Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Quais cursos universitários existem na área de Português Língua Estrangeira?

De Fernanda, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Português Língua Estrangeira na Universidade

Aprender português quando se é de um país que não fala a língua de Camões é o sonho de milhares de estudantes estrangeiros que, a cada ano, se inscrevem nas universidades brasileiras para aumentar suas habilidades no idioma.

Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.

Se você deseja conhecer a língua e a cultura brasileira, melhorar sua compreensão escrita e oral, falar fluentemente como segunda língua, familiarizar-se com a fonética ou se tornar professor de português como segunda língua , a oferta de formações no Brasil é muito ampla.

Nos últimos dez anos, as instituições de ensino superior brasileiras vêm incorporando cada vez mais opções de cursos em diversas modalidades para ensinar português a estudantes internacionais.

A maioria das instituições tem agora seu próprio centro de idiomas: universidades, associações, empresas, universitários e voluntários ajudam a espalhar o português pelo mundo.

Saiba que a maioria dos professores que lecionam português para estrangeiros no Brasil são formados em curso superior de Letras Português.

No entanto, para alunos estrangeiros que desejam aprender ou aprimorar seu conhecimento no Português, é possível encontrar modalidades diversificadas de formação: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Vamos citar aqui algumas universidades reputadas pelos seus programas de formação em PLE. Muitas inclusive possuem programas específicos gratuitos para estudantes estrangeiros.

Neste artigo, o Superprof detalha como aprender português nas universidades!

Faça uma visita e descubra qual é o curso que mais se adapta às suas expectivas!

Universidade de São Paulo

Onde aprender PLE? As vantagens de estudar PLE na universidade são muitas: desde o contato com estudantes brasileiros de diferentes áreas ao acesso à infraestrutura universitária.

O Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP oferece o Curso de Português para Estrangeiros para alunos regularmente matriculados na USP (alunos de graduação, pós-graduação, estagiários, monitores bolsistas,  funcionários e docentes USP).

Os candidatos devem passar por uma entrevista, na qual serão também classificados em um dos níveis:

  • A básico – carga horária de 10h. Valor: 25 reais
  • B intermediário – carga horária de 30h. Valor: 156 reais
  • ou C avançado – carga horária de 30h. Valor: 156 reais .

As vagas gratuitas totalizam 10% das vagas oferecidas para os cursos e levam em consideração a avaliação socioeconômica do aluno. Para concorrer às vagas, o aluno deve preencher o questionário de avaliação socioeconômica e entregar na secretaria

Confira o conteúdo programático do nível básico da Oficina de conversação e produção de textos em português língua estrangeira:

1. HABILIDADES COMUNICATIVAS

  • Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação.
  • Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos.
  • Comunicar-se por telefone e por e-mail.
  • Narrar fatos do cotidiano.

2. ESTRUTURAS LEXICAIS

  • Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades.
  • Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito.
  • Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza.
  • Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo.
  • Carreira e atividades acadêmicas.
  • Regiões e naturalidades brasileiras.
  • Lazer e cultura.
  • Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária.

3. ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS

  • Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica.
  • Entoação das frases declarativa, interrogativa.
  • Pronúncia do português em regiões do Brasil.

4. ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS

  • Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo).
  • Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio).
  • Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo).
  • Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos.
  • Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios.
  • Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
  • Uso de preposições e de

Objetivo geral

  • Desenvolver habilidades comunicativas.
  • Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita.
  • Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita.

A USP também oferece Curso online de português para estrangeiros. Os alunos de instituições estrangeiras em intercâmbio de graduação e alunos estrangeiros de pós-graduação da USP podem se inscrever no Curso on-line de Português para Estrangeiros – nível básico A1.

O curso é resultado da parceria com a Universia Brasil e foi desenvolvido por professores licenciados pela USP. O aluno pode acessar as aulas conforme sua disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizagem. O curso é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, aguardando o acesso do aluno, que determina o ritmo de estudo.

São dez módulos de seis horas de duração cada um, com dez testes de avaliação e uma avaliação final. Há 2 mil vagas e cinco turmas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Mundus.

PUC-SP

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferece o curso de Português do Brasil: Língua e Cultura. A proposta é ofertar uma imersão no Cultura brasileira e São Paulo. O curso permite a compreensão da língua em situações concretas da comunicação diária, e o desenvolvimento de quatro habilidades oral / escuta / escrita / leitura.

Com inscrições para o nível básico, intermediário e avançado, o conteúdo do curso aborda:

  • A pronúncia do português brasileiro
  • Vocabulário para situações concretas, como o trabalho, a escola e lazer.
  • A formulação da expressão oral e escrito
  • Português do Brasil: linguagem formal e familiar
  • Aulas de História, Geografia e a cultura do Brasil
  • Linguagem no contexto profissional

O valor total do curso é de 2.461,02 reais e compreende:

  • 60 horas de classe e atividades culturais
  • passagens para passeios externos
  • professores especializados
  • apoio aos estudantes estrangeiros oferecido pela Divisão de Cooperação Internacional
  • Wi-fi disponível no campus
  • certificado

Quer conhecer os melhores livros para estudar PLE?

Onde estudar PLE? Uma opção é fazer o curso de graduação em Letras Português.

Universidade Caxias do Sul

O Programa de Português para Estrangeiros – PPE foi criado em 1999 com a finalidade de agregar ações de extensão relacionadas ao ensino de português para estrangeiros, desenvolvendo atividades de ensino de português como língua estrangeira, envolvendo projetos culturais-acadêmicos.

Não há dúvida de que aprender uma língua estrangeira no país onde ela é falada é muito diferente do que estudá-la no seu país. O propósito dos cursos de português para estrangeiros da UCS é colocar o aluno em um contexto de imersão e de vivência da língua.

Para viabilizar a participação de um maior número de estudantes, a UCS oferece diferentes modalidades de cursos, com estadas curtas, médias e longas, em diferentes períodos do ano.

Todos os cursos oferecem certificado e os alunos intercambistas podem validar as horas de estudo de português como atividades complementares em seu currículo.

Curso Personalizado
Os alunos interessados em desenvolver ou aprimorar habilidades e competências específicas podem optar por aulas individuais. A partir de uma prova de nivelamento, o programa atenderá aos objetivos estabelecidos pelo aluno.

Cursos Intensivos de Português para Estrangeiros
Atendendo ao nível de proficiência de cada aluno, os cursos nos níveis básico e intermediário são presenciais, com turmas de, no máximo, 12 alunos.
A duração é de 30 horas-aula e visam desenvolver das habilidades de produção oral, compreensão oral, compreensão leitora e produção escrita.

A Universidade ainda oferece o projeto Língua e Cultura, cores do Brasil. A programação do curso é formatada para atender às necessidades do grupo aprendiz.  As aulas tratam de temas atuais e pertinentes à faixa etária dos alunos, conjugando arte, cinema, música, tecnologia e literatura gaúcha. As atividades em sala de aula são complementadas com atividades turísticas e culturais, de acordo com o interesse específico de cada turma.

Cada turma deve compreender, no mínimo, 10 alunos e a duração do curso é de uma semana, sendo quatro dias de aula e o restante para atividades turísticas e culturais. Os professores são nativos com formação superior na área de língua estrangeira. Também são oferecidas aulas de preparação para o Exame Internacional de Língua Portuguesa – CILP.

Descubra outras organizações e institutos que oferecem cursos de PLE!

Universidade Federal o Rio de Janeiro (UFRJ)

Os cursos de Português para Estrangeiros promovidos pelo Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (PEPPE) têm longa tradição no cenário brasileiro de ensino de línguas. As primeiras turmas foram oferecidas na década de 80 e desde então inúmeros estrangeiros, provenientes das mais diversas partes do mundo têm se dedicado à aprendizagem do Português no PEPPE.  O curso é gratuito e semestral.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abrem semestralmente inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA).

As disciplinas de PLA são voltadas exclusivamente para não-brasileiros, ou para brasileiros que não têm o português como língua materna. Podem se inscrever gratuitamente nas disciplinas regulares de PLA oferecidas pela UFMG alunos (de graduação ou pós-graduação), professores ou pesquisadores da universidade.

Há também o curso de PLE oferecido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com aulas de março a novembro. Os professores são professores são graduandos da UFMG, excelentes profissionais no ensino de português para estrangeiros.

Há também o curso intensivo de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira (que é oferecido sempre no mês de julho), designado para estrangeiros interessados em aprofundar seus conhecimentos da língua portuguesa e ter contato com a cultura brasileira. São 120 horas/aula, distribuídas em atividades em sala de aula e atividades externas.

Conheça os sites para aprender português língua estrangeira.

Onde aprender PLE? Para aprender o português, nada melhor do que ingressar uma universidade brasileira!

Universidade de Brasília (UnB)

Ofertados pelo Neppe – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros. Os Cursos Regulares ocorrem  3 vezes por semana, com 1 hora e 40 minutos de aula, durante um período de 2 meses e os cursos de Verão e Inverno ocorrem  5 vezes por semana, com 3 horas e 40 minutos de aula.

Cada nível dos cursos regulares custa R$1.100,00 (mil e cem reais) , incluindo material didático, à exceção do curso preparatório Celpe-Bras que custa R$690,00, com carga horária de 30 horas.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

As aulas de PLE são ofertadas pelo Núcleo de Línguas (NucLi), que opera o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFPE. Para se inscrever, é necessário estar vinculado à universidade, seja como aluno ou servidor. Basta acessar a plataforma IsF e entrar na área de “aulas presenciais”. Caso não tenha acesso ainda à plataforma, o candidato deverá solicitar o acesso no próprio portal e cadastrar uma senha. O curso terá carga horária total de 16 horas, e acontece às terças e quintas-feiras.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar