Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual a bibliografia ideal para aprender o português para estrangeiros?

De Fernanda, publicado dia 13/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Português Língua Estrangeira – Livros didáticos

“Um livro é uma ferramenta da liberdade”  – Jean Guéhenno

Pode-se até acrescentar a essa afirmação que, quando o livro torna possível aprender uma nova língua, é um mundo inteiro que se abre para nós.

Para aprender nas melhores condições, é importante ter um bom suporte educacional.

Os livros que ensinam PLE são essenciais. No entanto:

  • Quais são os principais editores de livros de PLE?
  • Como escolher um livro de ensino de português?
  • Que métodos você usa para aprender a falar português sozinho?

Vamos fazer um balanço do mundo dos livros didáticos especializados em português para estrangeiros.

O que é um bom livro didático para aprender português como língua estrangeira?

Se você decide aprender português apenas como língua estrangeira ou, pelo contrário, está ensinando português como língua estrangeira, é importante encontrar o método mais adequado.

Muitos livros de PFL estão disponíveis no mercado. Se você está procurando uma lista exaustiva dos diferentes livros dedicados à aprendizagem do português como língua estrangeira, uma das opções é consultar as universidades, no departamento de letras ou centro de idiomas.

Em qualquer caso, antes de escolher o livro que você usará para aprender a falar ou ensinar português para estrangeiros a seus alunos, é importante pesquisar bastante e avaliar as diferentes ofertas.

Para isso você tem várias possibilidades:

  • Vá até uma boa livraria e procure os diferentes livros,
  • Consulte os sites dos editores que geralmente se propõem a folhear os vários livros online.

Em primeiro lugar, é importante notar que não há um livro que seja melhor do que todos os outros. Um dos vários métodos será escolhido, o que melhor corresponde a um público específico.

Um bom método é, de fato, aquele que permite o progresso em português, estimulando o prazer de aprender.

Os livros didáticos de portuguêscomo língua estrangeira são projetados para interessar crianças e adolescentes, para promover um aprendizado divertido do idioma. Antes de ministrar aulas de português como segunda língua, o professor deve escolher um livro adaptado à idade de seus alunos.

Para isso, um livro de PLE deve atender a vários critérios:

  • Se adaptar à idade do aluno: encontramos métodos para crianças, adolescentes, adultos,
  • Ser adaptado ao nível do aluno: cada livro corresponde a um nível de linguagem (nível A, nível B ou nível C),
  • Contém documentos autênticos correspondentes a situações que podem ser vivenciadas pelos alunos,
  • Forneça ilustrações para facilitar a compreensão,
  • Incluir material didático adicional: manual do professor, livro de esercícios, CD, DVD ou aplicativo móvel,
  • Incluir anexos práticos com tabelas de conjugação, léxico ou lembrete de gramática em português

Além do conteúdo, o livro também deve ser atraente e com layout claro. É importante que tanto o aluno quanto o professor naveguem com facilidade e tenham pontos de referência facilmente identificáveis ​​para encontrar as principais informações de cada lição.

Descubra também os melhores sites para aprender PLE!

Os livros para aprender Português Língua Estrangeira

Coleção Bem-Vindo!: A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação

  • Autor: Maria Harumi Otuki de Ponce e diversos
  • Editora: SBS

Inclui o Livro do Professor, Caderno de Exercícios, Áudios, Cadernos voltados para alunos de origem latina, origem anglo-saxônica e asiática. Elaborado para ajudar o professor na preparação da aula com dicas e sugestões de atividades alternativas voltadas à conversação. Traz informações para enriquecer o conhecimento do aluno, além de observações importantes referentes à gramática para serem comentadas em classe, de acordo com a necessidade do aluno. Traz também sugestões de perguntas para a discussão dos textos propostos. Possui as transcrições dos textos em áudio.

O Caderno de Exercícios traz informações sobre usos e costumes do Brasil, considerados importantes para a integração do aluno à cultura brasileira. As respostas aos exercícios são incluídas no final do livro. Foi elaborado tendo em vista as dificuldades encontradas pelo público de origens diversas.

Para um melhor aproveitamento do curso Bem-Vindo!- português (falado no Brasil) para estrangeiros, recomenda-se o uso destes CDs e do livro do aluno.

Descubra organizações e institutos que oferecem cursos de PLE!

Tudo Bem?: Português para a Nova Geração

  • Autores: MARIA HARUMI OTUKI DE PONCE & SILVIA R. B. ANDRADE BURIM & SUSANNA FLORISSI
  • Editora: SBS
  • Ano: 2003

Tudo Bem? Português para a nova geração é o mais novo curso de Português para Estrangeiros, publicado pela Editora SBS, preparado especialmente para atender às necessidades do público jovem e adolescente, a partir dos 11 anos, no aprendizado e prática do Português falado no Brasil. O curso é alegre, dinâmico, e integra atividades de conversação, compreensão oral, escrita e leitura, no contexto do dia a dia do jovem adolescente brasileiro, inserido no contexto mundial através da globalização. O Volume 1, o primeiro de uma série de 2, apresenta, em 10 unidades, as estruturas básicas da língua, vocabulário e expressões coloquiais utilizadas, objetivando a comunicação natural e espontânea. Seu principal destaque é a interatividade, possibilitada pelo acesso a esta página da SBS na Internet, em que os alunos e professores encontram exercícios complementares e explicações gramaticais mais detalhadas. Especificamente para os professores, há dicas e sugestões de como trabalhar com o curso. No final de cada unidade de Tudo Bem?, há indicações de sites relacionados aos temas tratados no livro. Isto possibilita uma maior aproximação com a cultura brasileira, dentro da realidade do jovem adolescente, oferecendo ao aluno a prática do que já estudou e o aprendizado de vocabulário novo e de novos conceitos.

Coleção – Avenida Brasil

  • Autor: Cristian Gonzalez Bergweiler, Cristian Gonzalez Bergweiler
  • Editora: E.P.U.
  • Ano: 2002

Esse manual familiariza o professor com o método didático e apresenta sugestões concretas para cada lição. A coleção inclui Manual Do Professor, Curso Básico de Português para Estrangeiros, Livro de Exercícios, Glossários em Espanhol, Francês, Alemão e Inglês

Panorama BrasilEnsino do Português do Mundo dos Negócios

  • Autoras: Harumi de Ponce, Silvia Burim, Susanna Florissi
  • Editora: Editora Galpão

As mesmas autoras de Bem-Vindo!, sucesso editorial com mais de 50 mil cópias vendidas, hoje em sua sétima edição atualizada, lançam este livro voltado aos profissionais estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil e precisam se comunicar em português.

Com uma linguagem dirigida ao Mundo dos Negócios este livro abrange temas de interesse bastante amplo, dividido em 10 unidades: Agronegócios; Tecnologia; Arte & Cultura; Saúde; Estilo de Vida; Turismo; Terceiro Setor; Esportes; Meio Ambiente e Emigração.

Neste livro as autoras destacam o que empresas e profissionais brasileiros fazem de melhor em cada setor, em uma linguagem bastante acessível ao cotidiano dos profissionais estrangeiros.

Um livro que vem preencher uma grande lacuna no ensino de PLE, pilotado por professores brasileiros e estrangeiros com alunos de diferentes nacionalidades com extremo sucesso e grande aceitação.

Onde estudar PLE? Se você fizer cursos de PLE na universidade, vai ter acesso a uma boa biblioteca cheia de referências didáticas.

Coleção Fala Brasil

  • Autor: Elizabeth Fontão & Pierre Coundry
  • Editora: PONTES

Fala Brasil é um moderno método de português para falantes de qualquer idioma. Fácil manuseio, diagramação dinâmica, ilustrações variadas com fotos, charges, desenhos, gráficos e instruções em três línguas permitem um aprendizado diferenciado: mais rápido, agradável e homogêneo.

O livro possui 15 unidades que apresentam Situações, Gramática, Diálogos Dirigidos, Vocabulário e um resumo que permite uma auto avaliação do aluno. Há mais de 10 anos no mercado, vem sendo sempre revisado e atualizado.

Nas coleção, destaque para o Fala Brasil para Jovens. O livro vem totalmente colorido, com ilustrações e fotos textualizadas. Muda também a maneira de apresentar o conteúdo. Sempre Amigos é um material comunicativo na sua essência, totalmente diferente de tudo que há disponível. Uma resposta para professores que há muito sinalizam a necessidade de um livro em sintonia com o jovem que não quer aula de repetição, mas de criação.
Bem humorado, Sempre Amigos estabelece empatia imediata com os jovens, sendo dividido em 6 módulos distintos. Fazendo uso de seu sentimento pessoal e do conhecimento de seu grupo, o professor pode priorizar mais um tema e menos outro facilmente assimilado pelos alunos sem passar a impressão de pular conteúdo. Cada módulo possui uma cor característica que quebra a monotonia. São vários livros formando um todo homogêneo, identificado visualmente.

Seus módulos são:

  • A palavra é sua – que apresenta situações práticas de uso da língua;
  •  Organizando as ideias – que sistematiza as estruturas;
  • Verbos em ação – que focaliza os verbos em situação de uso;
  • Fique por dentro – que permite conhecer um pouco mais do Brasil;
  • Para falantes de espanhol – que contrasta dificuldades das duas línguas.

O livro também apresenta o Apêndice, com uma cronologia do Brasil desde o nascimento como país há 500 anos. Após o Apêndice o livro traz as cartas para serem usadas nos 5 jogos que serão utilizados em atividades didáticas do módulo Jogos.

Estudar PLE em uma instituição de ensino superior é uma boa opção!

Coleção Diálogo Brasil 

Autor: Emma Eberlein O. F. Lima, Samira Abirad Iunes, Marina Ribeiro Leite.
Editora: E.P.U.

Onde estudar PLE? Um bom livro didático de PLE coloca o aluno em situações reais de aprendizagem da língua.

Diálogo Brasil – Curso intensivo de português para estrangeiros é um método que abrange o ensino da língua desde suas primeiras noções, chegando ao final do nível intermediário. A coleção inclui Livro texto, Manual do Professor, CD, Glossários.

Destinado a um público adulto, a profissionais de todas as áreas que necessitem de um aprendizado seguro e relativamente rápido, ele também se aplica a um público jovem por sua estrutura clara e maleável. Essa estrutura permite, igualmente, o uso do método independentemente da rotina da sala de aula, facilitando ao aluno uma utilização mais pessoal.

O método visa a transmitir ao aluno competências linguísticas que correspondam à sua necessidade de comunicar-se corretamente em linguagem coloquial, em situações cotidianas, tanto profissionais quanto sociais, no campo oral – compreensão e expressão – e no da escrita – leitura e redação.

Diálogo Brasil é um curso intensivo e ao mesmo tempo prático. Ele permite a aquisição sistemática e progressiva de conhecimentos, preparando o aluno a falar quase de imediato, a partir de reflexões iniciais sobre o tema, levando-o a situar-se antes do desenvolvimento do assunto da unidade, construída de forma crescente. Assim, após a reflexão, ele estará apto à leitura do texto e compreensão do vocabulário e das estruturas linguísticas para, no final da unidade, através de situações interativas, trocar ideias e expor suas experiências e opiniões. A ponte entre a reflexão, as aquisições linguísticas e a competência de fala é feita pela aprendizagem da gramática e de sua aplicação em numerosos exercícios. Quer dizer, cada unidade desenvolve o aspecto linguístico, comunicativo, cultural e intercultural, abrindo-se, ao mesmo tempo, para a unidade seguinte.

Sua grande contribuição à aprendizagem consiste, pois, em fazer o aluno passar, de forma prática e precisa, do contato com a estrutura da língua, através de textos, de diálogos dirigidos e ampliação de vocabulário, ao conhecimento gramatical e desse, à etapa de expressão pessoal.

A praticidade do método advém do fato de dar ao aluno a possibilidade de acessar facilmente os itens da unidade, ajudando-o, visualmente, a situar-se dentro de cada um deles.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar