Sabedoria e virtude são como duas rodas de uma carroça
Provérbio japonês
Se você ou os seus filhos são fãs da cultura japonesa, porque não introduzi-los ao aprendizado da língua japonesa o mais rápido possível?
Porque sim, não é suficiente jogar games japoneses ou ler mangás para aprender o idioma (mas tudo isso pode ajudar, claro!).
É raro aprender japonês em uma escola tradicional. Geralmente, nas línguas estrangeiras mais populares, encontramos inglês, espanhol e francês...
No entanto, você pode muito bem progredir em japonês desde cedo! Nosso post ajudará você a aprender o idioma japonês o mais rápido possível. Portanto, continue acompanhando!
Onde encontrar cursos de japonês para crianças?
Quando as pessoas pensam em estudar a língua japonesa, muitas logo se perguntam "será que japonês é complexo?". A realidade é que aprender japonês pode ser muito benéfico para as crianças.
Isso porque o aprendizado nesse idioma estimula a capacidade de memorização e a criatividade do pequeno. Dessa forma é possível desenvolver o cérebro infantil.
O lado bom de aprender com cursos de japonês voltados para o público infantil é a metodologia divertida utilizada pelos professores. Geralmente, os tutores apresentam conteúdos que "tomam" a atenção do pequeno, de modo que ela se entretenha durante a aula, como o vídeo a seguir.
Mas, sejamos honestos: se você mora longe de uma cidade grande no Brasil, terá poucas chances de encontrar aulas de japonês para crianças...
Dada a pequena porcentagem de centros e escolas que dão aulas de japonês, ainda mais para crianças, parece difícil encontrar uma instituição que possa ensinar seu filho a falar japonês e aprender hiragana, katakana e kanji.
Faça japones online!
Apesar de que quase todo mundo sabe que, para aprender facilmente os kanjis, é melhor começar o quanto antes! Mas se você mora em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, não se preocupe! Há escolas especializadas no ensino de japonês nessas cidades para crianças!
Ao visitar o site da Embaixada do Japão no Brasil, percebemos que muitas grandes cidades têm centros culturais da língua e cultura japonesa para transformá-lo em um bilíngue japonês português. Então, procure as ofertas em sua cidade ou perto dela!
- Kumon;
- Centro Ásia;
- Wizard;
- Kizuna;
- Clube Nihongo Kakumei;
- NHK World.
Ter aulas de japonês antes do ensino fundamental
Se você mora em uma capital ou nas proximidades, poderá matricular o seu filho em um curso de japonês com facilidade. Porém, se não há cursos de japonês disponíveis onde mora, pode também matricular o pequeno em ensinos online.
E seja qual for o nível de conhecimento do pequeno, ele pode aprender japones criança fluentemente. Da gramática japonesa à história do Japão: ele aprende tudo sobre esse idioma fascinante durante o curso. Portanto, a experiência é completa!
Existem vários fatos que comprovam essa verdade, e as causas são tão sociopsicológicas quanto neurológicas.
Na realidade, as causas são tão sociopsicológicas quanto neurológicas. Neurológicas porque as crianças têm muito mais conexões no cérebro (sinapses) do que os adultos, o que as torna mais aptas a aprender coisas novas.
De fato, enquanto vivemos, as conexões sinápticas menos usadas são destruídas para promover a eficiência ideal de nosso cérebro. Já o cérebro infantil conta com várias conexões, facilitando o seu aprendizado.
Uma criança pode aprender tudo. Portanto, o pequeno pode memorizar os conceitos aprendidos no curso de japonês com mais facilidade. Além disso, está cientificamente comprovado: o cérebro infantil tem maior capacidade de memorização do que de um adulto.
Já os aspectos sociopsicológicos estão relacionados à ideia de que o público infantil possui menos vergonha de falhar e começar de novo. Um adulto tem um olhar muito crítico para si mesmo, enquanto o pequeno recomeça quantas vezes for preciso até conseguir.
Esse é exatamente o jeito certo de aprender uma nova linguagem: praticar a pronúncia, expressar-se em japonês e falar o idioma regularmente.
Se você puder escolher um curso de japonês para matricular seu filho, enteado, primo, sobrinho... é uma excelente decisão apresentá-lo à cultura e à língua do sol nascente desde cedo.
Em resumo, se o pequeno tem interesse em aprender japonês, aproveite para matriculá-lo enquanto ele ainda é novinho. Dessa forma é possível aprender o idioma com mais facilidade e em um menor período de tempo. Afinal, as crianças aprendem mais rápido do que um adulto!
Comece a aprender japonês pela web
E se não tiver um curso de japonês na cidade onde mora? Se você não mora em uma cidade com uma escola de japonês por perto, fique tranquilo, pois existem soluções para fazer aulas de japonês.
Por exemplo, você conhece os cursos online de japonês? Há professores especializados em ensinar online para o público infantil! No começo, não poderíamos acreditar que um adulto é capaz de prender a atenção de uma criança na frente de uma tela (achamos que isso só seria possível com desenhos animados em japonês...).
Mas sim! Há muitos que conseguem! Então, caso queira que seu filho ou filha faça aulas de japonês desde criança, tente um professor especializado em cursos pela internet! Inclusive, com aulas japones particulares, o pequeno poderá se beneficiar de um suporte individualizado.
Ao escolher o professor para ensinar japonês, faça uma entrevista com ele antes para se sentir mais seguro. No Superprof, vários professores oferecem sua primeira hora de aula grátis para justamente o aluno (ou o responsável) experimentar seus métodos sem compromisso.
Só por curiosidade, saiba o que um professor de nível básico ensina aproximadamente:
- Leitura de textos;
- Caracteres japoneses (hiragana, katakana e kanji);
- Conversa oral;
- Gramática do japonês;
- Domínio de alguns kanjis (caracteres chineses complexos).
Cada módulo terminará com avaliações escritas e orais. Além disso, se seu filho (ou o pequeno pela qual você é responsável) avançar para mais um nível, saiba aproximadamente o conteúdo do curso de japonês intermediário:
- Melhor compreensão oral e escrita;
- Exercícios de gramática mais avançados;
- Conhecimento da história e cultura do Japão;
- Outras palavras do vocabulário e novos kanjis.
Saiba que as aulas de japonês sempre enriquecem o conhecimento histórico e cultural do país do sol nascente! Os cursos de japonês com certeza são uma ótima maneira de aprender mais sobre essa cultura super interessante!
Vale ressaltar que além dos cursos de japonês online, você também pode utilizar outros recursos da internet para estudar esse idioma. Veja por onde começar a aprendê-lo:
Outras opções para a aula de japonês para crianças
Não há nenhum centro de estudos de japonês perto de você, e as fórmulas de aula online não lhe interessam? É verdade que aprender em casa às vezes pode ser muito difícil, ainda mais se tratando de crianças.
Como seu filho pode aprender a caligrafia do japonês ou dominar a linguagem de Kyoto e Tóquio? A realidade é que ainda existem soluções que se adaptam às suas necessidades (ou do pequeno) e ao seu orçamento. Veja as opções abaixo!
Professores particulares de japonês para o público infantil
Superprof é um site que conecta alunos e professores particulares. Então, temos para você vários perfis de professores japoneses! Assim, o pequeno pode aprender japonês com aula particular.
Em nossa opinião, esta é a melhor maneira de aprender um idioma (sinceramente). Isso porque o pequeno vai progredir rapidamente e facilmente com um professor particular japonês!
Além disso, um professor particular de japonês só tem um aluno como estudante. Ele pode, portanto, focar nas dificuldades do pequeno e desenvolver os seus pontos fortes. Dessa forma, ele se torna fluente rapidamente.
Por exemplo, se o pequeno tiver dificuldade em pronunciar uma palavra em japonês ou aprender um ponto gramatical, os ensinos particulares vão tocar diretamente nesse ponto. E um professor na sala de aula não pode fazer isso regularmente (por falta de tempo e por ter outros alunos).
As aulas particulares também são muito flexíveis. Você pode escolher que ele venha, em sua casa, uma, duas, três vezes por semana ou duas vezes por mês, por exemplo. Ademais, os conteúdos podem ser ensinados à distância (com aula online).
Quando o seu filho estiver maior, para se aprofundar no japonês, ele pode até mesmo aprender japonês no nível superior, focando em estudar nas universidades do Japão.
Vale ressaltar que essa viagem para estudar no Japão pode se tornar uma experiência extraordinária, tanto em termos pessoais quanto profissionais, na vida do indivíduo.
Livros infantis de japonês para aprender o idioma
Os livros infantis também podem ser uma boa opção para introduzir o seu filho ao japonês. Portanto, escolha obras com conteúdos fáceis de serem entendidos e os mostre para os pequenos. Para isso, é necessário apenas que o seu filho seja alfabetizado.

Ler livros é sempre uma boa opção para aprender algo novo! Para aprender japonês, muitos profissionais de ensino recomendam a leitura de mangás. Além disso, os filmes, desenhos animados, os jogos e as músicas também podem ajudar bastante no aprendizado!
Algumas opções de livros bilíngues (em português/japonês) são: Dorme bem Lobinho (Ulrich Renz) e Issun-boshi: A Lenda do Samurai de uma Polegada (Akemi Matsuzaki). Além disso, você também pode ajudar o pequeno a ler mangás, textos infantis simples (como os de blogs), entre outros.
Assistir a filmes e desenhos animados em japonês para aprender o idioma
Que tal também assistir a filmes e desenhos animados em japonês? Essa pode ser uma excelente forma de o pequeno se interessar pelo idioma! Aproveite para colocar as seguintes obras na TV:
- Meu amigo Totoro;
- O conto da princesa Kaguya;
- Mary e a flor da feiticeira;
- Entre diversas outras produções do estúdio Ghibli.
Os joguinhos e as músicas infantis japonesas também podem ser outros recurso interessantes para as crianças terem contato com o japonês. Então, que tal apelar para os games para aprender japonês? Existem várias opções interessantes e divertidas!
Alguns exemplos de músicas em japonês fáceis de cantar são: Donguri Korokoro, Tyurippu, Usagi to Kame e Churippu. Todas elas estão disponíveis no Youtube, com desenhos animados para assistir.
E aí, gostou de conhecer as opções para aprender japones criança? Então, deixe o seu comentário e a sua nota através das estrelinhas e compartilhe a postagem do Superprof!









