Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Violinista, saiba escolher sua ferramenta essencial

De Carolina, publicado dia 26/11/2018 Blog > Música > Violino > Escolha o melhor arco para o seu violino

“O violino é o arco”. Giovanni Battista

Essa frase resume perfeitamente a importância do arco no instrumento do violinista. Sem arco, sem violino!

Mesmo se o violão, guitarra, pandeiro e piano são os instrumentos preferidos dos brasileiros, o violino é um instrumento relevante. Por que não investir nas aulas de violino?

Mas como saber qual arco adquirir? Aqui estão todas as dicas para comprar o acessório e se tornar o novo Bach ou Beethoven.

O que é um arco?

O arco é o acessório essencial n ° 1 do violinista, profissional ou amador. Impossível tocar violino sem o arco. Mas o que é ele é exatamente?

O arco é uma ferramenta usada para tocar vários instrumentos musicais de cordas (violoncelo, viola, baixo, viola de gamba, violino…).

É uma vara de madeira em que é esticado uma mecha de crina de cavalo. São esses fios de crina de cavalo que criam a vibração e o som do instrumento. Para crina de cavalo pendurar, é importante usar breu.

Seu nome vem de sua semelhança com um arco de flecha.

Quais acessórios comprar para o seu violino? O arco é indispensável para o violinista!

O arco é composto por cinco elementos, incluindo:

  • Almofada,
  • Talão,
  • Parafuso,
  • Vara,
  • Crina.

A confecção do arco é uma arte real que requer tempo para se desenvolver e criar e reunir todos esses elementos.

Faça aulas de violino Os acessórios também interferem muito na maneira de tocar

O francês François Xavier Tourte (1747-1835) é um dos artesãos que desenvolveram o arco moderno.

Músicos de todo o mundo usam o arco. Encontra-se em particular na Mongólia, país da música e muitas espécies de cavalos. Mas não se preocupe! Você não terá dificuldades de encontrar o arco perfeito para seu violino aqui no Brasil.

Procurando por uma aula de violino?

Os critérios de seleção do arco

A escolha do arco é tão importante quanto a escolha do instrumento. Todos os luthiers e músicos dirão a você. É uma pena colocar um preço alto no violino e apressar a escolha do arco.

O relojoeiro François Tourte, procurando maneiras de melhorar a qualidade do arco, chegou à conclusão de que a qualidade do arco depende da madeira utilizada para fazê-lo. Foi assim que o artesão olhou para uma madeira daqui do Brasil chamada Pernambuco.

François Xavier Tourte, em seguida, modificou o objeto para dar-lhe uma forma côncava especial que ainda hoje é procurada pelos maiores músicos.

Mas também é importante equilibrar o peso, tamanho, força e flexibilidade da madeira.

Escolha uma boa vara

A vara é o nome dado a parte de madeira do arco.

A madeira pernambuco é frequentemente usada porque não possui nós que possam enfraquecê-la. O arqueiro deve, então, conseguir dobrá-la devagar para obter sua forma. A curva deve estar voltada para dentro.

Mas como você sabe se a vara é de boa qualidade?

É importante ver se as pontas e o meio estão alinhados para ver se o arco é utilizável.

Preste também atenção a outros materiais que podem ser usados. Alguns arcos que não são de boa qualidade são facilmente quebrados. A fibra de carbono é uma ótima alternativa porque é forte e difícil de torcer.

Preste atenção na crina

A qualidade da crina não varia muito. É, na maioria dos casos, a crina branca esticada entre a cabeça do arco e a elevação. Uma vez comprada, você tem que passar breu para que eles sejam menos lisos para fazer o atrito ideal com as cordas do violino.

Às vezes, você pode encontrar arcos de cabelo preto um pouco mais agressivos do que cabelos brancos.

De qualquer jeito, tenha cuidado para manter sua crina.

Como comprar o seu violino? A crina é usada para o desenvolvimento do arco.

O material do talão

O talão é a parte deslizante que permite a tensão do crina de cavalo. Essa parte pode ser feita de ébano, metal, osso, marfim… É, portanto, o material que determinará o preço e a qualidade.

Use o parafuso

Quando as cordas relaxarem, o violinista deve poder tensioná-las novamente. Este é o papel do parafuso.

O parafuso é muitas vezes feito de um cilindro de ébano acompanhado por um anel de prata.

Tenha cuidado para testar o parafuso, especialmente se você comprar seu violino usado.

Teste a flexibilidade

Você deve estar confortável com o seu futuro arco. A facilidade de movimento é, portanto, um critério muito importante para escolher o acessório certo. O peso pode, às vezes, influenciar no seu conforto. No entanto, os arcos pesam geralmente cerca de 60 gramas.

Aproveite o som

Um arco não soará da mesma maneira de um violino para outro. Então, você deve tentar o arco no seu violino para ouvir o resultado.

Escolha o tamanho certo

O tamanho do arco é importante na escolha do seu acessório. O arco deve ter o tamanho certo para o seu violino. Em outras palavras, se você tiver um violino inteiro, terá que encontrar o arco correspondente.

Faça aulas de música O arco deve ser resistente para não quebrar no meio do concerto…

Como escolher o tamanho do seu violino?

Você deve imaginar que, para perceber a qualidade geral do arco, você vai precisar de alguns meses de uso. Ou seja, o tempo necessário para você se acostumar com o arco e sua maneira de trabalhar o violino e o arco juntos.

Seu jeito de tocar violino vai influenciar na qualidade do arco.

Peça conselhos para escolher o arco

Não é um especialista em arco que quer um novo arco, certo? Ou que tem dúvidas de qual arco comprar. Então, para  escolher o arco perfeito para a sua prática artística, pode ser útil pedir alguns conselhos no seu curso de violino, para o seu professor, para quem puder te aconselhar!

Pergunte ao seu professor

O professor de violino está lá para acompanhá-lo em toda a sua jornada musical. Confie nele!

No início do ano, se você acabou de começar os cursos de violino, peça a ele que lhe dê algumas dicas para escolher seu arco.

Ele poderá sugerir algumas marcas ou lojas de música perfeitas para a sua compra. Na escola de música ou com um professor de música em particular, é sempre importante ouvir as opiniões de pessoas mais experientes.

Pergunte na loja de música

Os vendedores de lojas de música normalmente são muito entusiasmados com os instrumentos que vendem. Eles próprios são músicos amadores ou profissionais. Eles podem facilmente aconselhá-lo a comprar o arco certo para o seu violino.

Como escolher o arco certo? Por isso, não deixe de pedir conselhos aos vendedores!

Não deixe de chamá-los quando você não souber qual arco escolher. Além disso, eles poderão orientá-lo quanto à manutenção da crina de cavalo e à aplicação de breu.

Procure conselhos na internet

Blogs, sites, fóruns, a internet é um recurso real quando se trata de informação. Mas, além das informações gerais sobre arcos, você pode recorrer a muitas comunidades de violinistas.

Aliás, para saber também quanto custa um violino

Nos fóruns, os amantes da música compartilham suas dicas e conselhos para ajudar os músicos iniciantes no meio.

Os grupos no Facebook também permitem que você troque todas as boas dicas para se tornar o próximo Mozart, Vivaldi ou Paganini…

Para música de câmara, world music, música clássica, música cigana, música barroca, Música Popular Brasileira, concerto para violino…

Onde encontrar um arco de violino?

Instrumentos de cordas, instrumentos de sopro, instrumentos elétricos, agora é possível comprar um instrumento com muita facilidade. Muitas formas são usadas ​​para comprar seu instrumento favorito (clarinete, bandolim, harpa, guitarra, acordeão, cavaquinho, trompete…).

Faça aulas de música Saiba o que deve considerar na hora de comprar seus acessórios

Mas além do violino, também é importante adquirir diversos e variados acessórios (surdina, sintonizador, cinta, protetor para o queixo, teclado, passo…). E especialmente o arco!

Então, onde procurar para comprar o arco certo? Veja também as seis melhores marcas de violino.

Na internet

Compras, até aula de violino online, tornaram-se uma prática comum nos dias de hoje. Roupas, telefones, instrumentos musicais, você encontra de tudo na net! Para comprar um violino também não é diferente…

A escolha de comprar seu arco na internet, às vezes, pode ser a melhor coisa. Você pode encontrar grandes oportunidades não muito caras.

No entanto, você precisa conhecer o violino e sua prática perfeitamente. Na verdade, você não será capaz de experimentar o arco antes de comprá-lo. Isso pode ser muito perigoso se você acabou de iniciar as aulas para aprender o violino.

Na loja de música

Conjunto de cordas, instrumentos, livros de teoria de música, elas são a caverna de violinistas do Alibaba. Além do conselho de vendedores muitas vezes bem-vindo, você pode testar o arco com seu violino.

Já comprou o seu? Eagle, Stradivarius, Höfner, Stentor

Às vezes, uma sala é reservada para instrumentos de teste. Isole-se e ouça os sons dos arcos. Aproveite a oportunidade para fazer um pequeno suprimento de breu e jogos de corda.

Com um luthier

Onde conseguir um arco de violino? O luthier é o profissional que domina a arte de fazer instrumentos de cordas.

Os preços dos luthiers são certamente muito mais altos que os arcos fabricados industrialmente, mas também são de excelente qualidade. Seu arco parecerá com nenhum outro arco de violino.

Feito sob medida, o arco de violino é um luxo para um músico.

Faça música clássica Material, tamanho, vários pontos são importantes

Saiba que seu investimento vale a pena, já que o arco pode durar a vida toda.

Compre usado

Como comprar na internet, comprar um arco usado pode representar um grande risco. Mas, claro, se o arco estiver em boas condições, ele custará muito mais barato que um novo.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar