inglês e melhorar a fluência e a audição.

Quanto mais se pratica a língua inglesa, mas se é capaz de compreendê-la.

O poadcast de inglês é uma excelente oportunidade de se aprender a língua de Shakespeare com produtores de conteúdo que se mostram solicitos em deixar conteúdos gratuito e de qualidade.

A prova de que estudar inglês através do podcast está dando certo é a grande procura de outros ouvintes por programação relacionada ao idioma.

Como melhorar o  inglês através do podcast

Além da possibilidade de aprender inglês com séries, por exemplo, saiba que podcast é muito útil para melhorar seu nível de inglês. Há três maneiras notórias para isso:

  • Você vai avançar sem perceber: escutando o inglês regularmente, seu cérebro vai absorver um tanto de informação na língua. Ele começará a refletir em inglês, registrar algumas estruturas idiomáticas. Em pouco tempo, você terá assimilado mais que você possa imaginar!
  • Se existisse um páreo de ajudas para avançar no inglês, o podcast estaria no pódio! Onde você estiver (no ônibus, no metrô, no avião, no carro, à pé, passeando, correndo, tomando um café etc) você pode escutá-lo! Você só precisa ter o suporte adequado para baixar e escutar o programa para a aventura começar.
  • A gente enriquece o vocabulário! Escutando os programas de rádio, por exemplo, os temas tratados são diferentes a cada dia e trazem seu pacote de palavras novas e de vocabulário específico. Por exemplo, se você vai se preparar para o Toeic, os podcasts vão te ajudar a se habituar com a língua inglesa. Assim, você estará mais preparado para conseguir uma boa nota no exame! Faça o Toeic para conseguir entrar nas empresas mais concorridas e abrir várias outras portas no mundo do trabalho! Fique pronto também para outras oportunidades como fazer um estágio no exterior.

Escutar o idioma é muito importante para conhecer o vocabulário Os podcasts podem te ajudar muito no aprendizado da língua

Não se apavore se você acabou de começar seus estudos em inglês! Existem diferentes níveis de compreensão de inglês e diferentes tipos de podcast para cada nível:

  • O podcast inglês básico
  • O podcast inglês intermediário
  • O podcast inglês avançado

Como uma aula de inglês, o podcast pode se adaptar ao nível do aluno. A gente não pede para uma criança correr se ela acabou de aprender a andar. Acontece o mesmo para as línguas! A gente não escuta um programa sobre os problemas políticos dos Estados Unidos logo no começo do aprendizado do inglês! Se fizer isso, você corre o risco de você ficar desmotivado e não querer mais aprender.

No Superprof você encontra curso de ingles com os melhores professores!

Nossa seleção de podcasts em inglês

Com internet e com os canais de Youtube, os podcasts estão bombando nos últimos anos!

Veja aqui uma grande seleção dos melhores podcasts para entender tudo e aprender inglês!

English for Schools

É um site que foi feito pela CNED em parceria com British Council para que o aprendizado em inglês seja também através do áudio.

Destinado principalmente para as crianças e adolescentes com uma seleção de atividades temáticas de acordo com 3 níveis:

Nível: básico, crianças e adolescentes.

Pontos positivos:

  • A aprendizagem se faz se divertindo,
  • As atividades são voltadas para a língua e para a cultura

Pontos negativos:

  • Um pouco infantil para os adultos de nível básico

Learn English

Dedicado principalmente para os de nível básico, esse podcast se baseia em conversas para abordar pequenas frases úteis em inglês na vida do cotidiano, situações concretas.

É uma verdadeira mina de suportes gratuitos para mergulhar na aprendizagem do inglês! Você pode escolher vários temas como:

  • Word on the Street,
  • Starting out,
  • Britain is Great,
  • Elementary Podcasts,
  • Big City Small Words,
  • How To…,
  • Shakespeare,
  • Premier Skills,
  • Magazines,
  • Stories & Poems,
  • I wanna talk about,
  • UK Culture,
  • Overcooked.

No final de cada podcast, você pode responder ao quiz para testar seus conhecimentos.

Treine seu ouvido desde pequeno para entender tudo na língua inglesa Crianças e adultos podem aprender com o áudio no idioma

Você encontrará pequenos vídeos de humor so british para aprender se divertindo, como “how to ask someone to repeat” no qual a gente aprende pelo menos seis jeitos de perguntar para alguém como repetir!

Nível: básico

Pontos positivos:

  • O site é fácil de usar e as aulas são bem organizadas,
  • Os pequenos vídeos de humor para ilustrar os “how to”,
  • Os pontos culturais normalmente esquecidos no aprendizado de uma língua.

Saiba que se você preferir algo mais visual, o cinema também possibilita uma boa aprendizagem do inglês!

The English We Speak

É um dos vários podcasts que o canal BBC propõe.

Cada podcast é de curta duração, entre 2 e 3 minutos. Eles escolhem uma expressão idiomática para tratar em cada um ou uma gíria muito conhecida do inglês.

Um excelente jeito de você mergulhar no inglês de todos os dias com os exemplos concretos e das aulas de inglês.

Nível: básico a avançado

Pontos positivos:

  • Verdadeiro sotaque britânico,
  • Uma apresentação clara, refinada para se encontrar e escolher uma expressão facilmente,
  • Novidades sempre!
  • Uma transcrição embaixo para entender bem.

6 Minute Grammar

Um outro podcast proposto pela BBC onde, em cada episódio, há um documento com regras gramaticais para estudar além de exercícios para baixar no site em PDF.

Nível: básico a avançado

Pontos positivos:

  • Para todos! Todo mundo precisa de aprender ou lembrar de uma regra da gramática,
  • A duração do podcast: você não precisa de uma concentração extrema e durante muito tempo.

Pontos negativos:

  • Os podcasts são disponíveis somente por 30 dias se você não se inscreve.

Podcasts in English

Esse podcast é simplesmente incrível de tanta variedade de programas e registros que são destinados para todos os níveis.

Cada episódio dura 5 minutos e aborda temas divertidos para a aprendizagem do inglês de forma prazerosa.

Nível: básico a avançado

Pontos positivos:

  • A separação do nível 1, 2 e 3 para que cada um possa aprender e avançar,
  • A variedade dos temas propostos,
  • Os pontos transcrição, vocabulário e exercícios propostos em cada podcast.

Pontos negativos:

  • Estética “velha” do site.

English Listening

A principal vantagem do site é que ele permite marcar o que você quer escutar no podcast de acordo com o seu nível e sua vontade no momento:

  • Accent: é possível escolher entre um sotaque britânico, americano ou internacional,
  • Nível: eles correspondem ao quadro europeu comum de referência para línguas: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
  • Natureza do documento: descrição, narração, informação, leitura e presentação.
  • Tema: família, alimentação, negócios, educação, literatura, história…

Uma legenda indica se o ritmo das falas está lento ou rápido e se o documento é curto ou longo.

Com os recursos necessários você vai longe com a língua inglesa Com um smartphone e um fone, você pode aprender onde quiser!

Nível: básico a avançado

Pontos positivos:

  • A possibilidade de selecionar realmente seu podcast de acordo com vários critérios,
  • A grande variedade de temas propostos.

Pontos negativos:

  • A estética do site,
  • Uma versão paga para acessar a totalidade do conteúdo.

Agora você já tem várias opções de podcast! Pode revirar a internet porque tem muitos outros bons para praticar a língua!

Não se esqueça que escutar o idioma é muito importante para entender o que as pessoas falam em vários sotaques. Além disso, você aprende várias palavras do vocabulário da língua sem precisar de um tradutor online de inglês!

Encontre também um bom profe para seu curso de ingles online no Superprof!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de3,67 sob 5 de 3 votos)
Loading...
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Alexandre Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
Alexandre
Convidado
Alexandre

Se aparecesse o link dos sites com os podcasts ajudaria muitp