Se tornar bom aluno em matemática é o sonho e o objetivo de muitos estudantes, esteja ele querendo ingressar uma carreira em exatas ou em humanas. Ou até se ele tiver outros objetivos acadêmicos ou profissionais.
Mas existe algo que é unânime: nem todos temos a mesma facilidade com os números e com a matemática e muito menos com os cálculos mentais. Alguns ficam mais à vontade com a álgebra, outros com a geometria, outros com as estatísticas e probabilidades, e ainda existem aqueles que não se dão bem em nenhum dos conteúdos.
É inegável que cada um possui habilidades específicas e diferentes nessa disciplina. Mas para aprender matemática, habilidades não bastam. É preciso um bom método de ensino. Mas quanto tempo é necessário para evoluir em matemática? E como ser bom em matemática?
A questão de tempo é subjetiva
É por isso que avaliar o número ideal de aulas de matemática é bem subjetivo. Alguns terão necessidade de seguir poucas aulas apenas para reforçar seus conhecimentos ou para tirar dúvidas de pontos precisos.
Enquanto isso, outros alunos terão necessidade de acompanhamento durante todo o ano escolar para receber suporte em todos os conteúdos. Mas, o tempo médio para conseguir aprender matemática básica é
meses
Se você estiver matriculado em uma instituição escolar (educação infantil, ensino fundamental e médio, universidade, cursinho...), o número de aulas de matemática já é preestabelecido pelo currículo. No entanto, quando o assunto é aula particular de matemática, tudo vai depender do seu nível e de suas necessidades. Experimente uma aula de matemática para potencializar seus estudos.
O professor autônomo se desloca até seu domicílio e, desde o primeiro encontro, identifica as suas principais necessidades, suas expectativas, suas maiores dificuldades (você quer se preparar para alguma prova ou vestibular? Precisa aprofundar um capítulo em específico? Precisa revisar conteúdos inteiros?).
É este professor que vai determinar a quantidade de aulas de matemática em um certo período, com a autorização dos pais quando o aluno for menor de idade, ou diretamente quando ele for maior. É assim que funciona a Superprof, por exemplo.
Uma coisa é certa: a frequência é muito importante. Para aprender e assimilar os diferentes conceitos de matemática, seu cérebro precisa treinar todos os dias, ou talvez a cada dois dias, para ler, decifrar, guardar todos os conteúdos.
Aprender acima de tudo com uma boa metodologia
O processo de ficar bom em matemática nem sempre é uma questão de habilidades, como já vimos. É sobretudo uma questão de se preparar adequadamente e enfrentar todas as dificuldades. Além disso, é preciso saber quais são as ações necessárias para ficar bom em matemática mais rápido.
O uso de estratégias é importante para a sua evolução em matemática. Tais estratégias envolvem o processo de compreender - e não decorar as matérias -, de não olhar a resposta antes de finalizar a questão, de ter uma rotina adequada de estudos, de praticar questões regularmente, etc.
Não decore, compreenda
Pode até parecer contraditório em matemática, mas é inútil decorar os conteúdos se você não sabe como e onde utilizá-los. Você certamente vai aprender algumas dezenas de fórmulas, e se não sabe onde aplicá-las, de nada vai servir.
Ter sucesso em matemática é sobretudo saber explicar o seu raciocínio. Tente entender de onde vem o raciocínio, para que ele serve e como ele funciona. Depois disso, você vai descobrir que é 10 vezes mais fácil encontrar soluções para as quais você entendeu o raciocínio do que aquelas que você apenas decorou.
É por isso que quando você faz exercícios de matemática, já pode parar quando observar que não erra mais e perceber que assimilou tudo. Se você ainda comete alguns erros, revise seu curso de matematica basica ou avançada, tente entender o porquê do erro, refaça outros exercícios.
Não olhe a resposta
É muito tentador, mais é fundamental nunca ver a resolução dos exercícios antes de terminá-los. Se debruçar sobre um exercício complexo é uma boa maneira de registrar um conceito e de compreender. Além disso, essa é uma boa forma de desenvolver o seu raciocínio-lógico matemático e de desenvolve a sua capacidade de pensamento.
Não desista do exercício antes de encontrar a solução, de ter aquele estalo que o ajudará a resolver a maioria dos problemas de matemática. Após resolver o exercício da forma correta e encontrar a solução, você perceberá o quanto esse processo é gratificante!
Adquira novos hábitos
Para ficar bom em matemática, é importante não se distrair e estar sempre focado no que você precisa fazer. Seu cérebro precisa raciocinar de um jeito matemático. Faça uma limpeza em sua área de trabalho, realizando o seguinte:
📱📺
Fique longe dos objetos de distração!
Afaste ou desligue tudo o que possa ser fonte de distração, como telefone celular, televisão ou rádio. Hoje em dia, infelizmente, as pessoas se distraem facilmente com as redes sociais, passando horas e horas. Esse tempo "é perdido", podendo ser usado de forma produtiva para os estudos. Se você conseguir deixar o celular de lado, e se concentrar 100% nos estudos de matemática, saiba que estará bastante a frente da concorrência! Tente passar horas na frente de um livro, sem se distrair com nada ao seu redor (nem ao menos verificar alguma mensagem por alguns minutinhos), ou assistir a uma videoaula por horas. Dessa forma, você desenvolverá a sua capacidade de concentração, e conseguirá chegar longe!
📚📝
Escolha um local calmo e tranquilo para os estudos!
É importante que você escolha um local longe de barulhos ou distrações para se dedicar e se concentrar nos estudos. Seja o seu quarto, uma sala, a casa de um familiar... Qualquer lugar que seja silencioso, e que você consiga se sentir em paz para se dedicar aos estudos. Então, recomendamos que você evite locais em que há uma alta concentração e circulação de pessoas. É necessário ainda que o ambiente seja limpo, e que você separe todos os objetos necessários para os seus estudos. Depois, passe horas e horas nesse local, se dedicando exclusivamente ao aprendizado de matemática - e, consequentemente, ao seu futuro. Dê o seu melhor e veja as oportunidades que irão surgir!
Em seguida, adquira o hábito de prestar a atenção na aula do início ao fim. Conseguindo a atenção necessária em sala de aula, você já tem meio caminho andado nos estudos de matemática. Tenha sempre por perto recursos e materiais de apoio: livros, cadernos, régua, lápis, calculadora.
Essas são regras muito simples e fáceis de seguir e aplicar, mas é o mínimo que você precisa para conseguir avançar em matemática. Portanto, separe os seus materiais, vá até um local silencioso para estudar e se concentre ao máximo (deixando longe toda e qualquer distração).
Fique longe dos estímulos que diminuem a sua concentração
Hoje em dia, existem muitos estímulos que podem tirar a nossa concentração facilmente. Se mantenha firme e não caia na tentação de passar horas e horas nas redes sociais (pelo contrário, separe uma parte pequena do seu dia para verificar as redes).
Tais distrações afetam o rendimento nos estudos, impedindo que você, de fato, se desenvolva na matéria de matemática. Infelizmente, muitos estudantes, hoje em dia, ficam hiper estimulados com as redes sociais, e deixam os estudos de lado, por falta de concentração, motivação e várias outras causas.
Utilize estratégias de controle de tempo e pausas
Uma das estratégias mais populares para se concentrar 100% nos estudos, e dar pausas entre um estudo e outro, é a ténica Pomodoro, que consiste em se concentrar nos estudos, seja de matemática ou de qualquer outra matéria, por 25 minutos, e dar uma pausa de 5 minutos.
Muitas pessoas não gostam desse tempo de 25/5 (estuda 25 minutos e descansa 5), e aplicam a técnica de estudar por 1 hora e descansar por 10 minutos. Então, você pode adaptar essa técnica às suas condições e necessidades.
Há várias ferramentas na web que podem te ajudar a utilizar essa técnica. Uma delas é o site Pomodoro Timer, que funciona como um cronômetro, e cronometra o tempo de dedicação aos estudos, e "lança" avisos para os momentos de descanso (o site utiliza o tempo de 25/5).
Um bom curso de matematica online pode te ajudar a acelerar seu aprendizado!
Pratique sempre!
Como já dissemos anteriormente, para ficar bom em matemática, você precisa praticar, praticar e praticar, até ter a certeza de que assimilou todo o conteúdo. Quando se é aluno, apenas a presença na aula não basta - esteja você em sala de aula regular, seja estudante do EJA ou esteja seguindo aulas particulares. É fundamental estudar e treinar sozinho em casa.
Para entender a matemática, você precisa pensar como um matemático
Jaciel Medeiros
Nada como a prática, não é mesmo? Só assim você chegará ao domínio completo do assunto. Quando você estiver em aula, seja em classe ou com seu professor particular, acompanhe bem as correções e lembre-se de tirar todas as dúvidas que surgirem.
Para compreender a matéria de matemática, o segredo é resolver o máximo de questões possível, seja de qualquer matéria. Se você está estudando para uma prova do ensino fundamental ou médio, para o vestibular ou para um concurso, coloque uma meta diária para resolver questões de matemática.
No processo de resolver questões, você assimila melhor a matéria, revê conceitos, relembra o que já estudou e, em alguns casos, ainda aprende coisas novas. Portanto, é importante que os estudantes de matemática resolvam questões ao máximo!
Procurando por um curso de calculo 1?
Pergunte quando surgirem dúvidas
Em matemática, como em qualquer outra disciplina, é preciso ser curioso. Assim que uma dúvida, uma interrogação, uma observação ou alguma ambiguidade surgirem, não pense duas vezes e pergunte ao professor. É bem possível que uma segunda ou terceira explicação seja mais clara do que a primeira.
No meio do caminho da aprendizagem, quando surgirem indagações, não hesite em fazer perguntas ao professor. Afinal, as pequenas assimilações, por mais simples que sejam, podem ajudar entendimento final dos conteúdos de matemática.
Essa pergunta pode ser feita ao seu professor de matemática do colégio, ao seu professor de matemática, ou ao seu amigo que está entendo tudo sobre a matéria. Mas, lembre-se: o ideal é que você faça perguntas sempre que precisar, ainda que seja no meio da explicação do professor, em sala de aula, para que o seu entendimento final seja completo e claro.
Ao identificar as suas dificuldades, a origem de seus bloqueios, as respostas virão mais rapidamente. Assim você irá progredir mais facilmente na disciplina. O aprendizado e a compreensão da matemática significam se apropriar da disciplina.
Aprenda a ler um enunciado em matemática
Frequentemente os enunciados da matéria já contêm alguns elementos da resposta, ou no mínimo elementos que servirão de ajuda para a solução do problema. Reserve um tempo para se dedicar à leitura do enunciado:
- Faça primeiramente uma leitura geral do que está sendo solicitado na prova;
- Descubra o número de cálculos necessários, e o tempo estimado para cada exercício;
- Comece por aqueles exercícios que você se sentir mais à vontade.
Alguns vão preferir começar pelos exercícios mais simples de matemática, outros pelos mais complexos. Decida você mesmo qual a melhor estratégia, segundo os conteúdos dominados e o nível do seu estresse.
É importante ressaltar que muitas pessoas preferem começar pelos exercícios mais simples porque se sentem mais tranquilos após resolver algumas questões, além de também se sentirem mais seguros. Essa é uma boa estratégia para fazer provas de concursos e vestibulares, por exemplo.
Mas, outras pessoas preferem resolver os exercícios mais complexos com antecedência, se dedicando mais tempo a tais questões. É aquela "coisa" de se livrar do mais difícil, sabe? Esses estudantes aproveitam que estão com a cabeça mais "fria" para resolver as questões mais complexas.
Em seguida, realize uma leitura minuciosa e decifre cada palavra do enunciado. Isso vai ajudá-lo a entender o assunto, a muni-lo de informações para evitar interpretações erradas e também compreender todas as partes do exercício.
Saber ler um enunciado não é como ler um livro: seja metódico em sua leitura. Você certamente vai fazer a diferença. Estamos falando aqui de uma leitura ativa do enunciado, ou seja, ao mesmo tempo em que você lê, você faz o balanço do que já sabe resolver e identifica as fórmulas ligadas ao enunciado.
Se você é desorganizado, seu jeito de pensar também será, e dificilmente você vai conseguir progredir nos números e nas fórmulas que encontrar pela frente. Veja agora algumas dicas para se tornar um bom aluno de matemática. Essas são excelentes estratégias de como ser bom em matemática!
Defina um horário padronizado para se dedicar aos estudos
É importante que você tenha a sua própria rotina de estudos de matemática. No início, você terá motivação para os estudos, mas, posteriormente, a sua disciplina é o que possibilitará essa continuidade. Essa definição de horário fixo para dedicação aos estudos facilitará a manutenção dessa disciplina.
A ideia de ter uma rotina de estudos é importante para os estudantes que buscam evoluir no aprendizado em matemática. Dessa forma, com motivação ou não (ou seja, à base da mais pura disciplina), você conseguirá estudar e evoluir em matemática.
Qual o horário do dia que você apresenta uma maior produtividade? É de manhã, de tarde, ou de noite? Se for de manhã, por exemplo, se dedique pelo menos 4 horas aos estudos de matemática. Por exemplo, de 8h às 12h.
Nesse momento, se desconecte de qualquer coisa que tire ou diminua a sua concentração, e foque "de corpo e alma" ao aprendizado de matemática. Veja cada ponto, pesquise os conceitos, assimile os conteúdos, resolva questões e tire todas as suas dúvidas. O avanço é certo! Entendeu a facilidade de como ser bom em matemática?
Siga o planejamento de forma eficiente
Em primeiro lugar, não estude "de forma aleatória". A primeira coisa que se deve fazer é planejar os seus estudos para não se perder no meio do caminho e não se desmotivar. Se você não souber fazer esse planejamento, peça ajuda a um professor ou até mesmo solicite uma orientação das ferramentas de IA (como o chatGPT).
Após a definição desse planejamento, o coloque como prioridade, e não descumpra. Mantenha-se disciplinado até o fim, ou seja, até virar um expert em matemática. Além disso, seja constante, e coloque os estudos "dentro" da sua rotina, como uma atividade comum que se realiza diariamente.
Além disso, evolua aos poucos, crescendo e crescendo de nível. Se já tiver aprendido número e operações, e acertado uma grande quantidade de questões, passe para a matéria de potenciação e expressões. Posteriormente, se aprofunde na matéria de frações e decimais. E assim por diante!
Aprenda com os erros!
Se você errar algum questão, não a deixe de lado, e nem desista de aprendê-la. O passo a passo para aprender com os erros de matemática está descrito a seguir:
- Busque a resolução correta da questão (seja através de livros ou na internet);
- Identifique o erro no processo de resolução da questão;
- Tente entender o conceito do erro, e a lógica por trás do conteúdo;
- Após o aprendizado, tente resolver a questão novamente!
Logo logo, você estará acertando até mesmo as questões que teve dificuldade anteriormente. Não esqueça de sempre rever as questões erradas, mesmo que você tenha acertado a maior parte das questões que resolveu.
Ensine matemática para outras pessoas
Muitos estudos afirmam que a melhor maneira de aprender determinado assunto é ensinando-o para outras pessoas. Você já ouviu falar nisso? Pois é! Através do ensino para outras pessoas, você conseguirá assimilar a matéria, uma vez que conseguirá organizar melhor os seus pensamentos.
O aprofundamento dos estudos em matemática atinge outro nível, quando você ensina essa matéria para outras pessoas. E aí, vamos exercer o papel de professor de vez em quando para evoluir em matemática? Essa é uma boa dica de como melhorar em matematica!
Aprenda a utilizar as ferramentas certas com seu professor de matemática
Seu professor de matemática está lá para guiar você. Além de oferecer uma metodologia didática, ele apresenta recursos para que você consiga resolver bem todos os exercícios. Ele, de fato, mostrará como melhorar em matematica.
Você ainda está em dúvida se deve ou não começar suas aulas? Veja então nossos artigo: dez razões para começar a fazer aulas de matemática. Hoje em dia existe um grande leque de recursos e de materiais de apoio físicos e online para ajudá-lo em matemática. Lembre-se sempre de utilizá-los:
- Os vídeos de matemática elaborados por educadores preocupados em transmitir seu conhecimento;
- Os exercícios de matemática online, o quiz, as avaliações;
- Exercícios corrigidos de matemática: existe uma grande variedade de exercícios para aprimorar seu conhecimento e ajudá-lo a estudar e adquirir um nível muito bom;
- A técnica das fichas: impossível se tornar um expert em matemática sem saber todos os conceitos de cor. Crie seu próprio sistema de fichas que resumem cada tópico, cada capítulo com letras em destaque, cores diferentes em fórmulas, teoremas e outros. Procure ilustrar cada ficha com exemplos. Essas anotações das aulas ajudam a relembrar mais rapidamente e de um jeito consistente toda vez que você estudar os conteúdos.
Esses recursos são indicações importantes de como ser bom em matemática. Se você quer transformar a sua relação com a matéria, e resolver diferentes questões de matemática através do raciocínio, melhorando a sua performace lógica, invista nos estudos em matemática!
Procurando por um curso de matematica ensino medio?
Aprenda a evitar erros recorrentes em matemática
Para se tornar bom em matemática, não basta estar presente nas aulas. É importante estar atento aos erros recorrentes e nas atitudes necessárias para não repeti-los futuramente. Veja os erros mais frequentes nos estudos de matemática:
- Acreditar que sua inteligência é suficiente: por um lado, você pode passar por alguém presunçoso. Por outro lado, seu cérebro precisa de treinos e exercícios novos. Você tem necessidade de adquirir métodos novos para assimilar todas as ferramentas necessárias;
- Perder tempo nas aulas: a matemática exige que você saiba de cor suas aulas mas também que as compreenda. Não desperdice suas aulas de matemática, elas são essenciais do ponto de vista didático ao longo de sua aprendizagem;
- Trabalhar com exercícios não corrigidos: pelo contrário, escolha exercícios que você consiga corrigir no final dos estudos, para pode acompanhar sua evolução, identificar seus erros e entendê-los, e assim descobrir qual o melhor método a ser utilizado na resolução dos exercícios;
- Esperar que o professor anuncie uma prova para começar a se preparar: seu cérebro não terá tempo suficiente para digerir todas as informações necessárias. Estude com regularidade e comece adquirindo automatismos para ganhar velocidade;
- Contar somente com a ajuda da calculadora para qualquer operação: a calculadora é apenas uma ferramenta e um suporte a mais para seu conhecimento. O resultado que ela sugere depende de como você inseriu os cálculos. Por isso, é preferível dominar sua técnica de cálculo mental. E claro, saber contar depressa!
Não cometa esses erros (e aproveite também para sempre aprender com os erros que cometer ao longo desse processo de aprendizado em matemática), pois eles poderão distanciá-lo do alto nível de conhecimento na matéria. Essa é mais uma dica de ouro de como ser bom em matemática.
Como ser bom em matemática: 10 estratégias
Todos temos lembranças de como é estudar matemática. Seja no ensino fundamental, no ensino médio, na universidade para aqueles que optaram por um curso voltado para a área de exatas… A verdade é que as aulas de matematica deixam uma marca registrada em nossa memória!
Essa disciplina ainda é muito importante no desenvolvimento da criança, e é por isso que ela é ofertada desde cedo na escola. Algumas instituições já introduzem a noção de cálculos antes mesmo da Educação Infantil.
Isso porque é essencial aprendermos desde pequenos as noções de lógica, de grandeza, de síntese, de espaço, de memorização. Só o fato de refletir diante um problema desenvolve inúmeras habilidades, o que é excelente para o público infantil.
Mas é frequente encontrarmos algumas dificuldades na matéria de matemática ao longo do processo de aprendizagem. Quando nos deparamos com um problema ou uma fórmula mais complexa, ficamos completamente bloqueados!
Se não tivermos a distância necessária e relembrarmos tudo o que já vimos, o estudo pode virar uma catástrofe. As notas começam a cair, a autoestima também, e um ciclo vicioso se instala. Não é fácil: pelo contrário, a matemática pode ser uma matéria traumatizante.
Estatísticas oficiais do desempenho dos alunos em avaliações nacionais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e até mesmo o vestibular, comprovam que as dificuldades em relação a essa disciplina estão longe de ser superadas.
Mas é justamente por esses motivos que a Superprof chega com essas dicas. Não desanime: a solução para ir bem nos estudos dos números não está tão longe assim. Você é perfeitamente capaz de evoluir em matemática e se tornar um excelente aluno ou um especialista nos cálculos. Veja como!
Vamos passar às dicas práticas agora? Todas essas aulas de reforço escolar, aulas em casa e outros estudos com um professor de matemática devem valer para alguma coisa, certo? Para melhorar suas notas, por exemplo.
Mas como você consegue aprimorar ainda mais seu desempenho e aumentar seu conceito em matemática? Seja você estudante de ensino fundamental, esteja procurando aulas de matematica ensino medio, universidade, curso técnico: o objetivo é o mesmo para todos. Veja então nossos dez grandes conselhos para evoluir e avançar nos estudos:
- Domine um tópico antes de passar para o próximo;
- Treine regularmente sua memória com exercícios de matemática;
- Comece revisando as bases da matemática: cálculo, multiplicação (tabuada), números decimais, divisão, bissetriz, triângulo (retângulo, isósceles), teorema de Tales, teorema de Pitágoras, simetria, círculo, ângulo, geometria, trigonometria, álgebra, aritmética, raiz quadrada... Enfim, todos os conceitos fundamentais para preparar um vestibular, um concurso em qualquer área.
- Sempre escreva no papel;
- Estude em um lugar calmo: no quarto ou na biblioteca
- Fale com seus colegas sobre os assuntos mais complexos: procure sempre oportunidades para explicar o que você já sabe, ajude os outros e procure ajuda;
- Anote cada etapa da resolução do problema;
- Escreva à lápis e passe a limpo;
- Saiba fazer um bom rascunho;
- Não espere a madrugada para estudar;
- Ilustre o problema;
- Utilize suportes concretos: ter medo de matemática pode se resolver graças a pedagogia adaptada de suportes concretos. Imagine a matemática através de pedras, objetos, queijo... Isso pode tornar essa matéria tão abstrata em algo mais concreto;
- Identifique se você tem algum bloqueio psicológico: ele pode ter origem em outra coisa, algum problema familiar, por exemplo. Nesse caso, o melhor a fazer é consultar um psicólogo.
Recomendamos que você siga todos esses conselhos, pois esses são recomendações de como melhorar em matematica. Colocando-os em ação, logo você se tornará, de fato, um matemático de alto nível. Vamos nessa?
Procurando por um curso de matematica ensino fundamental?
Como ficar bom em matemática: os 10 melhores truques que não ensinam na escola
Desde os primeiros anos de ensino de matemática, existe um exercício em particular que exige mais concentração, dedicação e investimento intelectual do que muitos outros: ele é o cálculo mental. Todos querem melhorar as suas habilidades em cálculo mental, não é mesmo?
A matemática pura é, à sua maneira, a poesia das ideias lógicas
Albert Einstein
Imagine então no Ensino Médio, na preparação para o vestibular, ou então durante seu curso universitário? É uma técnica muito útil e que pode aprimorar o desempenho e rendimento dos estudantes de uma maneira bem eficaz.
Mas é preciso dominar técnicas específicas para utilizar o cálculo mental com rapidez e eficácia na nossa vida cotidiana, seja na hora de fazer compras, arrumar a casa ou cozinhar, entre outros. Aprender a progredir em matemática com o cálculo mental exige concentração.
Mesmo se a grande maioria das pessoas hoje possui um smartphone, às vezes não temos o celular por perto ou então, quando temos, até procurar o aparelho na bolsa, digitar a senha, achar o aplicativo calculadora… A conta já era!
Retomar as noções de base do cálculo mental pode ajudar você a sair do sufoco na hora de uma prova, no dia do vestibular, por exemplo, mas também a economizar tempo e treinar sua mente em situações do cotidiano.
Mas como fazer? Existe uma técnica específica? Existem exercícios, dicas de matemática, orientações particulares para melhorar seus estudos de matemática? Na verdade, existem sim fórmulas de como melhorar em matematica, ou seja, melhorar em cálculo mental.
Para completar e finalizar esse grande treino em números e cálculos, nós decidimos dar os últimos 10 truques para aprimorar seu desempenho em matemática. Artimanhas que não são ensinadas na escola, mas que são extremamente úteis no dia a dia!
- Converter graus Celsius em graus Fahrenheit e vice-versa;
- Descobrir o dia da semana de qualquer data;
- Multiplicar números grande de cabeça;
- Multiplicar por 11;
- Como se lembrar dos primeiros algarismos do Pi;
- Elevar qualquer número ao quadrado;
- Acrescentar e subtrair frações;
- Reconhecer diferentes múltiplos;
- Converter seu salário em valor por hora;
- Elevar os múltiplos de 5 ao quadrado.
E sobretudo: não desanime! A solução para ir bem nos estudos dos números não está tão longe assim. Você é perfeitamente capaz de evoluir em matemática e se tornar um excelente aluno ou um especialista nos cálculos. Siga nossas dicas e boa sorte!
Matemática, uma ciência abordável para todos (crianças e adultos)
Quando a gente se distancia um pouco desse pânico generalizado de matemática, as ciências (biologia, química, física), engenharias e tecnologias mostram que essa disciplina não é inacessível como muitos pensam.

Ao contrário, os números e cálculos estão em tudo o que a gente toca e vivencia: na cozinha, na construção da casa, nos vários orçamentos, nos computadores, eletrodomésticos etc. De fato, os cálculos estão em todos os lugares!
Porém, mesmo estando presente em tudo, muitos não querem ver a matemática nem pintada de ouro. Há várias razões para isso acontecer, como veremos adiante. Porém, os sucessivos erros na matéria podem também bloquear o aluno no aprendizado. Mas algo pode mudar sua vida! Os erros não são ruins como a gente pensa...
Ao contrário! Saiba que a ciência demonstrou que o cérebro tem a capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho. Um dos exercícios para "malhar" o seu cérebro é o da tentativa e erro. Quanto mais tentamos encontrar a resposta certa, mais nosso cérebro se esforça, mais ficamos ágeis e espertos.
Basta se concentrar e se dedicar aos estudos (e quem sabe até se apaixonar!)
Adaptando essa teoria à matemática, a gente sabe que o erro em cursos de álgebra, geometria desenvolve o cérebro! Por isso, a gente não deve ter medo de errar. Na verdade, o erro nos permite trabalhar mais o órgão, ou seja, nos tornar mais inteligentes.
Portanto, os exercícios de funções, equações, trigonometria, ângulos multiplicam nossos neurônios e suas conexões. Porém, não basta só errar! O mais importante é exercitar tentando encontrar a resposta certa. Se você se contentar só com o erro, seu cérebro não será motivado e ficará do mesmo jeito...
Mais uma boa novidade! Através dos estudos de Jo Boaler, a gente sabe que somente 2% a 3% da população enfrentam realmente dificuldades para aprender matemática, inclusive em estudos superiores. Então, é preciso transformar esses maus sentimentos de angústia e pânico em "bon stress", algo estimulante para ir além na matéria.
Jo Boaler também provou que uma pressão constante não deixa o cérebro funcionar corretamente. Eliminando essa constância, o aluno avança muito em álgebra, aritmética, geometria, fração, função, números primos... E aí, vamos ficar bom em matemática mais rápido?
5 formas de melhorar suas habilidades em matemática:
Nem todos os alunos são como Albert Einstein, e cada um tem suas particularidades. Por isso listamos algumas habilidades que podem ajudar no seu avanço:
- Pratique diariamente: dedique tempo todos os dias para praticar exercícios de matemática, mesmo que seja por apenas alguns minutos. Isso ajudará a consolidar o que você aprendeu e a aprimorar suas habilidades;
- Entenda os conceitos: em vez de apenas memorizar fórmulas, tente compreender os conceitos matemáticos por trás delas. Isso ajudará você a resolver problemas de forma mais eficiente e a aplicar a matemática a situações do mundo real;
- Busque ajuda quando necessário: se você estiver enfrentando dificuldades em um determinado tópico, não hesite em pedir ajuda a um professor, tutor ou colega de classe. Às vezes, uma explicação diferente pode ajudá-lo a entender melhor o assunto;
- Faça anotações: anote as fórmulas e conceitos importantes enquanto estuda, e revise essas anotações regularmente. Isso pode ajudar a fixar o conhecimento na sua memória;
- Use recursos online: Existem muitos recursos online gratuitos que podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades em matemática, incluindo tutoriais em vídeo, exercícios interativos e jogos educativos. Considere usar esses recursos como complemento aos seus estudos regulares.
Então, gostou das nossas estratégias de como ficar ser bom em matemática? Em pouco tempo, com dedicação, entusiamo e foco, você ficará excelente em matemática. Bons estudos e, em caso de dúvidas, converse com os nossos professores particulares de matemática! Vamos ficar bom em matemática mais rápido? Se quiser, faça um teste grátis do nosso estilo de aula particular!
Sim
Quero muito de ser grande matemático
Muito bom , obrigado ,quero ser um bom matemático.
Muito bom obrigado!
Pra mim foi muito bom esse texto, ensina a pessoa como deve fazer antes de começar a aprender matemática, entender e decorar é fundamental nos estudos!
Artigo maravilhoso. Muito esclarecedor e motivador. Obrigada por postarem esse texto!
Muito obrigado pelo Ensino sempre vou lembrar
Fico feliz em poder ajudar! Estou aqui sempre que precisar.
Muito obrigada, farei isso e verei o resultado
Obrigada pelo belíssimo conteúdo sou de “ANGOLA” e estou no medio no curso de mecânica e decide não ser mas uma aluna abaixo de 10 mas uma aluna excelente em matemática ,o meu sonho é também um doa mostrar para varias pessoas que matemática não é um bicho de sete cabeça por eu devo primeiro aprender.
Adorei esse conteúdo, muito obrigada!
Adorei mona
Eu queria aprender matemática sem dificuldade
só tive péssimos professores de rede pública, até hoje nem sei fazer uma equação de 2°!
Adorei o conteúdo, realmente é de grande ajuda.
Muito obrigado!
Eu quero aprender a matemática muito bem.Eu quero aprender como deve ser.
Eu quero aprender a matemática muito bem.