Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Coaching profissional: como funcionam as sessões?

De Fernanda, publicado dia 20/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Como preparar sua sessão de coaching?

“O trabalho perseverante supera tudo.”- Virgílio (-70; -19)

As sessões de coaching em empresa geralmente ocorrem com base em um acordo entre o coach, a empresa e o colaborador.

Fazer uma formação para se tornar um coach, ou seja, validar todos seus cursos de graduação, não é suficiente: você deve saber como preparar cada sessão de coaching individual.

Segundo a revista Valor, um levantamento da empresa de recrutamento Robert Half indica que 29% dos brasileiros empregados vislumbram mudar de empresa e 11% buscam uma mudança maior, que inclui não só trocar de companhia como migrar para outra área de atuação.

Neste artigo, a redação do Superprof analisa como preparar uma sessão para ajudar aqueles que precisam a alcançarem suas metas profissionais!

Fazer coaching: a primeira sessão!

Antes mesmo do encontro para uma primeira entrevista individual entre o cliente e a empresa de coaching, é claro que devemos estabelecer as bases de uma relação de confiança, ou seja, o conhecimento mútuo.

Isso é o que os coachs costumam chamar de definição do estado atual.

O que é coaching? Quais são as etapas dos programas de coaching profissional? Para encontrar clientes, você tem que saber como preparar seus cursos de acordo com cada pessoa, cada problema …

Durante esta fase, o coach individual inicia uma troca – presencial, por skype ou por telefone – durante a qual ele pergunta quais são os objetivos, a natureza do pedido e as motivações de seus futuros clientes.

Portanto, o objetivo é questionar “quais são os elementos que motivaram o cliente a bater na porta da empresa de coaching”.

E aí, vamos perceber que existe coaching por absolutamente todos os motivos:

  • Mudança de profissão
  • Gestão de carreira,
  • Adquirir habilidades específicas para evoluir,
  • Ganhar autoestima,
  • Melhorar o autoconhecimento,
  • Exercícios práticos para aprender a gerir melhor o stress
  • Análise da demanda por este ou aquele “mercado”,
  • Explorar as profissões do futuro,
  • Coaching para aprender a falar em público,
  • Aprender comunicação não violenta,
  • Gestão de conflitos,
  • Gestão de Recursos Humanos, etc.

Cargos de alta responsabilidade e questões econômicas, geopolíticas, ambientais, sociais e financeiras de um grande grupo podem colocar o gestor em situações muito complexas e / ou desconfortáveis.

Por exemplo, você precisa saber como administrar seu estresse com investidores estrangeiros, conhecer os elementos-chave de um mercado para ganhar competitividade ou ter confiança em sua tomada de decisões, etc.

Você pode ser treinado para ser capaz de ocupar um cargo de alto nível, ou simplesmente para questionar a mudar sua vida profissional.

Em suma, há tantas razões para solicitar um coach pessoal que há questões a serem superadas.

Na segunda fase da entrevista, o coach profissional valida a adaptação do plano de ação com o problema levantado por seu cliente, a fim de construir uma diretriz a seguir.

Nesta fase, é possível propor um ciclo de coaching personalizado, concordando com as modalidades das sessões: ritmo, frequência e duração, localização e horários, valores.

Nesta fase, as ferramentas de coaching são explicadas ao cliente.

Atenção: deve-se notar que o coach não pode fazer tudo, é essencial que o coachee esteja totalmente envolvido neste plano de suporte pessoal, caso contrário será difícil ver resultados concretos.

Normalmente, essa primeira sessão não gera faturamento e nem compromisso do coachee, mas apenas a avaliação da relevância – e da viabilidade – do projeto profissional.

Prepare uma sessão de coaching: a sessão típica!

Seja para fazer coaching de vida profissional individual para colaboradores ou para ser um coach em empresa, o “coach manager” tem um grande papel a desempenhar nessa relação de ajuda.

O que é coaching profissional? Preparar sessões de coaching: para o bem-estar no trabalho. Como alcançar o topo da montanha: “Graças ao meu treinador profissional, cheguei ao auge da minha carreira!”

Em primeiro lugar, é importante sempre dar o retorno sobre a sessão anterior.

É um pouco como um aluno na aula de música: em cada aula, o professor pede que ele apresente a obra vista anteriormente, ou que ele faça um exercício de solfejo para avaliar o trabalho feito em casa.

No coaching profissional, é o mesmo: depois de ter peneirado os pontos positivos adquiridos e depois de ter uma ideia das lições a serem aprendidas de possíveis falhas, o coach irá avançar para o desenvolvimento de uma nova estratégia.

Então, é necessário preparar o tópico do dia: de acordo com o progresso do coachee, será necessário mostrar flexibilidade e capacidades de adaptação.

Às vezes até, e como todos os cursos de reforço escolar em casa, você tem que saber improvisar sem ser notado.

Mesmo que tenhamos preparado escrupulosamente a sessão e tenhamos todas as ferramentas de coaching disponíveis, sempre há obstáculos inesperados que atrapalham a sessão.

Uma evolução da situação não planejada, uma diminuição na motivação da pessoa que está sendo treinada, e pronto, toda a preparação do curso vai pro espaço!

É preciso saber como lidar com os humores ou temperamentos de cada um.

A sessão termina com uma um recapitulação, um passo essencial na definição do próximo plano de ação e seu cronograma.

Sessões de coaching pessoal: como se preparar?

Quando solicitado por iniciativa de um determinado cliente, o coaching individual é conduzido na forma de entrevistas presenciais (na maioria das vezes) ou videoconferência pelo Skype (mas menos óbvio).

O que é coaching? Gerenciando sua carreira: uma aposta no futuro ou uma estratégia? Graças às sessões do meu coach profissional, consegui assumir o cargo de Manager: um verdadeiro jogo de poker!

O número de sessões pode variar entre 3 e 20, dependendo da natureza e do propósito a ser alcançado.

É claro que é mais fácil fazer uma avaliação de competências, um coaching de desapego, do que fazer um coaching executivo, que vai exigir muito mais tempo e sessões.

As sessões serão espaçadas de uma a duas semanas, para dar tempo de trabalhar os pontos destacados na sessão anterior: assim, uma sessão inclui uma parte da análise do progresso.

Isso para criar novas ações a serem alcançadas.

O coachee será convidado a implementar os progressos realizados entre as sessões. Mas durante esse tempo, o que o coach pessoal faz?

Alinhado e acompanhando a progressão das sessões, deve preparar uma série de exercícios práticos para enviar ao seu cliente-aluno com cenários:

  • Coaching organizacional: novas formas de organização,
  • Pensar as dificuldades de uma nova forma para ganhar distanciamento e poder superá-las,
  • Outras formas de se perceber: para ajudar a se afirmar,
  • Situação de crise: para gerenciar conflitos,
  • Aprender a conduzir reuniões, etc.

O trabalho do coach profissional é voltado para o acompanhamento profissional: os fundamentos são, portanto, baseados em confiança, o que o coachee diz ao seu coach obviamente não pode ser repetido ou passado para sua empresa!

Quando financiado pela empresa, o coaching assume a forma de um contrato em relação ao coach, ao assalariado e ao seu departamento de recursos humanos.

Na verdade, o coach em empresa tem como base essencial as mesmas sessões de protocolo de preparação para um indivíduo, mas a aposta será maior.

O papel do coach durante uma sessão de coaching!

“Excitação, atenção, medo, dúvida, apreensão, curiosidade, estresse, incerteza, a primeira sessão é uma experiência sutil e forte, onde as emoções dançam. “

Esta frase é retirada de um livro de autoria de Jean-Marc Parizet e Sophie Berger, cujo título é Sucesso na primeira sessão de coaching, um verdadeiro guia com mapas, benchmarks, questionários e ferramentas publicado em 2014.

O que é coach? Como preparar um acompanhamento para uma mudança de profissão efetiva?
Seria o coach profissional um influenciador a serviço do bem-estar?

A primeira sessão é sempre a vencedora no quesito “apreensões”.

O papel principal do coach pessoal é criar uma relação de confiança na qual o cliente possa transmitir todas as informações necessárias para resolver seus problemas.

Pode haver problemas relacionados à esfera emocional, que remetam a traumas ou dores familiares ou ainda a barreiras psicológicas.

Assim, o coach deve ser empático, ouvir ativamente o seu cliente e, acima de tudo, nunca julgá-lo em nada.

Para tirar seu cliente de sua zona de conforto e ajudá-lo a atingir seus objetivos, o coach deve ser capaz de fazer um bom questionamento: fazer as perguntas certas ajuda a esclarecer, ampliar um campo de visão, mudar a perspectiva, etc.

Saiba que isso não é improviso: isso é teoria, aprendemos esses pilares do coaching em escolas de formação, como a ICF, a International Coach Federation.

É uma questão de saber como fazer girar a chave, e de permitir que o cliente encontre as soluções por conta própria.

Em segundo lugar, o coach desempenha um papel de liderança na avaliação da validade e viabilidade das estratégias previstas: aprender a falar mais no trabalho, ou se passar por um conciliador, ajuda, por exemplo, no desenvolvimento da carreira por para confrontar os outros.

Utilizar um conjunto de técnicas e ferramentas de coaching para realizar uma supervisão eficaz: para facilitar esse despertar, o coach estabelece as regras de como responder ao questionamento (pela programação neuro linguística (PNL), a abordagem sistêmica, a análise transacional, etc. .).

Por fim, podemos dizer que estas são as principais fases do processo de coaching nas empresas, e que os resultados vão depender do comprometimento do coach e dos seus clientes em fazer o seu melhor para conquistar plenamente seu estado desejado e o sucesso que a organização buscava ao contratar este serviço para seus profissionais e líderes.

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (média de5,00 sob 5 de 1 votos)
Loading...
avatar