Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Como e onde dormir durante viagem em território russo?

De Camila, publicado dia 14/04/2019 Blog > Idiomas > Russo > Onde se hospedar na Rússia?

“Conhecemos o homem durante um jogo e durante uma viagem”
Provérbio russo

Você anda se dedicando a um curso de russo online ou a aulas de russo com um professor particular e está planejando uma viagem à Federação Russa para visitar o Kremlin e outras maravilhas históricas? O primeiro passo antes de partir é preparar a sua estadia escolhendo sua hospedagem. A Copa do Mundo de Futebol sediada em 2018 impulsionou as reservas de casas, hotéis, hostels e albergues russos em + 35% em relação a 2017 (fonte: STR / Tourism Economics). E agora, como ficar na Rússia para uma estadia em 2019?

Sua aula de russo anda de vento em popa e você não vê a hora de colocar o aprendeu em prática na terra dos czares? Se você ainda está confuso em como encontrar a melhor alternativa de hospedagem na Rússia, então Superprof te oferece uma visão geral das melhores acomodações para que você possa ficar bem enquanto coloca à prova todo o conhecimento adquirido no curso russo com os nativos da língua. De hotéis clássicos a acomodações inusitadas, passando por albergues da juventude, te damos várias dicas de onde ficar.

Ah, e não se esqueça de solicitar um visto russo antes de confirmar sua reserva!

Obs: Os preços comunicados nesta matéria são passados em Dólares americanos, para não comprometer a veracidade das informações com a mudança do câmbio com o Real.

Hotéis: acomodações clássicas na Rússia

Antes de partir para a Rússia, 77% dos turistas procuram primeiro por hotéis que são referência mundial em hospedagens no exterior. A boa notícia é que na Rússia, com a cotação de rublos sendo mais baixa que a do dólar americano, você pode cogitar a possibilidade de pagar para ficar em um hotel com um nível um pouco mais alto do que um de apenas 1 estrela.

Além disso, o cenário da hotelaria modernizou-se largamente em muitas cidades russas desde a década de 1990: não há mais ambientes “soviéticos” em que uma velhinha possa monitorar convenientemente as idas e vindas dos hóspedes por detrás do balcão. Agora você pode ficar em hotéis a preços super competitivos (pelo menos para viajantes estrangeiros).

Cosmos Hotel

O Cosmos Hotel é um hotel de 4 estrelas e um dos 3.200 hotéis em Moscou (e 24.700 na Rússia). Ou seja, existem opções suficientes para acomodá-lo confortavelmente em todo o território da capital e do país.

O Cosmos Hotel faz parte desta alta gama de acomodações hoteleiras russas, oferecendo tanto um ambiente antiquado (um pouco soviético na parte de fora, mas apenas na parte de fora!) com um vista deslumbrante do distrito de VDNH, também conhecido como o distrito dos cosmonautas.

Preço médio: 70 dólares por noite.

Moscou possui hotéis famosos como Hilton e Four Seasons. Grandes redes internacionais de hotéis podem ser encontradas na Rússia.

Hotel Izmailovo

Entre os hotéis de renome, há também o hotel Izmailovo, nome emprestado do grande mercado epônimo no leste da cidade. Esse hotel pode acomodar 10.000 visitantes ao mesmo tempo, graças aos seus 7.200 quartos distribuídos por 30 andares. Ele possui ainda um resort de negócios impressionante, um spa e outras comodidades de luxo.

Preço médio: 59 dólares por noite.

Além disso, para fazer suas compras de souvenirs, o mercado Izmailovo (servido por estações de metrô com o mesmo nome e da estação Partizanskaya, na linha azul) é o lugar ideal, onde você pode pechinchar praticamente tudo e ainda encontrar um monte de objetos simbólicos. Bom para gastar seus rublos!

Resumo dos hotéis

Resumindo, você pode encontrar três tipos de hotéis na Rússia:

  • Redes internacionais de hotéis, como o Novotel e o Hyatt,
  • Cadeias de hotéis russos,
  • Hotéis exclusivos russos ou mini-hotéis.

Nota: alguns hotéis incluem em seu preço o que é chamado de “registro”. Para esse registro, alguns cobram cerca de 40 dólares. Bom para levar em conta antes de fazer sua reserva!

Outra informação para se ter em mente na hora de reservar um hotel: não é preciso dominar fluentemente o russo para viajar para a Rússia. No entanto, mesmo nos hotéis de várias estrelas, nem todos os funcionários falam inglês bem.

Entre conforto, originalidade e autenticidade, o que você prefere?

Airbnb: contato com a autenticidade russa

A principal vantagem da plataforma AirBnb, especialmente na Rússia, é oferecer acomodação confortável e / ou original a preços atrativos. Tenha cuidado, no entanto, na hora de reservar, pois os moscovitas, como outros proprietários em grandes metrópoles, tendem a inflacionar os seus preços quando alugam para estrangeiros.

A opção de reserva via AirBnb está se tornando cada vez mais difundida na Rússia: com o efeito da Copa do Mundo de Futebol, nada menos que 180.000 reservas foram feitas pela plataforma, apenas entre junho e julho de 2018, um recorde para a Federação.

Os hostels são mais baratos, mas podem acabar sendo uma furada. Alugar um apartamento via Airbnb pode acabar apresentando o melhor custo benefício para a sua viagem à Rússia.

Em quais cidades fazer um Airbnb?

Atualmente, opções de AirBnb podem ser encontradas em várias cidades russas, tais como:

  • Moscou,
  • São Petersburgo,
  • Kazan,
  • Vladimir,
  • Nizhny Novgorod,
  • Sochi,
  • Vladivostok.

Uma boa alternativa ao AirBnb para se reservar casas russas diretamente com os proprietários é o LikeHome. Através dele você pode alugar apenas um quarto ou reservar um alojamento para você sozinho!

Pontos a serem levados em consideração

Mesmo com preços atrativos, a reserva via AirBnb apresenta um pequeno porém, importante a ser ressaltado para que você o leve em consideração: um tipo de registro especial que precisa ser feito no local. Isso porque os proprietários que alugam suas casas e apartamentos precisam registrar cada um dos serviços que prestam por meio de um cadastro particular.

Isso pode levar a dois extras na hora da reserva:

  • Esse cadastro particular é mais complicado a ser feito. Isso quer dizer que, geralmente, você tem que ir à delegacia com o proprietário para dar suas informações. Não é rápido e pode ser um pouco estressante. Sendo assim, esse tipo de hospedagem não é ideal para quem vai ficar apenas dois ou três dias no local,
  • O aumento do preço. Muitos proprietários, especialmente os que falam inglês, propõem-se a fazer todos os passos para você a uma taxa, por exemplo, muito alta (às vezes 200 dólares). Será que vale a pena?

Quando é interessante fazer um Airbnb?

No final, a opção de hospedagem no AirBnb é interessante em determinadas situações, tais como:

  • Se você viajar em grupo e dividir todos os custos,
  • Se você fizer uma estadia muito longa e desejar amortizar suas despesas de viagem,
  • Se você fizer comparações e confiar no proprietário.

Albergues e hostels: para conhecer quem fala russo

Hostels deixam a desejar no quesito conforto e privacidade. Albergues são ótimos para se socializar com russos e outros turistas.

A melhor maneira de viver uma experiência de imersão na Rússia é através da estadia em hostels, também conhecidos como albergues da juventude. Ao escolher essa opção, você deixa de lado conforto e privacidade. Isso porque nos hostels, os quartos geralmente possuem de 5 a 10 beliches, o banheiro é compartilhado com hóspedes de outros quartos e a infra-estrutura disponível não é tão boa quanto à encontrada em hotéis.

No entanto, é preciso levar em conta que também existem albergues de “luxo”, com quarto individual, por um preço médio de 14 dólares por noite.

Tirando esses por menores, a imersão cultural proporcionada pelos hostels é inigualável! Este é o tipo de hospedagem ideal se o seu objetivo é ter contato com os habitantes locais, conhecer outros viajantes do Cáucaso ou de outras partes da Ásia. Nada melhor do que isso para praticar o que você anda aprendendo nas suas aulas de russo!

Acomodações inusitadas na Rússia

Você quer uma mudança de cenário? Está à procura de autenticidade? Deseja ficar rodeado pela natureza?

A Rússia é cheia de lugares únicos e inusitados para uma estadia completa na Sibéria ou do lado dos Urais. Entre os mais famosos, encontramos:

  • Casas de família,
  • Casas de campo, também conhecidas como “datcha”,
  • Cabanas charmosas dentro de fazendas,
  • Cabanas de madeira na floresta.

As tarifas para estas acomodações variam muito, dependendo da estação e das instalações oferecidas. Geralmente, é necessário ir até o local de carro (o preço da gasolina é ridículo, apenas 19 centavos de dólar por litro!). Isso porque tais hospedagens estão localizadas fora das grandes cidades.

Para passar uma temporada como um verdadeiro russo, essa é a opção ideal!

Outra experiência (muito) inusitada de se viver quando o assunto é hospedagem na Rússia: indo a um site de busca russo chamado CIAN (uma plataforma que vende produtos de segunda mão), você encontrará anúncios mais ou menos estranhos de apartamentos “mal-assombrados”. Ao alugá-los, você pode se beneficiar de descontos de até 20%.

No entanto, esses tipos de apartamentos (que vem acompanhado com um Poltergeist!) só existem em Moscou. Caso você opte por ficar em um desses, esperamos que os czares da era imperial não se materializem em sua sala de estar durante a sua estadia!

Os preços em rublos russos podem ser bem atrativos também! Que tal soltar seu espírito aventureiro e ficar em uma cabine de madeira no meio de uma floresta russa?

Casa de férias na Rússia: dicas para escolher a sua

Para escolher corretamente o um bom local de hospedagem em terras russas durante uma viagem, vários critérios devem ser levados em conta, incluindo:

  • Suas datas de permanência,
  • A duração da sua viagem dentro da Rússia,
  • O motivo da sua ida para a Federação Russa,
  • Seu orçamento para toda a viagem,
  • Seu gosto e o grau de conforto desejado.

Tempo de transporte

Por exemplo, ao escolher acomodação em Moscou, você deve levar em conta o tempo dentro do transporte. A cidade é muito grande e os pontos turísticos estão muito espalhados. Se você ficar em um hotel barato na parte de Kolomenskaya, no sudeste, vai acabar gastando várias horas de transporte para chegar ao centro da cidade.

Ficar longe do centro pode ser sinônimo de economia. No entanto, se você for passar apenas três ou quatro dias na cidade, vale a pena investir em um hotel próximo ao centro para aproveitar o ambiente e uma boa localização no metrô.

Vistos e registros

É muito importante se informar sobre os procedimentos consulares para tirar seu visto para a Rússia. Se você fizer uma viagem pelo país, for visitar os países bálticos em seguida e depois retornar à Rússia, você terá que se registrar a cada vez que entrar em um novo país, mesmo se já tenha passado por ele alguns dias antes (o que significa mais gastos com tarifas!).

Taxas de inscrição para hospedagem

Outro detalhe a ser considerado: as taxas de inscrição. Na Rússia, você deve não apenas solicitar um visto de turista, mas também registrar-se assim que chegar lá. Isto serve para você emitir um documento certificando que você vai se hospedar em um determinado local durante uma determinada data.

Algumas acomodações, como hotéis, costumam incluir esses custos. Já outras o deixam a seu critério ou seja, mais trabalho e dor de cabeça para você durante sua viagem!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar