Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual material é necessário ter em computação?

De Fernanda, publicado dia 14/03/2018 Blog > Artes e Lazer > Informática > Os acessórios úteis na informática

O total de domicílios brasileiros com a presença de computadores é de 31,4 milhões (46,2%). Isso foi o que apontou a última da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015.

Desktops, tabletes ou outros dispositivos móveis: o material informático está em constante evolução, de modo que hoje em dia muitos brasileiros estão conectados por meio de um dispositivo eletrônico.

No entanto, além dos acessórios básicos necessários para o bom funcionamento de um computador, como a tela, o teclado e o mouse, existem outros acessórios que são muito úteis para você. Quer saber quais?

O Superprof traz aqui informações importantes para que você possa ter discernimento na hora de fazer suas compras de equipamentos de escritório ou de informática.

A importância da impressora

Qual sistema de impressão escolher? Epson, Brother ou HP? Muitas são as opções quando o assunto é impressora!

Se as impressoras eram caras há poucos anos, a situação hoje já é outra: agora é possível encontrar um bom equipamento a preços acessíveis. Existem impressoras a partir de 150 reais, mas, cuidado! Por trás desse preço atraente, há uma armadilha comercial: lembre-se sempre do preço que você vai gastar com os cartuchos de tinta, que precisam ser trocados com regularidade.

Para uso em casa, recomendamos impressoras a jato de tinta: microgotas de tinta são projetadas no papel para imprimir tudo o que você deseja. Hoje, a tecnologia permite que a máquina seja silenciosa e rápida, para que você possa imprimir todos os tipos de documentos, sejam eles textos ou fotos. Claro, o preço varia dependendo dos recursos da impressora: resolução da impressão, velocidade, impressão direta frente e verso, etc.

A qualidade de impressão é medida em DPIs: quanto maior o valor, menos a impressão será pixelizada. A impressão de um documento requer uma resolução de 600 DPIs enquanto a de uma foto será melhor se a impressora tiver uma resolução superior a 1200 DPIs. Depende de você ver o que você quer fazer com a sua impressora antes de comprá-la.

Uma boa velocidade de impressão é de cerca de 10 páginas por minuto, mas essa velocidade varia dependendo do tipo da impressão: em preto e branco ou a cores, texto ou foto.

É possível comprar uma impressora multifuncional que pode:

  • Imprimir documentos e fotos,
  • Digitalizar documentos,
  • Fazer fotocópia em preto e branco ou em cores,
  • Enviar e receber fax,
  • Ler cartões de memória e imprimir fotos sem passar pelo computador.

Atenção na hora de comprar: algumas impressoras agora se conectam por wi-fi (muito útil para um laptop), e outras já exigem um cabo USB, não fornecido na compra.

Até há pouco tempo atrás, as impressoras matriciais ou de agulha podiam ser encontradas, mas hoje quase não são mais usadas porque são barulhentas e lentas. No entanto, é possível comprar uma impressora a laser colorida que ofereça impressões de papel de qualidade a baixo custo e com alta velocidade de impressão. O único problema é o custo de aquisição, e acaba sendo mais utilizado por profissionais.

As impressoras LED agora estão competindo com impressoras a laser, pois fornecem uma resolução muito alta (600, 1200 ou 2400 dpis).

E as impressoras 3D? Com a capacidade de imprimir objetos em relevo, esta tecnologia também chega para usuários particulares. No entanto, o seu custo é elevado: a partir de 1.000 reais. Vale a pena?

O scanner, essencial para a digitalização de documentos

Hoje em dia o scanner é muitas vezes integrado na impressora (você vai pagar pelo menos 300 reais), mas ainda existem scanners independentes.

Antigamente, havia scanners de mão que exigiam movimentar o dispositivo ao longo do documento. Agora são obsoletos devido à sua baixa resolução e à dificuldade de uso.

Os mais comuns são os scanners de mesa: a folha é colocada diretamente no vidro sob o qual a cabeça de digitalização se move:

  • Uma luz é emitida sobre a folha,
  • O documento é lido por reverberação dos sensores de luz,
  • A imagem recebida é filtrada de acordo com as três cores básicas (vermelho, verde, azul),
  • Um microcontrolador recalibra as cores,
  • A cabeça que leva uma lâmpada se move em toda a folha para recriar todos os pontos,
  • A imagem do computador é recriada pixel por pixel para produzir um arquivo em formato JPG.

Quanto à impressora, recomenda-se uma resolução de no mínimo 200 DPIs para obter uma boa imagem digitalizada na tela do seu computador.

Você também pode encontrar scanners portáteis, muitas vezes utilizados pelas profissões médicas. Compacto e rápido, basta inserir o documento que ele o digitaliza. Você vai pagar pelo menos 600 reais nos modelos mais simples.

Lembre-se de salvar todas as suas fotos familiares em mídias digitais. As fotos digitais substituíram o papel… Mas é sempre possível digitalizar aquelas fotos antigas de família!

Fale com sua família graças à webcam

Muitas vezes integrada na tela do seu computador, a webcam é um acessório fundamental de computador.

Caso você queira uma câmera de maior qualidade, é preferível adquirir um equipamento à parte. Uma pequena câmera digital conectada ao computador permite uma transmissão em tempo real de imagens de vídeo para diferentes partes do planeta, permitindo videoconferências com um ou mais interlocutores, com amigos ou profissionais.

A webcam permite que você:

  • Tire fotos,
  • Grave vídeos,
  • Participe de videoconferências via Skype, por exemplo.

Na hora de comprar seu equipamento, preste atenção na resolução, na estabilidade e na qualidade do microfone para obter um som e uma imagem de qualidade adequada. Os modelos de baixo custo começam com 30 reais, mas os modelos mais avançados podem exceder 500 reais.

Uma ótima oportunidade para fazer entrevistas sem ter de se deslocar, manter contato com sua família quando você está ausente por algum tempo ou fazer aulas particulares de português, música ou yoga a baixo custo!

O fone de ouvido para os fãs de games e de música

Um fone de ouvido é um equipamento que integra um microfone e um fone de ouvido em um único dispositivo. Muito útil para os fãs de jogos de computador ou de música, ele é em geral equipado com dois conectores: um para o microfone e outro para os fones.

Também pode ser usado para fazer chamadas via internet ou videoconferências, bem como para fazer aulas de música via webcam, para ter uma comunicação clara, ou mesmo para fazer uma aula de informática online.

Para jogadores aficionados, isso permite uma melhor imersão no jogo e uma melhor comunicação com outros jogadores online. Para o jogador, esta não é uma ferramenta essencial, mas com certeza proporciona mais conforto e diversão.

Por um fone de ouvido (headset) de boa qualidade, você vai pagar no mínimo 150 reais.

Descubra também como criar uma conta do Facebook!

Um pen drive para carregar seus arquivos em todos os lugares

O pen drive é uma unidade de armazenamento de dados. Nele, você pode gravar todos os arquivos que desejar (fotos, música, vídeos, documentos, pastas…) e assim transferi-los para outro computador.

O uso é muito simples, basta conectar-se à entrada USB do computador e mover, copiar ou colar o que deseja dentro. Compacto, é muito fácil de transportar.

Um pen drive contém memória flash e poucos componentes informáticos e mecânicos, o que o torna muito resistente a choques. Eles têm um espaço de armazenamento que varia de 1 GB a 2 TB, mas saiba que é melhor usá-lo como armazenamento temporário do que como verdadeiro armazenamento a longo prazo. Você pode facilmente perdê-lo ou danificá-lo devido ao uso excessivo. Prefira discos rígidos externos para este uso.

Um pen drive pode custar de 30 a 500 reais.

Descubra também aqui os 10 melhores especialistas em informática da história!

Qual a capacidade de memória para escolher para uma ferramenta de armazenamento? O pen drive é muito útil para levar seus arquivos em todos os lugares.

O disco rígido externo: faça backup de seus arquivos

Existe um disco rígido interno na unidade central do seu PC. Ele permite o armazenamento de dados. Mas para ter mais segurança e não correr o risco de perder os dados mais importantes do seu computador, é aconselhável transferir regularmente seus arquivos para um disco rígido externo.

Além disso, ele lhe permite expandir a capacidade de armazenamento se a memória do computador for limitada. Existem discos rígidos de mesa e discos rígidos externos portáteis.

Os discos rígidos externos da área de trabalho (que não devem ser confundidos com o cache ou o memory stick) podem pesar vários quilos e não são de fato móveis, mesmo que permaneçam portáteis. Sua capacidade de armazenamento varia de 750 GB a 6 TB, a preços que variam de 200 a mais de 1.500 reais. Em geral, eles exigem uma fonte de energia elétrica além da conexão ao computador.

Mais leves (cerca de 200 gramas), os discos rígidos externos portáteis oferecem capacidades de armazenamento de 500 GB a 2 TB a preços que variam de 70 a 1.000 reais. Uma conexão de entrada USB simples é suficiente.

Existem também discos rígidos multimídia que não só armazenam arquivos, mas também conseguem reproduzi-los por meio de uma conexão de TV ou Wi-Fi. Certifique-se de que o disco rígido multimídia tenha uma entrada HDMI para uma melhor qualidade das fotos.

Outros acessórios: os gadgets

O que são gadgets em informática? Miau! Você sempre vai encontrar acessórios personalizados e divertidos para plugar em seu computador!

Mousepad original, material de escritório, teclado sem fio, gravador de DVD, protetor de tela, cadeira de escritório… Muitas são as opções de gadgets em informática, que servem para personalizar seu computador e seu espaço de trabalho.

Os profissionais de TI e de marketing entenderam essa demanda e sempre estão criando novos gadgets mais ou menos úteis, com a ilustração do seu personagem ou filme favorito.

Cabe a você ver quais são as ferramentas essenciais para o seu ambiente de trabalho!

Por acaso você conhece a história da informática?

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Deixe um comentário

avatar