Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Aulas de coaching: quais os preços?

De Camila, publicado dia 15/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Quanto custa um curso de coach?

“Devemos aceitar a mudança, mas manter nossos princípios.”
Jimmy Carter (nascido em 1924)

Segundo o site Guia da Carreira, “o coaching de carreira é a profissão que tem como principal objetivo auxiliar pessoas que estão no processo de mudança em suas carreiras.” Um coach, portanto, ajuda profissionais a identificar com clareza o que almejam no mercado de trabalho e, através disso, criam e desenvolvem estratégicas para alcançarem as mesmas.

A prestação de serviços como o coach curso online ou presencial pode representar um custo adicional elevado para várias pessoas. Se comprometer com um curso de desenvolvimento pessoal e profissional para aprender a gerenciar melhor sua carreira ou até mesmo para passar por um redirecionamento de área de atuação tem um preço.

Diante de um novo projeto de vida, às vezes é necessária uma conversão profissional. Para consegui-la, cursos de coaching podem ajudar. Existem vários tipos de cursos de coach, dentre eles:

  • Coaching em negócios;
  • Coaching individual;
  • Curso de líder coach;
  • Coaching pessoal…

Ficou interessado, mas ainda não sabe se tal investimento cabe no seu orçamento e quer saber quanto custa um curso de coach?

Superprof preparou este artigo sobre os preços que os clientes podem pagar, em média, para encontrar um coach e mudar sua vida profissional.

Cursos de coaching: por que oferecer tal serviço?

O trabalho de coach responde a competências-chave que, às vezes, são pagas a preço de ouro.

Isso faz com que cursos de coaching possam se tornar um serviço inacessível para aqueles que possuem um orçamento apertado.

É muito complicado investir centenas ou milhares de reais em cursos de programação neurolinguística (PNL) ou em sessões de treinamento de gestão de conflitos quando se está empregado a um salário líquido baixo.

No entanto, o mercado de trabalho é competitivo e, geralmente, exige que os trabalhadores – independentemente de suas qualificações – estejam atualizados quando é chagada a hora de uma reorientação profissional que possa ser promissora e mais lucrativa.

Os preços da aula coaching podem variar de acordo com o profissional e a região de atuação.

Qualquer um pode, uma vez ou outra, ser confrontado com dificuldades de gestão de carreira, tais como:

  • Obstáculos para encontrar seu caminho quando terminada a universidade;
  • Criar sua própria empresa;
  • Regular carga emocional relacionada a um trabalho inútil;
  • A falta de autoconfiança

Existem ainda muitos outros problemas que impedem o progresso na vida profissional.

Como todos nós estamos suscetíveis a enfrentar tais dificuldades, é bom ter em mente que cursos coach não são reservados exclusivamente para os chefões de empresas, assim como nem todos custam o equivalente a um ano de salário.

De acordo com Valérie Pascal, coach executiva e profissional de supervisão, todos devem ter um coach durante a vida profissional.

Pagar por tal serviço – como um acompanhamento individual – ajuda a questionar a si mesmo, dar um passo para trás, recuperar a autoconfiança, ajudar a falar, a gerenciar o estresse, etc. Ou seja, ajuda a alcançar objetivos profissionais que parecem inatingíveis sozinhos.

Um coach fará perguntas e mobilizará ferramentas de coaching – PNL, abordagem sistêmica, análise transacional – para mudar uma determinada situação.

Pagar um preço elevado para se obter um apoio que gere mudanças pode, às vezes, ser compensador, pois pode acabar sendo rapidamente reembolsado se o benefício esperado for maior (por exemplo, triplicando seu salário).

Cursos de coach individual no Superprof: tarifas

Na plataforma do Superprof é possível encontrar vários coaches prontos para ajudar. Isso porque qualquer pessoa competente suficiente pode se aventurar a se tornar professor coaching: não existe nenhum tipo de treinamento ou formação específica para se tornar um, já que esta ainda não é uma profissão reconhecida oficialmente no Brasil.

Ao efetuar uma busca no Superprof, encontramos 493 pessoas que oferecem diversos tipos de coaching em sessões presenciais em todo o Brasil: de coaching profissional a coaching de vida, passando por coaching de ajuda a busca de emprego, dentre outros.

Isso sem contar com os atendimentos disponíveis via webcam, que chagam a mais de 1600 profissionais de coaching em todo o país!

Seja coach curso online ou presencial, é preciso comparar os preços exercidos em cada cidade. Onde a oferta é menos abundante – em cidades pequenas, por exemplo – os preços das sessões podem ser menos competitivos do que nas grandes metrópoles.

Muitas vezes, mesmo sendo alto, o investimento em curso de coaching pode compensar.

Em São Paulo, por exemplo, um serviço de coaching profissional custa, em média, 105,00 reais por hora.

Para o orçamento de determinadas pessoas, este é um custo significativo, pois o curso coaching é, na maioria das vezes, financiado pelo próprio cliente (e não pela empresa na qual ele trabalha, como muitos podem pensar).

A vantagem de se fazer aulas de coach particulares é que, em várias ocasiões, não há necessidade de muitas sessões individuais para a obtenção de resultados concretos.

As tarifas em São Paulo variam de 15,00 a 320,00 reais por hora com uma infinidade de perfis em torno de 100,00 a 150 reais por hora.

Preços de aulas de coaching em empresas

As taxas de coaching dependem tanto do perfil do coach quanto da natureza do curso de coaching (coaching de equipe, coach individual, coach de negócios) e das ferramentas utilizadas pelos profissionais para permitir que os clientes alcancem seus objetivos.

Em média, o preço de uma sessão pode chegar a custar mais de 1.000,00 reais quando uma empresa utiliza uma companhia especializada em coaching para orientar um grupo de funcionários.

O intervalo de preços vai de 100,00 a 1.000,00 reais por sessão. Essa é uma faixa de preço bastante ampla, pois cada provedor é livre para definir seus próprios preços e é impossível fazermos um inventário exaustivo de todos os preços cobrados.

Além disso, os preços dependem das práticas profissionais em vigor e do curso de formação do coach, assim como sua experiência de atuação nesta área.

Quanto maior a empresa, maior será a taxa de coaching. Isso porque os líderes de grandes organizações exigem coaches preparados para enfrentar questões mais complexas do que as presentes dentro de microempresas.

Além disso, notamos que quanto maior o nível hierárquico do coach, maior a taxa cobrada pela sessão de uma hora.

Ao final do plano de ação, um plano de consultas com  um coach pode chegar rapidamente a quantias substanciais: um profissional certificado cobra geralmente entre 4.000 e 8.000 reais por um coaching empresarial completo para funcionários. Quando se trata de oferecer coaching para cargos elevados como gerentes e diretores, os preços podem atingir de 20 a 30.000 reais por módulo, dependendo do período de experiência do profissional encarregado pelo coach curso.

Empresas investem em coaching empresarial para seus funcionários, pois sabem que o aproveitamento profissional aumentará rapidamente.

O desafio é, portanto, mesmo para uma grande empresa, a rápida amortização dessas somas.

Portanto, se a empresa pedir entre 5 e 10 dias de treinamento para um empregado, as despesas internas podem subir de 6 mil a 30 mil reais a mais dentro do orçamento.

Não se esqueça que este investimento de capital humano traz um ganho de produtividade e acrescenta um alto valor à produção de serviços. Sendo assim, a empresa se dedica a tal investimento esperando aumentar o seu volume de negócios graças a um coaching inicialmente muito caro.

Quanto custa um curso de desenvolvimento pessoal e profissional particular?

“A despesa mais cara é a perda de tempo.”
Teofrasto (pensador ateniense, -371; -288)

Reduzir os gastos em uma avaliação de supervisão ou de habilidades pode obscurecer as perspectivas de reciclagem e levar à estagnação.

Em outras palavras, seguir um programa de coaching para desenvolvimento de habilidades – comunicação não violenta, gerenciamento de emoções, preparação para uma entrevista de emprego, etc. – pode ser um catalisador para benefícios significativos (bem-estar no trabalho ou salário mais substancial, por exemplo).

O coaching pessoal é financiado pelo próprio cliente e pode parecer caro, já que pesa sobre seu próprio orçamento.

Mas não fique horrorizado ou entre em pânico ao se deparar com de tarifas de três dígitos: na maioria das vezes, o programa de treinamento de coaching gira em torno de 4 ou 5 sessões de duas horas.

Se fizermos as contas, o valor fica igual ou até mesmo abaixo, em termos monetários, das horas de aula particular para um estudante durante um ano letivo inteiro.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as taxas ainda são mais altas do que em outros lugares do Brasil, já que os imóveis e o custo de vida são mais altos.

Esta é a razão pela qual, em média, encontramos taxas que variam de 50 a 320 reais a sessão de coaching pessoal (financiado por um indivíduo) em São Paulo, e entre 30 e 200 reais em outras regiões.

Por exemplo, um plano de treinamento em Belo Horizonte pode custar entre 350 e 1.000 reais: o equivalente a um aluguel, um imposto sobre moradia.

Cursos de desenvolvimento pessoal e profissional são investimentos com os quais se planta agora para colher mais tarde.

Isto é certamente um sacrifício, mas não necessariamente um empobrecimento.

Na verdade, as sessões individuais de coaching devem ser consideradas como um investimento para garantir uma melhor renda em um futuro próximo.

Outra maneira de reduzir o valor das sessões da aula coaching é pesquisar a possibilidade de passar por um provedor de treinamento remoto (aulas via webcam). A videoconferência pode ser uma maneira de encontrar um bom coach profissional em qualquer lugar do mundo e ainda manter o preço acessível à sua conta bancária!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar