Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

As principais instituições que lecionam português língua estrangeira

De Fernanda, publicado dia 12/07/2018 Blog > Idiomas > Português para estrangeiros > Escolas e institutos dedicados ao PLE

O português é uma língua internacional. É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.

Aqui, neste artigo, vamos nos dedicar especificamente ao PLE: o português como língua estrangeira, uma língua viva aprendida por pessoas que não falam português.

E por que estudar essa língua de Camões, por vezes tão bela e tão musical? Os motivos podem ser muitos: imigrantes, refugiados, crianças nascidas em outro país, estudantes intercambistas, profissionais expatriados….

Seja para o aluno de língua portuguesa ou para o professor, muitas organizações atuam com o ensino de PLE, em diversas modalidades: cursos livres, graduação, cursos de extensão, cursos a distância, aulas particulares…

Se você planeja aprender português como língua estrangeira ou ensinar esse belo idioma a estrangeiros, essas organizações estão entre os principais interlocutores.

Descubra os principais atores relacionados ao PLE.

O Instituto Camões

Onde aprender PLE? Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo.

O Instituto Camões é uma das principais entidades públicas no mundo que defendem e promovem o ensino da língua portuguesa, bem como a divulgação da cultura e civilização portuguesas, além de muitas outras iniciativas. A instituição assegura a divulgação, promoção e ensino da língua e da cultura portuguesas em 84 países, quer através da sua rede de leitorados e protocolos de docência – em cooperação com 357 instituições de ensino superior e organizações – quer através dos cursos ministrados na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em coordenação com diversos Ministérios de Educação estrangeiros e com agentes locais com responsabilidades educativas, bem como com as diásporas de língua portuguesa.

O Instituto oferece uma gama ampla de formações presenciais na área da língua portuguesa, no entanto ainda não há nenhuma unidade no Brasil que disponibilize esses serviços.

Por outro lado, o I. Camões disponibiliza uma oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, com recurso à utilização de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo.

Cursos Gerais de Português

Os cursos de Português Gerais de Português podem ser realizados em três modalidades distintas, com níveis de tutoria diferenciados:

  • Auto-aprendizagem

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Autoaprendizagem permitem o desenvolvimento das competências de compreensão oral e escrita, assente na interação com os conteúdos autocorretivos dos cursos, sem intervenção ao nível de tutoria. Nesta modalidade é possível ao formando aceder a todos os conteúdos do curso, ao seu próprio ritmo, durante 12 semanas.

  • Básico

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Básico permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 6 interações de 30 minutos com tutor (via skype), em pequeno grupo (máximo de 3 alunos), ao longo das 12 semanas de duração do curso, assim como avaliação formativa de 6 produções escritas.

  • Premium

Os cursos de Português Língua Estrangeira / Premium permitem o desenvolvimento das 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita). Além da possibilidade de interação com os conteúdos expositivos e autocorretivos dos cursos, o aluno tem 12 interações de 30 minutos com tutor (via skype), realizadas de forma individualizada (semanalmente, ao longo das 12 semanas de duração do curso), assim como avaliação formativa de 12 produções escritas. Esta modalidade destina-se a formandos que pretendem uma experiência aprofundada e um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem.

Português para Fins Específicos

Os cursos de Português, Língua de Trabalho dirigem-se a pessoas que pretendem desenvolver a competências comunicativas na sua área profissional. Estes cursos têm uma metodologia baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas próprias de cada área.

  • Português de negócios;
  • Português Jurídico;
  • Português para Jornalismo;
  • Português para Hotelaria e Turismo;

Cursos de especialização

O Camões, I.P. disponibiliza, em parceria com universidades portuguesas e estrangeiras, cursos de especialização, creditados com ECTS (European Credits Transfer System), nas áreas da cultura portuguesa, tradução e cooperação para o desenvolvimento. Estes cursos são dirigidos principalmente a licenciados ou licenciandos das respetivas áreas, residentes em Portugal ou no estrangeiro, Pressupõem um domínio avançado da língua portuguesa.

  • Cultura e história;
  • Tradução;
  • Cooperação e desenvolvimento;

Formação contínua de professores

A oferta de cursos de formação contínua de professores assenta em dois fatores essenciais:

  • Creditação: Os cursos são creditados pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua (CCPFC), a quem compete, nos termos do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, proceder à acreditação das entidades formadoras e das ações de formação contínua de professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua.
  • Qualidade: Para desenvolver estes cursos, o Camões, I.P. recorre a parcerias com instituições de ensino superior e a especialistas, investigadores de excelência das áreas específicas.

Atualmente são disponibilizados cursos nas seguintes áreas:

  • da didática;

Cursos que se dedicam à reflexão e formas de atuação para o desenvolvimento de competências comunicativas específicas: Leitura, Escrita…

  • da linguística.

A rubrica “Linguística” integra, por ora, um curso que apresenta áreas designadas “críticas” do sistema linguístico na aprendizagem da língua.

Instituto de Língua e Cultura Brasileira

O Instituto foi fundado em 2014 não apenas como um curso dedicado ao ensino do Português como Língua Estrangeira, mas para ser um centro de pesquisa e inovação no ensino de idiomas. Aliando a pesquisa acadêmica, novas tecnologias e técnicas de ensino, e a vasta experiência de ensino de idiomas, a equipe do ILC Brasil oferece hoje a melhor experiência para quem deseja aprender português no Brasil e no mundo.

Com sede no Rio de Janeiro, o Instituto de Língua e Cultura Brasileira é uma instituição privada que tem como objetivo o ensino de português como língua estrangeira e a divulgação da cultura brasileira pelo mundo. Utilizando as melhores ferramentas de ensino a distância existentes no mercado, e as melhores práticas pedagógicas para o ensino de línguas estrangeiras, o ILC Brasil oferece o ensino do português a qualquer pessoa no mundo que queira aprender ou aperfeiçoar suas habilidades de comunicação em português como falado no Brasil, não importa onde ela esteja.

O Instituto oferece os seguintes cursos:

No Rio de Janeiro:

  • Aulas Intensivas
  • Aulas Particulares
  • Experiência Carioca – Imersão
  • Celpe-Bras – Curso Preparatório Semi-Intensivo
    • Aulas In-Company
    • Programa “Aterrizagem”
    • Português para Expatriados

Em São Paulo:

  • Celpe-Bras – Curso Preparatório Semi-Intensivo

Pelo mundo:

  • Curso Grátis – Português Básico para Viagens
  • Cursos Regulares Online
  • Aulas Particulares Online
  • Celpe-Bras – Curso Preparatório Online
  • Simulado Celpe-Bras Online

O Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira.

O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em Postos Aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

Conheça os sites para aprender português língua estrangeira.

Associações que lecionam o PLE gratuitamente

Onde aprender PLE? Muitas associações oferecem serviços a refugiados e imigrantes no Brasil. O ensino do português é prioridade na inclusão!

As perseguições políticas e a guerra são as principais razões que fazem com que os refugiados deixem seus países. Há ainda um número expressivo que deixa os locais de origem devido à situação econômica difícil. No Brasil, essa situação não é diferente. Seja por motivos étnicos, religiosos, políticos ou de catástrofes naturais: os imigrantes, ao chegar em nosso país, têm a urgência de serem acolhidos como cidadãos, o que implica uma inclusão social efetiva. E o que o ensino do PLE tem a ver com isso? Tudo! Por meio da aprendizagem do idioma português, os refugiados e imigrantes passam a integrar a comunidade – podendo se comunicar e demandar seus direitos enquanto cidadãos.

A maioria das associações que promovem o serviço gratuito do PLE têm o objetivo de auxiliar na geração de sentimento de acolhimento, ambientação, integração, pertencimento e inculturação aos alunos imigrantes.

Claro, além de desenvolver, por meio das aulas de Língua Portuguesa, competências e habilidades de leitura e escrita que a vida contemporânea exige dos cidadãos, isto é, ir para além do domínio do idioma, promovendo uma reflexão sobre as variedades linguísticas, os graus de formalidade e informalidade do discurso e outros aspectos que envolvem o uso social da linguagem, como enunciado, papel dos interlocutores e intencionalidades discursivas.

Confira algumas das muitas instituições que acolhem imigrantes:

  • ONG Missão Paz – SP
  • Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI) – SP
  • ONG Educafro – SP
  • Centro de Acolhida Imigrante – SP
  • Instituto Adus – SP
  • Agência da ONU para Refugiados (Acnur) no Brasil

Instituições de ensino superior

Por fim, uma boa opção para estrangeiros que desejam aprender o português, mas também para brasileiros que desejam se tornar professores de PLE são os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Você encontra modalidades diversificadas: desde cursos livres, de extensão, a distância, graduação, licenciatura e pós-graduação. Vamos citar aqui algumas universidades reputadas pelos seus programas de formação em PLE. Muitas inclusive possuem programas específicos gratuitos para estudantes estrangeiros. Faça uma visita e descubra qual é o curso que mais se adapta às suas expectativas!

Onde estudar PLE? Há muitas opções de cursos de PLE em centros universitários e universidades.

  • Unicamp
  • PUC-SP
  • Universidade Caxias do Sul
  • USP
  • Universidade Federal Fluminense

Quer conhecer os melhores livros para estudar PLE?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar