Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Curso de líder coach: comparação de profissionais do ramo

De Camila, publicado dia 15/08/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Professor coach: conheças os diferentes tipos

“O décimo terceiro trabalho de Hércules: encontrar um emprego.”
Roland Topor (1938-1997)

Quando se trata de fazer uma reciclagem profissional, pode ser difícil encontrar um novo trabalho que seja mais satisfatório que o anterior. Enfrentar questões tão amplas quanto a autoconfiança, falar em público ou tomar decisões podem ser um verdadeiro desafio quando se chega nesta fase da carreira. Em momentos como esse, um curso de coach online ou presencial pode ser a solução.

Pesquisas feitas em 2017 apontaram que as pessoas entrevistadas acreditam que o principal obstáculo para uma conversão profissional bem sucedida é encontrar uma bom treinamento. Por isso é sempre importante estar atento na hora de investir em qualificações que tenham por objetivo aumentar a empregabilidade no mercado de trabalho.

No entanto, muitas destacam a dificuldade de financiar um treinamento para aprender novas habilidades profissionais.

Você encontra-se na mesma situação, pois está procurando um curso de desenvolvimento pessoal e profissional, mas não encontra nada que atenda às suas expectativas e que caiba no seu orçamento?

Então confira uma breve análise de diferentes perfis de curso coach que poderão te ajudar nesta busca!

Critérios para escolher um curso coach

Quando confrontado com questionamentos sobre a vida profissional, é preciso agir o quanto antes. Para muitas pessoas, muitas vezes uma ajuda externa vinda de alguém que entende do assunto é necessária na hora de alcançar seus objetivos. E esse alguém pode ser um bom coach!

O problema é que o trabalho de coach não é regulado por lei no Brasil. Mesmo contando com um Instituto Brasileiro de Coaching no país, todos podem, em essência, se autoproclamar “coach profissional“, mesmo não fazendo parte deste organismo. Os profissionais da área podem também aplicar cursos coach para todas e quaisquer áreas de atuação: coach bem-estar, coach de esportes, coach escolar, coaching executivo, etc.

Defina seus objetivos

Identificar os objetivos profissionais pode acabar sendo uma grande motivação para a pessoa que deseja receber cursos de desenvolvimento profissional.

Para escolher um coach a partir da infinidade de anúncios presentes na web, é necessário, primeiro, definir seus próprios objetivos. A partir daí, você será capaz de triar as ofertas de serviços de acordo com as especializações que mais se adaptem ao seu caso.

Definir seus objetivos ao contratar um coach é o primeiro passo na hora da busca pelo coach ideal.

Uma boa maneira é começa se perguntado para que você deseja fazer um treinamento.

  • Para melhorar o seu autoconhecimento?,
  • Para melhorar suas habilidades de tomada de decisão?
  • Para dominar melhor o gerenciamento de conflitos?
  • Para aprender a gerenciar o estresse?
  • Para encontrar o caminho certo quando se é vítima de desemprego a longo prazo?

Essas são apenas algumas das indagações que podem te auxiliar na hora de direcionar sua pesquisa para encontrar um coach que seja adequado às suas necessidades.

Defina parâmetros para o coach

Para encontrar um bom treinador, você precisa reunir um conjunto de parâmetros, tais como:

  • Verifique qual treinamento para se tornar um profissional o coach seguiu;
  • Um coach deve ser formado em alguma área ou possuir grande experiência na mesma: a supervisão por um coach mais experiente que você é uma garantia de legitimidade;
  • O contrato: o número de sessões deve ser limitado e fixado por um contrato;
  • Um coach deve exibir um código de ética, como por exemplo: obrigação de treinar, ser supervisionado, estabelecer um quadro contratual, não ir além do escopo de suas prerrogativas e competências (inventar um terapeuta ou psicólogo), não julgar seu cliente, etc.;
  • Um coach deve ser capaz de se questionar;
  • Assegure-se de que as taxas sejam compatíveis com o preço de mercado.

Oferta de uma sessão exploratória

Entre os critérios fundamentais para a escolha de um coach está a necessidade de que o professor coach anuncie a existência de uma sessão exploratória.

As sessões de coaching são sessões individuais e, portanto, variam de acordo com os perfis dos clientes: para cada cliente, é necessária uma primeira entrevista para estabelecer as bases para uma relação de confiança entre o coach e o cliente.

Os diferentes status de um professor de aula de coach

Os perfis dos treinadores profissionais também podem variar de acordo com o status profissional escolhido por eles.

A maioria dos coaches profissionais assume o status de autônomos. Isso quer dizer que eles possuem uma microempresa com apenas uma pessoa trabalhando dentro dela: o próprio coach. Esse status permite que o profissional possa emitir faturas e fazer declarações de Imposto de Renda. Este status pode ser usado em quase todos os casos.

Cada coach possui um perfil e uma bagagem diferente.

O status de autônomo pode ser escolhido por jovens universitários, por exemplo,  que desejam iniciar uma carreira acompanhando e orientando pessoas. Na maioria das vezes, os jovens optam por acompanhar alunos do ensino médio, auxiliando-os em suas orientações vocacionais antes de ingressar uma universidade, ou ainda preparado-os para provas de ENEM e vestibular.

O status de autônomo também pode ser escolhido por aposentados. Muitos são aqueles que, uma vez aposentados, decidem usar suas habilidades para se tornar um professor de aulas de coaching. Para essas pessoas, ser o protagonista da sua própria micro-empresa também é o ideal.

As diferentes aulas de coaching profissional

Coaching não é uma profissão que pode se beneficiar de um treinamento específico. Os profissionais devem considerar passar por uma formação para se tornarem coaches profissionais.

São poucas as pessoas que decidem embarcar no coaching profissional como primeira opção de carreira. Muitas vezes, os coaches são pessoas com alguns anos de experiência de trabalho em outro ambiente, e que decidiram reciclar ou expandir suas habilidades.

No entanto, entre todos os perfis de professores de coaching, é possível identificar algumas formações mais recorrentes do que outras.

Estudos em gestão

Escolas de negócios e de gestão treinam seus alunos no gerenciamento de equipes em geral. Trata-se de saber como motivar uma equipe, como criar a coesão do grupo, como conversar com os funcionários, ajudar as equipes a alcançar seus objetivos e assim por diante.

Todo esse conhecimento e habilidades aprendidas durante os estudos são, então, aplicados na vida profissional. Os gerentes estão à frente de várias equipes, sendo especializados em saber como trabalhar com os perfis de cada um para que tudo funcione melhor.

Muitos gerentes também são treinados no Sistema Eneagrama, um treinamento que ajuda a entender melhor os diferentes tipos de pessoas e personalidades que podem existir dentro de uma equipe. Esse conhecimento da psicologia se torna uma excelente ferramenta quando se trata de ajudar e orientar pessoas no âmbito pessoal e profissional.

É por isso que muitos profissionais de coaching têm formação neste campo.

Um curso coach pode te ajudar muito na hora de organizar suas ideias profissionais.

Treinamento em recursos humanos

Muitas pessoas que têm uma carreira em recursos humanos também se dedicam ao coaching profissional de maneira autônoma. Isso porque esse tipo de profissional aprecia o contato e as relações humanas acima de tudo. Sendo assim, ele possui o perfil ideal para ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades na escrita de currículo e carta de apresentação. Essas pessoas se encontram na melhor posição quando o assunto é saber o que os empregadores estão pedindo.

Trabalhar como autônomo a tempo parcial enquanto coach, ao lado de uma atividade principal, ou ainda tendo o coaching como atividade em tempo integral, este especialista possui uma das melhores formações para se tornar um expert em relações profissionais.

Marketing e gerenciamento de projetos

Profissionais com estudos em marketing e gerenciamento de projetos são pessoas altamente organizadas que podem ajudar outros profissionais colocar suas prioridades em ordem, assim como a organizar suas pesquisas de emprego. Essas pessoas também são muito competentes quando o assunto é a organização de currículo, pois podem estão aptos a fornecer informações úteis. Saber priorizar é uma habilidade muito valiosa!

Gerentes de projetos também aprendem a coordenar várias atividades ao mesmo tempo e, consequentemente, várias pessoas. Relações humanas e comunicação também estão entre as capacidades desses profissionais. Por isso muitos deles se voltam para o coaching profissional, ajudando na reintegração de perfis, seleção de empregos ou reciclagem de funcionários.

Autodidata

Como não existe uma formação específica para se tornar um coach de desenvolvimento profissional, muitas pessoas aprendem a ser-lo no trabalho, lendo livros ou através de experiências de trabalho anteriores.

Este pode ser, por exemplo, o caso de empresários. Montar sua própria empresa, embora exija muita habilidade, pode ser feito por um pessoa que não possua nenhum tipo de formação específica na área. Todos podem criar um negócio. Esta é uma aventura que oferece grande experiência e responsabilidades, o que proporciona ao empresário uma grande bagagem de conhecimento a ser transmitida posteriormente. Seguindo esse conceito, alguns líderes empresariais decidem embarcar na carreira de coaching.

Outras pessoas podem ter passado por uma reciclagem profissional e, portanto, podem ajudar e aconselhar aqueles que desejam seguir o mesmo caminho.

Cursos coach de acordo com suas necessidades

A busca pelo curso coaching ideal para você precisa seguir determinados parâmetros.

Cada pessoa passa por um momento diferente na carreira profissional, o que acarreta em demandas distintas na hora de fazer um curso coaching.

Alguns coaches podem ter dificuldade em ajudá-lo para uma reorientação de carreira, mas, por outro lado, podem ser muito bons quando o assunto for a busca por um emprego (redação de CV, preparação para entrevistas, etc.).

Além disso, o sentimento entre duas pessoas não é medido em termos de idade ou experiência. É por isso que a maioria dos professores de coach presentes na plataforma do Superprof oferecem a primeira hora de consulta gratuita. Desta maneira, você e o coach podem se conhecer e ver se o contato flui.

Isso porque o ideal é você escolher, antes de mais nada e acima de tudo, alguém que combine com você!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar