Aulas particulares Idiomas Música Apoio Escolar Esporte Artes e Lazer
Compartilhar

Qual preço propor pelos seus serviços de coaching profissional?

De Fernanda, publicado dia 19/06/2019 Blog > Artes e Lazer > Desenvolvimento Profissional > Quanto cobrar por suas aulas de coach?

“Sonhos dão trabalho.”- Paulo Coelho

Se, de fato, você deseja realizar uma reconversão profissional, será necessário trabalhar para valorizar a experiência profissional e / ou mudar de profissão.

A profissão de coach, especialista em coaching profissional, tem crescido desde que a cultura gerencial explodiu no mundo corporativo.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo ICF – International Coach Federation – sobre conscientização de coaching entre 18.810 indivíduos em 25 países, em 2014, 31,1% dos entrevistados disseram que tinham um coach de negócios para melhorar desenvolvimento e gestão de negócios.

Para 39,3% deles, o coaching profissional é usado para otimizar o desempenho profissional de indivíduos dentro de uma equipe. Mas quanto custa o coaching?

Superprof está aqui para avaliar os valores das sessões de coaching.

Determinantes do preço do coaching profissional

Em primeiro lugar, é importante lembrar que, como as aulas particulares em casa (para aprender música ou idiomas vivos), o preço das sessões de coach profissional variam de acordo com um conjunto de critérios determinantes.

O que é coaching? Você sabe quais os critérios para definir o preço de uma sessão? | Quantas notas valem uma sessão de coaching profissional?

Para começar, a primeira variável que determina o preço das sessões é o nível de metas profissionais a serem alcançadas.

É fácil entender que entre progredir na atividade profissional ou aprender uma nova profissão, recuperar a autoconfiança, aprender comunicação não violenta ou administrar a arte de falar em público, etc., não é exigido o mesmo nível de coaching pessoal.

A profissionalização dos serviços pessoais e a alta concorrência no mercado de coaching pode enganar: não é porque há muitas pessoas para oferecer um serviço que o preço desse serviço deve vai cair.

Em outras palavras, o coaching profissional envolve um alto nível de especialização e experiência, mas as habilidades necessárias para obter sucesso profissional são frequentemente pagas a um preço alto.

Logicamente, o preço depende do tipo de coaching: coaching individual, coaching executivo, coaching em empresas, coaching de mudança de carreira, etc.

Então, cada praticante aplica sua própria tarifa, já que a profissão de coach profissional não é regulamentada oficialmente.

Em essência, todos podem se estabelecer por conta própria como consultor ou coach profissional.

Outro parâmetro que faz o preço variar: a experiência do coach, a expertise e as ferramentas de coaching utilizadas para que os clientes atinjam seus objetivos.

A trajetória acadêmica, os cursos de especialização e os diplomas do coach são decisivos para encontrar os seus primeiros clientes, no caso de um coach profissional que está começando.

E também há muitos temas relacionados a esse negócio, objetivos que exigem um nível maior ou menor de requisitos e, portanto, um preço maior ou menor:

  • Life Coaching,
  • Coaching de gestão de conflitos,
  • Coaching em gestão de recursos humanos,
  • Desenvolvimento de carreira e gestão de carreira,
  • Coaching de gerenciamento de estresse,
  • Coaching de saúde,
  • Coaching de expressão oral
  • Coaching de desapego
  • Coaching de relações humanas.

Por fim, a questão da modalidade das sessões surge como um determinante na hora de definir a tarifa: um coaching pelo telefone custará menos do que um acompanhamento presencial nas dependências de uma empresa.

Qual o valor das sessões individuais de coaching?

Ok, mas quanto custa solicitar um coach individual? Vamos ao ponto do assunto.

O que é coaching? Propor uma oferta compatível com a demanda é o primeiro passo para criar sua empresa e ter trabalho.

Cada coach é livre para definir suas próprias tarifas, mas quando o assunto é serviço de coach em casa, por exemplo, não podemos nos dar ao luxo de cobrar um serviço a 1.000 reais por hora.

Teremos que fazer uma análise da demanda e nos alinhar com um valor, que chamamos de “preço relativo de mercado”.

Em geral, o preço do coaching pessoal pode oscilar entre 200 e 800 reais por sessão.

Mas o preço de um coach profissional para um gerente dentro de uma empresa é diferente da tarifa de um profissional autônomo.

Em primeiro lugar, é uma questão de identificar o quanto você pretende ganhar, o montante do seu rendimento líquido mensal.

Para conseguir isso, devemos estabelecer o que queremos ganhar por mês: 3 mil reais, 6 mil reais ou 10 mil reais?

Você deve saber que o faturamento consiste em renda, contribuições sociais a pagar e custos administrativos (escritório, contrato de telefone, formações e atualizações, contabilidade, supervisão, gasolina, pedágio, etc.).

O coach profissional tem então de estabelecer as bases para um primeiro cálculo de suas taxas, de acordo com o “preço de mercado”. Você pode começar sua carreira por exemplo cobrando entre 100 e 300 reais a sessão de coaching individual.

Mas esse valor também determina o número de futuros clientes.

Se cada vez mais existem pessoas que recorrem aos serviços de um coach pessoal – por causa do estresse, da necessidade de acompanhar mudanças, reorientação e formação para encontrar a carreira, etc. -, nem todos podem pagar por tal serviço.

A estimativa do número de clientes que alguém deseja ter, portanto, interfere no valor da tarifa da sessão, dentro do limite razoável: é possível ter 50 clientes por mês?

Devemos ter apenas 10 clientes por mês (2,5 média por semana)? Cabe a cada um avaliar sua disponibilidade …

Aqui está um exemplo de coaching individual:

  • Meta pessoal: 6 mil reais líquidos por mês
  • Despesas a prever: 2 mil reais de despesas acessórias por mês,
  • Faturamento: 8 mil reais,
  • A oferta de serviço:
    • Coaching de vida – Life Coaching (autoconhecimento, psicoterapia, trabalho na dimensão emocional, etc.),
    • Coaching profissional (se formar, mudar a sua vida, encontrar as profissões do futuro, etc.).

Sem experiência, o coaching de vida pode custar 100 reais a sessão, com por exemplo 5 clientes gerando 5 mil reais em faturamento (10 sessões, 5 clientes em 100 reais cada)

No coaching profissional, podemos aumentar para 300 ou 500 reais dependendo da experiência: 10 clientes, 10 sessões por 8 mil reais mensais em média.

Este cálculo determina se vai ser necessário organizar workshops, sessões aprofundadas para o desenvolvimento de habilidades específicas para esta ou aquela área.

Por exemplo, 10 oficinas de PNL (Programação Neurolinguística) por 200 reais a sessão para 10 clientes (4 mil reais).

Coaching em empresa: taxas diferentes

Em uma empresa, não é raro encontrar gerentes que se tornam diretores ou membros do comitê de gestão.

O que é coaching? Coaching: uma experiência gratificante? | Graças à minha formação de coach profissional, consegui me mudar para Nova York a trabalho e ter uma vida melhor.

Mas, para ser capaz de exercer esse tipo de função, você precisa ser capaz de criar distanciamento, administrar seu estresse, ser capaz de se questionar e resistir à pressão.

O coaching em empresa pode ser necessário e geralmente começa com uma aproximação entre o colaborador, a empresa e o coach, com base nos seguintes encontros:

  • Definição do Estado Atual – a empresa apresenta ao coach o problema a ser tratado, ou seja, onde mostra qual é o seu estado atual no que tange determinado profissional ou equipe que deseja aplicar o processo de Coaching. Esta é a fase onde o coach também faz um reconhecimento inicial sobre quais são os gaps da organização, seus desafios, pontos de atenção e onde deseja e precisa melhorar para alcançar seu estado desejado.
  • Definição do Estado Desejado – a organização aponta qual é o seu objetivo, o resultado que deseja alcançar ao final do processo. Isso pode ser, por exemplo: desenvolvimento das lideranças, melhoria do trabalho em equipe, eliminação de problemas de comunicação e melhoria no relacionamento interpessoal.
  • Construção do Plano de Ação –  hora de traçar um plano de ações consistente que realmente ajude a acelerar os resultados dos coachees (clientes). Isso consiste em identificar quais são os seus pontos fortes e de melhoria, bem como as necessidades de desenvolvimento no que tange suas competências técnicas, emocionais e comportamentais, na definição de estratégias para atingir estes resultados e potencializar seu alcance.
  • Aplicação das Ferramentas de Coaching – neste passo o coach apresenta as ferramentas, métodos e técnicas de acordo com o objetivo apresentado pelo cliente e, todas, sempre orientadas e alinhadas com as necessidades de desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades apresentadas pela empresa.
  • Follow – up – acompanhamento dos avanços obtidos até então por meio do processo de Coaching. Esta é uma das etapas do Coaching mais importantes, pois é onde coach e coachee avaliam as evoluções e também atuam com a intenção de corrigir as falhas, mensurar os resultados positivos alcançados, reorganizar pontos que precisam ser melhorados e otimizar ainda mais a conquista do estado desejado.

Muitas vezes, o programa de coaching acontece em algumas semanas, entre 2 e 6 meses.

Quanto maior a empresa, maior será o valor cobrado, pois as necessidades e os desafios são mais exigentes, as situações mais complexas e os problemas a serem resolvidos mais compartimentalizados do que em uma pequena organização.

Este serviço é frequentemente cobrado a partir de 500 reais por hora dentro de uma empresa.

Mas, novamente, tudo depende da experiência e do histórico do coach, das questões e da complexidade da missão e, por fim, depende do volume de pedidos solicitados pela empresa à empresa de consultoria ou ao desenvolvimento profissional.

Coaching profissional no Superprof: quanto custa?

O que é coaching? É fácil encontrar um coach no Superprof.

Como a plataforma de aulas particulares Superprof está se espalhando pela web, nossos profissionais são cada vez mais numerosos e há uma demanda crescente.

A profissão de coach está cada vez mais valorizada e as sessões de coaching profissional agora são oferecidas por nossos professores.

No Superprof, existem coachs profissionais em todas as principais cidades do Brasil:

  • São Paulo: 197 coachs
  • Rio de Janeiro: 71 coachs
  • Belo Horizonte: 36 coachs
  • Brasília: 28 coachs
  • Porto Alegre: 34 coachs
  • Recife: 31 coachs
  • Salvador: 38 coachs

Encontramos coachs profissionais oferecendo os seus serviços a 50 reais por hora e outros a 200 ou até 300 reais por hora.

A diferença de preço vem do público-alvo (estudante, colaborador, executivos, CEOs…).

Dificuldades para preencher criar seu próprio perfil como coach? Quer desenvolver habilidades profissionais mais avançadas?

Não hesite em entrar e comparar os perfis dos nossos coachs profissionais!

Compartilhar

Nossos leitores adoram esse artigo
Este artigo te trouxe as informações que procurava?

Nenhuma informação ? Sério ?Ok, trabalharemos o tema num próximoNa média, ufa !Obrigado. Deixe suas dúvidas nos comentários.Estamos muito felizes em te ajudar ! :) (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
avatar