Você conhece alguém que aprendeu inglês sozinho? É claro que pode ser que você já até tenha tentado, sem sucesso, uma vez que apenas algumas pessoas, chamadas autodidatas, têm a disciplina e persistência necessárias para estudar dessa forma. Entretanto, a tecnologia pode ajudá-lo (e muito!) a ganhar noções no idioma; complementar seu curso em escola ou com professor particular; ou mesmo manter-se em contato com a língua, uma vez que ela pode cair no esquecimento caso você não a use em seu dia a dia.
Provavelmente você já até conheça algum website que disponibiliza materiais para estudo online, sejam eles pagos ou grátis. Por outro lado, o grande número de opções disponíveis hoje pode deixar você perdido na hora de escolher. Há quem ache melhor estudar por aplicativo, como o Duolingo. Mas há sites com vídeos, lições e exercícios que possibilitam entender o conteúdo e praticar a pronúncia. E a grande vantagem da internet é que você pode ter acesso a páginas de qualquer lugar do mundo.
Se você quer embarcar nesse modelo de aprendizado, não fique nervoso. Preparamos uma lista com alguns dos mehores sites para estudar inglês. Acompanhe!
Cambridge English Language Assessment
Quem tem interesse em fazer aula de ingles online ou presencialmente provavelmente já ouviu falar da Universidade de Cambridge, uma das melhores do Reino Unido. Inclusive, alunos de todas as partes do mundo sonham em conseguir um certificado de Cambridge, seja para trabalhar ou fazer uma faculdade no exterior. Já imaginou ser aceito como aluno em um local como esses? É claro que é necessário estudar muita gramática e praticar conversação para passar nas provas, mas é possível chegar lá.

A boa notícia para agora é que você não precisa viajar para a Inglaterra para ter um curso de Cambridge em seu currículo. É claro que nada substitui a experiência de aprender inglês direto da "fonte" e ainda ter a oportunidade de praticá-lo fora da escola, no supermercado ou no happy hour com os amigos; mas enquanto essa oportunidade não aparece na sua vida, que tal trabalhar com o que se tem?
Nessa plataforma, é possível acessar conteúdo gratuito para aprender e praticar inglês. Há opções de exercícios para todos os níveis. As lições costumam ser rápidas e, ao mesmo tempo, densas para que você tenha uma experiência completa de aprendizado. O grande diferencial é a parte dedicada ao inglês na vida real. É possível estudar assuntos relacionados ao cotidiano, e você pode escolhê-los por tema.
BBC
Quem gosta de programas de notícias, provavelmente não vê a hora de avançar no nível de inglês para poder assistir ao noticiário internacional em canais especializados. Pode até ser que você, por mera curiosidade, já tenha parado no canal da BBC enquanto zapeava procurando por algo para assistir. Talvez tenha até se deparado com certa dificuldade para entender a pronúncia. A verdade é que a grande emissora inglesa é muito mais que um canal de televisão. Sabia que é possível estudar através dela?
A BBC conta com alguns materiais grátis para você aprender sem sair de casa. Há exercícios de vocabulário, gramática, e pronúncia para você praticar de acordo com o seu nível. Além disso, é possível aprender por temática, como atualidades. Já se imaginou aprendendo através de notícias do mundo? Ou ganhando um expertise no idioma para negócios? Além disso, todo o aprendizado pode ajudar você a conseguir a tão sonhada vaga em uma multinacional. Ou, no mínimo, estar à frente de diversos candidatos que disputam o mercado com você.
Na página de educação do UOL (Universo on line), há links para algumas das lições. É só entrar e conferir algumas expressões idiomáticas, testar o seu nível através de quizzes ou mesmo deixar o seu ouvido turbinado com séries e outros materiais. Basta dedicar-se e ver a sua evolução.
Fluencypass
A plataforma funciona como uma escola 24 horas, com a proposta de levar o aluno do zero à fluência. As aulas acontecem em diversas modalidade e você faz um teste de nivelamento no início para seguir o caminho mais adequado. Na verdade, a proposta é um tanto diferente, uma vez que o aprendizado traz elementos de interesse dos alunos, como séries e uma atmosfera mais divertida e descontraída.

Além disso, na própria plataforma, é possível estudar nas melhores escolas no exterior, visto que há uma opção de intercâmbios. Já se imaginou fazendo aula de inglês fora do Brasil a partir de dicas e um direcionamento completo para fechar o seu pacote. Você pode começar estudando inglês, corrigindo a melhor pronúncia e colocando o que aprendeu em prática nas aulas de conversação. Depois, é só escolher o seu destino e partir para o intercâmbio.
Muitos alunos encontram aí a oportunidade de viver seu sonho com o inglês do início ao fim. E isso é muito válido. Na verdade, a plataforma funciona de forma personalizada. Você conta qual o seu objetivo e eles traçam um planejamento para que você o alcance. Mas não se esqueça de que, no curso online, a maior responsabilidade é sua.
Mairo Vergara
Pode ser que, ao navegar por páginas sobre inglês, ou mesmo pelo Instagram, você tenha se deparado com algum conteúdo do teacher Mairo Vergara. O professor surge com uma proposta diferente de aprendizado, através de textos, áudios e um material todo próprio. Diz que desenvolveu tal sistema de acordo com suas próprias experiências no estudo do inglês. Dessa forma, ganhou muitos adeptos e seguidores nas redes sociais, tornando-se uma espécie de influenciador no tema.
Os principais objetivos do curso são permitir que o aluno se comunique bem, entenda e fale inglês de forma tranquila e efetiva. Ele foca em ajudar as pessoas a entender o inglês primeiro para só depois aprender a falar. O curso é dividido em 6 etapas, e não há um tempo padrão de duração (a estimativa é de que você tenha acesso ao conteúdo por 5 anos). Mas, caso precise de um tempo maior para concluir seus estudos, é possível negociar. Se preferir o contato com a metodologia tradicional, experimente uma aula de inglês presencial em São Paulo.
O curso oferece ainda um certificado para quem completar todas as aulas e exercícios obrigatórios. Caso você já tenha um nível de inglês, é possível partir de onde parou, uma vez que o programa é dividido em níveis. Entretanto, em todos os anúncios, o professor coloca a sua proposta como uma metodologia diferente e, portanto, será necessário testá-la para ver de que forma cada um se adapta.
Gabi Modesto Teacher
Estamos falando, na verdade, de um canal no Youtube, que aborda o inglês aplicado à vida real. Ela fala de expressões e palavras específicas, dando dicas de uso correto. Toda segunda-feira, há uma aula ao vivo grátis. Presente também nas redes sociais, a professora conta com mais de 150 mil inscritos na plataforma de vídeos.

É claro que aqui você encontra uma proposta diferente do combo explicação - leitura - lição. E talvez essa seja a verdadeira graça de aprender por esse meio. Nem sempre ler textos e frases para fazer atividades é o melhor caminho. Ou talvez tudo o que você precisa seja de alguns jogos. Só evite traduzir palavra por palavra. Mas acompanhar um canal com dicas para o dia a dia é, sem dúvidas, um diferencial.
Existem muitos sites online para cursos de idiomas e certamente escolher um canal de aulas em vídeo pode ser um caminho interessante. Há pessoas que acompanham essa páginas em paralelo a um curso por aplicativo. Alternativas para aprender inglês grátis não faltam no universo online.
Hotmart e escolas de idiomas
A plataforma de vendas de cursos Hotmart traz boas opções também para quem deseja aprender inglês. Em outras palavras, existe muito conteúdo de qualidade e cabe a você dar uma olhada, buscar indicações e eleger os melhores. Aprender uma língua por sites é possível desde que você estude também gramática e faça a lição proposta. Lembre-se sempre do que você fazia para estudar português na escola. Ou até peça dicas a amigos estrangeiros que estão aprendendo português. Não existe uma lista de atividades que sirva para tudo, mas textos e jogos podem se complementar.
Além disso, há escolas de idiomas, como CNA, CCAA, Wizard e Wise up que oferecem os cursos online. Cada uma tem a sua metodologia, sendo inclusive que a maioria foi desenvolvida durante o contexto de pandemia. Após algum tempo somente com aulas online, perceberam que esse seria um modelo válido a se implantar. Foi assim que surgiram as versões de cursos online, ideais para quem tem restrições de tempo para estudar e deseja fazê-lo sem sair de casa. Mais uma vez: a leitura, o estudo e a lição são a melhor forma de aprender a falar e entender.

A partir do momento que você entender um texto em inglês, formar frases ou souber traduzir uma palavra difícil, acertar uma lição de gramática, ou estiver apto a leitura de textos e a assistir a séries sem legenda, acredita-se que a fluência está chegando. A melhor forma de chegar a isso é a partir de atividades agradáveis como jogos, vídeos e lições mais descontraídas. Os sites estão aí para mostrar que é possível estudar além dos clássicos livros. Nem só de leitura se faz um aluno.
E você? Já conhecia algum desses sites que citamos? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua experiência de estudo de inglês online.









