Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Demora muito para aprender o instrumento?

De Carolina, publicado dia 17/10/2016 Blog > Música > Violão > Quanto tempo demora para tocar violão?

Aprender a tocar violão ou guitarra está ao alcance de todos, crianças e adultos.

Os futuros alunos fazem muitas perguntas para os professores. Normal, eles querem se programar para começar as aulas de violão ou guitarra!

E as perguntas mais comuns são:

  • Quanto tempo demora para aprender violão ou guitarra?
  • Quanto tempo demora para saber tocar uma música?
  • Quanto tempo leva para ser bom?
  • Quanto tempo demora para aprender tal técnica de violão ou guitarra?
  • E principalmente, quando tocar o violão ou a guitarra?

O tempo gasto para tocar violão ou guitarra depende de várias coisas Quantas horas de curso de violão ou guitarra são necessárias para aprender?

Essas questões são muito pertinentes e entendemos perfeitamente porque as pessoas perguntam isso, mas não há respostas concretas para elas.

Na verdade, a resposta é simples e imediata: não há resposta.

De fato, é impossível respondê-las concretamente simplesmente porque cada caso é um caso. O que todos os profissionais de música dizem é que a gente pode sempre se aperfeiçoar, independente do nível de aprendizado que temos. Além disso, como há vários estilos, é preciso treino e tempo para aprender ao menos aqueles que te interessam. É por isso também que a prática do violão ou da guitarra é tão sedutora, porque é paixão infinita!

Para não ficar muito agoniado, não se esqueça de olhar para trás e ver toda sua evolução.

É melhor olhar e perceber nossos progressos que pensar naquilo que ainda não aprendemos e que não podemos alcançar nesse momento.

Toque devagar mas sempre! E treine seus dedos…

Mais que uma questão de tempo, uma questão de meios

A resposta dessa questão varia de acordo com o perfil de cada pessoa. Não podemos respondê-la de um modo geral. Mesmo se o professor tenta se colocar no lugar do aluno, avalia seus pontos positivos e negativos. Acredite, é muito difícil concluir algo. Somente a experiência de cada um e o tempo podem dizer isso com precisão! Ainda quer uma resposta? Então, vamos tentar respondê-la de novo: “Quanto tempo demora para aprender tocar violão ou guitarra?”

Parta do princípio que isso não é uma questão de tempo, mas sobretudo de meios.

De fato, somos todos diferentes, não é mesmo? Não há uma regra universal, uma receita de bolo que possa explicar isso de uma maneira mais simplificada. Se você bem novo ou mais velho, sempre é capaz de aprender a tocar! Porém, há um método para otimizar o tempo de aprendizado. Se ele é perfeitamente adaptado a você, ele permite avaliar seus avanços e assim, chegar perto da resposta da pergunta acima.

Para aprender a tocar violão ou guitarra rápido, utilize o método OTPM.

Calma, não tem nada a ver com menstruação, minha gente. Nesse caso, o “O” significa o seu objetivo com o aprendizado, o “TP” quer dizer treinamento pessoal e o “M” indica a sua motivação.

São essas variantes OTPM que vão determinar o tempo de aprendizado. Por isso, cada caso é um caso diferente!

Dicas para aprender tocar violão ou guitarra rápido

1 – OBJETIVOS para aprender o violão ou a guitarra

Comece aprendendo a “cutucar” seu instrumento

Alguns determinam como objetivo aprender as primeiras bases e os primeiros acordes para tocar algumas baladas simples, músicas de folk, pop rock fáceis ou mesmo para acompanhar o canto. (No Woman No Cry de Bob Marley, What´s Up das 4 Non Blondes e Knockin’On Heaven’s Door de Bob Dylan e Jimmy de Moriarty, entre muitos outros).

Ninguém aprende a tocar violão ou guitarra da noite para o dia Os grupos do futuro não aprendem violão ou guitarra do dia para noite

A gente pode citar diversos outros exemplos, mas a lista é muito longa… As músicas acima, por si mesmas, já são difíceis de tocar inteiras e de uma maneira estruturada.

Para se ter uma ideia de quanto tempo e quantas aulas particulares são necessárias para aprender o básico, perguntamos para um de nossos professores e ele nos deu um exemplo: ele faz um pacote de 12 aulas com duração de 1 hora cada para ensinar o mínimo para o aluno conseguir tocar algo razoavelmente bem. Atenção!  Isso porque não é só ir à aula de violão para iniciantes ou avançado. É preciso treinar regularmente em casa e manter sua motivação em alta o tempo todo e todo o tempo. Dedicação é mais importante que tudo! O papel do professor particular é somente o de te acompanhar em sua aprendizagem e de ajudá-lo a encontrar o melhor caminho a seguir e guiá-lo neste percurso. Isso, obviamente, não quer dizer que ele faz milagres para fazê-lo aprender a tocar! Lembre-se que a sua determinação é algo de extrema importância, mesmo crucial para o aprendizado deste belo instrumento de cordas.

Cada caso é um caso também porque há alunos que têm mais tempo e facilidade que outros, isso é evidente. Isso depende também da idade do guitarrista ou violonista. Sim, porém nunca é tarde para aprender violão ou guitarra. Pode até ser que alguém mais velho tenha que prestar mais atenção na hora de aprender uma nova linguagem, mas todos podem fazê-lo!

Para as pessoas que são muito comprometidas e motivadas, um trimestre é um tempo suficientemente bom para começar a bem dedilhar o violão ou a guitarra.

Começar a tocar solos de violão ou guitarra

Para alguns, o objetivo vai mais longo do que para outros. Eles querem tocar músicas mais complexas, com muitos arpejos elaborados, ritmos complicados ou até solos! Calma lá! Aí a história é outra!

Para isso, o professor recomenda pelo menos 1 ano de aulas regulares de violão ou de guitarra para começar a dominar esses tipos de técnica.

Claro, essa duração vale somente para os alunos muito motivados e que dedicam bastante tempo para o aprendizado do violão ou da guitarra.

A expressão “cada caso é um caso” é muito válida porque para “Pedro” pode demorar um mês, para “Fernanda” um ano e para “Felipe” várias décadas. Isso também depende do estilo de violão ou guitarra que a pessoa quer aprender e a determinação que o aluno mostrará.

2 – Treinamento pessoal: seguir e respeitar seus objetivos

Todos nós temos uma vida e organizamos nossas tarefas de jeitos diferentes.

De um modo geral, cada um de nós tem um namorada(o), esposa(o), filho(a)s, trabalho, aulas e muitas outras obrigações…

Cada um investe um determinado tempo para cada atividade. Os professores particulares estão acostumados a escutar de seus alunos: “desculpe, não tive tempo nem de encostar no meu instrumento”.

Pode ficar tranquilo, eles não ficam magoados com isso, pelo contrário, vão querer te ajudar. Eles entendem perfeitamente. É uma realidade!

Porém, saiba que o “para casa”, “tarefa”, “dever de casa” é duas, três vezes mais importante que a aula de violão ou guitarra. Por isso, dê preferência aos treinos em casa. Separe um tempo só para isso, se isole e toque! A metade da resposta da questão “em quanto tempo vou tocar violão ou guitarra” depende desse treinamento, do tempo que você dedica sozinho para a sua aprendizagem.

Normalmente, é preciso pelo menos 30 minutos de treino diário!

3 – Motivação para aprender a tocar violão ou guitarra rápido

É através da motivação que percebemos o quanto tudo isso está ligado. Atingir seu objetivo depende diretamente do tempo que você dedica para o aprendizado e isso está ligado essencialmente a sua motivação.

Não há mistérios para essa ponto… Quanto mais motivação tiver, mais rápido você vai aprender.

Nunca abandone o violão ou a guitarra em caso de dificuldade

Desistir não é o caminho para se aprender violão ou guitarra A gente não pode desistir do violão ou da guitarra nas primeiras dificuldades

3 meses é o mínimo para aprender tocar violão ou guitarra

Você entendeu, a questão não é quanto tempo demora para aprender a tocar violão ou guitarra, mas quanto você vai investir de você mesmo para aprender a tocar. Temos que otimizar ao máximo nossa aprendizagem para reduzir o tempo e assim aprender do jeito que a gente gosta.

Porém, as dicas e informações deste post não são um consenso entre todos os professores particulares de violão ou guitarra. Por isso, não são verdades absolutas, ok? Somente uma noção..

Mesmo se tiver entendido bem o papel do OTPM (Objetivo, Treinamento Pessoal, Motivação), não temos todos a mesma capacidade de aplicá-los.

Então, é sempre melhor começar a tocar através de músicas, acompanhamentos fáceis, com acordes e ritmos simples, acompanhar o canto. Três meses é um período razoável para conseguir fazer isso, sem esquecer de treinar bastante e ter muita motivação.

Se quiser tocar músicas bem mais complexas, arpejos elaborados, estruturas complexas ou até solos simples, um ano é um bom período (mais ou menos 40 horas de aula de violão ou guitarra).

Não tenha pressa para aprender bem o violão ou a guitarra Treine bastante antes de fazer solos no violão ou na guitarra

E quanto tempo demora para tocar tudo que a gente quiser?

A magia da música é que a gente aprende durante toda vida. É o que a torna mais apaixonante!

Para não desanimar, não esqueça de olhar para trás e ver o seu progresso.

Isso também vai te ajudar a definir qual é o melhor momento para praticar o violão ou a guitarra.

É melhor ver seu avanço, avaliar de onde começou e onde está agora que lamentar do que ainda não é capaz de fazer.

Toque devagar e sempre, sem esquecer de malhar seus dedos!

Não esqueça que também há a possibilidade de se fazer um bom curso de violão online!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 4 votos)
Loading...

7
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
renattoLouizy Costaalexandrelazaro b medeirosWesley Caitite Recent comment authors
Mas recentes Mais antigos Mais populares
David
Convidado
David

Muito legal, estou a 3 meses treinando e consigo os acordes mais simples. Minha maior dificuldade é cantar junto, e os ritmos das batidas. Mas olhar o começo me motiva a continuar pqe evolui consideravelmente. Mas tem dias que eu penso que jamais irei conseguir, smmpre foi meu sonho tocar violão, mas minha mãe nunca deixou, hje com filhos e minha própria vida, comecei aos 28 anos. Eh complicado, pois trabalho em 2 empregos, mas estou caminhando.

Wesley Caitite
Convidado
Wesley Caitite

Isso ai cara! Tenho 27 e estou aprendendo agora também.
Força que vai tocar muito bem, só não desistir

Juliana
Convidado
Juliana

Olá Carolina, obrigada pelas informações. Comecei a tocar violão aos 12 anos e aprendi a tocar sozinha. Estava evoluindo bem, mas quando entrei na faculdade deixei o instrumento de lado para me dedicar aos estudos. Agora, depois de ter concluído o doutorado e me estabelecido no emprego resolvi voltar a tocar. Faz três meses que estou tocando diariamente, posso notar o meu progresso,mas meu problema é com o ritmo de samba e bossa nova, tenho muita dificuldade com esses ritmos. Meu objetivo no violão sempre foi tocar esse tipo de música, mas nunca consegui. Você acha que devo procurar um… Read more »

lazaro b medeiros
Convidado
lazaro b medeiros

olha a palavra de ordem e essa perseverança, garra, e como se fosse um esporte que a gente quer vencer, pois p mim treino boxe a 5 anos, então sei que e exercitar e a gente percebe com os calos na ponta do dedo que ha um avanço a cada dia, meu filho junior e meu prof. abraço a todos nao desistir jamais

alexandre
Convidado
alexandre

por qual parte da musica devo começar aprender, solo, acordes ou batida?

Louizy Costa
Admin
Louizy Costa

Olá Alexandre!
Obrigada pelo feedback.
Veja esse artigo, ele pode sanar um pouco suas dúvidas: https://www.superprof.com.br/blog/como-se-tornar-um-guitarrista/

😀
bom aprendizado!

renatto
Convidado
renatto

fazendo aulas direto com professor bom na area que voce gosta com 3 anos voce toca bem razoavel .