Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Etapas para ensinar a pintar em casa

De Camila, publicado dia 31/08/2018 Blog > Artes e Lazer > Desenho > Como dar aulas particulares de pintura

“Você me diz, eu esqueço. Você me ensina, eu lembro. Você me envolve, eu aprendo.”
Benjamin Franklin

De acordo com pesquisas, 9 em cada 10 pais de alunos desejam mais envolvimento dos alunos durante o aprendizado.

As aulas interativas costumam ser as mais apreciados pelos alunos, apresentando um melhor nível de aprendizado.

A interatividade é uma ferramenta muito utilizada em aulas particulares.

Você é pintor, tem o dom de ensinar e deseja começar a dar aulas particulares de pintura?

Então confira algumas dicas e sugestões de como dar o pontapé inicial na sua carreira de tutor individual a pupilos ávidos em aprender a manipular um pincel com tinta sobre uma tela!

Confira também um breve guia para professores de pintura.

As diferentes formas de aulas particulares

Antes de iniciar sua atividade, é essencial definir o tipo de curso que você deseja ministrar.

É bom ter em mente que aulas particulares não significam necessariamente aulas em casa.

Aqui estão todas as maneiras de dar aulas particulares.

Aulas em casa

As aulas de pintura em domicílio podem ser realizadas na casa do professor ou na casa do aluno. Esta é uma decisão a tomar na primeira aula para que todos comecem o curso de acordo com as condições pré-estabelecidas.

A vantagem de fazer o curso de pintura na casa do professor é que ele normalmente possui todo o equipamento necessário para ajudar o aluno a progredir (pintura a óleo, cavalete, telas, paletas,…).

Além disso, o aluno encontra-se em um ambiente adequado para desenvolver sua criatividade e imaginação, pois o espaço já está preparado, já que várias outras aulas também acontecem no mesmo local.

No entanto, se o aluno tiver o espaço necessário em sua própria casa e preferir que o professor se desloque, então a aula de pintura também pode ser realizada no domicílio do aprendiz.

Hoje em dia existem várias maneiras de se ter aulas de pintura. As aulas de pintura podem ser na casa do aluno ou através de webcam.

Conheça os cursos cursos a seguir para se tornar professor de pintura.

Curso por webcam

Cursos online estão cada vez mais populares dentro do mundo das aulas particulares. Com o desenvolvimento da internet, muitos programas permitem a conversa direta e em tempo real via webcam em boas condições.

Este sistema pode ser usado para aulas particulares se o professor e o aluno estiverem muito distantes.

A vantagem de oferecer esse tipo de curso é que você será capaz de alcançar alunos em qualquer lugar do mundo, pois eles não  precisam estar na mesma cidade para acompanhar a sua tutoria em pintura para iniciantes.

Por outro lado, às vezes pode ser mais complicado mostrar uma técnica via webcam, ou ainda corrigir um trejeito negativo do aluno.

Aulas em grupo

Aulas particulares também podem ser dadas em grupo. Mas isso não quer dizer que elas não são mais particulares?

As aulas particulares podem ser dadas a um pequeno grupo de amigos, por exemplo, possibilitando o mesmo tipo de dedicação personalizada do tutor diante seus pupilos.

Além disso, a escolha de aulas particulares permite que você escolha seu professor e sua agenda. Se todo o pequeno grupo concordar com horários, não há problemas nenhum nisso.

A vantagem desses cursos é que o professor pode oferecer um preço melhor por pessoa, dependendo do número de alunos. Além disso, os alunos podem pintar com os amigos e podem relaxar enquanto conversam.

Oficinas e workshops

Alguns alunos não podem ter aulas semanais de pintura por causa de uma agenda lotada. A oferta de cursos intensivos pode atingir, então, atrair alunos com este perfil.

Por exemplo, você pode escolher dedicar uma semana para fazer esboços de carvão, e depois passar outra semana fazendo o trabalho sobre tela usando tinta a óleo ou tinta acrílica.

A tinta acrílica é um dos materiais preferidos dos iniciantes em pintura. Os alunos têm a oportunidade de experimentar vários tipos de materiais de pintura durante as aulas particulares.

Veja algumas sugestões de locais possíveis para dar aula de pintura.

Como organizar uma aula de pintura?

Ao ensinar pela primeira vez, às vezes é difícil saber como apresentar um curso e como gerenciar o relacionamento entre professor e aluno.

Essas são dúvidas e inseguranças que todo professor particular já teve e não apenas aqueles que ensinam pintura!

Avalie o nível do seu aluno

Como primeiro passo, o professor deve avaliar o nível do aluno.

Quanto à pintura, você pode pedir-lhe desenhos ou pinturas que ele feitos anteriormente à visita.

Pergunte se ele já teve aulas antes.

Tudo isso pode ser feito antes da primeira aula, por e-mail ou telefone.

Saber o nível  do seu futuro aprendiz facilita a preparação da primeira aula, assim como do cronograma de atividades durante um certo período de curso.

Construa sua aula de pintura

Existem programas de cursos de pintura para iniciantes fáceis de serem encontrados na internet. No entanto, estes programas são impessoais e não necessariamente bem adaptados ao nível e ao perfil de aprendizado do seu aluno.

Cabe a você desenvolver um plano de aula personalizado para cada um de seus alunos. Afinal de contas, esse é um dos motivos que os levam a optar por um curso de pintura com um professor particular.

Pintura a óleo, aquarela, acrílica, guache: o programa pode possuir técnicas e materiais variados.

Comece revisitando os fundamentos do desenho em grafite, para ter certeza que seu aluno os domina bem antes de começar a “atacar” uma tela munido de pincel e tinta.

Você pode propor o desenho de um retrato, desenhar uma paisagem ou desenhar uma natureza morta.

O curso deve ser construído para verificar se o aluno adquiriu o conhecimento previamente visto. Deve também introduzir novas técnicas e novos conhecimentos progressiva e periodicamente.

O professor precisa acompanhar seus alunos de perto. Aluno e professor precisam andar de mãos dadas durante a jornada de aulas de pintura.

Acompanhe regularmente seu aluno

Seja na primeira ou na décima aula, é sempre importante dialogar regularmente com seu aluno para conhecer seus desejos, suas expectativas e suas dificuldades.

Esta é a melhor maneira de saber se o aluno está satisfeito ou não e o que o professor pode fazer para melhorar sua prestação de acordo com o perfil de cada um de seus pupilos.

Faça seu aluno progredir

Um aluno pede que você o ajude a melhorar e a progredir em uma determinada técnica de pintura.

Seu papel principal enquanto professor particular é tirá-lo da sua zona de conforto para que ele possa seguir em frente e se tornar um pintor de mão cheia.

Não se esqueça de introduzir um novo conceito ou mostrar uma nova técnica. Dê-lhe exercícios regulares a serem realizados, seja durante a aula ou como trabalho para casa.

Pinte um amigo, desenhe sua vizinhança, use perspectiva… Esses são apenas alguns exemplos de exercícios que farão com que seu aluno desenvolva ainda mais suas habilidades em pintura enquanto se diverte.

Apresente teoria

Na pintura, a prática é obviamente a maneira mais eficaz de progredir. No entanto, a cultura artística também é muito importante.

Apresentar obras conhecidas de Courbet, Monet, Rembrandt e de vários outros artistas permite que você estimule seu aluno a estudar técnicas de pintura muito especiais. A composição das obras também pode inspirar os aprendizes em suas próximas criações.

Por exemplo, você pode apresentar um movimento artístico em cada aula (Romantismo, Cubismo, Dadaísmo, Realismo,…).

Determine um preço para sua aula de pintura

Escolher um preço para as aulas de pintura nunca é fácil.

Como se posicionar de uma maneira em que não cobre muito para não espantar alunos, mas também não cobre pouco e desvalorize seu trabalho?

Um equilíbrio nem sempre é fácil de ser encontrado.

É importante levar em consideração que o preço de um determinado curso depende de vários critérios.

A experiência do professor

O tempo de experiência do professor conta muito na hora de definir o preço da hora de aula.

Um estudante em graduação de Belas Artes não pode pedir o mesmo preço que um pintor com 30 anos de experiência.

Essa é, muitas vezes, a diferença que atrai os alunos.

Além disso, se você acaba de começar no mundo da educação artística, sua taxa horária não será a mesma que a de um professor de educação artística aposentado.

O tempo de experiência do professor particular de pintura é um deles. São vários os fatores que influenciam na hora de estabelecer o preço da hora de aula de pintura.

Descubra dicas sobre como encontrar alunos para suas aulas de pintura.

Tipo de curso

Curso em casa, curso intensivo, curso por webcam, oficinas: o valor da hora de aula também depende do tipo de curso que você quer dar.

Se você tiver que se deslocar até a casa do aluno, então deve incluir os gastos de transporte em sua tarifa de aula. Por outro lado, se você oferece cursos online, o preço muitas vezes será mais barato.

Cidade onde o curso é oferecido

É muito comum vermos que as tarifas da hora de aula particular de pintura variam de cidade para cidade.

Sendo assim, preste atenção às taxas cobradas na sua região para ter uma ideia e permanecer no mercado. Um preço muito alto comparado a outros professores não atrairá muitos alunos.

A variedade de técnicas

Nanquim, pintura a óleo, lápis de cor, aquarela, artes gráficas, desenho com grafite: quanto mais é oferecido pelo professor, mas ele pode cobrar por hora de aula dada.

Ser capaz de ensinar diferentes técnicas de desenho (esboços, natureza morta,…) e de pintura permite que os alunos tenham uma maior abertura criativa. Mesmo porque aprender a desenhar também faz parte das aulas de pintura em todos os níveis.

Agora que você já tem todas as ferramentas em mãos, chegou a hora de colocar tudo o que foi dito em prática. Afinal de contas não é ficando parado na frente de uma tela em branco que fará com que seus alunos caiam no seu colo!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar