"Devemos aceitar a mudança, mas manter nossos princípios."
Jimmy Carter (nascido em 1924)

Segundo o site Guia da Carreira, "o coaching de carreira é a profissão que tem como principal objetivo auxiliar pessoas que estão no processo de mudança em suas carreiras." Um coach, portanto, ajuda profissionais a identificar com clareza o que almejam no mercado de trabalho e, através disso, criam e desenvolvem estratégicas para alcançarem as mesmas.

A prestação de serviços como o coach curso online ou presencial pode representar um custo adicional elevado para várias pessoas. Se comprometer com um curso de desenvolvimento pessoal e de carreira para aprender a gerenciar sua carreira ou até mesmo para passar por um redirecionamento de área de atuação tem um preço.

Diante de um novo projeto de vida, às vezes é necessária uma conversão de carreira. Para consegui-la, cursos e formação de coaching podem ajudar. Existem vários tipos de cursos de coach, dentre eles:

  • Coaching em negócios;
  • Coaching individual;
  • Curso de líder coach;
  • Coaching pessoal...

Ficou interessado nessas informações, mas ainda não sabe se tal investimento cabe no seu orçamento e quer saber quanto custa um curso de coach de qualidade?

Superprof preparou este artigo sobre os preços que os clientes podem pagar, em média, para encontrar um coach e mudar sua vida.

Confira ainda dicas para te ajudar a definir a melhor aula de coach para o seu perfil.

Cursos de coaching: por que oferecer tal serviço?

O trabalho de coach de qualidade responde a competências-chave que, às vezes, são pagas a preço de ouro.

Isso faz com que cursos de coaching possam se tornar um serviço inacessível para aqueles que possuem um orçamento apertado.

É muito complicado investir centenas ou milhares de reais em cursos de programação neurolinguística (PNL) ou em sessões de treinamento de gestão de conflitos quando se está empregado a um salário líquido baixo.

No entanto, o mercado de trabalho é competitivo e, geralmente, exige que os trabalhadores - independentemente de suas qualificações - estejam atualizados quando é chegada a hora de uma reorientação na carreira que possa ser promissora e mais lucrativa.

Uma mão segura uma ilustração com símbolos de dólar crescentes.
Quais recursos? Os preços da aula coaching podem variar de acordo com o profissional e a região de atuação.

Qualquer um pode, uma vez ou outra, ser confrontado com dificuldades de gestão de carreira, tais como:

  • Obstáculos para encontrar seu caminho quando terminada a universidade;
  • Criar sua própria empresa;
  • Regular carga emocional relacionada a um trabalho inútil;
  • A falta de autoconfiança...

Existem ainda muitos outros problemas que impedem o progresso na vida profissional.

Como todos nós estamos suscetíveis a enfrentar tais dificuldades, é bom ter em mente que cursos não são reservados exclusivamente para os líderes de empresas, assim como nem todos custam o equivalente a um ano de salário.

De acordo com Valérie Pascal, coach executiva e profissional de supervisão, todos devem ter um coach durante a vida profissional. Saiba que ele funciona em muitas empresas.

Pagar por tal serviço - como um acompanhamento individual - ajuda a questionar a si mesmo, dar um passo para trás, recuperar a autoconfiança, melhorar a performance, ajudar a falar, a gerenciar o estresse, etc. Ou seja, ajuda a alcançar objetivos e metas que parecem inatingíveis sozinhos.

Diferente do processo de mentoring, um coach fará perguntas e mobilizará ferramentas de coaching - PNL, abordagem sistêmica, análise transacional - para mudar uma determinada situação.

Saiba que pagar um preço elevado para se obter um apoio que gere mudanças pode, às vezes, ser compensador, pois pode acabar sendo rapidamente reembolsado se o benefício esperado for maior (por exemplo, triplicando seu salário).

Vale a pena pagar por um coaching de qualidade?

Como já dizia Bill Gates: "todos nós precisamos de um coach. Não importa se você é um jogador de basquete, um jogador de tênis, um ginasta ou um jogador de bridge. Todos nós precisamos de pessoas que nos deem feedbacks. É assim que nós evoluímos."

Mas para descobrirmos o valor de um treinamento, vale a pena descobrir a verdadeira definição de coach e sua função no mundo contemporâneo. Segundo o IBC, Instituto Brasileiro de Coaching:

O coach é o profissional que atua aplicando os conhecimentos que tem e a metodologia do Coaching na vida pessoal, profissional e empresarial das pessoas, contribuindo para que elas alcancem seus objetivos em um curto espaço de tempo.

Saiba que é importante enfatizar: o profissional que atua como coach não pode, em nenhuma hipótese, ser confundido com um terapeuta, por exemplo, ou desenvolver suas atividades como tal, já que o seu foco principal não é tratar questões relacionadas ao passado especificamente. Ele só lança olhar sobre este ponto, em uma sessão de Coaching, para entender as limitações que impedem o coachee (cliente atendido pelo coach) de crescer e alcançar o seu estado desejado.

Depois disso, ou seja, desta breve análise do passado, o que ele faz é focar no futuro e fazer com que o coachee também desenvolva o seu foco nesta direção, contribuindo para que ele enxergue as possibilidades de crescimento que tem, bem como de alcance de seus objetivos e metas.

O Coach, amparado com as técnicas e ferramentas certas do Coaching, te tira do estado atual e te leva para o estado desejado, em um curto espaço de tempo (poucos dias).

Se você não conseguiu atingir seus objetivos por medo, insegurança ou qualquer outro comportamento limitante, o Coach é o profissional que vai te ajudar a eliminar suas crenças sabotadoras e  fortalecer seu mindset, para a construção de novos hábitos, através do autoconhecimento.

Se você já está caminhando em direção a sua meta mas quer chegar bem mais rápido, o Coach certo vai te ajudar a acelerar seus resultados e obter sucesso. Tudo isso, utilizando uma metodologia cientificamente comprovada: Coaching.

Você tem o potencial para chegar onde quiser, só precisa saber como acessar suas habilidades e competências plenamente e identificar como alocar sua energia e esforço na direção correta. Como já dizia Walt Disney: “Se você sonhar, você pode fazer”.

Em palavras mais concretas, se você tem capacidade para aprender, raciocinar e colocar seu conhecimento em prática, contando com o método que vai maximizar seus resultados, então nada te impede de ir além.

Quando falamos na atuação do coach profissional de qualidade, ou seja, do indivíduo que atua no mercado de forma séria, que fez cursos de formação, é certificado e se especializou para atender seus clientes com excelência, estamos falando uma pessoa preparada para fazer perguntas, questionamentos e provocações a seu coachee, com o objetivo de que ele mesmo enxergue em si o potencial para solucionar seus problemas e conseguir, finalmente, alcançar os objetivos e sonhos que almeja.

Quando estiver frente a frente com um coach, algo que um coachee não deve esperar é que ele ofereça respostas prontas, porque o seu papel é utilizar as ferramentas e técnicas necessárias, para ajudá-lo a desenvolver o seu autoconhecimento e alcançar o seu desenvolvimento pessoal, de forma acelerada, ou seja, em um curto espaço de tempo ou dias.

Com isso, o que ele vai fazer é usar os conhecimentos adquiridos com a metodologia do Coaching, para implementar um processo capaz de tirar o coachee da sua zona de conforto, lançando olhar sobre aquilo que mais o incomoda, para que, dessa forma, seja possível observar o que realmente ele busca.

é necessário adaptar as aulas às necessidades de cada aluno.
Saber escutar seus alunos e identificar os pontos a serem trabalhados é indispensável para um coaching de qualidade.

Segundo a Revista Forbes, existem 3 grandes razões para você contratar um coach:

1. Um coach de carreira pode acelerar sua procura por emprego

Contratar um profissional de carreira muitas vezes pode reduzir o tempo necessário para voltar ao trabalho. Hoje em dia, as pessoas com mais de 50 anos gastam o dobro do tempo que as mais jovens para serem recontratadas.

O coach de carreira pode ajudá-lo a: manter o rumo ao criar um plano sólido de busca de emprego, priorizar etapas de ação, aprender a fazer network de forma eficaz, preparar-se para uma entrevista de emprego e entender as melhores formas de acompanhamento. Ele oferecerá perspectiva, conhecimento e empatia. Acima de tudo, o seu coach se certificará de que você se responsabiliza pelas metas que definiu e pelos resultados que deseja alcançar.

2. Um coach de carreira pode ajudá-lo a desenvolver um sólido plano de busca por emprego

Você sabe qual é o seu valor para um possível empregador ou cliente? Você sabe como se descrever e se preparar? Você sabe quem são os contatos mais importantes em sua agenda? Um coach de carreira irá ajudá-lo com as respostas para chegar a um plano estratégico para ser contratado.

Seu coach irá garantir que você conta a história certa por meio da descrição, currículo e perfil online no LinkedIn. Este consultor também o ajudará a identificar oportunidades (posições abertas, eventos de networking, conferências, contatos existentes, novos contatos e afins) e priorizar as que podem gerar mais resultados.

Ter um plano o ajudará a ultrapassar o inevitável desânimo de bater de porta em porta dia após dia. E, se o seu plano ficar confuso, o seu coach irá encorajá-lo, ajudando-o a enfrentar o dia seguinte.

3. Um coach de carreira pode lhe mostrar como investir em si mesmo

Investir seu dinheiro em um coach de carreira será uma expressão de seu compromisso consigo mesmo. Mesmo (e especialmente) se você estiver com um orçamento apertado, esse gasto o tornará mais focado e mais direcionado.

Uma mulher se olhando no espelho.
Questionar a si mesmo: um pilar da profissão de coaching.

Cursos de coach individual no Superprof: tarifas e recursos

Na plataforma do Superprof é possível encontrar várias informações e coaches prontos para ajudar. Isso funciona porque qualquer pessoa competente suficiente pode se aventurar a se tornar professor coaching: não existe tipos de treinamento, certificado ou formação específica para se tornar um, já que esta ainda não é uma profissão reconhecida oficialmente no Brasil.

Ao efetuar uma busca no Superprof, encontramos 493 pessoas que oferecem diversos tipos de coaching em sessões presenciais e online em todo o Brasil: de coaching profissional a coaching de vida, passando por coaching de ajuda a busca de emprego, gestão de equipes, liderança, formação pessoal, gestão de carreira, pnl, gestão de competências, dentre outros.

Isso sem contar com os atendimentos online disponíveis via webcam, que chegam a mais de 1600 profissionais de coaching em todo o país!

Seja coach curso online ou presencial, é preciso comparar os preços exercidos em cada cidade. Onde a oferta é menos abundante - em cidades pequenas, por exemplo - os preços das sessões podem ser menos competitivos do que nas grandes metrópoles. Claro, nesse campo, nada é gratis.

Uma calculadora em uma mesa: uma colher em cima dela equilibra uma batata de um lado e de outro moedas.
Muitas vezes, mesmo sendo alto, o investimento em curso de coaching pode compensar.

Em São Paulo, por exemplo, um processo de coaching profissional custa, em média, 98,00 reais por hora.

Para o orçamento de determinadas pessoas, este é um custo significativo, pois o curso coaching é, na maioria das vezes, financiado pelo próprio cliente (e não pela empresa na qual ele trabalha, como muitos podem pensar).

A vantagem de se fazer aulas de coach particulares é que, em várias ocasiões, não há necessidade de muitas sessões individuais para a obtenção de resultados concretos.

As tarifas em São Paulo variam de 15,00 a 320,00 reais por hora com uma infinidade de perfis em torno de 100,00 a 150 reais por hora. O processo pode levar dias ou meses.

Veja ainda uma breve análise de diferentes perfis de curso coach!

Confira uma tabela de quanto está a média de valores cobrados por uma hora de processo de coaching nas principais capitais do Brasil:

  • São Paulo: 98 reais
  • Rio de Janeiro: 98 reais
  • Brasília: 120 reais
  • Porto Alegre: 84 reais
  • Curitiba: 93 reais
  • Florianópolis: 91 reais
  • Recife: 74 reais
  • João Pessoa: 92 reais
  • Fortaleza: 82 reais
  • Belo Horizonte: 83 reais
  • Salvador: 92 reais

Preços de aulas de coaching em empresas

Segundo a International Coach Federation (ICF), o mercado de coaching cresceu mais de 300% no Brasil nos últimos quatro anos. De acordo com a International Coach Federation (ICF), o Brasil já conta com 73 mil profissionais. Não existe um levantamento no País, mas, em todo o mundo, a atividade movimenta algo em torno de US$ 2,3 bilhões. - informações Revista Forbes

As taxas de coaching dependem tanto do perfil do coach quanto da natureza e qualidade do curso de coaching (coaching de equipes, coach individual, coach de negócios e gestão) e das ferramentas e recursos utilizados pelos profissionais para permitir que os clientes alcancem suas metas (PNL, shazam, tríade do tempo, sistemas representacionais...).

Em média, o preço de uma sessão pode chegar a custar mais de 1.000,00 reais quando uma empresa utiliza uma companhia especializada em coaching para orientar uma turma de funcionários ou alunos.

O intervalo de preços vai de 100,00 a 1.000,00 reais por sessão horária. Essa é uma faixa de preço bastante ampla, pois cada provedor é livre para definir seus próprios preços e é impossível fazermos um inventário exaustivo de todos os preços cobrados pela carga horária.

Além disso, os preços dependem dos diferentes tipos de práticas em vigor e do curso de formação do coach, assim como sua experiência de atuação nesta área.

Quanto maior a empresa, maior será a taxa de coaching. Isso porque os líderes e cargos de liderança de grandes organizações exigem coaches preparados para enfrentar questões mais complexas do que as presentes dentro de microempresas.

Além disso, notamos que quanto maior o nível hierárquico do coach, maior a taxa cobrada pela sessão de uma hora.

Ao final do plano de ação, um plano de consultas com um coach pode chegar rapidamente a quantias substanciais: um profissional certificado cobra geralmente entre 4.000 e 8.000 reais por um coaching empresarial de qualidade completo para suas equipes de funcionários. Quando se trata de oferecer curso coaching para cargos de liderança como equipes de gerentes e diretores, os preços podem atingir de 20 a 30.000 reais por módulo ou unidade, dependendo do período de experiência do profissional encarregado pelo coach curso.

Uma ampulheta calcula o tempo com notas e moedas ao fundo.
Sim, funciona! Empresas investem em cursos de coaching empresarial para seus funcionários, pois sabem que o aproveitamento profissional aumentará rapidamente juntamente com a performance.

O desafio é, portanto, mesmo para uma grande empresa, a rápida amortização dessas somas.

Portanto, se a empresa pedir entre 5 e 10 dias de treinamento para um empregado, as despesas internas e recursos podem subir de 6 mil a 30 mil reais a mais dentro do orçamento.

Saiba que este investimento de capital humano traz um ganho de produtividade e acrescenta um alto valor à produção de serviços. Sendo assim, a empresa se dedica a tal investimento esperando aumentar o seu volume de negócios graças a um coaching inicialmente muito caro.

Confira ainda nossas dicas para estabelecer metas para aulas de coach!

Quanto custa um curso de desenvolvimento pessoal e profissional particular?

"A despesa mais cara é a perda de tempo."
Teofrasto (pensador ateniense, -371; -288)

Reduzir os gastos em uma avaliação de supervisão ou de habilidades pode obscurecer as perspectivas de reciclagem e levar à estagnação.

Em outras palavras, seguir um programa de coaching de qualidade para desenvolvimento de habilidades - comunicação não violenta, gerenciamento de emoções, performance, preparação para uma entrevista de emprego, etc. - pode ser um catalisador para benefícios significativos (bem-estar no trabalho ou salário mais substancial, por exemplo) e uma chave para o sucesso.

O coaching pessoal é financiado pelo próprio coachee e pode parecer caro, já que pesa sobre seu próprio orçamento.

Mas não fique horrorizado ou entre em pânico ao se deparar com de tarifas de três dígitos: na maioria das vezes, o processo de treinamento de coaching gira em torno de 4 ou 5 sessões de duas horas de carga.

Se fizermos as contas, o valor fica igual ou até mesmo abaixo, em termos monetários, das horas de aula particular para um estudante durante um ano letivo inteiro.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as taxas ainda são mais altas do que em outros lugares do Brasil, já que os imóveis e o custo de vida são mais altos.

Esta é a razão pela qual, em média, encontramos taxas que variam de 50 a 320 reais a carga horária de cursos de coaching pessoal (financiado por um indivíduo) em São Paulo, e entre 30 e 200 reais em outras regiões do Brasil.

Por exemplo, um processo de treinamento que funciona em Belo Horizonte pode custar entre 350 e 1.000 reais: o equivalente a um aluguel, um imposto sobre moradia.

Algumas notas de dinheiro estão enterradas na terra.
Nada é grátis: cursos de desenvolvimento são investimentos com os quais se planta agora para colher mais tarde.

Isto é certamente um sacrifício, mas não necessariamente um empobrecimento.

Na verdade, as sessões individuais de coaching devem ser consideradas como um investimento para garantir uma boa renda e sucesso em um futuro próximo.

Outra maneira de reduzir o valor das sessões da aula coaching é pesquisar a possibilidade de passar por um provedor de treinamento remoto (aulas online via webcam). Recursos como a videoconferência podem ser uma maneira de encontrar um bom coach em qualquer lugar do mundo e ainda manter o preço acessível à sua conta bancária!

Alunos procurando por uma formação de gestão de competências e liderança online no Brasil que dê resultados no mercado? Ou um processo de desenvolvimento de técnicas e performance que funciona e lhe faça alcançar sucesso? 

Como identificar um bom profissional de coaching

Pois bem, depois de colocar na balança e avaliar os valores praticados por todos esses profissionais no mercado, é hora de escolher aquele que vai conduzir o seu treinamento durante dias. E como funciona esse processo? Segundo a Revista Forbes, é importante avaliar alguns critérios antes de tomar essa importante decisão. Confira as dicas:

1. Verifique a formação do coach

Não tenha medo de exigir o certificado de conclusão de curso, nacional ou internacional. Verifique a veracidade e a idoneidade das formações e instituições.

2. Veja a quantidade de horas de treinamento

Muitos profissionais têm formação rasa — com pouca carga horária de capacitação. Lembre-se: cursos de final de semana, sozinhos, não formam um profissional.

3. Verifique as horas de experiência prática e as referências

Procure pessoas que já tenham trabalhado com o coach em questão para saber seu grau de satisfação quanto à atuação. Buscar referências ajuda a esclarecer o que você espera do processo e da pessoa que vai auxiliá-lo na jornada.

4. Observe a duração do processo

O coaching é uma prática rápida para alcançar metas estabelecidas pelo coachee. Esteja atento se o profissional exigir que o processo dure mais que o necessário.

5. Tenha clareza sobre a sua busca pessoal

Entender sua motivação faz você ganhar tempo. Muitas vezes sua real necessidade é apenas uma consultoria ou mentoria. Se a questão for trabalhar cargas emocionais, o indicado é buscar ajuda psicológica.

6. Veja se você se sente à vontade com o profissional

O coaching é uma relação entre o profissional e o coachee. Uma boa interação é essencial para o processo seja satisfatório tenha sucesso.

7. Sabe ouvir e domina a arte de perguntar

Um coach deve ter boa escuta. Esteja atento se ele está mais preocupado palestrar em vez de ouvir e buscar entender a individualidade das suas demandas. Um bom coach usa técnicas e ferramentas que trabalham com o silêncio, sabe o momento certo de falar e usa a oportunidade para provocar autoquestionamento e reflexão no cliente.

O papel do treinador é motivar e impulsionar seus atletas
Sobre liderança: o professor nunca abandona seus alunos e não os deixa desistir de suas metas.

8. Veja se ele possui abordagens limitadas

É importante observar se o coach tem conhecimento limitado e busca a qualquer custo falar sobre as poucas técnicas que conhece para tudo, ignorando o cliente.

9. O coach leva em consideração questões sistêmicas?

Ele não deve atribuir ao individual, o que é sistêmico. Por exemplo: o desemprego é resultado do momento econômico atual. Ele não deve culpar e punir o cliente por estar desempregado.

10. Perceba se ele visa ao lucro acima de tudo

Esteja atento se o profissional procura a qualquer custo vender seu serviço ou se ele se dispõe a intervir e o aconselhar a buscar o que é melhor para você. Lembre-se: ele deve adverti-lo se suas necessidades forem melhor supridas por outros processos como terapia, consultoria ou terapia.

11. Segue algum código de ética

A ética não tem a ver com a associação às organizações de autorregulamentação. Seguir um código de ética tem a ver com garantir confidencialidade das sessões e adotar uma política de cancelamento justa, caso o coachee queira interromper o processo.

12. Usa falas sedutoras

Esteja atento se ele usa expressões como “você é bom demais para estar nesta empresa”. Tal comportamento tem o ar de diagnóstico e é muito mais uma jogada de marketing do que uma sessão de coaching.

13. Como acabou o primeiro encontro

Perceba se o profissional explica com clareza e objetividade todos os próximos passos e se ele deixa você pensar em tudo com tempo e calma ao final do encontro.

14. Primeiras impressões

A postura deve ser um equilíbrio entre acolhimento e profissionalismo. Você deve se sentir ouvido e seguro. A conversa deve ser respeitosamente acolhedora, mas passar longe de um bate-papo ou encontro com um amigo.

15. Faz promessas absurdas

Esteja atento se ele vende seu trabalho com promessas como: cura gay, prosperidade, ficar rico. Ninguém pode garantir ou assegurar isso. Práticas como cura quântica também entram no mérito de desqualificação. Coaches que prometem resultados não são profissionais de verdade.

Futuros alunos de coach: desejando aprender mais informações sobre técnicas de liderança, cursos de ferramentas de qualidade, certificado para empresas, cursos de gestão de competências gratis, curso de pnl, performance de sucesso, formação online, gestão de equipes, curso online gratis, ...

Saiba que o Superprof é o canal para todas essas informações!

Precisando de um professor de Desenvolvimento pessoal ?

Você curtiu esse artigo?

5,00/5 - 1 nota(s)
Loading...

Camila

Aventureira linguística, curiosa por natureza, artista por opção, viajante apaixonada e redatora por vocação.