Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Onde ensinar em um lugar diferente do que em seu domicílio?

De Fernanda, publicado dia 18/02/2019 Blog > Aulas particulares > Dar aulas particulares > É possível dar aulas particulares fora de casa?

Uma educação que não ensina a fazer perguntas é ruim – Paul Valéry

Professores particulares são uma nova tendência na educação. E a própria plataforma do Superprof ilustra esse fenômeno.

Veja alguns dados apontados pela revista Exame: segundo pesquisa realizada pelo jornal francês Les Echos, a comunidade Superprof vem alcançando um crescimento médio de 115,48% ao ano graças a constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, estratégias de marketing e em profissionais muito qualificados. A cada 2 minutos, Superprof Brasil contabiliza 1 pedido por aulas em sua plataforma, na qual 94% desses alunos encontram seus professores em até 24 horas, segundo Louizy Costa, Community Manager Brasil. Somente no país, a plataforma conta com a adesão de 300 novos professores a cada dia, ultrapassando uma comunidade de mais de 700 mil membros.

Cursos de informática para estudantes, preparação para vestibular ou para o Enem, aulas em grupo de física e química, aula de judô, curso de piano ou aula de russo: quase todos os assuntos e disciplinas podem ser ensinados em casa. Mas às vezes as condições da sua residência não estão tão favoráveis, e é impossível para o professor ou para o aluno organizar um simples curso de português em casa, por exemplo!

Existem soluções para isso e, entre elas, a mais simples é dar aulas particulares fora de casa! Lugares públicos, bibliotecas e outros locais acessíveis a todos podem ser excelentes alternativas para que as aulas ocorrem de maneira tranquila e agradável. Aliás, um local ao ar livre pode ter inclusive recursos inovadores que contribuem para a aula! Vamos descobrir?

Aulas particulares: por que ensinar fora?

Onde dar aulas fora de casa? Quem pode dar aulas ao ar livre? | Ao dar aulas particulares, o local não pode ser um obstáculo ao ensino, pelo contrário: deve ser mais um recurso!

Dar aulas em casa tem a vantagem de ser algo fácil de se organizar. Quer seja uma aula de matemática, um curso de línguas ou uma aula de música, é fácil estabelecer um horário para que o professor possa ensinar na casa do aluno, ou que o aluno possa assistir aos cursos na casa do seu professor.

O lugar da vida é, portanto, a solução preferida para aqueles que desejam progredir e estabelecer uma relação de confiança com seu professor particular (e seu aluno, porque o recíproco é mais do que válido) com toda a simplicidade. Se você é um professor de cursinho, um professor de português do ensino médio ou até mesmo um professor de matemática universitário, a tutoria em casa é uma alternativa real de renda extra no final do mês!

No entanto, às vezes você decide dar suas próprias aulas fora de casa. O sucesso acadêmico não depende apenas das condições de ensino, mas isso provavelmente desempenha um papel importante, por isso é fundamental pensar com cuidado antes de abandonar o conforto de um apartamento. Existem várias razões pelas quais alguém pode ensinar fora de casa, ocasionalmente ou não:

  • Você ou seu aluno está se mudando de casa;
  • Você ou seu aluno está fazendo reformas na casa;
  • Você ou seu aluno está com problemas pessoais em casa;
  • Você tem o desejo de preservar sua intimidade (ou a do aluno);
  • Você possui uma família muito grande ou um cônjuge invasivo;
  • Você tem um animal de estimação que assusta o aluno ou o professor;
  • Um colega de quarto que simplesmente recusa a presença de um professor ou aluno;
  • Etc.

Onde dar aulas particulares? Para ensinar da melhor maneira possível, o lugar é importante, mas não determina a qualidade do professor particular.

Esta lista pode ser mais longa, mas é fácil entender por que há muitas razões para ensinar fora de casa. E é por isso que, caso isso aconteça com você, não julgue o posicionamento ou a escolha do aluno ou do professor.

Ensinar em um lugar público pode, portanto, ser uma solução alternativa, mas também uma escolha. É o símbolo da motivação do professor que, além disso, pode ser potencializado com um lindo dia de sol de verão ou todas as cores da primavera em uma varanda de um café, por exemplo. Vamos deixar para lá os dias chuvosos, certo!? 🙂

Portanto, é bem possível e nada proibido dar um curso preparatório para o vestibular fora de casa, por exemplo. Mas a partir do momento em que escolhemos sair de casa, quais são os locais mais apropriados?

Os diferentes lugares para ensinar fora de casa

Onde dar aulas particulares? Qual é o melhor lugar para ensinar? Para ser um bom professor particular, é importante saber dominar os fundamentos de uma educação de qualidade, onde quer que você esteja.

Ensinar coloca você com os pés no chão e te afasta do ego –Petronille de Saint-Rap

Se há um lugar onde você pode se sentir tranquilo para dar um curso de árabe ou de português como língua estrangeira, é obviamente em casa. Entre o conforto dos seus móveis, o calor da sua casa e a confiança que se pode ter e / ou dar ao seu aluno, todas as condições favorecem o ensino e a aula ocorre de maneira segura e sem imprevistos!

No entanto, como já vimos antes, às vezes é difícil ou mesmo impossível realizar um curso particular em casa, portanto, é preciso encontrar algum lugar fora, ou mesmo “ao ar livre”. É nessa hora que você pode se sentir um pouco perdido entre tantas opções que existem fora de casa, e também inseguro em relação às melhores: o lugar é silencioso? Seremos incomodados? Posso levar meu aluno nesse local? É permitido tocar música aqui (no caso de aulas de violão, por exemplo)? Teremos espaço para fazer nossos exercícios (aulas de yoga)?

E entre os diferentes lugares que podemos encontrar fora de casa para ensinar, temos algumas sugestões:

  • Na varanda de um café ou em uma confeitaria,
  • Em uma biblioteca,
  • Uma sala de aula vaga em uma escola ou universidade,
  • Em um parque da cidade,
  • Em uma praça
  • Em um espaço de coworking, para os mais urbanos;
  • E muito mais.

Dica importante: em locais públicos, certifique-se de que há segurança também em função do horário da aula. Além de evitar imprevistos, você fica com a mente tranquila para dar seu curso sem preocupações.

Esta é uma lista não exaustiva de lugares, o que mostra que sim, ensinar fora é possível, e que não ser capaz de dar aulas em casa não é um fracasso! O essencial é ter a vontade de divulgar e ensinar o conhecimento, com didática, e criar uma relação harmoniosa com o aluno, com a sua metodologia.

As vantagens e desvantagens de ensinar ao ar livre

Onde dar seu curso de matemática? É possível dar aula no aeroporto? Por que não? | Seja qual for o lugar, fazer e dar aulas é sempre uma boa ideia!

Ensinar fora de casa é, portanto, possível, mas as características de tal tipo de ensino não devem ser negligenciadas, porque existem certas particularidades à modalidade. E sim, também não vamos deixar de dizer aqui: ser um professor ao ar livre não é atividade fácil! Mas acontece que existem benefícios específicos para este método de ensino.

As vantagens

Ensinar fora significa ter a garantia de que você não será perturbado pelos elementos internos (do companheiro de quarto, cônjuge ou animal de estimação) durante uma aula. Também significa não se distrair com seus objetos domésticos, como falar sobre tal objeto decorativo, uma foto pendurada na parede, ou um livro que chame a atenção do aluno.

Além disso, certos lugares podem beneficiar as aulas em função da disciplina ou do assunto abordado: uma aula de yoga no parque, uma aula de biologia em um bosque, uma aula de música em uma biblioteca especializada em mpb, uma aula de japonês no bairro da Liberdade em São Paulo..

As desvantagens

Proporcionar aulas ao ar livre também tem pontos negativos, mesmo que eles não nos impeçam de praticar a atividade. Essas desvantagens incluem o mundo exterior, que, embora seja em si uma vantagem, também pode ser prejudicial à concentração e à assimilação de certos conceitos para o aluno. Uma percepção distorcida para o professor que pode ficar mais desencorajado (ou mais motivado!) para continuar seu curso em paz.

Além disso, seja um curso intensivo, uma aula simples de metodologia, ou mesmo aulas particulares de matemática: é preciso saber não perder a paciência diante dos ruídos e acontecimentos da vida cotidiana e da situação. Porque sim, ensinar em casa é a garantia de que nada acontece, ou melhor, tudo corre conforme planejado, no tempo. Do lado de fora, dependemos de horários públicos ou de tempo.

E você, já sabe quanto cobrar por sua aula particular?

Além disso, para determinados assuntos como música, canto ou exercícios que exigem muita concentração, é muito mais difícil ensinar  de forma completa, sem interrupções. Dessa maneira, é necessário adaptar o seu diálogo e a metodologia, de modo a tornar o curso atraente, perdendo o mínimo de interesse possível.

Dar aulas fora de casa é possível sim, claro!

O desafio está lançado! Ao dar uma aula em um lugar público, o professor é obrigado a adaptar sua metodologia ao imprevisto. Nada melhor como treino para um profissional!

E então, pronto para dar suas aulas? Agora depende de você!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar