Época maravilhosa do ano é junho. Friozinho chegando, noites de céu estrelado e as Festas Juninas. Ahhh como eu amo o clima das festas juninas, e principalmente, as comidas típicas das Festas de São João. Tanto os pratos salgados, como os pratos doces, é tanta delícia que a gente fica até em dúvida no que escolher, quer experimentar tudo e passar em todas as barraquinhas.
Se você gosta de cozinhar, tem vontade de aperfeiçoar suas técnicas de cozinha, que tal fazer curso de patisserie e aprender técnicas de sobremesas mais gostosas e elaboradas. Fazer aulas de culinária com um dos nossos SuperProf pode ser uma ótima alternativa para ganhar confiança e explorar esse maravilhoso universo da culinária.
Neste artigo, vamos te passar algumas receitas de doces típicos dessa época do ano. Venha ver o passo a passo de cada uma das receitas e prepare-se para colocar a mão na massa.
Um curso para aprender a cozinhar pode ser uma ótima opção para quem não tem nenhuma experiência na cozinha. Mas cozinha também envolve prática e talvez até correr algum risco. A famosa tentativa e erro. A sua primeira receita pode não ficar tão boa, mas a próxima será melhor.
1 - Canjica doce
Sem dúvida alguma, uma das estrelas das Festas Juninas é o milho. Ele está presente em diversas receitas, tanto doces, como salgadas. E as canjicas são queridinhas de norte a sul do Brasil. Com coco, com leite condensado, com amendoim, com doce de leite... Cada um dá seu toque e a sua versão para esse prato tão tradicional.
Ingredientes:
- 500g de canjica de milho
- água para hidratar e cozinhar a canjica
- meia xícara de chá de açúcar
- canela em pau à gosto
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 500ml de leite de coco
- coco ralado à gosto
- canela em pó à gosto
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque 500g de canjica com água até cobrir os grãos. Deixe descansar de um dia para o outro. Retire a canjica do molho e transfira para a panela de pressão. Leve para cozinhar com água pelo menos quatro dedos acima dos grãos. Adicione o açúcar, a canela em pau e deixe cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. Atenção, sempre retire toda a pressão antes de abrir a panela. A seguir, adicione o leite, o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. Cozinhe em fogo baixo, misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Quando estiver bem cremoso, é só servir. Há quem prefira também deixar esfriar antes de servir. Fica ao seu gosto.
2 - Pé de moleque
Outro ingrediente super comum nas receitas juninas é o amendoim. Ele está em vários dos doces típicos de Festa Junina, e o pé de moleque é um dos doces mais tradicionais. Nesse vídeo você vai aprender o passo a passo de como fazer o doce:
De quebra, você ainda ficou sabendo a origem do nome do doce. Agora, já pode fazer em casa e alegrar a molecada da família, e também os adultos.
3 - Pamonha de forno
Mais uma receitinha com milho. A pamonha é uma das minhas comidas preferidas dessa época. Mas nem sempre conseguimos fazer aquela tradicional, enrolada na palha do milho. Então, essa receita que vai ao forno pode ser uma alternativa para matar a vontade de comer uma pamonha.
Ingredientes:
- 600g de milho verde
- 200ml de leite de coco
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de parmesão ralado
- 1 xícara e 1/4 de açúcar
Modo de preparo:
Coloque no liquidificador o milho, o leite de coco, os ovos, e bata por pelo menos três minutos. Na sequencia, acrescente o queijo parmesão, a manteiga, o açúcar, e bata por mais um pouco apenas para misturar os ingredientes. Despeje a mistura em uma forma untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
4 - Pipoca colorida
Olha ele aí novamente. Não disse que o milho é a estrela das Festanças de São João. Eles estão na decoração e nas receitas. E a pipoca pode vir tanto na versão salgada, como na versão doce. E quem resiste ao cheirinho de pipoca no ar? Dá logo vontade de comprar um pacotinho e se deliciar. E sabe aquela pipoca colorida que você vê nas barraquinhas, é possível fazer em casa também. Veja como no vídeo a seguir:
Fica tão bonito que dá até mais vontade de comer uma pipoca.
5 - Maçã do Amor
Enviar correio elegante é uma tradição das festas juninas. E que tal um correio elegante acompanhado de uma maçã do Amor? Aprenda como fazer uma maça vermelhinha e caramelizada.
Ingredientes:
- 5 unidades de maçã
- 2 xícaras de açúcar
- 200 ml de água
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sopa de corante culinário vermelho
Modo de preparo:
Lave e seque bem as maçãs e espete um palito de picolé ou de churrasco do lado do cabinho da maçã. Inicie então o preparo da calda. Em uma panela coloque o açúcar, a água, o vinagre, o corante e misture bem. Leve ao fogo baixo e não mexa mais. Depois de aproximadamente 20 minutos, teste o ponto da calda. O teste mais simples é colocar uma colher com um pouco da calda em um copo com água e depois em um recipiente. Se fizer um barulho de vidro é pq já está no ponto. Depois que a calda estiver firme e no ponto certo, retire do fogo, espere por dois minutos e então banhe as maçãs. Deixe secar em uma superfície lisa e untada. Você pode embalar ou servir em uma travessa bem bonita.
6 - Curau de Milho
Olha ele aí novamente, não disse que o milho era a estrela das Festas de São João. O Curau de Milho ou Mingau de Milho, o nome pode variar conforme a região do país é um doce leve e delicioso e muito tradicional nessa época do ano. Vou deixar aqui um vídeo de como preparar um curau de milho verde ai na sua casa, com ingredientes simples e fáceis de encontrar no supermercado mais próximo.
Huuuummm!! Fica cremoso demais. Chego a sentir o cheiro e o sabor dessa delícia e lembrar das férias de julho na casa da minha avó na infância. Comida é isso, um resgate da memória afetiva. Faça um curso para aprender a cozinhar e criar memórias especiais para seus filhos e netos.
7 - Broa de fubá com queijo
Essa receita é sucesso aqui em casa. Fica cremosa e é deliciosa para servir no café da manhã ou da tarde. O único segredo é assar em fogo médio para baixo, máximo 200º em forno à gás e 180º em forno elétrico.
Ingredientes:
- 4 xícaras de chá de leite
- 4 ovos
- 1 xícara e 1/2 de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara e 1/2 de fubá
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 100g de queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata o leite, ovos, manteiga e açúcar. Bata por um minuto. Acrescente a farinha e o fubá e bata novamente. Por último, acrescente o queijo e o fermento e misture rapidamente. Atenção, essa massa é bem líquida, não é como a de um bolo. Não estranhe, é por isso que ao final ela vai ficar cremosa. Leve ao forno em uma forma untada e polvilhada com fubá por aproximadamente 50 minutos.
Que tal fazer um curso culinaria?
8 - Cocada
Mais um docinho delícia dessa época do ano. A cocada é simples e deliciosa. Então vamos para mais um vídeo explicativo de uma cocada com leite condensado:
Muita coisa gostosa não é mesmo? Eu já disse que amo essa época do ano?
9 - Arroz doce
O arroz doce é um prato bem gostoso e tradicional nas Festas Juninas. É fácil de fazer até para quem nunca tenha feito um curso de culinária. Você pode servir quente ou gelado, com o sem canela. Para fazer um arroz doce você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 200g de Arroz
- 1 lata ou caixa de leite condensado
- 1 canela em pau
- Leite
Comece cozinhando o arroz na água com a canela em pau e uma pitadinha de sal. Se gostar, pode colocar cravo também no cozimento. Assim que a água secar e o arroz estiver bem cozido, acrescente o leite condensado e o leite até o ponto que gostar mais. Eu gosto dele bem cremoso. Deixe ferver em fogo baixo por uns 10 minutos para o arroz pegar bem o sabor doce do leite condensado e da canela. Depois é desligar o fogo e já pode servir. Se preferir gelado, deixe esfriar e leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Se gostar, polvilhe canela em pó e aprecie com moderação.
10 - Paçoca
Já falamos que não pode faltar nas festas juninas milho e amendoim. Então que tal mais uma receita com amendoim como principal ingrediente. A paçoca é muito comum nas Festas Juninas e você sabia que é possível fazer em casa? Vou deixar para vocês um vídeo de como fazer paçoca caseira:
Impressionante que com apenas três ingredientes e um processador você consiga fazer essa delícia em casa.
Fazer um curso de culinária online ou um curso de patisserie pode ser mais fácil do que você imagina. Aqui na SuperProf temos professores qualificados e super bem avaliados para te ajudar nessa empreitada. Agende uma aula de cozinha e experimente se aventurar nesse fantástico mundo de transformar ingredientes em pratos deliciosos.