Fazer exercícios é uma maneira de trazer diversos benefícios para nossas vidas. Primeiramente, criar o hábito de treinar todos os dias nos torna mais disciplinados e cria uma rotina estrutural no nosso dia-a-dia que nos dá mais estabilidade. Mais do que isso, é também uma prática que nos propõe uma interação social para além dos compromissos de casa-trabalho ou casa-escola.
E claro, não podemos deixar de mencionar o óbvio, a prática de exercícios nos beneficia diretamente através da melhora da nossa saúde física e mental combatendo o estresse, ansiedade, depressão, dores musculares, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e muito mais.
As academias fazem parte da nossa sociedade desde a Grécia antiga, implementada pelos filósofos como Platão que acreditavam que exercitar o cérebro e corpo ao mesmo tempo era um hábito necessário. Sendo assim, tornou-se prática entre eles se encontrarem ao ar livre para treinar e debater temas que eles consideravam importantes para o povo.

Durante um longo período da história, elas foram banidas pelo imperador romano Justiniano justamente por ser um local onde as pessoas ficavam mais fortes, saudáveis e mais inteligentes. O conhecimento era para o imperador era uma ameaça para seu poder sobre a população, pois com mais consciência as pessoas passariam a questionar seus atos.
Foi apenas no renascentismo italiano que elas voltaram a surgir e, com a chegada da era iluminista elas começaram a se espalhar pela Europa Ocidental. Mas até então, não existiam máquinas e aparelhos que as pessoas pudessem usar, apenas no século passado médicos descobriram que o uso de máquinas poderia ser uma opção.
Os primeiros aparelhos de academia implementados eram a vapor, apenas décadas depois os primeiros aparelhos elétricos foram desenvolvidos. O lado positivo de treinar em uma academia é justamente o auxílio que eles proporcionam para nós, que agora podemos escolher quais músculos ou áreas do corpo queremos trabalhar mais ou menos através delas.

Nas academias, podemos exercitar nosso corpo de maneira personalizada e especial para nossas necessidades de acordo com nossos objetivos ou com nossas demandas físicas. Por exemplo, podemos malhar com o objetivo de ganhar massa muscular ou perder peso, alongar nossos músculos ou fortalecer uma parte específica do corpo. É possível montar uma série de treinos que atendam à essas instâncias, claro, sempre com a orientação de um professor de educação física e/ou de um personal trainer que seja qualificado para tal.
Mas é claro que nem todo mundo possui um objetivo específico ou requisição a ser trabalhada, muitas pessoas optam por fazer exercícios apenas por saber que os benefícios são muitos e que perduram por toda a vida. Sendo assim, trouxemos uma lista com os top 5 aparelhos mais procurados e usados nas academias brasileiras para que você, que busca começar a se exercitar ou já faz exercícios mas não frequenta uma sala de esporte, entenda um pouco melhor do porquê dessas máquinas serem tão apreciadas por todos.
1. Esteira Ergométrica
O aparelho mais procurado das academias é, sem dúvida alguma, a esteira ergométrica. É uma das máquinas mais versáteis que as salas de esporte propõem para seus alunos, servindo como parte quase que obrigatória do treino das pessoas. É utilizada por iniciantes, idosos, corredores, atletas e mais justamente por essa versatilidade que ela possui.
A esteira ergométrica é exatamente o que seu nome sugere, uma esteira, onde as pessoas podem andar em diferentes velocidades e níveis de inclinação de maneira que elas possam caminhar, trotar ou correr em solo plano ou subindo uma rampa leve, média ou até mesmo muito íngreme. É um aparelho que nos força a andar, porém deixa as mãos livres, permitindo com que pessoas com um certo nível de experiência possam usá-la enquanto fazem outras atividades, como por exemplo usar o celular ou ler um livro.

Ou seja, é uma máquina que nos possibilita escolher exatamente o que queremos fazer. Determinamos o tempo que passaremos nela, a velocidade, a inclinação e muitas vezes ainda nos mostra através da barra de apoio nossos batimentos cardíacos naquele momento.
É bastante utilizada antes e depois de exercícios de musculação para aquecimento pré-treino e desaceleração pós-treino bem como pode ser usada como exercício principal para quem busca melhorar o condicionamento físico, sistema cardiovascular e até mesmo possui o objetivo de perda de peso.
A esteira é um excelente termômetro para sabermos se estamos fisicamente saudáveis ou não, é muito usada por médicos cardiologistas para medir nossa disposição e a aceleração do nosso coração em relação às atividades que fazemos no cotidiano. Se for acompanhado por um personal trainer, melhor ainda.
2. Cadeira Extensora
A cadeira extensora é um aparelho no qual podemos trabalhar as nossas pernas, principalmente as musculaturas superior e inferior das coxas, através de movimentos de esticar e dobrar as pernas pra cima e para baixo.

Dependendo da quantidade de peso que colocamos, a quantidade de repetições e velocidade dos movimentos, podemos fortalecer as pernas. É um aparelho extremamente fácil de ser utilizado e que por possuir proteções nos joelhos e tornozelos, dificilmente causa lesões por uso inapropriado.
A cadeira extensora pode ser usada tanto fazendo força com as pernas para baixo, tentando abaixar as barras do aparelho, como pode ser usada fazendo força para cima, tentando levantar os pesos das barras. Podemos usá-la para fazer exercícios com uma perna de cada vez ou podemos usá-la para fazer exercícios com as duas pernas ao mesmo tempo.
3. Adutor e abdutor de perna
O adutor e abdutor de perna segue a mesma linha da cadeira extensora, mas a diferença é que ao invés de fazer movimentos com as pernas para cima e para baixo flexionando os joelhos, esta máquina possui movimentos que abrem e fecham as pernas. Através deste aparelho é possível trabalhar os glúteos e os músculos internos das coxas além de também fortalecer a coluna.
Por trabalhar bastante as laterais dos glúteos, é um equipamento bastante procurado pelas mulheres, que buscam obter um aumento da região do bumbum. O adutor e abdutor de perna possui a capacidade de deixar pernas e glúteos tonificados e resistentes ao atingir músculos de diferentes áreas de ambos.
O movimento de adução é quando a coxa faz força para se aproximar do eixo central do corpo, como se estivesse em um movimento “para dentro”, trabalhando os adutores curto e longo, grácil, pectíneo. Em contrapartida, o movimento de abdução é exatamente o contrário, fazendo com que a coxa faça força para se afastar do eixo central do corpo, executando uma rotação "para fora", empurrando o peso enquanto abrem-se as pernas, sendo assim, acaba-se trabalhando os glúteos mínimo e médio, piriforme e tensor da fáscia lata.
4. Leg Press
O leg press é um dos aparelhos mais fáceis de serem usados dentro de uma academia. O nome vem do inglês: leg, que significa perna e press, que significa empurrar. Ou seja, ele consiste em uma tábua de metal que empurramos com nossas pernas. É um aparelho que, apesar de muito simples, permite com que nós trabalhemos diferentes partes da perna de acordo com a posição que usamos para fazer os exercícios.
Por exemplo, empurrando a tábua com as pontas dos pés, trabalhamos as nossas panturrilhas, já com os pés todos na tábua e retos, trabalhamos mais a parte de cima das coxas. São muitas as possibilidades de exercícios especialmente porque podemos escolher a quantidade de peso que iremos empurrar, a velocidade e também a quantidade de repetições que faremos em cada exercício.

O aparelho pode ser usado trabalhando uma perna de cada vez ou as duas ao mesmo tempo e é bastante procurar principalmente por pessoas que buscam fortalecer as musculaturas inferior e superior das coxas, mas assim como todos os outros aparelhos de academia, ele precisa de uma orientação especial para ser utilizado.
Procure sempre pelo professor de educação física ou personal trainer disponível na sua sala de esporte para te ensinar a maneira mais adequada de se usar o leg press de acordo com seus objetivos e necessidades especiais. O uso equivocado de qualquer aparelho pode causar lesões corporais, prejudicando sua saúde e condicionamento físico.
5. Supino
Muito popular principalmente entre os homens, o supino possui este nome justamente porque quando usamos o aparelho nós ficamos na posição supina, ou seja, deitados com as costas paralelas ao chão. Ele é um aparelho que trabalha principalmente a região dos braços, mais especificamente os bíceps e tríceps, peitoral e ombros, já que exige muita força dos membros superiores.

O supino consiste em uma barra de ferro na qual nós adicionamos pesos redondos em ambos os lados para fazermos movimentos de sobe e desce com a barra paralela ao peitoral. Contudo, ele também pode ser usado em exercícios em pé, quando colocado em nossa nuca e ombros. Fazendo movimentos de agachamento, trabalhamos as musculaturas das costas, coxas e glúteos.
São muitas as opções de atividades que podem ser feitas com os supinos e é por isso que eles são tão populares nas academias de todo o Brasil. E se vocês conhecem mais algum aparelho que é versátil e bastante popular, não deixe de compartilhar aqui nos comentários com a gente!









