Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Compreendendo o ofício do professor particular

Blog > Aulas particulares > Ter aulas particulares > As dúvidas mais comuns sobre aulas particulares

Nós constatamos semanas após semanas: mais e mais pais estão buscando as aulas particulares como solução para o déficit escolar de seus filhos.

Elas se tornam muito importantes na medida que elas melhoram as chances de um futuro melhor para as crianças, tanto escolar quanto profissional.

Além de ajudar quando os alunos têm dificuldade em determinada matéria ou conteúdo, as aulas particulares parecem estar completando as lacunas do ensino.

Superprof explica porque as aulas particulares podem ser uma solução a longo prazo e responde as suas perguntas sobre elas.

Falar ou não com seu professor sobre as aulas particulares?

De acordo com muitos depoimentos de alunos, é difícil conversar com seus professores sobre suas aulas particulares.

Alguns admitem até mesmo: “ter medo de que seu professor não goste que ele esteja fazendo aulas com um outro professor em casa”.

Diga aos outros que você está tendo aulas em casa: boa ideia? Use o apoio de um professor particular: um segredo às vezes difícil de assumir.

A tecnologia pode ser uma grande aliada do aprendizado

E, de fato, se não é o professor que incentivou os alunos a ter aulas particulares, às vezes pode ser difícil para discutir o assunto.

De fato, muitos professores não querem ouvir sobre aulas particulares.

As razões para isso:

  • O apoio escolar pago aumentaria as desigualdades entre os estudantes;
  • Instituições especializadas em aulas particulares normalmente pagam mal seus professores;
  • Muitas vezes é difícil para um professor do sistema educacional do Brasil ministrar aulas particulares em domicílio além de suas próprias aulas.
  • Sem mencionar que algumas agências de apoio escolar recrutam professores muito rapidamente. Sem olhar para suas habilidades nessa área.

Entendemos que alguns alunos acham difícil falar sobre aulas de reforço na frente de pessoas que poderiam:

  • Ver isso como uma falha do aluno;
  • Denegrir o conhecimento e pedagogia do professor particular.

Dito isso: um professor deve fazer o que for necessário para promover uma excelente compreensão de seus cursos. Isso é para dar todas as chaves para ter sucesso com seus alunos.

Então, se você fazê-lo bem e você entender que você precisa das aulas particulares para melhorar, não há nenhuma razão para que seu professor de matemática, português, inglês, alemão ou espanhol seja contra essa ideia.

Como completar as aulas particulares em casa?

A aula particular é especializada por natureza. Ou seja, o aluno tem explicações personalizadas sobre os temas, matérias, conteúdos que ele tem dificuldade ou queira aprofundar.

Explicações personalizadas também podem tomar outras formas, tais como:

  • Um curso de revisão durante as férias escolares
  • Atividades educativas complementares para incentivar os alunos a aprender.
  • Estudos específicos de férias: trabalho pessoal certamente, mas divertido!
  • Fazer exercícios sobre a matéria durante as férias!

Dever de casa de férias é recomendado, além de aulas particulares em casa para os alunos que estão com dificuldade ou querem ir além das aulas na escola.

Complete aulas particulares em casa com suportes com exercícios de férias.

O sucesso escolar dos alunos também inclui trabalho pessoal, fazer as lições de casa. Como as revisões durante as férias, os estudos pessoais em casa podem criar debates do “a favor” ou “contra”?

No entanto, o trabalho pessoal do aluno é essencial para o seu sucesso escolar e até profissional. Desde tenra idade, os estudantes devem fazer “Para casa” ou tarefa. A quantidade do dever de casa aumenta ao longo dos anos até que o aluno tenha exercícios de português, matemática, história, física e inglês na mesma noite.

A noção de trabalho pessoal começa cedo no sistema educacional do Brasil, a fim de criar nos alunos uma metodologia de trabalho pessoal, priorização de tarefas e permitir-lhes ganhar autonomia.

É por isso que as aulas particulares costumam garantir o sucesso escolar.

Aprenda com os novos meios tecnológicos Caneta, livro e caderno na mão, isso está ultrapassado?

Melhore as aulas de reforço escolar com o dever de casa! Trabalhar em casa é essencial para o sucesso do aluno, você sabia?

Você também pode encontrar vários professores particulares no Superprof, se estiver enfrentando dificuldades.

Aulas particulares: uma solução a longo prazo?

A escola transmite o seu conhecimento através da oralidade e da participação dos alunos, certo? Mas o que acontece quando os alunos são reservados, mesmo tímidos crônicos?

A timidez desempenha um papel negativo na assimilação do conhecimento?

É provável. Se é verdade que isso não afeta a compreensão direta do conteúdo dado pelo professor, o que acontece com temas que precisam do diálogo como os idiomas?

