Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

O que é linguagem PHP de computador?

De Marcia, publicado dia 06/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Informática > O papel do PHP em ciência da computação

“Existem apenas dois tipos de linguagens de programação: aquelas das quais as pessoas sempre falam mal e aquelas das quais ninguém fala mal.”  Bjarne Stroustrup.

Hoje, a linguagem PHP é usada por mais de um milhão de amadores e profissionais de TI. Esta linguagem está longe de ser esquecida desde a sua criação nos anos 90.

Apesar de suas poucas falhas, aprender programação PHP para desenvolvimento de aplicativos web, criar um site dinâmico ou para um projeto da web é um diferencial real em seu currículo ou mesmo para uso pessoal.

Linha de comando do lado do servidor, seqüência de caracteres, página HTML, arquivo PHP, ferramentas de desenvolvimento, gerenciamento de banco de dados… todos os recursos desta linguagem de computador são importantes para quem quer se tornar um verdadeiro desenvolvedor PHP.

Mas antes de desenvolver um site dinâmico, aqui está uma pequena visão geral para entender o código PHP no computador.

PHP: definições e explicações

O termo PHP pode parecer complicado para pessoas completamente leigas no mundo da computação. A primeira coisa a saber sobre o PHP é que estamos falando de uma linguagem de computador.

Começando a criar sites Aprofundar-se no mundo da informática demanda a busca por conhecimentos.

Linguagem de computador é um tipo de código escrito através de letras, números e símbolos que permite criar tudo no computador, para configurar todo o código de informática em um site.

Várias linguagens existem e são usadas ​​para diferentes tarefas: criação de páginas web, desenvolvimento web, invenção de software, criação de videogames… há espaço para todos. Entre todas estas línguas encontram-se em particular as linguagens Java, C ++, JavaScript, Python, HTML e muitas outras. Também encontramos nosso famoso PHP!

PHP significa Preprocessador de Hipertexto. Esta linguagem de programação é open source, o que significa que ela é livre para quem quiser usá-la. Todos podem aprender. É usada na criação de páginas da internet. Para isso, a linguagem PHP usa o “servidor mais conhecido do mundo”: o HTTP. Este último introduz a maioria dos endereços das nossas páginas da web.

A linguagem PHP tende a facilitar a programação de páginas. Engenheiros e desenvolvedores então inserem peças em linhas de código HTML. Encontrar uma linguagem PHP é muito simples. Basta procurar por estas tags:

  • <? php: no começo;
  • ?>: para finalizar a codificação.

Graças a essas tags, o servidor entende que tem a linguagem PHP para processar.

PHP é uma linguagem dinâmica que é lida diretamente pelo servidor. É, portanto, uma linguagem interpretada. Se um engenheiro codifica uma página em PHP, os usuários da página não verão que ela está em PHP, pois ela será lida diretamente como HTML (linguagem estática).

O uso do PHP é possível com todos os sistemas operacionais de computador. Se você tem Microsoft Windows, Linux, Mac, Unix ou outro, o PHP sempre será lido da mesma forma. Estamos falando de uma grande vantagem para os desenvolvedores da web que trabalham com clientes diferentes e precisam de linguagem universal. Todos os servidores da web também são usados ​​com o PHP.

O PHP é, portanto, uma linguagem de computador livre e gratuita, usada para criar páginas da web em qualquer servidor, de qualquer sistema operacional. Assim, é possível criar todos os tipos e formas de páginas da web, do blog para o site, através do banco de dados.

Descubra como é um curso excel online!

A história da linguagem PHP

A criação da linguagem PHP é uma continuação da apropriação que começou em 1994 por seu criador Rasmus Lerdorf. Ele queria criar para sua página web, uma linguagem que permitisse observar o número de pessoas que passavam em seu site e olhavam para seu currículo. Um ancestral do LinkedIn em alguns aspectos.

Aprendendo com segurança Conhecer a história da linguagem PHP é uma forma de fazer bom uso dela.

Antes de criar a linguagem PHP (que era então o acrônimo de “Personal Home Page tools”), Rasmus Lerdorf usou as linguagens Perl e C. Ele gradualmente desenvolveu o PHP para compartilhar o código fonte de sua invenção em 1996. Era a oportunidade para os entusiastas da computação aproveitarem.

Foi o que dois estudantes fizeram em 1997. Zeev Suraski e Andi Gutmans tomaram o código em suas próprias mãos, desenvolvendo-o e criando o Zend Engine, o coração da codificação PHP.

Desde então, a linguagem PHP continuou a evoluir. Como parte do conhecimento livremente compartilhado na internet, todos podem aproveitá-la, modificá-la e retransformá-la de acordo com suas necessidades e desejos.

Hoje, uma equipe de cientistas da computação é responsável pelo desenvolvimento regular da linguagem PHP, criando novos recursos ou tornando-a mais segura para os usuários. Em 2018, já estávamos na versão 7, que continua passando por mudanças regulares.

Mas a linguagem PHP permanece, acima de tudo, uma linguagem computacional desenvolvida por seus usuários e para seus usuários. É infinitamente escalável e continuará a evoluir à medida que os entusiastas do computador continuarem a usá-la.

Linguagem PHP: para que usar?

A linguagem PHP é uma linguagem de computador amplamente utilizada para a criação de um site ou outro projeto de computador algorítmico. Conforme anunciado anteriormente, o PHP possibilita a criação de páginas da web dinâmicas e não estáticas (ao contrário das linguagens HTML ou CSS usadas com frequência na criação da web). Mas afinal, o que é uma página dinâmica?

A página dinâmica é uma página que se adapta ao cliente ou ao usuário. A página que aparece no computador muda um pouco dependendo de quem a abre. Este é particularmente o caso das áreas de assinantes ou clientes de um site. Assim que as credenciais forem inseridas no site, a página exibirá as informações específicas da pessoa registrada. Cada página é, portanto, pessoal.

Cada site uma exibição Conhecer os termos usados em PHP ajuda você a personalizar páginas dinâmicas.

Pelo contrário, as páginas estáticas serão exibidas exatamente da mesma forma, independente se o seu nome é João ou Antônio.

A linguagem PHP é, portanto, muito usada para melhorar a experiência do usuário de sites de todos os tipos. Para isso, é necessário usar o servidor web e o navegador para codificar corretamente os elementos a serem projetados na tela.

O uso do PHP é conhecido por ser simples. Não é necessário ter estudado engenharia para ter sucesso em codificar em PHP . No entanto, isso requer um tempo de adaptação. Você tem que seguir cada passo e começar a codificar coisas fáceis.

Uma vez em mãos, o PHP permite, em particular, desenvolver páginas para convertê-las em sites interativos e atraentes. Aprender a codificar em PHP vale a pena!

E sites não são o único recurso do PHP. Além de ser usado em HTML, o PHP também serve para transmitir imagens, PDFs, textos ou animações. Seja para um simples backup de banco de dados, desenvolvimento de software, programação de objetos ou para uso na web… tudo é possível!

Boas razões para usar o PHP

A primeira razão para usar o PHP é que esta linguagem de computador não vai fazer você quebrar muito a cabeça se você é novo em programação. Seus inúmeros recursos são úteis para todos e, acima de tudo, acessíveis a todos! Para criar um site básico ou desenvolvê-lo como um verdadeiro profissional, o PHP estará sempre ao seu nível.

A linguagem PHP também se beneficia de uma grande comunidade que está desenvolvendo e testando novos recursos regularmente. Sendo uma linguagem de programação de código aberto, ela conquistou uma grande audiência de entusiastas da computação (estima-se que há quase um milhão de usuários).

É então possível encontrar toda a informação necessária sobre esta linguagem facilmente na internet e de forma completamente grátis, e também interagir com a comunidade de usuários para encontrar dicas e truques para esta ou aquela função.

A maioria dos documentos úteis para o uso do PHP são traduzidos em muitos idiomas para que o PHP sirva à comunidade internacional. Além disso, vários CMS foram criados a partir do PHP. Esses CMS permitem criar facilmente páginas da web, mesmo sem conhecer a codificação do computador. Podemos mencionar WordPress ou Joomla entre os mais conhecidos.

PHP é para todos Qualquer pessoa, com alguns conhecimentos em informática, consegue usar a linguagem PHP.

Além disso, o PHP pode lidar com muitos bancos de dados. Portanto, ele pode ser acoplado ao sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL para obter um site de alta capacidade.

O uso do PHP economiza muito tempo de cientistas da computação. Em vez de uma longa linha de códigos e horas de trabalho, a linguagem PHP permite que você use funções simples e rápidas para apresentar arquivos, fotos, cálculos ou bancos de dados.

Você vai entender que o principal objetivo do PHP é facilitar o desenvolvimento web através de muitos recursos aprimorados por uma rede de usuários, até assumir a importância que tem hoje.

Também é conhecido por ser uma linguagem poderosa, suportando milhões de visitas por dia. Um recurso muito importante para grande parte de seus usuários. Empresas muito grandes ou veículos de comunicação usam esse meio de programação para suas páginas da web. O que prova a sua confiabilidade aos olhos do mundo.

Gerenciamento de banco de dados, ambiente de desenvolvimento, linguagem html, sintaxe, linguagem de script, linguagem web… aprender a programar e criar um site, na verdade não é tão difícil!

Talvez seja isso que faz você querer buscar uma formação em informática ou aprender um pouco de PHP para se tornar um desenvolvedor web, criador de softwares e programador ou pelo menos entender um pouco de programação para uso pessoal.

E que tal começar a se preparar com algumas aulas de informática? No Superprof você encontra professores de várias matérias do ramo, incluindo curso excel avançado !

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar