"O canto está para a palavra, assim  como a pintura está para o desenho" - Duque de Lévis

 

Mariah Carey, Aretha Franklin, Nina Simone. Existem alguns cantores que parecem ter sido nascido com uma voz fora de série, que está em um patamar acima do resto e é capaz de tornar qualquer canção, independente da letra, encantadora. E sim, é verdade que existem alguns cantores e cantoras que claramente tem uma vantagem natural para o canto. Porém, como costuma ocorrer no campo das artes, os grandes gênios estão feitos por partes iguais de esforço e talento nato.

Todo grande intérprete faz ou já fez aulas de canto e com certeza conta com um ou mais preparadores vocais ou "voice coach". De fato, cantar é uma arte, que requer muito treino e disciplina e envolve muito talento e diferentes partes do corpo que vão muito além da garganta e das cordas vocais. Cantar bem envolve a boca, garganta, cordas vocais, pulmões, nariz, diafragma, abdômen e outros, além de estar relacionado com os timbres de voz que se pode alcançar, a variação entre estes e também a capacidade de dicção do cantor ou cantora.

É um fato: cantar bem é algo que se aprende. O equilíbrio certo deve ser encontrado em pequenos truques e outros exercícios, o que tornará as cordas vocais mais eficazes a cappella. Mas como treinar sua voz para atingir o tom correto? O que quer dizer afinação em termos de canto? Deveria fazer uma aula de canto? Neste texto tentaremos responder estas perguntas e muitas outras mais, para te ajudar a melhorar sua técnica de canto em geral e, especialmente, a cappella.

O que quer dizer cantar corretamente a cappella?

canto a cappella
Ao cantar a cappella, sua voz está nua e seu único apoio é sua memória da canção

Antes de tudo, precisamos estabelecer um marco de base para o que consideramos cantar corretamente, principalmente quando se trata do canto a cappella. Cantar corretamente tem a ver com o que se chama de afinação. Isso não implica ter uma voz bonita ou não, mas sim a habilidade de cantar em sinergia com a música.

Só que, ao cantar a cappella, sem instrumentos, você não tem uma referência para ajustar sua técnica vocal. É preciso, então, invocar a memória e escutar atentamente sua própria voz para compreender se ela está correta ou não. Ou seja, cantar a cappella é muito desafiador não só porque a voz está mais exposta, mas também porque não se conta com nenhum outro elemento para guiar o canto.

Sendo mais específico, a afinação é calculada a partir da frequência fundamental. Trata-se do número de vibrações por segundo, calculadas com a unidade de medida hertz. Por exemplo, se um cantor quer colocar sua voz junto de um "la", ela deveria se aproximar o máximo possível de  uma frequência fundamental de 440 hertz, que é a frequência acordada a esta nota segundo o padrão internacional.

Porém, sem qualquer som de fundo, você terá que apelar somente à sua sensibilidade como cantor ou cantora e tentar estabelecer se a voz está suficientemente afinada ou não. Trata-se de um truque bastante complicado, porém não impossível e que pode ser desenvolvido em um curso de canto.

Com vontade de fazer aulas de canto?

Controlar sua respiração para cantar a cappella com afinação

cantar melhor a cappella
Para maximizar a precisão ao cantar, evite usa muito a garganta e controle a respiração

Conforme mencionamos anteriormente, a afinação de uma voz está diretamente relacionada com elementos constituintes como a respiração, que, por sua vez, atravessa o diafragma ao cantar. Por isso, este órgão é fundamental e deve ser bem trabalhado para que você cante o mais afinado possível.

Além de ser um órgão, o diafragma é um músculo que conecta o tórax ao abdômen, e assim, tem uma posição central para a voz. Devemos tentar, enquanto cantamos, ativá-lo à medida que respiramos e expiramos.

Como resultado, a voz estará em maior sintonia com o corpo e com a respiração, adquirindo um grau maior de precisão quando se canta a cappella. Até porque, não esqueçamos, cantar a cappella se trata de expor a sua voz: apresentá-la pura, sem maquiagem ou filtros.

Respirar é um exercício essencial em muitas disciplinas, tais como a yoga ou a meditação, pois nela reside a chave para o equilíbrio entre corpo e mente. Ela permite compaginar o esforço físico e muscular com o trabalho mental requerido no canto. Trabalhar a respiração, em um curso de canto a cappella ou em outras atividades, trata-se, portanto, de um passo obrigatório para qualquer um que deseje melhorar sua capacidade de cantar a cappella.

Faça uma aula de canto online!

Dicas para manter a voz afinada ao cantar a cappella

como marcar o ritmo sem instrumentos
Usar palmas ou batucar com seus dedos é uma ótima forma de marcar o ritmo na ausência de instrumentos

Aprender a cantar uma música vai muito além de decorar sua letra. Porém, não se assuste: é menos difícil do que pode parecer. Isso requer apenas algumas técnicas (não necessariamente vocais) para poder trabalhar eficazmente a sua voz, atingir suas ambições musicais e evitar a fadiga vocal.

O primeiro conselho é cantar sempre com um sorriso no rosto. A cappella, mais do que nunca, sua voz está nua o que faz com que seja possível ouvir o sorriso de quem canta. Na prática, essa posição da musculatura bucal permite articular de forma diferente e mais precisa as frases terminadas em "i", "a" ou "é". Uma boa maneira de inserir afinação de forma sutil.

Cantar a partir da "máscara" também é um bom conselho para maximizar a afinação. Estamos falando da área (de forma triangular) que incluir os olhos, nariz e a parte superior da boca. É por essa região que a voz tem que sair quando se canta a cappella e não pela garganta, região através da qual costumamos cantar.

Essa técnica, como respirar pelo diafragma, permitirá que você projete sua voz para frente e emita o som de uma forma diferente. Estas duas habilidades te ajudarão a ter um melhor controle das vogais e, como resultado, do som que sai da boca, ressoando no céu da boca, o que contribui para a afinação.

Finalmente, você terá que trabalhar no seu ritmo se quiser cantar bem a cappella. Isso porque, uma vez exposta, ficam evidentes tanto os pontos fortes como fracos de uma voz. O ritmo, portanto, é essencial, porém não é sempre fácil conservá-lo. Por que não usar seus dedos e bater na sua perna discretamente para ajudar a marcar o ritmo da canção?

Cantar a cappella também significa encontrar pequenos truques que permitem maximizar o poder da sua voz. Muitos destes macetes podem ser aprendidos e desenvolvidos até mesmo em cursos de canto online, sem a necessidade de um acompanhamento personalizado.

 

Aquecer sua voz para cantar de forma afinada

gravar sua voz cantando a cappella
Usar seu celular ou um gravador é uma ótima forma de revisitar sua performance e melhorar sua técnica

Você sabia que a voz precisa de um mínimo de sete horas de descanso para estar na melhor forma e obter o maior grau de afinação possível? Além disso, assim como acontece quando praticamos esportes, o aquecimento torna a voz mais maleável e flexível, além de minimizar o impacto do esforço vocal.

Entre os exercícios de aquecimento vocal mais comuns, simples e eficazes está o "Brwwee", que deve ser reproduzido exalando fortemente com os lábios fechados, para fazê-los vibrar. Comece com uma nota baixa e vá aumentando a intensidade até chegar a notas mais altas. Este exercício básico tem por objetivo preparar sua voz cantada e sua laringe, mas também relaxar sua língua e os seus lábios.

Depois disso, tente, com ou sem piano, reproduzir toda uma escala de a cappella. Este é um exercício básico, que tornará muito mais fácil trabalhar com a voz ao praticar canto lírico, por exemplo.

Isso muitas vezes leva um pouco de tempo, já que você tem que adaptar seu órgão a uma gama já restrita e conhecida por todos. Mas também tem o efeito de te ajudar a se tornar mais consciente do seu alcance e amplitude vocal. Isso porque a voz se move, evolui e transforma ao ritmo dos exercícios.

Técnicas vocais que, em um princípio, parecem engraçadas, são na verdade fundamentais para ter um aquecimento eficiente e para aperfeiçoar a um máximo os sons que saem da sua boca e laringe.

Além disso, fique à vontade para se gravar usando um gravador ou software de áudio, para que você possa revisitar sua performance e identificar elementos que passaram desapercebidos enquanto você cantava. Ouvir a renderização com um ouvido mais objetivo permite que você ajuste sua prática de canto, suas limitações vocais e suas vocalizações futuras.

Boa sorte! O prazer de cantar está ao alcance dos seus ouvidos!

 

Cursos de canto para aumentar sua afinação ao cantar a cappella

Por último, é evidente que uma ótima técnica para melhorar suas habilidades de canto é se apoiar em um guia, ou, em outras palavras, um professor ou tutor. Versado em todas as técnicas vocais e musicais, um professor é a pessoa mais capaz de compreender sua dúvidas e dificuldades ao cantar sem o acompanhamento de um instrumento.

Isso porque provavelmente ele ou ela já esteve em uma situação similar e conhece todas as ferramentas de respiração, articulação ou dicção das quais você precisa. Um professor te apresentará uma verdadeira caixa de ferramentas musicais, além de emprestar um ouvido externo atento e capaz de identificar formas de melhorar sua técnica.

O canto tem a vantagem particular de ser uma disciplina que pode ser ensinada tanto presencialmente, quanto à distância. A vantagem dos cursos online é poder encontrar centenas de professores disponíveis, sem importar onde você está e adaptando-se a diferentes orçamentos.

A voz é, portanto, um órgão que deve ser cuidadosamente mantido, a fim de cantar com a maior afinação possível. Nesse sentido, o canto a cappella é uma ótima forma de melhorar suas habilidades vocais, já que sua voz permanece crua.

Pronto? Experimente algumas destas dicas e veja se elas te ajudam a melhorar sua técnica de canto. Quer ir mais longe? Procure um curso de canto online ou presencial e conte com a ajuda de um professor que saberá tudo o que você precisa para arrasar num solo a cappella. Boa sorte!

Precisando de um professor de Canto ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Sophia

Especialista em Direitos Sociais e graduada em Relações Internacionais. Nascida no Brasil e radicada na Espanha, ama escrever e aprender, juntando as duas paixões no blog da Superporf!