Também pensamos nas apresentações, nas dúvidas e outros problemas. Ir da teoria para a prática é sempre a melhor maneira de assimilar um conteúdo rapidamente. Pode ser muito interessante para os pais desmistificar a escola através das aulas particulares.

Então, as aulas particulares podem ajudar a longo prazo no caso de crianças tímidas?

Todo mundo sabe e talvez já tenha vivenciado isso: uma aula, até mesmo assistida com vários amigos, pode ser muito intimidante para alguns. O medo de zombaria, olhares, julgamentos ou simplesmente dizer estupidez, encoraja a ficar em silêncio e não participar.

Uma boa solução seria, portanto, transpor essa relação professor – aluno em casa, com um professor particular.

Nesse encontro face-a-face, o aluno diminui o medo do julgamento em favor de uma aprendizagem 100% eficaz. Faz exercícios, pergunta, responde e participa com a ajuda do professor.

Inegavelmente, para esse tipo de criança ou adolescente, as aulas particulares são de suma importância na sua educação. Elas permitem que eles façam em casa, no quarto, o trabalho que não podem fazer em sala de aula com os colegas.

Como veremos mais adiante neste post, a escola fundamental, o ensino médio, vestibular, Enem, são, obviamente, etapas essenciais na vida escolar de um aluno. Seja para aquisição de conhecimento ou para orientação.

Aulas particulares são garantia de boas notas?

Concentrando-se em uma pedagogia individual, os cursos são focados principalmente em um domínio de aprendizagem, metodologia, motivação do aluno, bem como na autoconfiança.

A educação pública e privada em escolas, às vezes, não permite que todos os alunos aprendam o necessário. Portanto, as aulas particulares podem ser um paliativo para esses alunos.

Aulas particulares proporcionam boas notas aos alunos e mais confiança em si?

Muitos alunos perdem seus meios diante das primeiras dificuldades escolares.

Aprenda em casa através dos computadores Há como fugir da digitalização do aprendizado?

Brasil, mais de 90% da população sendo analfabeta funcional, alunos em dificuldade são os mais numerosos!

Há muitas razões para as famílias optarem pelas aulas particulares. Porém, quase todas concordam que o papel de transmitir os conhecimentos básicos e despertar as habilidades de cada um é esperadas pela escola, paradoxalmente insuficientemente transmitidas por ela.

Ajuda para o dever de casa: restaurar a confiança e a motivação do aluno

Uma ajuda personalizada para os deveres de casa e algumas aulas de nivelamento podem fazer milagres para uma criança! Elas se diferem das aulas particulares porque visam o ensino de um tema bem definido. No ensino fundamental e médio, eles assumem a forma de um apoio educacional personalizado para assimilar o conteúdo das aulas do dia a dia, especialmente nos temas fundamentais (português, matemática, língua estrangeira).

Objetivos louváveis, mas difíceis de ver o resultado? Nem sempre… Eles ajudam a fixar melhor o conteúdo dado em sala de aula. Isso pode melhorar as notas das crianças, sem dúvida!

Sem contar que a criança ganha em confiança, motivação e autonomia. O apoio personalizado para a organização do trabalho escolar acelera a transição de um ciclo para outro, do primário para o colégio ou ensino médio para o superior, por exemplo.

Aulas particulares cobrem as lacunas do sistema educational?

O aluno no ensino fundamental tem uma média de 4,5 horas de aula por dia. Portanto, a maioria das escolas no Brasil não tem ensino em tempo integral como em vários países como a França.

Será que os alunos têm horas suficientes de aula?

Outro fator importante é que muitas dessas horas na sala de aula são ocupadas por matérias como matemática, português, ciências, história, geografia. Atividades como arte, música e línguas estrangeiras são secundárias quando não são inexistentes.

Porém, as artes, a música e as línguas estrangeiras deveriam fazer parte da formação essencial do aluno.

E, quando existem, tem a duração de uma hora por semana. Então, como desenvolver uma vocação ou um talento com uma hora semanal? Claro que as crianças que querem estudar música ou arte também precisam de aulas básicas, como português, matemática ou história. Mas elas não conseguem progredir com uma quantidade tão pequena de tempo para a música.

Fazer aulas particulares é bom! A casa também é um excelente lugar para aprender

Por isso, muitas vezes a falta de horas na sala de aula para matérias básicas e consideradas secundárias é compensada com as aulas particulares (elas cobrem a lacuna do ensino tradicional?).

Os pais que têm condições de contratar um professor particular para os filhos utilizam desse recurso para completar as horas nas escolas tradicionais.

Reforço escolar, ajuda nas lições de casa, preparação para provas de fim de ano, recuperação, nivelamento, dificuldades pontuais em determinada matéria, tudo é válido na hora de chamar um professor particular.

Então, as aulas particulares são essenciais para a criança progredir em sua paixão e em suas competências nas matérias tradicionais.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar