As ilhas italianas da Sicília, Sardenha e Capri são maravilhosas. Por isso, muitas pessoas tiram férias e pegam um voo direto para tais ilhas, que contam com praias maravilhosas, principalmente durante o verão. Lá os visitantes praticam mergulho, tomam um banho de sol e veem paisagens naturais.
Bora acompanhar, então, um guia completo para fazer uma viagem para Italia? Vamos te apresentar roteiros para viajar pela Sicília, Sardenha e Capri. Saiba o que fazer nessas ilhas italianas, de acordo com as nossas dicas!
Top 10 praias na Itália: descubra paraísos escondidos e destinos populares!
Na Itália, existem muitas praias famosas e com paisagens de tirar o fôlego. Essas paisagens contam com mares azul-esverdeados e areias brancas. Algumas vistas ainda possuem cadeias montanhosas, o que torna tudo ainda mais belo. Considerando todos esses aspectos, as 10 melhores praias na Itália são:
- Baia del Silenzio;
- Spiaggia di San Vito Lo Capo;
- Riviera del Conero;
- Spiaggia delle Due Sorelle;
- Cala Tonnarella dell'Uzzo;
- Chiaia di Luna;
- Spiaggia dei Conigli;
- Cala Rossa;
- Punta della Suina;
- Scala dei Turchi.
Essas praias possuem alguns pontos fortes. Por exemplo, a Scala dei Turchi possui uma escadaria branca composta de calcário e em forma de penhasco. De lá é possível visualizar o mar mediterrâneo e ainda tomar um sol.
Já na Spiaggia dei Conigli é possível praticar snorkeling e nadar na água, podendo observar belos recifes de corais. Ah, e essa praia é quase intocada pelo ser humano, tá? Então, as paisagens são de natureza pura, proporcionando uma experiência incrível.
Agora, que tal fazer um passeio de barco e realizar trilhas próximo ao mar mediterrâneo? A praia Chiaia di Luna proporciona essa experiência. Ela também conta com lindas falésias de calcário branco, que alcançam cerca de 100 metros de altura.
Observar uma paisagem de areia com tom dourado e mar de águas cristalinas e esverdeadas também é uma boa, né? Esse cenário pode ser visualizado na praia de Punta della Suina. Já a vegetação mediterrânea pode ser apreciada na praia de Cala Tonnarella dell'Uzzo.
Em Riviera del Conero, você consegue ter acesso a três belas praias: Spiaggia delle Due Sorelle, Spiaggia di San Michele e Spiaggia Urbani. Por fim, se você gosta de curtir uma praia rodeada de colinas e montanhas, aposte na Spiaggia di San Vito Lo Capo, na sua viagem para Italia.
Guia completo de viagem para Sicília: melhores destinos, dicas e roteiros imperdíveis
Alguns lugares da Sicília são imperdíveis de conhecer, tá? A seguir, você pode conferir destinos que devem fazer parte da sua viagem Itália para Sicília:
- Palermo;
- Taormina;
- Catânia;
- Siracusa.
Em Palermo, você pode conhecer o Palácio dos Normandos, o qual possui uma bela arquitetura de origem árabe-normanda. Além disso, essa cidade também oferece um passeio pelo Monte Pellegrino. Ah, e para ter um dia de passeio mais tranquilo, não deixe de visitar o jardim botânico de Palermo.

Já Taormina possui aquelas praias que deixam as pessoas de queixo caído pelas suas belezas, sabe? Bons lugares para conhecer nessa cidade siciliana são: ilha Isola Bella e o Mar Jônico. Lá também é possível ver a catedral Duomo di Taormina e o teatro grego da cidade.
Na cidade de Catânia, a nossa dica é que você realize uma excursão de trilha no Monte Etna, que é um vulcão que possui uma altura acerca de 3.329 metros. Além disso, conheça também o mercado do peixe e uma praça belíssima, chamada de Piazza del Duomo.
Além disso, em Siracusa, você pode ver várias riquezas históricas, principalmente relativas ao império romano. Nessa cidade, o turista consegue conhecer sítios arqueológicos, teatros e até mesmo catacumbas. Não deixe também de ir ao Parque Arqueológico de Neapolis!
As melhores épocas para conhecer a ilha da Sicília são entre julho e setembro, ou melhor, no período do verão. Esse período apresenta temperaturas com 30ºC em média, sendo o ideal para aproveitar as praias e praticar mergulho.
Para chegar na Sicília, é preciso sair do Brasil a partir de um aeroporto internacional, como o de Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador, por exemplo. A conexão desse voo internacional deve ser para Milão, Roma, Madrid, Frankfurt, Paris ou Amsterdã, que são cidades que fazem conexão direta com a Sicília.
A cidade de Sicília possui três aeroportos: de Palermo, de Catânia e de Trapani. É possível chegar na Sicília a partir de algum desses três, tá? Chegando na cidade italiana, você pode se hospedar em hoteis como Belmond Grand Hotel Timeteo ou Grand Hotel Wagner, na sua viagem para Italia.
Encontre uma professora em italiano perto de você.
Férias na ilha de Capri: as melhores dicas para preparar a sua viagem!
Capri é outra bela ilha da Itália para brasileiros, que também fica localizada no Mar Mediterrâneo. Vale ressaltar que essa ilha é repleta de glamour, havendo eventos nas praias, entre outras coisas. Veja o que você não pode deixar de conhecer na ilha de Capri:
- Praia de Marina Piccola;
- Villa Jovis;
- Rua Via Camerelle;
- Grotta Azzurra (Gruta Azul);
- Monte Solaro;
- Punta Carena;
- Casa Rossa.
A Villa Jovis corresponde a algumas ruínas, que ficam em grande altitude, ou melhor, a 335 metros acima do nível do mar. A história por trás dessas ruínas é bem interessante e corresponde ao período do império romano, mais precisamente em 27 a 29 d.C.

A praia de Marina Piccola, por sua vez, é uma bela praia mediterrânea. Vale ressaltar que o acesso a essa praia é bem simples, o que a torna mais atrativa. Lá é possível ver rochas, areias brancas e águas cristalinas. Da praia é possível ver também os Faraglioni.
Já a rua da Via Camerelle é perfeita para fazer aquelas comprinhas de luxo, sabe? Isso porque essa rua conta com várias lojas de grife. Já a Gruta Azul é uma caverna bastante popular por ter um diferencial: águas cristalinas e azuis devido à refração da luz.
O Monte Solaro possui uma altitude enorme, ou melhor, de 589 metros acima do nível do mar. Se você deseja ver belas paisagens, esse é o lugar certo. Desse ponto alto da ilha de Capri, você consegue observar tanto o Golfo de Nápoles quanto a Costa Amalfitana. Incrível, não é mesmo?
Além disso, a Punta Carena é um farol super famoso da ilha de Capri, o qual dá para uma vista do mar Tirreno. Por fim, a Casa Rossa é uma casa de cor vermelha, que tem uma linda arquitetura. É possível ver objetos de alto valor artístico e histórico nessa casa.
O período da primavera é o mais indicado para conhecer Capri, ou seja, de abril a junho. As temperaturas nesses meses ficam em torno de 15ºC a 25ºC. Já para chegar em Capri, o ideal é que você pegue um voo internacional do Brasil e vá até Milão ou Roma.
Após chegar em Roma ou Milão, você deve pegar um voo para Nápoles. Dessa cidade italiana, você pode pegar ferries para chegar até à Ilha de Capri. Já em termos de hospedagem, você pode se hospedar no J.K. Place Capri (com diária média de 600 a 1200 euros) ou no Punta Tragara (com diária média de 300 a 500 euros). Viajando para Itália, a sua experiência será incrível!
Ilha de Sardenha: o paraíso mediterrâneo para explorar
A Ilha de Sardenha é outro paraíso do mar mediterrâneo que você também precisa explorar. Afinal, há lugares belíssimos nessa ilha italiana. Por isso, separamos uma lista de pontos turísticos maravilhosos para você conhecer nessa ilha:
- Cagliari;
- Sassari;
- Alghero;
- Arquipélago de La Maddalena.
A cidade de Cagliari possui lugares turísticos que você precisa conhecer, como a Praia do Poetto, que possui uma areia branca e fina, além de águas translúcidas. Lá também tem anfiteatro romano, museu arqueológico e catedrais, como a Catedral de Cagliari.
Sassari, por sua vez, tem pontos turísticos voltados à natureza e à prática religiosa. Algumas boas opções são: Parque de Monte Claro, Praça de Itália, igreja de Santa Maria e igreja de São Pedro. Ah, e lá tem uma universidade, chamada de Universidade de Sassari.
Já em Alghero, você pode explorar as Grutas de Netuno e o museu de arte da cidade. Há também catedrais belíssimas, com arquitetura antiga, como a igreja de San Francesco. O turismo religioso e de praias é bem forte nessa cidade!

No arquipélago de La Maddalena, você pode explorar diversas ilhas. Duas praias de lá que indicamos que você conheça são: praia de Cala Coticcio e praia Rosa, a qual conta com areia rosa. Ah, não deixe também de conhecer a ilha de Spargi, que fica nesse arquipélago!
A melhor época para viajar para a Sardenha é nos meses de maio a setembro. Afinal, a temperatura nesses meses é de 20ºC a 35ºC. Além disso, a água é perfeita para dar aquele mergulho, pois conta com uma temperatura mais morna.
Saindo de um aeroporto que faz voo internacional do Brasil, você deve ir até Madrid, Milão, Roma, Frankfurt ou Paris. Essas cidades têm conexão direta com os aeroportos da ilha de Sardenha, que são o Olbia-Costa Smeralda, o Cagliari-Elmas e o Alghero-Fertilia.
Há também muitas opções para se hospedar na Sardenha, como no Hotel Villa Fanny (com diária entre 200 e 300 euros) e Hotel Cala di Volpe, que é um pouco mais caro, custando de 1000 a 1300 euros, a diária.
E aí, gostou desse guia de viagem para Italia, considerando as principais ilhas italianas, ou seja, a Sardenha, Sicília e Capri? Comente e compartilhe com pessoas próximas que também querem viajar para o território italiano! Ah, e antes de viajar, tenha aulas de italiano particulares com a Superprof!
Durante a sua viagem para Italia, você também pode incluir as principais cidades italianas no seu roteiro Itália, como Veneza, Florença, Verona, Siena, San Gimignano e Riva del Garda. Você também pode conhecer a região da Toscana, conhecendo diversas atrações, como a torre de Pisa, e realizando diversos passeios. A visita em Cinque Terre também é uma boa opção.
A realização de um tour pela Europa, mais especificamente viajar para Itália, é um realmente um sonho para muitas pessoas. Se esse também é o seu, compre as suas passagens, compare os preços dos hotéis e passe vários dias (ou melhor, em torno de 10 noites) no país italiano. Assim, siga a sua viagem para Italia!
Ah, e ao invés de comprar as suas passagens, você também pode economizar, utilizando outro meio de transporte seguro para a sua viagem, como carro ou trem. Afinal, é possível conhecer parte da Europa com esse tipo de locomoção. Por fim, se você for ficar mais de 90 dias na Itália, não esqueça do seu visto!


















