Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Ferramentas importantes para seu instrumento de cordas

De Carolina, publicado dia 28/11/2018 Blog > Música > Violino > Os acessórios indispensáveis para o violino

“Se a arte é uma ilusão, é necessário suportar a realidade”. Salvatore Di Giovanna

Vamos imaginar que o brasileiro ouve, em média, 1 hora de música por dia. O suficiente para provar a importância que damos à música. Então, por que não fazer aulas de violino?

Mas para isso, pense primeiro em comprar o violino ideal. Quanto custa?

Diapasão, cordas… Os instrumentos musicais requerem investimento também em alguns acessórios para facilitar a vida do músico.

Aqui estão os acessórios essenciais para os violinistas!

Acessório de violino nº 1: um arco

Isso pode parecer óbvio, mas o acessório nº 1 para aprender a tocar violino é obviamente o arco. Esse acessório é frequentemente vendido com o violino. Mas também pode ser comprado separadamente e, às vezes, você tem que mudá-lo.

Ferramentas são importantes para os instrumentos musicais Os acessórios podem ajudar o violinista a tocar melhor seu instrumento

O arco de violino é um arco de madeira no qual colocamos as cerdas. Elas são fios da crina de cavalo esticados. O arco, então, permite esfregar as cordas de vários instrumentos, como violoncelo, baixo e violino.

Como tocar esse instrumento? Com um curso de violino, isso será mais fácil…

O arco mede aproximadamente 75 cm. No entanto, essa medida varia dependendo do tamanho do aluno, assim como o violino. O arco tem duas pontas e sua parte inferior é chamada de talão. É pelo talão que seguramos o objeto.

Você pode encontrar arcos de todos os preços. Pergunte ao seu professor qual é o mais indicado para o seu tamanho e objetivo.

Como escolher o melhor arco para o seu violino?

Acessório de violino nº 2: espaleira ou suporte para o ombro

A espaleira, ombreira ou suporte para o ombro é um acessório que permite apoiar o violino no ombro. Às vezes, é difícil posicionar seu violino e manter a mesma posição por um tempo. Ele cansa o corpo e pode causar uma tendinite.

A espaleira é, portanto, um acessório indispensável para o conforto do violinista.

Ajuda o corpo a relaxar, preenchendo o espaço entre o ombro, o violino e a mandíbula. Ajuda a aliviar os pontos de pressão entre o pescoço e o queixo para facilitar o toque do violinista.

O suporte para ombro não é essencial, mas é frequentemente recomendada para músicos que tocam regularmente o violino. Conheça as seis melhores marcas de violino!

Precisa de aulas de violino para iniciantes?

Acessório de violino nº 3: a queixeira

A queixeira é o descanso para o queixo. É um acessório adotado por todos os violinistas. Ele é colocado no fundo do corpo do violino para que o músico possa abaixar o queixo e proteger a madeira do violino da transpiração e dar mais segurança para o violinista.

O conforto do músico e a manutenção do instrumento são, portanto, os dois argumentos para usar  a queixeira.

Seu tamanho deve ser adaptado ao seu queixo. É por isso que é importante que você experimente antes de comprá-lo. Feito de plástico, ébano ou pau-rosa, o descanso de queixo deve, acima de tudo, dar-lhe um pouco mais de conforto na prática do violino.

Por que usar os acessórios? Eles podem ajudá-lo no conforto e na melhora da sua performance com o seu violino! Para isso, é importante também escolher uma posição confortável.

Escolha os melhores materiais para o seu instrumento O arco, a queixeira, tudo isso é importante na hora de tocar

Você sabia que o conforto também está ligado ao tamanho do seu violino? Saiba como escolher o seu!

Acessório para violino nº 4: uma surdina

Você mora em um apartamento, mas quer se tornar um verdadeiro violinista profissional?
Se você estiver começando, pode não agradar seus vizinhos. Ainda há um acessório que vai ajudá-lo a manter boas relações com o seu entorno: a surdina.

A surdina é um acessório que reduz a amplitude do som que você toca com seu violino. Ele é um objeto feito de materiais diferentes: pode ser de madeira como ébano ou jacarandá, mas também metal ou borracha.

É o material que determina a porcentagem de diminuição no som.
O som será reduzido em cerca de 30% a 50% com silenciadores de borracha, ao passo que, se escolher uma surdina de chumbo, será possível reduzir o som até 80%.

Basta colocá-lo entre as cordas do centro a pestana e pronto!

Acessório de violino nº 5: um microfone

O microfone pode amplificar o som do seu violino durante um concerto, por exemplo. Se você não tem um violino elétrico, isso pode ser muito útil para amplificar seu violino acústico.

Esse acessório também é muito útil para gravar todas as suas composições, evitando os possíveis ruídos.

Alguns microfones com amplificador também permitem modificar ligeiramente o som do violino.

Pode ser útil ter um microfone na capa de seu violino para algumas situações. Isso não significa que você vai usá-lo o tempo todo, mas você ficará muito feliz em encontrá-lo quando chegar a hora.

Na loja de música ou na internet, você pode encontrar microfones de todos os preços.

Acessório de violino nº 6: um metrônomo

O metrônomo não é reservado para violinistas. Esse acessório é recomendado para aprender qualquer instrumento (violão, guitarra, piano, clarinete, acordeão, gaita, flauta…).

Se você acabou de começar sua aula de violino online, o professor provavelmente já pediu para você fazer alguns exercícios no metrônomo.

Onde comprar acessórios de música?

Mantenha o ritmo!

Isso permite que você defina o andamento correto para evitar tocar músicas um pouco rápido demais ou muito devagar.

Um item essencial para músicos profissionais que estudam uma nova peça e devem tocar junto com uma orquestra.

Metrônomo tradicional ou eletrônico, você pode encontrar de todos os preços. Sinta-se à vontade para adquirir um para treinar fora de seus cursos de violino.

Acessório para violino nº 7: um afinador

Os instrumentos de cordas devem ser afinados regularmente para evitar danos ao instrumento e para obter o som adequado ao tocar. Piano, violão, violino, todo mundo tem que afinar os seus.

Enquanto alguns têm um ouvido perfeito, outros têm mais dificuldade em identificar a nota perfeita para ajustar as cordas. Para tornar sua vida mais fácil, os sintonizadores eletrônicos foram inventados. Então apenas toque a corda e veja se ela está bem ajustada ou não.

Caso contrário, o músico deve, em seguida, apertar ou afrouxar as cravelhas para obter a nota certa. Isso facilita a vida de muitos músicos. Você pode comprar um sintonizador eletrônico por um bom preço.

Acessório de violino nº 8: conjuntos de cordas sobressalentes

Ao apertar e soltar as cordas para ajustá-las, elas podem se quebrar. Como para o violão, é importante substituí-las rapidamente para evitar a deformação do instrumento. Isso acontece devido a uma diferença da pressão entre as cordas e a madeira do instrumento.

Os materiais influenciam no som da música As cordas são essenciais para o seu instrumento. Não economize!

Por isso, é aconselhável ter sempre um conjunto de cordas a mais em caso de acidente.

As cordas podem ser trocadas sem ter que pedir conselhos para um especialista. Um pequeno tutorial no Youtube poderá dar conta do recado.

No entanto, se você realmente não se sentir confortável, você sempre pode pedir ajuda de um especialista de uma loja de música.

Preste atenção para comprar o tipo de corda adequada para o tamanho do seu violino. Você também terá que escolher entre as cordas de aço cromado e cordas sintéticas com alumínio, níquel, prata…

Esses diferentes materiais interferem no som de seu violino. Cordas de metal, por exemplo, terão um som mais claro e poderoso.

Quando as cordas ainda estão apertadas, elas podem arrebentar depois de vários usos. É melhor ter cordas sobressalentes para que você não seja pego de surpresa quando a corda estiver solta. Os tamanhos das cordas variam dependendo do tamanho do seu violino.

Quando mudar as cordas do seu instrumento? Preste atenção na manutenção de suas cordas.

Um conjunto de corda pode variar muito de preço e incluem 5 cordas por jogo. É impossível comprar uma única corda.

Acessório para violino nº 9: breu

O breu é um produto feito de resina de pinheiro que ajuda as cordas tocarem. É essencial passar esse produto nas cordas do seu arco. Na verdade, a crina de cavalo é muito fina para esfregar as cordas e sair som.

Para isso, é necessário passar o breu antes de tocar o violino. Como é uma resina, ele sai facilmente. Por isso, é sempre bom colocá-lo.

Diferentes tipos de breus existem: um para as cordas grossas e um reservado para ambientes úmidos e quentes (por isso, não derrete antes de ser utilizado).

Como escolher o tamanho do seu violino?

Acessório para violino nº 10: capa ou estojo

Stradivarius, Höfner, Eagle, Stentor, não importa a marca do seu violino. Ele merece ser bem protegido para evitar possíveis danos.

Compre uma capa resistente Um estojo pode salvar, literalmente, o seu instrumento

Como todos os outros instrumentos (guitarra, violão, instrumentos de sopro, guitarra clássica, ukulele, trompete, banjo, baixo elétrico, saxofone, trombone, baixo, bandolim…), o violino precisa de um estojo contra os choques cotidianos.

De preferência, escolha uma capa com casca dura para protegê-lo dos choques. Independente da madeira do seu violino, ele não deve sofrer com o mau tempo, chuva, sol, maresia… Quanto mais cuidados, mais ele manterá seus mais belos sons.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar