Pode até parecer clichê o que eu vou falar, mas aprender uma nova língua requer, sobretudo, conhecer sobre gramática. Estudar gramática as vezes é chato, mas é essencial para que eu seu vocabulário no novo idioma fique mais rico e para que você fale corretamente.
Conjugar os verbos no tempo certo, usar os pronomes corretos, saber usar o plural corretamente, conhecer os artigos, substantivos, adjetivos e advérbios. Tudo isso vai fazer uma diferença enorme ao final. Você não vai querer fazer feio diante de um italiano quando for visitar Roma, Veneza ou Florença, não é mesmo?
Apesar de parecer muito complexo, a proximidade das línguas latinas é um facilitador para o aprendizado da gramática.
Se você tem interesse em fazer um curso básico de italiano, temos diversos professores de italiano disponíveis aqui na SuperProf do Brasil. Procure aquele que mais te agrade e marque já sua primeira aula.
Se você escolheu o caminho de aprender sozinho, aproveite todo o conteúdo que o mundo digital oferece, através de vídeos, materiais online, sites com conteúdo grátis. Mas, uma dica, aprender italiano pode ser mais fácil e rápido se você tiver o acompanhamento de um profissional qualificado. Visite o nosso site e veja o professore de italiano disponível na sua região ou disponível online.
Os tempos verbais em italiano
Assim como na nossa língua, os verbos em italiano dividem-se em três construções verbais:
- verbos terminados em are (correspondente ao ar - falar/parlare)
- verbos terminados em ere (correspondente ao er - beber/bere)
- verbos terminados em ire (correspondente ao ir - sair/uscire)
Os verbos podem ser regulares, aqueles que possuem a mesma raiz, ou radical, em todos os modos e tempos verbais. Ou então irregulares, que podem sofrer variação também no radicar conforme a pessoa e tempo. Isso mesmo, assim como no inglês, o italiano tem uma listinha de verbos irregulares.
De maneira geral, grande parte dos verbos na primeira (are) e terceira (ire) conjugação são regulares, apesar de algumas exceções como andare, stare, dare, udire, venire... Já a maior parte dos vernos na segunda conjugação (ere) são irregulares.

No italiano, tempos quatro modos finitos: indicativo, congiuntivo, condizionale e imperativo. Os tempos e modos verbais são semelhantes ao português, já que o italiano também é um idioma de origem latina. Também temos o presente, passado, futuro, infinitivo, gerúndio e particípio.
Temos também seis pronomes pessoais no italiano, sendo três no singular e três no plural. São eles: io, tu e lui no singular e noi, voi e loro no plural.
| Presente | Passato | Futuro |
|---|---|---|
| Presente | Passato imperfetto | Futuro semplice |
| Passato prossimo | Futuro composto/anteriore | |
| Passato remoto | ||
| Trapassato prossimo | ||
| Trapassato remoto |
Os tempos, passato prossimo, trapassato prossimo e futuro anteriori, são tempos verbais compostos e precisam de um auxiliar na sua conjugação. Os verbos auxiliares do italiano são o essere (ser/estar) e o avere (ter). Os dois verbos auxiliares fazem parte do grupo de verbos irregulares e conhecer os dois é bem importante, já que são os verbos mais utilizados.
Vamos detalhar melhor cada um dos tempos verbais:
PRESENTE: expressa a ação que se passa no momento em que se fala ou ações regulares.
PASSATO IMPERFETTO: expressa a duração ou a repetição no passado, ou uma ação ou estado da sua duração em relação ao passado. Pode ser usado também em ações descritivas ou narrativos ou ainda na forma de cortesia.
PASSATO PROSSIMO: é um tempo composto, como citado acima. Indica um fato passado e que acontece apenas uma vez e terminou a pouco tempo. Ele será conjugado com o auxiliar no presente e o particípio passado do verbo principal
PASSATO REMOTO: expressa uma ação única, terminada no passado.
TRAPASSATO PROSSIMO: outro tempo composto, conjugado com o imperfetto do auxiliar e o particípio passado do principal. Indica um fato no passado, anterior a outro fato também no passado.
TRAPASSATO REMOTO: indica uma ação definitivamente concluída em relação ao momento ao que se refere no passado.
FUTURO SEMPLICE: ação que vai acontecer no futuro.
FUTURO COMPOSTO/ANTERIORI: descrevem ações que podem acontecer. Também é um tempo composto, conjugado com o futuro simples do auxiliar e o particípio perfeito do principal.
Entenda mais sobre os verbos auxiliares essere e avere com este vídeo disponível no youtube:
Estudo dos pronomes italianos
Pronome é a palavra que substitui o nome ou o substantivo no decorrer de uma conversa ou de um texto. Usamos para que não seja necessário repetir o nome da pessoa ou do objeto toda hora na conversa. O pronome pode ser pessoal, reflexivo, demonstrativo, interrogativo ou relativo.
- Pronomi personali ou pronome pessoal: tem função de sujeito em uma frase. São eles: io, tu, lui/lei, noi, voi, loro.
- Pronomi personali complemento: tem a função de complemento e são: me, mi, te, ti, lui/lei, lo/la, gli/le/si/ne (singular) e noi, ci, voi, vi, loro, li/le/si, gli/loro/ne (plural).
- Pronomi riflessivi: é usado quando a ação do verbo na frase reflete de volta ao sujeito. São eles: mi, ti, si (singular) e ci, vi, si (plural).
- Pronomi dimostrativi: são aqueles que indicam relações ou quantidades, e são: questo, questa, questi, queste, quello, quella, quelli e quelle.
- Pronomi interrogativi: são usados em interrogações indiretas ou diretas. São eles: chi, che, quale, quanto, quanta (singular), quali, quanti, quante (plural).
- Pronomi relativi: serve para unir uma oração a um outro pronome mencionado ou a um substantivo. São eles: il quale, la quale (singular), i quali e le quali (plural) e che, chi e cui (invariável).
Atenção para esta dica: alguns pronomes em português, em italiano são advérbios. Como é o caso do pronome possessivo e do pronome indefinido.
Aulas particulares de italiano: artigos e substantivos
Os artigos e os substantivos estão intimamente ligados. Conforme a definição do dicionário, SUBSTANTIVO é a classe gramatical de palavras que designa seres ou coisas e ARTIGOS é uma subcategoria gramatical de determinantes do nome que indicam a maneira como deve ser aprendido o ser ou a coisa designada pelo substantivo. O artigo vem antes do nome e concorda com ele em número e gênero.
Os artigos antecedem um substantivo para definir seu gênero (feminino ou masculino) e o seu número (singular ou plural). Podem ser definidos ou indefinidos. No italiano há também os artigos partitivos.
- Artigos definidos:
- la, l' (feminino singular)
- le (feminino plural)
- il, lo, l' (masculino singular)
- i, gli (masculino plural)
- Artigos indefinidos:
- una, un (feminino singular)
- un, uno (masculino singular).
Atenção, não há plural dos artigos indefinidos no italiano, caso seja necessário demonstrar o plural de um substantivo indefinido, usa-se o plural do artigo partitivo.
- Artigos partitivos, referem-se a uma parte do todo. São eles:
- di+la = della, di+l' = dell' (feminino singular)
- di+le = delle (feminino plural)
- di+il = del, di+lo = dello, di+l' = dell' (masculino singular)
- di+i = dei, di+gli = degli (masculino plural).
Está gostando da nossa aula de italiano?

Os substantivos indicam uma pessoa, coisa, conceito abstrato ou objeto em uma frase. Eles podem ser:
- Concretos: coisas palpáveis, seres que realmente existem, como objetos, pessoas, animais e lugares.
- Abstratos: são sentimentos, estados, ações, qualidades ou defeitos. Não tem existência própria e dependem de outro ser para existir.
- Simples: formado apenas por uma palavra.
- Composto: formado por duas ou mais palavras.
- Primitivos: não derivam de outra palavra.
- Derivados: sua origem vem de outra palavra da língua italiana através de um processo chamado de derivação.
- Aumentativos: indica o tamanho grande ou aumentado de um substantivo em relação ao tamanho normal.
- Diminutivo: indica o tamanho pequeno ou diminuído de um substantivo em relação ao tamanho normal.
- Afetivos: exprimem afetividade, carinho e apreciação.
- Depreciativos: expressa um insulto ou desvalorização.
- Masculinos: indicativos do gênero masculino.
- Femininos: indicativos do gênero feminino.
- Comum de dois gêneros: a forma masculina ou feminina são idênticas e o gênero é diferenciado apenas pelo artigo.
- Singular: representa apenas um ser ou objeto.
- Plural: representa mais de um ser ou objeto.
Está a procura de um curso italiano rj?
Aprendendo a falar os adjetivos e advérbios em italiano.
Os advérbios ou avverbio são palavras que modificam os verbos, adjetivos ou outros advérbios. Eles são invariáveis em gênero e número. Eles podem ser:
- simples: não derivam de outra palavra, possuem forma própria
- compostos: formado por duas ou mais palavras
- derivados: tem origem em outra palavra, geralmente um adjetivo + o sufixo mente
- locuções adverbiais: sequências fixas que têm valor equivalente ao advérbio.
Os advérbios podem ser ainda de julgamento (afirmação, negação ou dúvida), de quantidade, de modo, de tempo ou de lugar.
Sua posição dentro de uma frase pode variar, podendo aparecer próximo ao verbo, em tempos simples e entre o auxiliar e o particípio ou depois do particípio em tempos compostos.

Os adjetivos ou aggettivi são as palavras que se juntam ao substantivo para o qualificar ou modificar. São variáveis e concordam com o gênero e número com o substantivo que está ligado.
Os adjetivos podem ser:
- qualificativi: que atribui uma característica ou qualidade à um substantivo. Aqui eles ainda se dividem em positivo, comparativo (de igualdade, de superioridade ou de inferioridade) e superlativo (relativo ou absoluto).
- indicativi: indicam quantidade, distância, intimidade, proximidade e posse. São equivalentes aos pronomes no português e podem ser demonstrativos, possessivos ou quantitativos indeterminados e numerais.
Os adjetivos normalmente localizam-se após os substantivos, ao contrário do inglês. Quando vem antes do substantivo, seu sentido será diferente.
Para finalizar, seguem algumas dicas que podem ajudar e acelerar o processo de aprendizagem:
- Comece pelo básico, procure um professor ou curso de italiano que atenda as suas expectativas.
- Estude gramática, demonstramos aqui a importância de conhecer as regras gramaticais para falar corretamente o idioma
- Escute músicas ou podcasts em italiano e pratique a pronúncia
- Veja filme ou vídeo em italiano, primeiro com a legenda em português e depois com a legenda em italiano
- Faça uma boa revisão dos conteúdos estudados
- Não deixe de fazer a lição de casa
- Anote as frases novas que aprender em cada aula
- Leia conteúdos em italiano
- Se tiver condições, faça um intercâmbio e entenda mais da cultura da Itália.
- Baixe algum aplicativo grátis de línguas e pratique diariamente
- Aprenda formando frases
- Acesse sites de notícias em italiano
Estudar italiano sozinho pode ser bem difícil. Os aplicativos nem sempre dão o suporte necessário para um aprendiz iniciante. Se você se interessou em aprofundar no idioma, mas não se adaptou ao conteúdo dado em escola de línguas, procure um professor de italiano aqui na SuperProf e agende uma aula experimental de italiano online ou presencialmente. Fazer cursos de idiomas com o acompanhamento individual pode tornar seu aprendizado mas fácil e rápido. Pronto para começar o estudo?



















Excelente!!!
Claro , didático e prático
Parabéns aos autores.