Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Dar aula particular coletiva: quais os benefícios dessa modalidade?

De Fernanda, publicado dia 20/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > As vantagens das aulas particulares em grupo

“Por que unir nossas ideias?  Para utilizar uma rede neural coletiva que ofereça uma economia do conhecimento livre e inesgotável.”- Corinne Ghiridlian-hofmann

O ensino em casa é frequentemente recomendado para alunos com dificuldades de aprendizagem: aulas de línguas, aulas de música, apoio em disciplinas científicas, aulas de história e geografia, etc.

A cada 2 minutos, o Superprof Brasil contabiliza 1 pedido por aulas em sua plataforma, na qual 94% desses alunos encontram seus professores em até 24 horas, segundo Louizy Costa, Community Manager Brasil. Somente no país, a plataforma conta com a adesão de 300 novos professores a cada dia, ultrapassando uma comunidade de mais de 700 mil membros.

Dados que demonstram como o mercado de aulas particulares e apoio escolar está cada vez mais forte!

Aqui vamos dar foco às aulas em grupo: quais são as vantagens de aprender com outros colegas?

Aulas em grupo ou aulas individuais?

Encontrar um professor particular é uma alternativa adotada por muitos pais que querer ajudar seu filho com dificuldade de aprendizagem.

Aprendendo com os outros: ou como misturar negócios com prazer! E se eu aproveitasse o conhecimento dos outros para estudar matemática?

A aula particular é um momento privilegiado no qual aproveitamos para rever com calma o que não foi compreendido em sala de aula, e no qual cada aluno pode fazer suas perguntas sem medo de atrapalhar o curso, ou de ser julgado ou ridicularizado por seus colegas.

Os levantamentos sociológicos nessa área frequentemente apontam para o fato de que a educação em casa é privilégio de famílias de classes sociais mais altas. Claro, um ano de aulas particulares é investimento caro para as famílias mais populares.

De qualquer forma, apoio escolar e aulas particulares possuem uma metodologia diferente para o aprendiz. E algumas crianças preferem trabalhar em grupo, porque podem se concentrar melhor do que em sala de aula, que às vezes reúne mais de trinta alunos.

Em primeiro lugar, há duas opções disponíveis para pais e alunos: escolher uma formação domiciliar individualizada ou optar por aulas em grupo.

A primeira ideia do curso em grupo é compartilhar o mesmo professor, sobretudo para reduzir os custos para cada aluno.

Fazer aulas em grupo coloca a aprendizagem em um ambiente sociável e amigável, onde o conhecimento é compartilhado, em vez de individualizado.

As aulas em geral consistem em um pequeno grupo de até dez pessoas, dependendo do ano de estudo (ensino fundamental, ensino médio) e de acordo com um método de trabalho colaborativo.

Algumas disciplinas se adequam melhor ao curso em grupo do que outras: é o caso das aulas de idiomas, de música, de esportes e do treinamento esportivo, ou de matemática.

Por outro lado, é difícil imaginar aulas de costura ou um curso preparatório para vestibular em grupo…

Tudo depende dos objetivos de aprendizagem, do custo e dos assuntos visados.

Como funcionam as aulas em grupo?

As aulas em grupo são possíveis em todas as disciplinas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Diferentes modalidades e metodologias de curso existem, em função do nível e do assunto abordado.

O argumento apresentado é o de que os professores individuais oferecem treinamento de fácil assimilação para pessoas que preferem estudar com outras pessoas em vez de sozinhas.

Argumenta-se também que os encontros em grupo proporcionam uma supervisão mais intensiva do que o curso em sala de aula, e que esta modalidade é mais adequada para estudantes interessados ​​em melhorar suas habilidades, ter uma boa nota ou ter uma nota excelente em um exame.

Em geral, a aula é organizada nas dependências da escola em que o aluno está matriculado, ou em uma estrutura que ofereça esse tipo de serviço (Tutores, Kumon etc).

Do ponto de vista de um professor, uma vantagem é inerente às aulas particulares: a flexibilidade. Os professores podem ter muitos alunos, mas sempre têm a autonomia de decidir sobre seus horários e sobre sua disponibilidade.

Este é particularmente o caso de nossos professores no Superprof, que muitas vezes oferecem aulas para grupos de três, quatro ou cinco pessoas, sempre com redução nos valores.

Será que podemos dar aulas em grupo em todas as disciplinas e em todos os níveis e permitir que o aluno almeje o sucesso acadêmico?

Infelizmente, mesmo que os professores sejam experientes, há áreas em que é mais difícil aprender em grupo.

Dar aulas de guitarra com outros aprendizes de violonistas, por exemplo, parece mais complicado do que aplicar a mesma metodologia para aperfeiçoar dissertações ou análises literárias durante uma aula de português…

Aulas em grupo: por que aprender em grupo?

Se a aprendizagem em grupo pode ser, de acordo com alguns alunos, uma excelente maneira de estudar o currículo escolar, quais seriam as demais vantagens dessa metodologia?

Como fazer aulas particulares em grupo? Podemos compartilhar aulas de assuntos com subjetividade? |Aqui, na aula de arte: os alunos se alimentam da criatividade dos seus colegas!

Os benefícios das aulas particulares são múltiplos.

Em primeiro lugar, a lógica relacionada à lei da oferta e da demanda: quanto mais estudantes em uma turma de grupo, menor a tarifa horária por pessoa.

Em geral, um curso em casa custa entre 50 e 70 reais por hora, em média.

Ainda assim, em média, uma aula intensiva de duas horas em grupo para um aluno custará os mesmos 50 reais.

Temos uma hora a mais de ensino, ou pelo menos gastamos o dobro do tempo revendo conceitos, e pelo mesmo preço.

E o professor multiplica o seu lucro, uma vez que pode ganhar – por exemplo – 250 reais para duas horas de aulas com 5 alunos em vez de 100 reais para duas horas com um único aluno.

Então, as aulas em grupo podem realmente ser eficazes se os alunos gostarem de estudar em conjunto: eles se beneficiam do ambiente coletivo no qual todos podem fazer perguntas e compartilhá-las com o grupo.

Além disso, é um canal de sociabilidade efetivo associado ao aprendizado.

Outra situação que pode contribuir também para a autoestima do aluno: se, por exemplo ele está com dificuldades na escola, pode estar se sentindo isolado ou excluído. Dessa maneira, em um novo ambiente e em um grupo com novos alunos que não conhecem sua vida escolar, ele pode se sentir seguro e confiante novamente.

Vamos pegar o exemplo do apoio escolar de uma aula de inglês: analisar um texto escrito em outro idioma em um pequeno grupo pode ajudá-lo a falar em público espontaneamente e a recuperar o gosto pelos estudos.

Outra vantagem: em uma instituição educacional pública, o professor utiliza uma metodologia e uma didática única para seus cerca de 30 alunos.

Embora se beneficie do princípio da liberdade acadêmica e seja relativamente livre para escolher seus recursos didáticos, não pode permitir desvios além dos programas escolares bastante densos e ambiciosos.

Por outro lado, os professores particulares podem realizar livremente digressões ou parar em um ponto para colocá-lo em discussão dentro do pequeno grupo.

Tomemos o exemplo do nosso curso de inglês: em vez de memorizar uma lista de verbos irregulares, a aula particular em grupo pode se dedicar exclusivamente à conjugação de uma forma divertida.

Como?

Incorporando, por exemplo, a conjugação de verbos em sentenças simples em sessões de conversação de imersão linguística com o grupo de estudantes.

Assim, estimulam sua compreensão oral sem ter a impressão de empregar esforços cognitivos significativos.

Uma vez que a aula particular é um momento de revisão ou recuperação, ou de consolidação escolar, o aluno pode se sentir em igualdade com os outros e encontrar um novo papel de condução dentro do grupo. Tudo isso contribui de maneira efetiva para o desempenho escolar em geral.

Quais são as desvantagens das aulas em grupo?

Qual a desvantagem da aula particular em grupo? Aulas em grupo: organização, planejamento e sintonia do grupo são elementos cruciais para que os encontros sejam bem sucedidos e a turma progrida junta.

Bem, todos sabem disso, mas não há apenas vantagens. Tudo na vida infelizmente tem suas desvantagens.

A primeira delas é que o aluno que procura por uma aula particular necessariamente está em busca de um acompanhamento mais personalizado que na escola regular. E quando a aula particular é em grupo, dependendo do tamanho do grupo e do profissional em questão, o aluno não sentirá os benefícios da modalidade.

Além disso, aulas em grupo também são passíveis de heterogeneidade. Na prática: um educador de aulas em grupo resumiu a principal armadilha de alguns encontros coletivos:

“Uma das desvantagens dessas aulas em grupo é que alguns alunos são mais experientes do que outros, o que pode ser prejudicial para alguns, especialmente os iniciantes que não têm os recursos [e treinamento] para seguir os exercícios de nível superior. “

O problema neste caso é que os alunos não progridem no mesmo ritmo, assim como no ensino fundamental ou no ensino médio.

Outra desvantagem notória da aula em grupo é a restrição geográfica.

Se tiverem que atravessar a cidade de carro, ônibus, trem ou metrô para chegar à sala de aula, alguns alunos podem ficar desencorajados ou desmotivados e é ainda pior se os alunos estiverem na escola fundamental porque os pais terão que acompanhar.

Às vezes falta tempo para levar seu filho para esse local de estudo.

Bem, e mesmo assim essas desvantagens não te assustam? Entre em contato com nossos professores!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar