Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Instrumentos de corda: quais proporções optar?

De Carolina, publicado dia 26/11/2018 Blog > Música > Violino > Como escolher o tamanho do seu violino?

“A música é tão grande quanto o universo, você só precisa ousar.” Henri Salvador

De acordo com Brenda Hanna-Pladdy, neurologista da Faculdade de Medicina da Universidade Emory nos Estados Unidos, entrevistada por LiveScience: “a prática musical pode ser um desafio para as habilidades cognitivas, ela “enrijece” o cérebro e o torna mais adaptável a mudanças com a idade.”

Não há idade para começar a estudar o violino.

Então comece! Mas antes, você deve ser capaz de escolher o violino ideal para ter sucesso em seu aprendizado. Aqui estão algumas pistas…

Quais são os tamanhos de um violino?

Antes de iniciar as aulas de violino, é essencial obter o instrumento, mas não apenas qualquer!

Aliás, há várias marcas como Stradivarius, Höfner, Eagle, Stentor…

Saiba como comprar seu instrumento de corda A escolha depende do tamanho do músico!

Conheça as seis melhores marcas de violino!

Usado ou novo em uma loja de música, você deve prestar atenção ao tamanho do violino antes de comprá-lo. Mas quais são esses tamanhos?

O tamanho do violino é dado na forma de frações. Podemos então encontrar violinos ¾ ou ½.

E você que pensou que estava livre da matemática…

Como avaliar os tamanhos dos violinos?

O que isso significa?

Essas frações indicam um tamanho, mas não são uma proporção do tamanho real de um violino adulto.

Embora o comprimento total do violino e o comprimento do corpo do violino possam ser medidos, isso não afetará a indicação do tamanho. É apenas uma notação para os violinistas se orientarem.

A tabela a seguir mostra as correspondências entre o comprimento total do instrumento, o comprimento do corpo e sua designação:

Há também um violino um pouco menos comum que se chama “violino da dama”. Esse é o violino de 7/8. Esse tamanho é entre 3/4 e 4/4 e é geralmente apreciado por jovens ou adolescentes.

Todos esses tamanhos são indicados na loja ou na internet.

É importante ter o tamanho adequado a sua morfologia para aprender a tocar violino nas melhores condições possíveis.

Como escolher o seu violino?

Nem sempre é fácil saber qual violino escolher entre todos esses tamanhos. Então, como comprar seu violino? No entanto, é importante encontrar o tamanho certo para desfrutar de um bom aprendizado para você ou para seu filho.

Escolher um violino sem prestar atenção no seu tamanho pode levar a hábitos muito ruins, mas também dificuldades de aprendizado e más posturas. Um violino mal escolhido também pode ser danificado por uso indevido.

Escolher o tamanho certo do violino é, portanto, o primeiro passo para uma boa aprendizagem. Como escolher o melhor arco para o seu violino?

Mas como você sabe qual tamanho escolher?

Existem várias técnicas para verificar qual é o tamanho adequado para um músico iniciante ou especialista.

Por exemplo, você pode medir a distância entre o pescoço e a palma da mão quando o braço está esticado e paralelo ao chão. Essas indicações de medição podem ajudar o vendedor a encontrar o tamanho ideal.

Se você testar violinos diretamente, algumas verificações devem ser feitas.

Segure o violino como se fosse tocar.

Aulas particulares de música? Por que não? Tamanho é documento quando se trata do aprendizado do instrumento de cordas

Em seguida, coloque o dedo indicador da mão esquerda no nível da cravelha se você for destro. Seu braço esquerdo deve formar um ângulo reto no nível do cotovelo. Se o ângulo estiver muito pequeno, o violino é muito pequeno. No caso oposto, o violino é muito grande. Então, continue esse exercício até encontrar o violino certo.

Você também pode segurar outra posição colocando o queixo no descanso do queixo. A voluta do violino deve entrar corretamente na palma da sua mão e seu braço deve ser esticado.

Escolher o tamanho do seu violino não é uma questão de nível, mas sim de tamanho e morfologia. Como uma varinha mágica da loja Ollivander da história de Harry Potter, o violino deve encontrar seu dono ideal e vice-versa.

“Cada varinha, a partir do momento em que encontra seu dono ideal, começará a aprender com seu parceiro humano enquanto traz seu próprio ensinamento”. Ollivander

Cabe a você escolher o seu instrumento mágico! E já sabe quanto custa um violino?

Como escolher o seu violino? Torne-se um mago violinista!

Escolhendo um violino para uma criança

Começar aulas de violino significa comprar o instrumento certo para progredir de forma eficaz. Essa regra é ainda mais verdadeira para os jovens violinistas aprendizes.

As crianças podem rapidamente desanimar e desistir da aula de violino. Não lhes dê uma oportunidade para desistir de aprender música.

Então, para as aulas de violino acontecerem sem muita dificuldade, é importante mudar o violino quando a medida que a criança crescer. Se o violino ficar muito pequeno, a criança não poderá colocar os pulsos corretamente e o violino poderá se deteriorar com o tempo.

Aqui estão os tamanhos de violinos normalmente utilizados pelas crianças.

O violino 1/8 de 5 para 6 anos

Para usar esse tamanho de violino, a dimensão entre o pescoço e a palma da mão deve estar entre 43 e 46 cm.

Estima-se esse tamanho para crianças de 5 a 6 anos. No entanto, como explicado acima, varia enormemente de um aluno para outro, pois a morfologia deve ser levada em conta. Nem todas as crianças crescem na mesma velocidade.

Além disso, as aulas de violino podem ser iniciadas por volta dos 7 anos de idade. Muitos virtuosos começaram o violino aos 4 anos de idade. Mas nessa idade é mais um despertar musical que um verdadeiro curso de violino.

O violino ¼ de 6 a 7 anos

Esse tipo de violino é usado para um tamanho entre 47 e 51 cm.

Esse tamanho de violino é bastante comum e pode ser facilmente encontrado na internet ou em lojas de música. Você encontrará sua felicidade muito rapidamente!

Saiba também quais são os acessórios indispensáveis para o violino.

Por que escolher um violino especialmente para as crianças? O violino deve ser adaptado ao tamanho dos jovens estudantes.

Violino ½ de 7 a 8 anos

Antes de comprar um violino caro, espere para ter certeza de que esse é o instrumento que seu filho quer aprender. Não deixe de ter uma discussão com ele antes de investir nisso…

Faça aulas particulares de música Quer compor um grupo de música? Saiba como escolher o seu instrumento

Por que não tentar pegar um violino emprestado de um conhecido?

No entanto, 7 anos é uma idade muitas vezes ideal para a criança escolher por si mesmo as lições de música que ele quer seguir ou não.

O violino ¾ de 9 a 11 anos de idade

Esse violino é uma espécie de violino transicional entre violinos de crianças e violinos para adultos.

Outros violinos ainda menores existem para crianças por volta dos 4 anos de idade. Cabe a você ver se realmente vale a pena porque envolve um custo significativo…

Também pense em comprar usado!

De fato, o violino deve ser mudado regularmente. Portanto, é inútil comprar um novo a cada vez. Olhando os instrumentos de segunda mão, você pode encontrar violinos muito mais baratos que na loja.

Precisa de aula de violino online?

Escolhendo um violino para um adulto

A partir dos 11 anos, os aprendizes de violinista geralmente podem entrar no mundo dos adultos e obter um violino 4/4. Esse é o tamanho clássico do violino. É chamado “violino completo” ou “violino inteiro”.

O tamanho necessário para adquirir tal violino é de 60 cm entre o pescoço e a palma da mão. Essa idade é apenas indicativa porque nem todas as crianças com 11 ou 12 anos têm esse tamanho nessa idade. Alguns podem estar mesmo à frente.

Mas se você ou seu filho é iniciante ou especialista, seu nível não estará relacionado ao tamanho do violino a ser escolhido.

Qual violino escolher para os grandes? Saiba que um tamanho ruim pode causar algumas dificuldades…

Não se esqueça de comprar um arco, um afinador, cordas de violino ou qualquer outro acessório musical para facilitar o uso do violino e sua manutenção (resina, púlpito, descanso para queixo, diapasão, almofada de ombro, surdina…) .

Ébano, abeto, maple, você também vai escolher a qualidade do seu instrumento. Em uma loja de música ou luthier, teste os sons do instrumento antes de qualquer compra. Um ato impossível para as compras online…

No conservatório ou escola de música, não deixe de testar outros instrumentos musicais (contrabaixo, violoncelo, acordeão, guitarra, flauta, clarinete, ukulele, bandolim, trompete, harpa…) antes de comprar seu primeiro violino novo.

Você tem que ter certeza de que o violino é o instrumento dos seus sonhos antes de pagar caro por ele.

Faça cursos de música Você vai fazer sucesso como violinista se escolher o instrumento certo

Fazer cursos de violino, comprar um Stradivarius ou outro violino, tudo isso requer dinheiro… Além, claro, de tempo, aprender teoria musical, as várias técnicas para saber tocar, etc.

Então você pode evoluir em sua carreira e talvez tocar em uma orquestra acompanhada por outros instrumentos de cordas. Solista ou em coro, você vai se dar bem!

E talvez um dia você vai comprar um violino elétrico para uma carreira de roqueiro?

As opções são muitas! Por isso, continue aprendendo a música!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar