Seja em um show, no karaokê, numa rodinha de amigos na praia, no carro ou no chuveiro, todos nós já nos deixamos levar pelas delícias do canto. Diferentemente dos instrumentos musicais, o canto pode parecer bastante intuitivo e acessível. Porém, cantar bem e de forma séria é outra história. Cantar, como toda arte, combina talento natural, conhecimento técnico e muito esforço. Por isso, se você realmente quiser cantar bem, você terá que estudar, aprender um pouco de teoria e se dedicar.

Mas não se desanime! Não é tão difícil como pode parecer. Existem algumas dicas e macetes não muito complicados que fazem toda a diferença no resultado final e te ajudam a tomar o devido cuidado com a sua voz e cordas vocais. Sim, porque cantar de forma inadequada pode ter um impacto muito negativo na saúde da sua voz. A mega estrela espanhola Rosalía, por exemplo, começou a cantar muito jovem imitando grandes cantores de flamengo, sem a ajuda de um instrutor. Isso causou um estrago sério em suas cordas vocais, obrigando-a a fazer uma cirurgia e a ficar um ano em repouso. Depois disso, ela começou a estudar e a trilhar seu caminho rumo ao estrelato.

Se você ainda não quiser começar um curso de canto formal, não tem problema. Hoje em dia, existem muitas opções na internet para quem quer começar a cantar. Além de cursos de canto online, você pode encontrar excelentes tutorias no youtube. Conduzidos por cantores e instrutores vocais, este vídeos apresentam noções básicas e te ajudam a treinar de forma autônoma. Há tanto conteúdo disponível online, que às vezes você pode se sentir perdido. Por isso fizemos este texto reunindo alguns dos melhores vídeos e canais no youtube para treinar a sua voz!

 

Cinco conceitos que você precisa conhecer!

aprender a cantar online
As listas de reprodução no youtube podem servir como verdadeiros cursos de canto online!

Para os principiantes que ainda estão um pouco na dúvida se querem começar a cantar ou não, o vídeo "Como cantar bem em cinco passos" é um ótimo ponto de partida. Em dez minutos o vocal coach Wélison Câmara ensina cinco conceitos básicos que qualquer um precisa conhecer se quiser começar a cantar. Isso é especialmente importante para aqueles que estiverem interessados no canto a capela (sem acompanhamento instrumental), que exige um melhor domínio e consciência da voz.

Os conceitos trabalhados são:

  • Afinação: aprender a ajustar o tom e a frequência da sua voz
  • Respiração: aprender a ir além da garganta e usar a respiração para controlar a voz, usando o diafragma e respirando nos momentos corretos da música
  • Potência: exercícios para aprender a usar sua voz para obter um máximo de impacto e diferentes efeitos
  • Projeção: como usar diferentes partes do corpo (nariz, máscara, pálato) para obter diferentes efeitos
  • Ornamentos: diferentes efeitos usados frequentemente por cantores, como o vibrato

Esses conceitos básicos são introduzidos pouco a pouco por Wélison e incorporados em uma canção, para mostrar a diferença que cada um deles faz no resultado final. Muito didático! Não é à toa que mais de dois milhões de internautas visualizaram o vídeo! Para aqueles que querem ir além, o coach desenvolve a maioria dos conceitos com mais profundidade em outros vídeos.

Sonha em aprender a cantar ? Que tal fazer aulas de canto online?

Uma introdução detalhada à técnica vocal

Se este primeiro vídeo te animou e você ainda quer uma introdução geral, mas mais detalhada, recomendamos que você continue com o vídeo "Aula de canto para iniciantes (dicas básicas)" do canal MusicDot. Nele, a instrutora Anny Cee desenvolve os conceitos fundamentais apresentados por Wélison de forma bastante detalhada e com exercícios para você treinar em casa.

Ela mostra, por exemplo, como respirar de forma adequada, usando o abdômen, com exercícios para treinar a respiração; ou também como treinar o seu ouvido para começar a reconhecer se os sons e notas estão sendo emitidos de forma correta ou não. Para treinar, você pode ir assistindo os vídeos e fazendo os exercícios junto com ela, ou usar os playbacks disponíveis no site do canal. Ela também dá outras dicas menos técnicas, como a da importância do treino e de não se importar com o desconforto e a vergonha de quando estiver treinando sozinho em casa.

Assim como Wélison, Anny vai aplicando os conceitos pouco a pouco até chegar a uma versão muito bem executada de "Imagine" dos Beatles. O vídeo é uma ótima oportunidade para se aprofundar em conceitos fundamentais, mas também para começar a treinar e colocar a voz na prática!

Além dos vídeos do MusicDot, Anny tem um canal próprio com uma infinidade de vídeos relacionados ao canto. Lá você encontrará uma lista de reprodução dedicada a noções básicas. Trata-se de um verdadeiro curso de canto online, onde você encontrará conteúdos detalhados sobre respiração, postura, uso do diafragma, vocalização e afinação, além de dezenas de exercícios específicos para treinar a voz.

Além disso a coach também tem uma playlist chamada "Papo de cantor" onde ela tira outras dúvidas menos técnicas, mas muito importantes para aqueles que estão começando a cantar. Estamos falando de questões como: a escolha das músicas, organização dos estudos e a perda da voz ou o medo antes de se apresentar, entre outros. A combinação perfeita da teoria, prática e do apoio emocional que buscamos em um instrutor!

Aquecimento e alongamento vocal

aquecer a voz cantar bem
Da mesma forma que um atleta se alonga antes de uma partida, os cantores têm que aquecer a voz antes de se apresentar!

Agora que você já tem uma fonte ampla de exercícios e teoria sobre canto, é hora de começar a treinar e praticar com mais frequência. Para isso, há uma coisa que não pode faltar: o aquecimento vocal! Da mesma forma que um esportista não pode correr 10km sem se aquecer e alongar, é fundamental aquecer a voz antes de treinar e, principalmente, antes de se apresentar. Outra vez, trata-se de melhorar o resultado final, mas também de cuidar das suas cordas vocais e evitar lesões.

No youtube você poderá encontrar muitos vídeos sobre aquecimento vocal. Nós recomendamos a lista de reprodução "Como melhorar sua resistência vocal" do CifraClub. Trata-se do canal no youtube de um dos sites para aprender música mais conhecidos no Brasil, o que assegura que o conteúdo seja didático e adaptado às necessidades dos usuários em geral. Em cinco vídeos, que juntos formam uma aula de canto, a instrutora Natália Sandim faz uma introdução geral muito detalhada e apresenta exercícios específicos de aquecimento, relaxamento, alongamento, além de exercícios específicos para melhorar a técnica vocal. O conteúdo é muito didático e útil, não só para cantores, mas para todos aqueles que usam a voz de forma profissional, como apresentadores de rádio e TV, professores ou palestrantes.

 

Como tirar a voz da garganta?

Cantar com a respiração
Ao tirara a voz da garganta você protege suas cordas vocais e melhora sua técnica, elevando sua voz a outro patamar!

Um dos erros mais comuns daqueles que estão começando a cantar, é usar demais a garganta. Pode parecer contra intuitivo, mas para cantar bem é preciso apoiar-se na respiração e usar outras partes da boca. Além de proporcionar um resultado aquém do esperado, o uso excessivo da garganta pode ser prejudicial para suas cordas vocais e até causar dores no pescoço, que acaba sendo usado para compensar o esforço feitos pelas cordas vocais.

No vídeo "Tire a voz da garganta já" a professora de canto Malu Cavalaro identifica três causas mais comuns relativas a uma voz tensa (com uso intenso da garganta). Elas são:

  • Cantar fora do tom: cada um tem um tom natural de voz, e não é uma boa ideia forçar o uso a tons muito diferentes do nosso tom natural
  • Excesso de ar, relacionado ao uso de tons muito fortes ou muito volume
  • Falta de técnica e desconhecimento do registro

Ao longo do vídeo, Malu vai mostrando técnicas para combater essas práticas nocivas, ajudando a orientar o uso da respiração e o uso do volume, entre outros. Ela também ajuda a entender como executar os exercícios de forma adequada, uma vez que frequentemente uma execução errônea dos exercícios (com muito volume, por exemplo) pode ser nociva para a voz. Ela faz tudo isso ao som da cantiga "Peixe Vivo" mostrando o potencial das canções infantis para treinar a técnica de canto. Por último, o vídeo de Malu é especialmente útil para aqueles que estão treinando para cantar a capela, já que ela dispensa o acompanhamento musical!

 

Como cuidar da sua voz?

curso de canto limpar a voz
Você sabia que comer uma maçã ajuda a limpar a voz? Seu teor adstringente neutralizam a secreção que altera o timbre vocal

Agora que você já está mais familiarizado com a teoria e possui elementos para montar uma rotina de treinos é importante que você não esqueça de cuidar da sua voz. Isso quer dizer treinar regularmente para cantar da forma correta (e não forçar a garganta) além de alongar e aquecer a voz, mas também tomar outros cuidados para cuidar da saúde das suas cordas vocais e obter o melhor resultado possível. Afinal, sua voz é seu instrumento e é importante cuidar bem dele.

Para isso, é importante dormir bem e cuidar da alimentação. Poucas horas de sono e o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e alguns outros alimentos, têm um impacto direto no uso da voz. Se você estiver pensando em cantar de forma séria, recomendamos que deixe de fumar, pois a prática tem um efeito muito negativo nas cordas vocais (além da saúde em geral). Para além disso, você pode ajustar seus hábitos em função da necessidade: dormir melhor e regular a alimentação antes de apresentações. Além disso, existem alguns exercícios para ajudar a cuidar da voz.

No vídeo "Voz suja? Voz rouca? Como limpar a sua voz", o instrutor Marino Scheid dá dicas importantes de exercícios para limpar a voz rouca. Existem vozes naturalmente roucas, mas essa textura também pode ser causada por variáveis como ter acabado de acordar ou ter comido alimentos como chocolate, leite e derivados, que aumentam a secreção bucal. O coach apresenta alguns exercícios e dicas para ajudar a cuidar da voz e evitar a rouquidão. São aquecimentos simples voltados para esse propósito, que te ajudarão a maximizar o resultado da sua voz, mesmo que tenha comido chocolate ou acordado recentemente!

Agora é com você! Esperamos que esse vídeos te ajudem a ter uma primeira noção de técnica vocal, podendo inclusive montar um plano de estudos autônomo. Quer ir mais longe? Existem inúmeras opções de cursos de canto, tanto com um instrutor só para você ou cursos de canto à distância. É hora de soltar a voz!

Precisando de um professor de Canto ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5, 1 votes
Loading...

Sophia

Especialista em Direitos Sociais e graduada em Relações Internacionais. Nascida no Brasil e radicada na Espanha, ama escrever e aprender, juntando as duas paixões no blog da Superporf!